Ir para conteúdo

Opinião sobre fornecimento de café personalizado.


Moterani

Postagens recomendadas

Olá pessoal, meu nome é Lucas Moterani, sou agrônomo e pequeno produtor de café aqui do sul de Minas, tenho uma boa produção de café Arábica aqui nas Serras, a maioria é exportado, mas estou fazendo um teste de selecionar grãos para fornecer de forma personalizada para cafeterias e afins. Minha ideia é fazer exatamente o gosto do cliente, podendo escolher entre café verde ou torrado, inteiro ou moído, o grau de torra e a quantidade em gramas, sem limite minimo ou máximo. Eu já faço esse processo para o meu próprio consumo. O beneficiamento e torra é feito pela torrefação do Instituto Federal de Machado MG. Das plantas possuo Catuaí amarelo e vermelho, Mundo Novo broto roxo e Bourbon. Gostaria de saber de vocês se a ideia é interessante ou qualquer opinião sobre. Muito Obrigado!    

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a ideia de conectar o produtor com cafeterias e consumidores através da venda direta

pode vir a ser um grande acontecimento num futuro proximo. Principalmente pensando em diminuir o custo

do produto final.

 

Hoje em dia temos grandes cafés que vão para uma empresa/individuo que torra e vende para consumidor final

ou cafeterias. Se cortarmos esse individuo que torra (torra caseira já proporciona isso). Certamente poderiamos

ter venda de produtor para consumidor com um custo mais acessivel.

 

O ponto principal para toda essa formula dar certo é que os produtores passam a entender sobre torras. É um caminho

longo que ainda não vi muitos exemplos. Mas acertando a torra tem tudo para dar certo esse modelo de negocio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acredito que se o café produzido for de qualidade , conseguir garantir torras recentes, pode ser promissor, como já temos visto outros produtores e muitos do mesmo Estado. Poderia até ser o caso de enviar umas amostras pro pessoal com paladar mais aguçado aqui do Fórum opinar, isso seria algo que eu faria com certeza. 

 

Edit: estive em duas cafeterias em SP ontem e o Catuaí Amarelo é com certeza um dos queridinhos do momento. Como tem sido utilizado e procurado essa variedade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, a galera aí já falou quase tudo. O café tem q ser bom. Vc já pontuou seu café ? Vc tem torrefação também ou alguém iria torrar pra vc? Vc separa em microlotes sua produção? Outra coisa interessante é que temos torradores caseiros aqui no fórum que comprariam café cru sem estar torrado.Seria mais simples, bastando pesar,embalar e enviar.Se vc tiver alguma saca de algum café muito bom,acima da média, fale com o Igor, nosso coffee hunter,que se for viável, ele coloca seu café numa pesquisa pra nossa compra coletiva.De qualquer forma vc pode vender por kilo aqui também se for do seu interesse. As opções são muitas,depende de você, do café que vc está vendendo e do interesse dos compradores. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, Ótimo feedback!

 

Vou passar algumas informações.

 

Eu sou pequeno produtor, cerca de 40.000 pés de café, até o momento meu foco era a exportação de café bebida dura. No sitio possuo glebas de com diferentes variedades de café Arábica. Para a venda do campo o café é basicamente classificado entre bebidas "RIO-RIADO-RIADORIO-DURO-MOLE", a peneira tamanho do grão, também é levado em conta, mas não interfere diretamente no sabor, também são classificadas por qualidade de beneficiamento, dando assim o valor final, no caso exportação, dependendo do valor da bolsa de valores. 

 

A minha faculdade é focada na cultura de café, o que tento explorar ao máximo. a faculdade também tem uma torrefação de ótima qualidade.

 

A toda a minha produção "bebeu" como normalmente faz, e já a exportei. Gostaria de separar e preparar um café especial para o mercado interno, com a parceria das próprias cafeterias, quero saber o que cada uma quer, e como podemos fornecer exatamente isso da melhor forma possível, além de poder alcançar outros produtores da região. 

 

Muito Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...