Ir para conteúdo

Segredo de um bom café coado com uma torra escura?


Beto Origens

Postagens recomendadas

Bom amigos, já tenho discutido essa questão com alguns amigos, até mesmo aqui do clube. Gosto muito de  cafés com torras médias, média – escura, mas com um porém: desde que tenha nenhum ou pouco amargor. Desde que comecei nesse mundo de cafés especiais tenho tentado fazer um coado assim: Encorpado, saboroso, escuro, sem amargor, doce. O típico café com gostão de café, mas sem os defeitos dos cafés tradicionais muito torrados. Apanhei muito, perdi muito café fazendo testes, conversei com muita gente, troquei de equipamento, e até agora não cheguei num consenso. Todos os cafés que tentei fazer até hoje com essa característica saíram  queimados ou os cafés ficaram nada bons. Tenho controle sobre tudo, temperatura da água, bons grãos (porém torras médias ou média escura) porém não sei se são os grãos corretos pra isso,já tentei usar razão de extração alta, métodos como Moka, V60,Pano, French, entre outras tentativas.  Tomei cafés assim em algumas ocasiões: Por incrível que pareça na cidade ao lado da minha tem um Mc Donalds que serve um café coado feito numa máquina Bunn, e é exatamente assim, perfeito. Acredito que sejam bons grãos , porém com uma torra mais escura, e que o processo da máquina tire esse amargor, será que pode ser? Pergunto então aos mais experientes do Clube, o que na opinião de vocês seria necessário na opinião de vocês para se fazer um café desse jeito? Alguns já me disseram que talvez precise conter grãos de robusta no blend. Outros dizem que o mestre de torra precisa ter em mãos um grão com potencial de ser bem torrado sem que se ressalte o amargor do mesmo. O mesmo teria que além de ter esse grão com essas característica em mãos, ter também a habilidade para se fazer chegar nesse resultado. Obrigado a todos que puderem opinar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mcdonalds usa café do centro, a torra deles é mais escura. Imagino que eles diluam mais o café, por isso que apesar da torra gerar amargor, você só sente o "gosto de café". Eu compro pra minha mãe o Suplicy torra escura, se usar a mesma concentração que faço os meus cafés, fica bem amargo, mas com concentração mais baixa o amargor fica bem controlado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que o pessoal falou sobre temp. e engrossar , o café feito em uma maquina Bunn , se moido em um moedor de qualidade como um Bunn G3 , será realmente menos amargo , eu tenho um Nemox que é muito bom para espresso , mas quando comparado uma FP feita nele ou no Forté ou MD40 a diferença é gritante .

 

Se o problema for realmente fines , a solução será cara , estamos falando de um Vario com mó de aço ou um desses profissionais usados que tem aparecidofff sendo vendidos por firmas de locação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

café com gosto de café?

só doçura?

E o que acha dos cafés frutados com notas florais?

É o jeito de falar rs, assim como o Alex Velloso diz que o blend espresso dele é um café com gosto de café rs. Bom, eu tenho que dizer que depois de  quase  1  ano e meio nessa de cafés especiais, hoje gosto muito mais de cafés florais do que um tempo atrás. Aprendi a apreciar e reconhecer qualidades que só dá pra reconhecer em torras mais claras, que são fantásticas. Mas tenho uma paixão por coados torras mais escuras, acho que porque cresci tomando, e hoje quero deixa-lo o melhor possível, sem o amargor rs....

 

O Mcdonalds usa café do centro, a torra deles é mais escura. Imagino que eles diluam mais o café, por isso que apesar da torra gerar amargor, você só sente o "gosto de café". Eu compro pra minha mãe o Suplicy torra escura, se usar a mesma concentração que faço os meus cafés, fica bem amargo, mas com concentração mais baixa o amargor fica bem controlado.

Poxa não sabia que eles usavam café do centro. O engraçado é que o café é bem encorpado Cassani,bem escuro, bom aroma, e muito gostoso e redondo na boca. Bom, aqui eu já usei razão de  9%, 8%, e 7%, você me sugere mais alguma coisa? Aqui sempre fica queimado, amargo, cor bem mais clara, parece mais um chafé. Já tentei deixar com razão de 10%, fica bem concentrado, mas amargor e gosto de queimado aumenta muito também. Ai quando você fez com baixa concentração e o amargor ficou bem controlado, como ficou a cor e o corpo? Quinta feira agora fui até SP Capital até a cafeteria PPD - Por Um Punhado de Dólares, pois muitos amigos me disseram que lá eu encontraria um café torra bem escura com amargor controlado, e que eles domavam o amargor muito bem nas torras escuras. Tomei então o espresso e o coado do mesmo grão, o "FuckCoffee". No espresso, pro meu paladar o café estava bem amargo, e a proposta dele é ser amargo, já que na embalagem do próprio está escrito: "Amargo como sua vida". Porém, é um amargo bom, se vê nitidamente que não é o amargo do café mal extraído, defeituoso. Se vê que é proposital, é um "charme", uma característica do grão, da proposta da Cafeteria, achei incrível como eles fizeram bem isso, e não só eu, pessoas como Mariano Martins e o Fernando da 1268 Café me disseram pessoalmente que gostaram e acharam muito bom também. Porém pro meu paladar, amargor não me agrada mesmo. Assim como a bebida Campari, tem quem ame e odeie rs. Ainda tomei do mesmo grão o coado e gostei, ficou sem complexidade como era de se esperar de um grão bem torrado, ficou com corpo legal, mas o amargor ficou baixo, mesmo ele tendo usado uma razão de 8%, mas, vendo a granulometria, vi que usava uma bem parecida com a que uso aqui em casa, e a temperatura da água a cerca de  96 graus. Ainda tomei um café com torra mais clara, do qual também gostei. 

Imagino que já tenha feito, mas para diminuir o amargor, vc pode usar temperatura da água mais baixa ou engrossar a moagem.

 

Bom, estou usando uma moagem digamos média. No meu Nemox, uso no 0 pra espresso e 4 para v60. Estou testando fazer cafés na Moka novamente agora, usando torras mais claras e com alguns truques tem ficado excelentes os cafés. Já com torras mais escuras tenho o velho problema. Vou tentar engrossar a moagem no v60 aumentando um pouco a razão e diminuir a temperatura da água que está em torno de  93º...

Além do que o pessoal falou sobre temp. e engrossar , o café feito em uma maquina Bunn , se moido em um moedor de qualidade como um Bunn G3 , será realmente menos amargo , eu tenho um Nemox que é muito bom para espresso , mas quando comparado uma FP feita nele ou no Forté ou MD40 a diferença é gritante .

 

Se o problema for realmente fines , a solução será cara , estamos falando de um Vario com mó de aço ou um desses profissionais usados  que tem aparecido , sendo vendidos por firmas de locação.

 

Carlos, fiz o que sugeriu, estou moendo mais grosso e passando o pó por uma peneira e removendo os finos, o amargor tem diminuido, porem nessas torras mais escuras, não tem jeito, tanto o amargor como o gosto de queimado permanecem. Eu estou esperando chegar o Moedor Breville do meu amigo para fazer aqueles testes que você sugeriu dos fines, mas como você já adiantou, provavelmente esse Breville também deve ter sido concebido para espressos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra escura sem amargor é possível com cafés que admitem torra escura. Com café brasileiro parece haver um consenso que não é tarefa fácil. Eu particularmente tenho dificuldades de apreciar café com torra escura. Talvez vc esteja procurando por churrasco sem gosto de carne...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a discussão e muito bem apresentada por vc. Beto.

Tenho utilizado com certa constância um café de torra média escura, até porque para mim fica mais em conta e ainda estou na fase de aprendizado.

Faço coado no V60 e minhas dicas são:

1-  Passar com temperatura mais baixa em torno de 90º - 92º.

2-  E, seguindo orientação da Raposeiras, mexer o café quando do despejo da água. Só que para mexer "direito" de fato não sei pois esse segredo somente no curso do Coffelab. Que mexer ressalta o sabor sem dúvida; é o que acontece. Porém se mexer muito, amarga a bebida. Em artigo publicado ela informa que depois de muitos testes, concluiu que existe uma quantidade de mexidas e uma agitação particular para se chegar ao equilíbrio.

 

Quanto ao despejo não possuo uma chaleira pescoço de ganso. Não estou usando o MD-50 para esse fim, ainda. Uso o Hario mini que pelo que já li não é adequado para este método.

 

Enfim, é minha pequena contribuição. :rolleyes:

 

Esqueci sobre a razão... já tentei 6%, 7% e 8%. Eu e todos os familiares e amigos, gostamos mais com 7%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa sugestão é rever o Brew Ratio,tente algo entre 5 a 7g pra cada 100ml.Acima disso vc terá um café forte e sub extraído (underdeveloped).O moedor pode fazer diferença sim, e pra filtrados e prensas opte pelos cônicos da Baratza,são excelentes pra isso.Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café Cristina (o normal ou o orgânico) pode ser o que procuras, encorpado, doce, pouca acidez, diria que um "Comfort Coffee".

Como exemplo: Estou com dois Kenia um da Square Mile e o outro da Alemanha, grau parecido porém torrado mais lentamente.

Para a AP tenho de engrossar 1/4 de volta do Lido para que o Square Mile passe de sabor "café encorpado e doce" para uma bebida complexa que se iguala ao Alemão.

Ergo: além do grão certo, caso esteja amargando, sugiro engrossar e, caso necessário , compensar na dosagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A baratza fala que as mó de aço são bem consistentes para coados e recomendam para quem prefere coados ou como eles chamam : manual brew .

 

Eu sempre usei tanto no Vario como no Forté mós de cerâmica e já acho elas excelentes para coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Galera, o Vario Baratza seria um bom moinho para coados? Por exemplo no método V60

Sim! Só lembrando que o Vario é de mós planas. O mais indicado para coado são o Virtuoso e o Preciso (mós cônicas) . O Vario tem a opção, assim como o Forté, de trocar a mó original por uma que melhora a performance pra coados e prensas. Resumindo é assim: Se vc quer um moinho principalmente pra coados e prensa e em menor uso espressos, vá de Virtuoso e Preciso. Se vc quer um moinho pra Espresso e em menor uso coados e prensas, vá de Vario.Se vc quer melhorar a performance do Vario, existe a opção de trocar a mó original por uma que melhora a perfomance em coados e prensas. Isso dentro da linha da baratza.Existem outras marcas e moinhos.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos

Alguma diferença significante entre o Vários e o Forté?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

 

Resistência , aparência , interface , além da balança do W , mas o café muda pouco , é um Vário robustecido para uso profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que o pessoal falou sobre temp. e engrossar , o café feito em uma maquina Bunn , se moido em um moedor de qualidade como um Bunn G3 , será realmente menos amargo , eu tenho um Nemox que é muito bom para espresso , mas quando comparado uma FP feita nele ou no Forté ou MD40 a diferença é gritante .

 

Se o problema for realmente fines , a solução será cara , estamos falando de um Vario com mó de aço ou um desses profissionais usados que tem aparecidofff sendo vendidos por firmas de locação.

OLá, Carlos.

Pode por favor comentar mais como a qualidade do moinho afeta a qualidade da moagem pra um coado....?

Que afeta significativamente para um espresso já li bastante aqui, mas ainda não me deparei com isso pra coado.

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trimonte Aqui no CDC esse assunto está bem explicado e espalhado , comece com o post #3 desse tópico .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2691-sugest%C3%B5es-para-moedor-e-d%C3%BAvidas-iniciais-sobre-caf%C3%A9-coado-e-french-press/

 

A explicação do Bernardo é simples e didática.

 

Depois o post #1 desse tópico também do Bernardo .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1502-pesquisa-de-moedores-de-mos-planas-vs-conicas/

 

Gosto da pesquisa que é apresentada no vídeo , ela bate com minha experiência pessoal.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra escura sem amargor é possível com cafés que admitem torra escura. Com café brasileiro parece haver um consenso que não é tarefa fácil. Eu particularmente tenho dificuldades de apreciar café com torra escura. Talvez vc esteja procurando por churrasco sem gosto de carne...

Pois é Rodrigo, eu que o diga. Tenho trabalhado já faz muito tempo nesse café em questão. Eu adoro cafés que remetem a chocolate, caramelo etc. O negócio é você pegar um grão torra escura e tirar um espresso com ele e ficar bom, outra coisa é pegar esse mesmo grão e conseguir fazer um bom coado com ele rs...

 

Interessante a discussão e muito bem apresentada por vc. Beto.

Tenho utilizado com certa constância um café de torra média escura, até porque para mim fica mais em conta e ainda estou na fase de aprendizado.

Faço coado no V60 e minhas dicas são:

1-  Passar com temperatura mais baixa em torno de 90º - 92º.

2-  E, seguindo orientação da Raposeiras, mexer o café quando do despejo da água. Só que para mexer "direito" de fato não sei pois esse segredo somente no curso do Coffelab. Que mexer ressalta o sabor sem dúvida; é o que acontece. Porém se mexer muito, amarga a bebida. Em artigo publicado ela informa que depois de muitos testes, concluiu que existe uma quantidade de mexidas e uma agitação particular para se chegar ao equilíbrio.

 

Quanto ao despejo não possuo uma chaleira pescoço de ganso. Não estou usando o MD-50 para esse fim, ainda. Uso o Hario mini que pelo que já li não é adequado para este método.

 

Enfim, é minha pequena contribuição. :rolleyes:

 

Esqueci sobre a razão... já tentei 6%, 7% e 8%. Eu e todos os familiares e amigos, gostamos mais com 7%.

 

Amigo, muito obrigado pela sua contribuição, é de grande valia. Vou começar a usar água na temperatura exata agora. O Lance de mexer ainda estou vendo também qual a melhor forma, mas isso não me preocupa tanto no momento, por isso dou uma leve mexida apenas. Sobre a razão, como esse café que procuro é bem encorpado, escuro, acredito que a razão seja maior, mas vou fazer mais testes!

Uma boa sugestão é rever o Brew Ratio,tente algo entre 5 a 7g pra cada 100ml.Acima disso vc terá um café forte e sub extraído (underdeveloped).O moedor pode fazer diferença sim, e pra filtrados e prensas opte pelos cônicos da Baratza,são excelentes pra isso.Valeu!

Rafa você acredita que o Encore já estaria de bom tamanho para fazer coados de excelência, ou teria que ir um pouco mais e pegar um virtuoso ou até um preciso? Se não me engano li aqui no fórum mesmo que as mós do encore e virtuoso era iguais? será que o pó para coado que os dois entregam são a mesma coisa?

 

O café Cristina (o normal ou o orgânico) pode ser o que procuras, encorpado, doce, pouca acidez, diria que um "Comfort Coffee".

Como exemplo: Estou com dois Kenia um da Square Mile e o outro da Alemanha, grau parecido porém torrado mais lentamente.

Para a AP tenho de engrossar 1/4 de volta do Lido para que o Square Mile passe de sabor "café encorpado e doce" para uma bebida complexa que se iguala ao Alemão.

Ergo: além do grão certo, caso esteja amargando, sugiro engrossar e, caso necessário , compensar na dosagem.

Não conhecia esse café amigo, mais uma opção para tentar! Estou trabalhando nisso nesse momento amigo, tentando engrossar e compensando na dosagem! Agradeço de coração sua ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Rafa você acredita que o Encore já estaria de bom tamanho para fazer coados de excelência, ou teria que ir um pouco mais e pegar um virtuoso ou até um preciso? Se não me engano li aqui no fórum mesmo que as mós do encore e virtuoso era iguais? será que o pó para coado que os dois entregam são a mesma coisa?

 

Vamos por partes. As mós não são iguais, a mó do encore é uma e a do virtuoso é outra. A do virtuoso é a mesma do preciso.

A palavra que complica os comentários são: coado de EXCELÊNCIA . Para coados de excelência teria q ser o Virtuoso ou Preciso.Poderia ser tambem o Vario e o Forte mas teria que trocar as mós pelas específicas pra coado o que aumentaria o custo de um moinho nada barato.

Segundo a própria baratza os moinhos mais indicados para manual brew são o virtuoso e o preciso.Veja a tabela comparativa deles.

 

36e093838bd2a1a55dc6a9bbee447570.jpg

 

Só pra ilustrar aqui em Goiânia temos 2 encore,2 preciso,2 rancilio rocky,um krups,um hario mini,um skerton,um porlex mini...conheço todos eles.

 

Os que são ou foram meus: preciso,rocky,krups,mini e porlex.

 

O preciso é o melhor,basta vc observar a xícara depois de uma prensa francesa.A uniformidade do preciso perto dos outros é gigante. O sabor tb muda,isso eu já percebia na epoca entre o Rocky e o porlex mini. O Rocky é bom pra coados,os maiores problemas dele as vezes sao com torras difíceis pra espresso e pra prensa que é mais difícil. Mas pra coados particularmente acho o Rocky muito bom e dura uma eternidade aquele moinho.

 

Pra concluir,já falei aqui no fórum que estou gradualmente abandonando o espresso.Não me agrada mais, a ponto de não justificar o equipamento que eu tenho em casa.Neste exato momento tem uma Silvia,ja vendida pra um colega e uma Gaggia Twin sem uso na minha bancada. Quando eu descobri que gosto mesmo é de prensas,coados e aeros,tive que buscar o melhor moedor doméstico pra isso.Hoje posso dizer que sou muito satisfeito com a moagem do baratza preciso.Palavra de quem bebe coado o tempo todo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de fazer uma comparação direta do Preciso com o Vario BG, pois a própria Baratza os classifica em VG. Só que obviamente as moagens e também os perfis de sabor não serão idênticos, então seria lúdico testar. 

 

Já provou os cafés preparados em um Vario ou Forté com mós de aço, Rafa? Seria interessante sua opinião já que conhece bem o Preciso. Por outro lado, já conheço bem o Vario BG. Sei quem pode me emprestar um Preciso. Estou sem tempo agora, mas quem sabe nas férias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se inventar/melhorar um modo de reduzir os fines *após* a moagem?

Semelhante àquele ganhador do concurso de Aeropress, que usava uma tolha de papel para segurar o pó mais fino. Talvez uma peneira, quem sabe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando quero medir minhas extrações, num café mais exigente ou para testar a qualidade "natural" do grão, sempre comparo o pó como sai do moinho e também peneirado. Atualmente, no meu MD40, chego a peneirar entre 10% a 20% de fines (o que eu considero fines, peneira plástica com malha de +- 0,9mm, normalmente aqueles que fazem aquele lodinho bem consistente no filtro do V60). O peneirado diminui sensivelmente o amargor, mas em contrapartida diminui a %Ext entre 0,5% a 1,5% (depende da granulometria). Em momentos mais exigentes, e menos preguiçosos, vale à pena peneirar (leva uns 20 segs para 12g). O que eu já vi num Concurso Internacional de Aeropress foi um 2º ou 3ª colocado usando peneira metálica depois da moagem (feita num moedor manual, que deve ter fines pra danar).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa muito esclarecedor seu post último, valeu demais cara. Olha, o Alex já tinha mesmo me indicado fortemente um Preciso. Eu vou sim comprar esse moedor, mas preciso antes ver meu orçamento. No caso o meu Nemox pelo que todos falam é excelente para o espresso e não tão bom para coados. Acha que depois que eu pegar um Preciso posso me desfazer do Nemox ou seria bom ter os dois?

 

Outra coisa: Tenho moido no meu Nemox pra coado e peneirado assim como o  Seiti e o Lisboa também relatou, e percebi sim diminuição de amargor. Pergunto: Se eu peneirar bem peneirado o pó que sai do Nemox, resolveria meu problema de moagem inconsistente a ponto de virar supérfluo a compra do Preciso? Ou ainda assim o pó do Preciso ainda seria superior?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for permanecer com o nemox, recomendo deixa-lo stepless, e ficará melhor ainda para espresso.

Acho interessante manter dois moinhos, se um der pau ainda terá o outro, além do que aumentará a vida útil de ambos. Outro fator é que não será preciso mudar a regulagem toda hora.

Não sei se o Preciso será tão melhor que o Virtuoso para coados, para espresso sim a diferença deve ser grande. Mas como o objetivo é a busca do coado perfeito , talvez o micro ajuste contribua. Digo isso pq se aparecer um Virtuoso usado, talvez seja interessante aproveitar.

 

Interessante tb seria averiguar a comparação entre o bravo mini e o preciso para coados, principalmente considerando que a diferença de preço entre ambos é bem expressiva . Suspeito que o bravo possa ser superior, pelo menos quanto ao Virtuoso, mas não me sinto capacitado para atestar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela contribuição vinicius! Se a diferença entre o preciso e o virtuoso não for tão grande nos coados seria bom pois eu compraria bem antes um virtuoso do que um preciso pelo valor. Aliás tem um cara vendendo um usado bem pouco por 1600,00 não sei se é bom negócio. Seria espetacular se alguém pudesse fazer testes comparando o Bravo Mini x um virtuoso ou preciso ou algum na mesma categoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns meses antes de comprar o meu preciso nos Estados Unidos,fiz um orçamento de um preciso nacional,ficou 1600 e alguma coisa,novo,com garantia e 220V.Quem representa eles é a libermac e o orçamento foi feito numa revenda deles em Bh,acho q na oficina do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM MESMO É IR À LUTA COM DETERMINAÇÃO,

ABRAÇAR A VIDA E VIVER COM PAIXÃO,

PERDER COM CLASSE E VIVER COM OUSADIA,

POIS O TRIUNFO PERTENCE A QUEM SE ATREVE,

E A VIDA É MUITO BELA PARA SER INSIGNIFICANTE.

(Charles Chaplin)

 

Essa citação inicial é para dizer como está sendo legal este tópico!

Bom, vamos ao que interessa...

 

Dividido entre dois métodos acabo privilegiando um em detrimento do outro. Digo isto em relação ao espresso e ao coado respectivamente.

Hoje pela manhã, a pedido da companheira, fiz um coado no V60 e resolvi moer, pela primeira vez, no md-50. Ele não está do meu agrado ainda pois não consegui realizar a limpeza necessária e não sei o estado das mós; ainda em uso para testes. Enfim, arrisquei e, sim, senti algo desagradável que acredito ser por conta da limpeza, mas para minha surpresa de novato, o café mudou totalmente em relação a moagem feita no hario mini. Mesmo café, mesma torra, média escura. Ganho MUITO corpo, deixando de ser chafé (7%), ou pior, chafé amargo com BR mais alta (8%, 9%), resultado de moagens realizadas em um hario mini. Frisando, não ficou mais amargo. Ganhou CORPO.  :o 

 

BR de 7% como de costume em 400g de água. Somente a temperatura que não estou conseguindo medir pois adquiri um termômetro MUITO xingling que já pifou. Provavelmente ficou abaixo de 92ºC, esperei um pouco mais de 2 min. depois da fervura para fazer a pré-infusão de 30seg. e depois o despejo cravado em 2m30s. E, sim, dei uma mexida na bebida como indicado pela Raposeiras.

 

E por que esta discussão é pertinente? Porque já foi dito que o coado é o vinho dos cafés. Porque alguém com razoável caminhada nestas plagas, prefere coado ao espresso. Ou porque alguém já disse aqui no fórum que o coado é como um beijo, enquanto o espresso é um tapa na cara. Então não é à toa que muitas mulheres preferem um coado, ora, ora...  :P 

 

Enfim, ganho na qualidade de vida não tem preço, mas dá trabalho, gasta-se tempo e é preciso ter sempre disposição. CO-RA-GEM!!

 

Novamente, obrigado, Beto e obrigado à todos!  :) 


[OFF TOPIC]

 

Pegando uma carona na discussão... confirmando, as mós do MD-50 são de aço, e as do hario mini de cerâmica, certo? E qual é plana e qual é cônico?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...