Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Galera.. Entrei pro Clube da Aeropress (graças ao Alexandre).

 

E como não poderia ser diferente, toda criança com brinquedo novo quer brincar logo.. rsrsrs

 

Fiz minhas primeiras extrações:

 

- Aeropress + Filtro Metálico Fino

- Café Baggio (torra velha, moído para espresso)

- Extrações com 16g, água à 85°C

 

1a Extração:

 

Método Normal, fui enchendo a AP de água e a caneca transbordou. kkkkkk Não tinha percebido que a água escoava no filtro metálico antes de encaixar o êmbolo. Resultado: chafé horrível que foi pro ralo.

 

2a Extração:

Método normal. Medi a quantidade de água e fui virando. Antes de terminar de virar já tinha escoado metade da água. Mexi, encaixei o êmbolo, aguardei e extrai. Bebi mole demais, bastante acidez. Uns 200 ml.

 

3a Extração:

Método invertido. Medi a água, despejei e deixei na infusão. Extraí uns 200 ml. Bebida sem corpo, mole e baixa acidez.

 

Apesar dos resultados não satisfatórios, gostei bastante do método. Percebi que com o filtro metálico só deve dar certo no método invertido. Com o tempo eu aprendo.

 

Se alguém quiser me dar dicas ou corrigir meus erros fique a vontade. rsrsrs

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das vezes que utilizei o AP tenho moido 18g de pó para uns 80ml de água, senão para o meu gosto fica um café muito suave...

Mas aí tem o porem de se utilizar pouca água é que você já tira um pouco antes da fervura, coloca na AP mexe e depois faz a extração o café esfria bastante, sendo assim acaba tendo que escaldar o AP, a xícara, o filtro e por fim o processo fica meio demorado e gostaria de utilizar o AP para tomar café acompanhado de pão por ex e para isso vou ter que fazer uns testes para saber quantas gr. de café ficaria bom nessa quantidade de água para obtenção de um café mais encorpado que não adianta o tal do chafé não me desce...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo a aeropress funciona bem com a água a 95ºC na hora que tiro do fogo. Nada de amargor de sobre-extração. Mas também nunca tentei temperaturas menores p/ ver se é melhor ou não...

 

Tente fazer uma "corrida" com a água bem quente. Se não tiver termômetro, o ponto ideal é quando fazendo a água girar na chaleira (umas 2x por segundo), as primeiras bolhas alcançam a superfície da água, normalmente no centro. Isso em fogo alto e chaleira de alumínio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

No Ateliê do Grão a AP ficou um tempão por 133 reais. Agora subiu para 172, MAS está em promoção estes dias por 127 reais (não sei até quando). Vem com a bolsinha de viagem (muito bom).

 

Também em promoção, tem o filtro permanente (não sei se o novo, de malha mais fina) e uma curiosa tampa para viagem (não sei se esta era a novidade para a qual fizeram uma pesquisa entre os usuários há tempos).

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei o dito cujo.... Demorou um pouco para acertar, mas quando acertei, ficou bem próximo ao café espresso. Vale cada centavo ! :D

Detalhe: Utilizei o filtro fino, 18g de unique citrico, 1 min e meio de infusão(moido com a mesma regulagem para espresso no Hario), enchi com água quente (aeropress partinto da marcação 4).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Infusão de 1 minuto e meio? Não ficou muito amargo? Fiz um hoje aqui com 18g de pó moído para espresso com 100g de água e 45 segundos de infusão e ficou um pouco amargo. Acho que vou reduzir o tempo de infusão pra ver como fica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer um com aqueles grãos da Etiópia da Sweet´s Maria, 20g de pó (moagem pouquinho mais grossa que para espresso) 110ml de água em 95º C, com um minuto em média de infusão, com filtro permanente versão 2, o que é mais fino. Ficou bem encorpado do jeito que gosto, leve amargor, mas ainda falta acertar algo na AP que não sei o que para acertar o meu gosto, da próxima será moagem um pouco mais grossa e umas 18g de pó, vamos ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Infusão de 1 minuto e meio? Não ficou muito amargo? Fiz um hoje aqui com 18g de pó moído para espresso com 100g de água e 45 segundos de infusão e ficou um pouco amargo. Acho que vou reduzir o tempo de infusão pra ver como fica...

 

Acho moído igual a espresso muito fino. Engrossar um pouquinho, não precisa muito, e melhora. Digamos que um terço da distância de regulagem do espresso até o coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar deste jeito amanhã Rodrigo.. Já atingi minha cota de cafeína de hoje...

 

Roger.. Eu ainda não acertei o ponto na AP também não. Parece que falta algo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Infusão de 1 minuto e meio? Não ficou muito amargo? Fiz um hoje aqui com 18g de pó moído para espresso com 100g de água e 45 segundos de infusão e ficou um pouco amargo. Acho que vou reduzir o tempo de infusão pra ver como fica...

 

Miyamoto,

De regra geral o pessoal deixa um pouco mais grosso na moagem, mas para o unique cítrico, ficou melhor (lembrando que esta torra foi feita por mim e ficou super cítrica no expresso). Quando engrossei a moagem, o café ficou um pouco sem graça... (minha opinião)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagine o povo dentro do avião procurando de onde vem o cheiro de café novo.

Se meu porlex não tivesse sido extraviado na receita federal ia tentar fazer isso no vôo para o outro Rio Grande na próxima semana

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não sei como que ele aqueceu a água, será que aquela caneca tem alguma "bateria" interna para o aquecimento??? Meu maior problema as vezes quando saio é esse, aquecer a água, vou ver se encontro aqueles "rabo de gato" um com tomada normal e outro adaptado para acendedor de cigarros para carro, ai fica bem legal, pode-se utilizar em viagens e qualquer lugar que se tenha tomada elétrica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não sei como que ele aqueceu a água, será que aquela caneca tem alguma "bateria" interna para o aquecimento??? Meu maior problema as vezes quando saio é esse, aquecer a água, vou ver se encontro aqueles "rabo de gato" um com tomada normal e outro adaptado para acendedor de cigarros para carro, ai fica bem legal, pode-se utilizar em viagens e qualquer lugar que se tenha tomada elétrica

O famoso mergulhão é extremamente útil. No caso da água quente no avião eu acho que algumas companhias podem fornecer se for solicitado, já que fornecem água quente para o café solúvel ou para o capuccino também solúvel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk. Por isso gosto do CDC e do HTF, sempre que penso que estou viciado demais encontro alguém ainda mais que eu.

 

Falando sério agora, tenho curiosidade sobre a AeroPress, o único senão e que sou meio chato com o uso de filtros de papel ou pano.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk. Por isso gosto do CDC e do HTF, sempre que penso que estou viciado demais encontro alguém ainda mais que eu.

 

Falando sério agora, tenho curiosidade sobre a AeroPress, o único senão e que sou meio chato com o uso de filtros de papel ou pano.

 

Abraços

 

Ué, tem filtros de metal pra AP. Eu inclusive tenho um que nunca utilizei, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me surpreendi com o AP também. Comecei extraindo cafés um pouco amargos. Mudei minha forma de extrair e hoje consigo ótimos resultados. E uma das coisas que mais gostei foi o fato de não fazer nenhuma bagunça. Rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...