Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta da 3ª Compra Coletiva de Cafés Verdes 2015


Igor

Postagens recomendadas

Olá Colegas Home Roasters

 

estou abrindo oficialmente a consulta da nossa terceira Compra Coletiva de 2015. A consulta é o último passo antes da abertura oficial da planilha de pedidos. Caso seja novo no Clube do Café e não saiba o que é a Compra Coletiva, sugiro começar a leitura por aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3593-encerrada-segunda-compra-coletiva-de-2015-nda-sstr-e-faz-ouro-v-caf%C3%A9-verdecru/

 

Meus objetivos ao abrir a consulta são, compartilhar com vocês o que está sendo negociado e aproveitar para abrirmos um canal para discussão. Em vista disso, a manifestação de vocês quanto a escolha e quantidade dos cafés é muito importante neste momento, pois me embasarei nela para decidir os rumos da nossa próxima compra.

 

Vamos aos negócios então, minha ideia inicial é organizar uma Compra Coletiva com dois cafés para agora, início de dezembro, e outra com mais três cafés para o início de fevereiro. Penso que neste momento essa seja a escolha mais plausível, devido ao tempo que nos resta até o recesso de fim de ano e devido ao andamento das negociações. Mas isso não é uma ideia definitiva, dependendo do interesse e disposição de vocês com relação a possível atrasos, podemos alterar esse esquema. 

 

O que temos até agora:

 

  • Fazenda Ninho da Águia - Alto Caparaó/MG:  Já entrei em contato com o Clayton, ele ficou de olhar o que tem para nos passar. Negociar com ele é um pouco complicado e apesar dele falar que consegue nos enviar cafés até dezembro, eu acho arriscado fazer essa aposta. Meu voto é que ele fique para fevereiro do ano que vem. De qualquer maneira, pelo que pude entender, ele está investindo bastante esta safra em novas tecnologias para o transporte das sacas com Gain Pro e caixas com quantidades menores para atender melhor grupos como o nosso. Além disso, ele ainda tem bons cafés para nos vender e se tivermos oportunidade de provar os cafés dele antes de comprarmos seria o ideal, desta forma evitamos situações como a da última compra, onde vários membros ficaram decepcionados com a qualidade do café dele. 
 

  • Fazenda Ouro Verde - Piatã/BA: o Cândido tem se mostrado um grande parceiro do Clube do Café e está disposto a entrar na Compra Coletiva ainda deste ano. O café que ele separou para a gente é um CD e alguns membros já aproveitaram o embalo do Blend que ele está oferecendo e já compraram alguns quilos junto. Bem, o quilo avulso saiu por R$50,00 e a saca vai sair para a gente por R$ 2400,00 + frete. Caso optemos por deixá-lo para fevereiro, teremos mais outras possibilidades para lá, inclusive com melhores preços segundo o Cândido.
 

  • Eufrásio - Barra do Choca/BA: Esse produtor é novo nas compras, mas não novo no Clube, alguns membros já devem ter tido oportunidade de provar dos cafés dele pela W&S. Estou aguardando algumas amostras que devem chegar até o final da semana e então poderei fazer uma analise mais objetiva. Acho difícil que consiga entrar para dezembro, mas dependendo do que mandarem acho uma boa pedida para fevereiro. O Valor das sacas dos cafés que vou receber as amostram variam de R$ 1.600 a 2.200. 
 

  • Fazenda Mantissa - Sul de Minas: Esse também é novidade, entrei em contato com eles após o relato de alguns membros que tomaram os cafés na Belini de Brasília. A vendedora se mostrou super atenciosa e nos disponibilizou bons microlotes. Estou para receber umas amostras, mas já pelas descrições deles um café se destacou. É um 88,7 pontos (avaliação deles), variedade Catucai e Catuai, ambos amarelo, R$ 2000,00 + Frete – aveludado, exótico, com leve toque de frutas vermelhas com predominância a morango. Possuem disponibilidade para entregar o café até dezembro. 
 

  • Fazenda Boasorte - Cerrado Mineiro: última novidade da Compra Coletiva. Esta fazenda é uma aposta minha. Eu provei os cafés deles a convite de um amigo aqui de BH e fiquei bastante satisfeito com o resultado e com o preço. Alguns cafés se destacaram, mas minha preferência foi um Topázio Natural por R$ 800,00 a saca. Além disso, ainda existe a possibilidade de pegar mais 30 ou 60kg desse café caso seja do nosso interesse. Uma grata surpresa foi ver que essa Fazenda se qualificou para a segunda fase do Corcurso de Qualidade do Cerrado Mineiro, ficando entre as finalistas. Uma boa aposta. 
 

  • Sítio Santa Rita/Café Campo Místico - Sul de Minas: dispensa apresentação. Já provei os cafés da safra de 2015 e alguns me chamaram bastante atenção, em especial o lote SOM 05 - um café bem frutado. Estive lá no sítio faz algumas semanas e vi o estado que se encontra os cafés e sem chances deles entrarem para dezembro, mas para fevereiro é uma boa pedida. 
 

Minha opinião: 

 

Para dezembro entram o Faz. Mantissa e o Faz. Boasorte, são dois cafés em faixas de preço que se completam, deixando a média de preço como nas últimas compras. Além disso teremos dois cafés distintos, um para quem busca qualidade e outro para quem busca custo/benefício. Outra possibilidade é pegar o CD do Ouro Verde ainda nessa compra como um terceiro café ou ainda no lugar do Mantissa.

 

Para fevereiro temos um grande universo de possibilidades e vou deixar o que penso em aberto por enquanto.

 

Vejam bem que essa é só minha opinião como um comprador dos cafés da Copra Coletiva e não como organizador. A sua sugestão não precisa ser a mesma da minha. Caso discorde ou tenham alguma outra ideia em mente, não deixe de comentar.

 

O que acham? Quais cafés gostaria para dezembro e quantos quilos desejam dentro das possibilidades que tracei? O que acham da possibilidade de terceiro café agora mesmo para dezembro?

 

E que comece a discussão.... 

 

Aproveitando o embalo do post, caso você deseje receber um e-mail avisando que a compra foi aberta você pode se cadastrar aqui: http://goo.gl/forms/DRQF1FchSD - Caso você já tenha se cadastrado na última compra não há necessidade de se cadastrar novamente. 

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Igor,

 

eu acho que dois cafés diferentes pra dezembro tá de bom tamanho. Eu me interesso pelo Fazenda Mantissa e Pelo CD Ouro Verde. Como alguns colegas já falaram eu vejo sentido em comprar apenas os cafés de melhor qualidade.

 

Mesmo alguns deles sendo mais caros que outros ainda sim o preço por quilo é muito menor que do café torrado. Pagar R$ 40,00/50,00 num café de qualidade não é nenhum absurdo.

 

Eu me interesso por 2kg do Faz. Mantissa e 2kg do CD Fazenda Ouro Verde.

 

E deixaríamos as outras opções para fevereiro.

 

Novamente me ponho a disposição para ajudar no que for possível (nos fins de semana)

 

Parabéns pela organização e por disponibilizar seu tempo pro fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, parabéns pela ótima organização. Igor. Planejamento de gente grande! :) :) :)

 

No passado comprei café torrado da fazenda Mantissa. Mais para insonso, acho que um teste seria muito importante.

 

Para quem puder ajudar: depois que comecei a torrar, o café que mais gostei foi o Mundo Novo do SSTR. Quais dos cafés sugeridos seiam mais parecidos com ele?

 

Minha estimativa para esta compra seria 4Kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O unico q nao me chama atençao e nunca ouvi nada a respeito eh o da Eufrásio, o resto são super bem comentados. Como será minha primeira compra coletiva, o que colocar eu vou comprar pra experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela disposiçâo igor, pessoas como você é que tornam este clube especial, como sou iniciante como o lipe e vou estragar muitos cafés fico com 2kg do Fazenda Boasorte - Cerrado Mineiro se possível em virtude do preço, Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

Mais uma vez, está de parabéns! Daqui a pouco vai ter muita empresa querendo te contratar como coffee hunter.

Todos me interessaram.

 

Estou ainda por passar na belini para comprar esse café da mantissa. Ia hoje de manhã, mas não consegui porque minha janela de tempo livre era muito apertada.

Vou na quarta, sem falta.

 

To dentro. Sei que vai lançar planilha posteriormente. Mas, para ter uma estimativa de quanto cada um vai querer, já adianto que vou ficar com 5kg do MANTISSA (podendo aumentar depois de quarta, hehe) e 8kg do boasorte (topázio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns mais uma voz Igor.

 

Antes de ler o que sugeriu eu já tinha pensando em dizer que eram as melhores opções na minha opinião pra dezembro.

 

Já falando em quantidade wu ficaria com 4kg de cada no mínimo.

 

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme Torres, pequeno off topic e uma pequena dica, passa quinta pq o gustavo falou q hj ta com 10 dias de torra os que estão lá e vai torrar uma nova remessa quarta. Ou seja, deixe pra quinta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve colegas, obrigado pelas participações até o momento. 

 

@Pedro, pelo que estou vendo com os comentários e pela experiência que tenho com as Compras Coletivas, muitos membros buscam cafés baratos para poder aprender a torrar também. Em vista disso acho que seria ruim deixar dois cafés com média de preço alta. O que podemos fazer é colocar 3 cafés para essa compra, mas aí já depende da demanda. Vamos aguardar os outros membros se manifestarem.

 

@Torres, o Mantissa que consegui para a Compra é referente o lote 83, enquanto o da Belini é o lote 82. Apesar de ser da mesma variedade, mesmo processamento e mesma fazenda, os lotes são de diferentes dias de colheita e como já sabemos isso faz diferença. Veja como exemplo o CAMI 04 e SOM 05 do SStR, eles se enquadram na mesma situação e o resultado final na xícara, como você mesmo pode comprovar, é diferente. Mas digo isso só para você são se frustar quanto ao perfil sensorial, pois quanto a qualidade a diferença não deve ser significativa, assim como não foi com os do SStR. 

 

Para os que colocaram o interesse em dois cafés somente, caso tivessem um terceiro, como o O.V. por exemplo, vocês remanejariam as quantidades ou pediriam mais?? 

 

E para quem já provou o café Mantissa vendido por eles, não utilize ele para comparação. O que estamos negociando é um microlote exclusivo, que é bem diferente.... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podicrê, Igor.

Eu tenho interesse no Ouro Verde. Gostei muito do café e tem sido o que eu mais tomo coado.

Se der pra dezembro, eu pegaria 2kg dele e 1kg de cada outro dos mineiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, eu sou marinheiro de primeira viagem e nao teria medo de me arriscar em cafés "caros", dó? Tenho mas nao aprenderei com café "ruim", mesmo pq sao torras diferentes pra cada tipo de café! Eu concordo com o que o Rafa Rocks disse em outro topico por ae, nao adianta ter só cafe barato e sem qualidade elevada na compra pq para os mais experientes não eh agradavel. Acho q as médias de 27,00kg muito barato pra qualquer um desses cafés visto que os produtores todos já são renomados e nos entregaram no minimooo booons cafés e, 27,00 geralmente eh uns 350g de um cafe razoavelmente classificado como ótimo como por exemplo o Unique frutado. Entao eu optaria por um café mais barato pra pegar uns 2kg e aprender com ele, 1kg de um café de médio preço pra experimentar e 1kg de outro café de alto preço (40,00+-) pra provar um café q iria pro mercado a 200,00 o kg (mantissima na Belini, por exemplo. Sei que os cafes são diferentes mas se espera o mesmo patamar de um mesmo produtor).

Ps: Essa eh minha opinião, não acho q deva servir para todos. E pra mim eh mais negocio 2 cafés agr e 3 em fev.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Igor,

 

o que ficar resolvido pra mim tá bom. O que posso fazer é comprar só 1 tipo do que tenho interesse agora e comprar mais em fevereiro que terá mais variedade. 

 

Ainda tenho boa quantidade de café verde aqui, unique cítrico e frutado e 1,5kg da Fazenda Santa Clara/Brejetuba-ES que comprei na Academia do Café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, Mantissa com no mínimo 3Kg.Ouro verde se rolar com mínimo de 2kg. O Boasorte 1kg se sobrar, mas abro mão dele se for o caso.Tenho preferência no Mantissa e Ouro verde.

 

Obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive conversando com o Cândido agora mesmo. Fiz uma proposta para ele nos passar somente a quantidade que demandarmos. Ele topou, desde que a quantidade mínima seja de 30kg. O preço por quilo será o mesmo da saca fechada, R$ 40,00 + frete pra BH.

 

Vocês compreendem que não posso fazer um compromisso com nossos produtores de pegar certa quantidade sem ter certeza que teremos demanda, né? Vejam que teríamos uma oferta mínima a ser suprida neste momento de 60kg do Mantissa + 60kg do Boasorte + 30kg do O.V.

 

Por isso vou pedir novamente para que se manifestem quanto as quantidades interessadas.

 

Fiz uma soma rápida até momento e temos demanda para (já incluí minha quantidade tb):

Ouro Verde: 13kg

Boasorte 30kg

Mantissa: 30kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como será minha primeira compra coletiva, o que colocar eu vou comprar pra experimentar.

 

Quem torra tem sempre que pegar pelo menos 1 kilo pra experimentar. Sou exemplo disso, na última compra passei o do Valmor e peguei 5kg do NDA. O do Valmor tava excelente! E só descobri porque o Weiler de Goiania pegou e fez uma troca de cafés comigo.. 

 

 como sou iniciante como o lipe e vou estragar muitos cafés fico com 2kg do Fazenda Boasorte - Cerrado Mineiro se possível em virtude do preço, 

 

Quem quer torrar um dia tem que começar né? Com dois kilos que seja, vc ajuda o Igor a bater a meta da saca. Vc vai começar com uma fazenda que teve café 7º lugar no concurso melhores do cerrado de 2015. Não é qualquer cafezim não...

 

E para quem já provou o café Mantissa vendido por eles, não utilize ele para comparação. O que estamos negociando é um microlote exclusivo, que é bem diferente.... 

 

Nem se compara o café Mantissa Comercial com os microlotes. É outro café. Esse Natural é sensacional!

 

Esses dias tava comprando uns cafés africanos no exterior e vi o Mantissa sendo vendido numa loja na Inglaterra!Segue o link:

 

http://www.redber.co.uk/collections/south-american-green-beans/products/brazil-mantissa-micro-lot-green-coffee-beans

 

http://www.redber.co.uk/collections/south-american-coffee-beans/products/brazil-mantissa-micro-lot-dark-roast

 

http://www.redber.co.uk/collections/south-american-coffee-beans/products/brazil-mantissa-micro-lot-medium-roast

 

http://www.redber.co.uk/collections/south-american-coffee-beans/products/brazil-minas-gerais-mantissa-micro-lot-medium-dark-roast

 

Acredito que até o final de uns dois dias já teremos atingido os valores necessários para a compra coletiva.Em menos de um dia, já estamos com 50% vendido ( considerando o OV com 30kg)!

 

Igor o Ouro Verde não ia ser um Natural?

 

E aí como sempre vão chegar alguns atrasados lá no momento da compra falando: posso pedir mais 1 kilo? Posso aumentar meu pedido? Uma dica que eu dou é calcular um bom valor pra não faltar nada e não ficar arrependido depois.

 

Igor se precisar pode colocar 5kg do Mantissa pra mim e 4kg do Ouro Verde.

 

O Weiler de Goiania ainda vai se manifestar, mas acho que no mínimo será 1 kilo de cada.

 

Tem muita gente que ainda nem viu o tópico...

 

Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...