Ir para conteúdo

American Press


Bruno Marinho

Postagens recomendadas

Esse negócio de a água (só) passar pelo pó não me parece que favorecerá a %Ext. Não tenho a FP, mas em tese a imersão do pó por longo tempo (mesmo sem agitação, ou dá para agitar o conjunto da FP?) permite uma boa extração. Já na AP, além do tempo de imersão uniforme de todo o pó na água, vc pode aumentar (e muito) a agitação e obter %Ext bem altas. A American Press diz que o filtro tem 150 micron, não consegui nem no site da Able Brewing a informação de quantos microns tem o Able Fine, que eu uso. Continuarei brincando com minha AP. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué Lisboa, espresso funciona assim. Tudo é questão de acertar a moagem.

 

Já sobre o método me parece meio mala ter que baixar o "êmbolo" tão devagar. (se bem que vendo o 2o vídeo não é tão demorado assim).

 

Me pareceu uma mistura de french press com aeropress.

É mais espresso de cabeça para baixo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Um método imagino eu bastante comercial. Cafeterias podem se beneficiar bastante com métodos de preparo que podem ser levados até a mesa do cliente para que ele mesmo de o "empurrão final". Aqui em minha cidade as pessoas ficam maravilhadas quando vêem um French em pleno funcionamento rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué Lisboa, espresso funciona assim. Tudo é questão de acertar a moagem.

Ué Sergio, mas é disso mesmo que eu estou falando, uai! Não é o próprio Matt Perger que diz, e com razão, que 99% dos espressos são subextraídos!? Neste meu momento inicial no mundo dos cafés estou optando por conhecer cafés como eles, de fato, são... e isso não é possível, creio eu, se eu ficar tomando cafés subextraídos, por mais subjetivamente satisfatórios que estejam na xícara, né ou num né?! ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm, é que entendi pela sua mensagem que não seria possível extrair direito com esse treco. Provavelmente dá, pois no espresso é possível e o aparato é basicamente a mesma coisa.

 

Digo provavelmente porque é bastante água passando pelo pó, diferente de um espresso ristretto por exemplo.

 

O que impossibilitaria seria se a moagem mais fina possível, no limite de conseguir abaixar o êmbolo, ainda não ser fina o bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Sergio, o aparato é praticamente o mesmo, e em outro teste que fiz (mencionado em outro post), por sugestão sua, ficou "demonstrado" (não diria comprovado) que a pressão do êmbolo na AeroPress, e também como você disse da água no espresso (9 BAR ou 4 BAR), não aumenta a Extração. O que vejo na American Press, se usado somente o filtro original metálico, é uma possível limitação na direção do "mais fino", mais fino este que aumentaria a extração. Na AeroPress, o filtro Able Fine é um limitador de granulometria: se afino muito o pó passa (e muito) pelo filtro. Por isso, quando quero experimentar um granulometria bem fina na AeroPress tenho que usar o filtro de papel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu?! explicar teoria do Matt Perger?!  :huh:  Ô loco! Tô fora.... :P

 

Na verdade ele se refere mais objetivamente aos ristretti. Básica, específica e especialmente no caso de ristretti, porque quanto menos água você passa pelo pó menos solúveis são extraídos.

 

Há uma referência à célebre e notória afirmação pergeriana no tópico aqui do CdC "Ajustando o expresso - Método do Matt Perger" post #21.

E se quiser beber na xícara, digo, na fonte, veja o artigo dele no Barista Hustle de 01/02/2015, Coffee Extraction and How to Taste It (http://www.baristahustle.com/coffee-extraction-and-how-to-taste-it/), do qual adianto estes dois excertos da parte de discussões do artigo:

 

Underextraction and high strengths go hand in hand when brewing espresso. That's because the less water you pass through the grinds, the lower your extraction will be. So salty espresso is almost always strong as well! This is a super handy double-whammy of taste and tactile which makes identifying salty espresso easy, and as you rightly suggest, fixable with some dilution.

 

Re ristrettos, unless you have the most soluble coffee, perfect grinder and immaculate technique, a Ristretto is going to be underextracted. I'll go out on a limb and say 99% of ristrettos are underextracted. That's why they're a great way to communicate the flavours of underextraction - it's nearly a sure thing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi perfeitamente. Muito obrigado  :) . Lí o artigo todo, claro, traduzindo grande parte. Recomendo fortemente a leitura para quem assim como eu está aprendendo a arte da degustação de cafés especias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...