Ir para conteúdo

Wagner Castilho

Postagens recomendadas

Olá colegas,

 

vendi minha máquina e estou à procura de outra. Quase um ano depois de "descobrir" o CDC e com mais conhecimentos sobre este universo, começo minha busca oficialmente.

 

De modo geral, de um grupo com caldeira maior e reservatório maior que minha Gaggia Baby. 58mm, 110v e desejável com PID. Robusta, durável com preço de oportunidade e se possível, facilitado com sistemas tipo pagseguro ou mercado livre. Ligação hídrica seria ótimo, quero ter as duas opções.

 

Não tenho pressa, quero dar um bom passo adiante.  ;)  :P

 

Espero contar com a ajuda dos veteranos do clube, o que seria de nós iniciantes sem vcs.

 

É isso ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... perdi essa! Não tinha vendido a minha ainda. 

 

Vini, estou procurando uma oportunidade semelhante. Dependendo do equip. faço um esforço, mas tem que valer a pena, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cristiano disse que pretende vender a Classika dele , a máquina tem 1 ano e pouco , passa um MP para ele , se comprar a ECM vc nunca mais vai pensar em upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Uma dúvida...

 

Falando em máquinas single boiler...

 

Uma máquina masi simples que dependa de surfing para acertar o shot, não é menos eficiente (mais água e mais tempo) que uma outra que possua PID por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza uma maquina PIDada vai te trazer mais eficiência, poderia tirar um café após o outro com uma consistência maior.  Mas eu não me preocuparia muito com maquina já PIDada, sobem muito o preço por causa do PID e vc pode comprar e instalar por 1/3 do preço. 

Com certeza eu iria de Silvia, ou de MiniBar com mod de OPV. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa entender o seguinte: uma máquina com PID vai te dar mais estabilidade na temperatura, pode até diminuir o tempo entre uma extração e outra, mas não evita o tempo de espera para ela estabilizar a temperatura. As single boiller sempre precisarão de um tempo entre uma extração e outra ou entre uma vaporização e uma extração.

Vai de silvia ou fiamma mini bar, esta última é muito mais barata, mas só tem usada, se não se importar. Postei um tópico sobre vc mesmo fazer seu pid, cujo preço das peças dele ficou em torno de 244,00, ou pode comprar um kit já feito e instalar.

Tenho uma fiamma, ela realmente aquece muito, mas com PID já arruma isso. Quem tem essa máquinas é apaixonado por ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe vc. não considerou as novas opções pouco conhecidas, digamos, que surgiram esse ano. Digo à respeito dos lançamentos da Tramontina que já vem com PID com valores razoáveis. E ainda facilitados...

 

Vini, sendo mais específico... é preciso reservatórios maiores (desconsidere os reabastecimentos) em equipto. sem PID para obter o mesmo número de extrações no mesmo tempo comparando com máquinas com PID.

Ou seja, a máquina com pid é mais rápida, não precisa jogar água fria no bolier o tempo todo, e solicita menos reabastecimentos no reservatório, o que é mais conveniente em qualquer situação.

 

Estou errado, falando bobagem?  :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos espressos vc pretende fazer por dia ? 120 , 130 ? Agora se vc vai fazer 2 , 3 ou no máximo 4 por dia , isso não tem nenhuma relevância .

Se o uso é residencial para fazer 3 espressos e um ou dois lattes por dia uma single boiler resolve , eu não entendo a sua preocupação com reabastecimento , para vc ter uma ideia em uma Twin da para extrair uns 25 espressos , a Silvia 30 e a ECM 40 , sem necessitar reabastecimento .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaE, três necessidades que eu gostaria de atender:

 

1a. Tem uma associação artística daqui da cidade, com o qual tenho vínculo, que está precisando de um upgrade em uma programação mensal que eles fazem para arrecadar fundos. O barzinho que eles organizam no fundo do salão para servir o público, está muito fraquinho. Eu pretendo ajudar com meus coados e com a Aero. Com uma máquina de espresso portável ajudaria mais ainda. O evento é pequeno, pois o lugar é pequeno. Vai das 18h até meia-noite com umas 30/40 pessoas de público e mais uns 20 artistas.

 

2a. Faço parte de um grupo de estudos semanais desde 2013. Os coados já estão presente. São umas 10 pessoas.

 

Explicado?  ;)  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, o PID serve para estabilizar a temperatura, mas não impede que ela varie.

Olho só, as single boiler basicamente funcionam da seguinte forma: elas só conseguem fazer uma operação por vez. No caso da silvia ou mini bar, que podem vaporizar o leite, tem saída de agua quente e extrair o café, elas só fazem uma dessas operações por vez. No caso de vaporizar o leite, a temperatura é 119 ºC e da extração é 90 ºC.

Assim, caso vc queira fazer uma dessas operações, deverá esperar um tempo para o PID estabilizar a temperatura ou forçar a entrada de água e resfriar a temperatura, caso queira resfriar, reduz o tempo de estabilização, mesmo assim vai ter q esperar.

O cadu falou certo, tudo depende da quantidade de cafés que irá fazer e se vai querer latte ou cappuccino. Quanto ao abastecimento dela, para fazer poucos cafés por dia, o tamanho do reservatório não é importante.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner , o que vc procura não vai ser fácil, pois quando vc diz : "uma máquina de espresso portável ajudaria mais ainda."

Uma single boiler para esse uso , não seria portátil , Silvia , Minibar dai para cima , sem falar do moedor , muita tralha .

 

Para o que vc quer uma superautomatica ( que também é um trambolho ) é mais viável , ou uma monodose pequena como píxie / inissia que cabe debaixo do suvaco .

Como a intenção é arrecadar vende a monodose por R$ 4,00 que vai arrecadar algum.

 

A dura realidade é que para o evento artístico com 50/60 pessoas por 6 horas , o correto seria uma máquina prof. com um moedor prof.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez uma NS Oscar seria a melhor opção. O Bruno da Academia usou uma Oscar como maquina portatil antigamente... maquina leve mas confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Lipe, ainda estou procurando, sim. Mas com calma... muuuita calma... perfeccionista tem esse defeito... rsrs

 

Aliás, se demorar muito mais, vou desistir no médio prazo. Estou gostando da Aeropress e ainda de olho no mini bravo...  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá .. blz.. tenho uma maquina de café espresso modelo torino ep. 1 grupo  (VFA - Italian coffee ) junto com o moinho . totalmente reformada . bomba ulka nova , botoeiras novas . feita a limpeza da caldeira . revisão da parte elétrica , troca de terminais que estavam queimados , troca das mangueiras de silicone . foi feito a troca do galão que estava rachado e infelismente ,não acho no mercado o tamanha correto , foi colocado uma garrafa de água que funciona perfeitamente , maquina funciona no galão ou na rede hidráulica , caldeira de 1l e 800 ml . com presóstato robert shaw . facíl regulagem.  assim que aprender colocar foto  . eu posto aqui 

estou pedindo R$ ¨6.000 ..  local;;;  RJ  desde já agradeço .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...