Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Terceira Compra Coletiva de Cafés VERDES 2015


Igor

Postagens recomendadas

Olá colegas Home Roasters, chegou o momento da nossa terceira Compra Coletiva, a última de 2015 e a primeira da safra 2015/16.

 

Se você já é um membro experiente, com outras participações em Compras Coletivas e se já está ciente dos cafés, preços e riscos, segue o formulário para preenchimento e oficialização dos pedidos: http://goo.gl/forms/Ucb5nybSG4

 

Caso contrário, sugiro a leitura do texto que se segue. Ele sofreu algumas pequenas alterações desde a última compra:

 

----

Índice: 

0- Introdução

            0.1 O que é a Compra Coletiva

            0.2 E quem lucra com isso?

            0.3 Riscos

 

1- A Compra Coletiva

            1.1 Como Participar

            1.2 Previsões e Prazos

 

2- Os Cafés

            2.1 Fazenda Mantissa

            2.2 Faz. Boasorte

            2.3 Faz. Ouro Verde 

 

3- Pagamento           

 

4- Envio

 

5- Agradecimentos

---- 

0- Introdução

            0.1- O que é a Compra Coletiva:

Comprar grãos crus de qualidade e em poucas quantidades é uma tarefa árdua e dispendiosa. Desta forma, a solução mais simples é a união. A Compra Coletiva é na realidade um esforço coletivo, onde nos unimos para comprar bons cafés verdes, em grandes quantidades e a preços mais acessíveis, tentando valorizar, quando possível, a negociação direta com o produtor e o Comércio Justo.

 

            0.2- E que lucra com isso?

A Compra Coletiva não tem fins lucrativos, porém é evidente que há custos operacionais envolvidos, como ligações interurbanas para negociar os cafés, embalagens, caixas e gasolina para transportar as encomendas até os Correios. É complicado estimar o quanto está sendo gasto em cada compra, mas em uma tentativa para contornar essa situação é feito um acréscimo de R$ 1,00 por quilo para ajuda de custo.

 

            0.3- Riscos:

Há riscos envolvidos na compra e como não há ninguém lucrando com todo o processo, o risco é de responsabilidade de cada participante. Não é de responsabilidade do Clube do Café ou de qualquer organizador da Compra Coletiva restituir o valor pago caso a encomenda seja perdida, danificada ou sofra qualquer acidente fora da posse dos organizadores.  É claro que acreditando na união que temos aqui no Clube, tenho certeza que haverá um esforço coletivo para ajudar ao máximo a pessoa que eventualmente chegue a ser lesada.

 

1- A Compra Coletiva

            1.1 Como Participar:

Se você está de acordo com os riscos envolvidos e com o valor a ser acrescentado em cada quilo, então basta preencher o formulário a seguir com os dados que lhe serão requisitados. Caso não esteja familiarizado com a Compra Coletiva, peço que leia tudo até final antes de preencher. O prazo limite para preenchimento do formulário é até dia DOMINGO 22/11 às 23:55 (Horário de Brasília). Após a data limite o formulário será fechado e nenhum outro pedido será considerado sem ser antes analisado pelos organizadores.

 

Formulário [ENCERRADO]: http://goo.gl/forms/Ucb5nybSG4

 

Respostas ATUALIZADAS: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1yX9IQARLOhMjygiELELv0IwP2s6bDwh_GCGLlL3G7k8/edit?usp=sharing

             1.2 Previsões e Prazos:

Os cafés deverão chegar em Belo Horizonte até o dia 05/12 e somente então os pedidos serão separados e remetidos. A previsão inicial é que todos os cafés tenham sido remetidos até o dia 12/12.

 

2- Os Cafés

            2.1 Faz. Mantissa:

Esta é uma nova parceria do Clube do Café com uma fazenda produtora de excelência. Acompanhamos ao longo do ano o café deles em vários eventos e muitos membros ficaram impressionados com a qualidade atingida nesta nova safra. O café que foi separado para a gente é um natural, que segundo a própria fazenda, bebeu 88pts. Os organizadores não chegaram a provar deste café. A analise sensorial/pontuação foi feita pela própria fazenda e estamos dando um voto de confiança para eles. Em vista da consulta que foi feita, limitaremos este café a 3kg por pessoa. Segue resumo:

 

Fazenda Mantissa

Poços de Caldas/MG

Montanhas do Sul de Minas

Altitude: 1.260m

Variedades: Catucaí e Catuaí Amarelo

Processo: Natural

Valor da Saca: R$ 2.000,00 + 85,49 frete

Quantidade disponível: 60kg

 

Valor Final por Quilo: R$ 34,75 + 1,00 = R$ 35,75

 

            2.2 Faz. Boasorte

Este café se trata de uma novidade na Compra Coletiva. É um típico café do Cerrado Mineiro, que se mostrará bastante balanceado em espressos e dará um bom coado para o dia a dia. O café foi provado repetidas vezes antes de entrar para a Compra Coletiva e se trata de uma aposta grande de um dos organizadores. É um café para quem busca custo\benefício, mas se engana quem acha que será um café flat e sem graça. Segue Resumo:

 

Faz. Boasorte - Topázio

Campos Altos/MG

Cerrado Mineiro

Altitude: 1.100m

Variedade: Topázio

Processo: Natural

Produtor: Júnior

Preço da Saca: R$ 800,00 com frete e ICMS inclusos

Quantidade Disponível: o tanto que precisarmos! 

 

Valor Final por Quilo: R$ 13,30 + 1,00 = R$ 14,30

 

2.3 Faz. Ouro Verde:

Este café dispensa muitas apresentações. O Cândido cada vez mais se mostra um parceiro do Clube e desta vez nos separou mais um Cereja Descascado. Não provamos o café que o Cândido irá mandar, mas se a qualidade com relação aos cafés que conhecemos for mantida, já sabemos o que pode ser esperado. Segue Resumo

 

Faz. Ouro Verde

Piatã-BA

Altitude: 1.300m

Variedade: ??

Processo: CD

Produtor: Cândido Ladeia Rosa

Preço da Saca: R$2.400,00 + 123 Frete

Quantidade disponível: 60kg

 

Valor Final por Quilo: R$ 42,00 + 1,00 = R$ 43,00

 

3- Pagamento

Após a data limite para preenchimento do formulário, a organização entrará em contato com cada praticante passando os dados bancários para transferência, assim como o valor completo: Café + Frete. Há duas formas disponíveis para pagamento:

 

i) via transferência de fundos para uma conta no Banco do Brasil;

ii) via Pay Pal - é necessário ter conta no sistema do Pay Pal (http://paypal.com/) e haverá um acréscimo de 6,5% + R$0,60 de taxas para utilizar este serviço.  

 

O pagamento é confirmado na própria planilha da Compra Coletiva. 

 

4- Envio

O envio será feito logo após a confirmação do pagamento e dentro dos prazos estabelecidos em 1.2.

 

Uma possibilidade que utilizamos para driblar os altos custos do transporte é o Envio Coletivo. Ele funciona da seguinte forma, ao invés de fazer remessas individuais para várias pessoas da mesma cidade, os membros regionais se organizam para que o envio seja feito para um representante e essa pessoa fica encarregada de distribuir localmente os cafés. Caso opte por essa opção, não deixe de solicitá-la no preenchimento do formulário.

 

5- Agradecimentos

Um grandíssimo obrigado

 

aos colegas e membros que estão sempre nos apoiando com sugestões e críticas para melhorar cada vez mais nossas Compras Coletivas;

 

ao Cândido;

 

ao amigo Renato barista daqui de BH que apresentou o café da Faz. Boasorte e que está nos ajudando na intermediação da negociação;

 

a Guiga, representante de vendas da Faz. Mantissa que foi tão solicita com relação aos nossos pedidos.

 

Att,

Igor 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei pegando  1kg do Mantissa e 2kg do boa sorte,  falei com meu irmão apesar de termos bastante estoque de outros cafés, mas ele achou que vale a pena experimentar, duro que meus outros grãos estão ficando velhos e agora não estou podendo torrar, mas enfim, valeu Igor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preenchi lá. Terminei mudando de ideia e só pedi 2 do Mantissa e 2 do Ouro Verde.

O porém é que não dava pra apagar a seleção já marcada no Topázio. Pus em "outro" e deixei em branco, mas não sei se deu problema.

Ao visualizar a planilha, minha linha não estava centralizada como as outras e também não tinha total calculado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Igor,

 

já preenchi tbm meu pedido. De novo parabéns por todo o trabalho. Como tbm sou de BH nos fins de semana posso ajudar. É só você falar o que precisa.

 

Dúvida: O pessoal de BH quando encomenda pega diretamente com você o café?

 

abraços,

 

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tô sentindo falta de alguns... complicado isso viu... Bem, vamos continuar recebendo os pedidos e depois a gente vê o que faz. Vou colocando o pessoal na reserva por enquanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor Sam! Me manifestando! Ainda ainda devo ter uns 4 kg de verdes, então então devo passar essa compra, pego alguma coisa na próxima =)

 

De novo, sensacional sua organização!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimas horas para oficializar seus pedidos. Ainda não sei como faremos com os excedentes, mas continuem preenchendo o formulário normalmente. Tentarei buscar uma solução...

 

Alguém tem notícias do Mortari??? Eu mandei um e-mail para todos avisando da compra, espero que ele tenha recebido tb. Aliás, alguém ficou incomodado por ter recebido o e-mail?? Caso positivo, me mande uma mensagem que tiro seu e-mail da lista. 

 

E parece que as Compras Coletivas já não saem mais com menos de 200kg.... tenso! E pensar que essa compra era pra ser pequena, deixando a maioria dos cafés para fevereiro... já tô até pensando como vai ser a de fevereiro... 300kg??? :blink:  

 

Bem, caso alguém queira reformular os pedidos, diminuindo a quantidade do Mantissa em especial, para poder ceder uma parte para os que chegaram depois eu ficaria agradecido (e os que estão sem cafés também). Novamente vou lembrá-los que teremos outra Compra em breve... 

 

Abs e bom domingo para todos,

Igor 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,gostei muito de ter recebido o email! Deveria ser padrão em todas as compras coletivas.

 

Acho que as compras coletivas cresceram bastante mostrando a evolução do fórum, o aumento do número de torradores domésticos, o crescimento da demanda e a importância cada vez maior do Igor no processo.Parabéns Igor,por mais uma compra coletiva,pela organizaçao impecável e pela escolha dos cafés,simplesmente sensacional.E que venha a próxima compra, minha demanda foi feita contando com a proxima compra [emoji12]!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor pode reduzir pra 2 meu mantissa liberando um pra alguém.

 

Sei que disse que não deve dar mas se der mais do mantissa aumento a quantidade.

 

Não te dei parabéns nem agradeci pois estava viajando mas agora que voltei, agradeço e te mando um parabéns pela ótima organização da compra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Período para preenchimento do Formulário encerrado.

 

Gostaria de agradecer quem gentilmente cedeu uns quilos para ajudar os colegas. Tive que fazer uns ajustes para atender a todos e isso incluiu reduzir alguns pedidos (inclusive o meu).

 

Bem, segue planilha final já com o valor do frete. Não deixem de conferir se está tudo ok. Essa semana começarei a entrar em contato com cada participante para começarmos a parte de cobrança, aguardem. 

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1yX9IQARLOhMjygiELELv0IwP2s6bDwh_GCGLlL3G7k8/edit?usp=sharing

 

Grande abraço,

Igor 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, parabéns novamente!!!

Não acompanhei o tópico após ter entrado com meu pedido e, como fui um dos primeiros a entrar, não sabia da dificuldade com o Mantissa. Alguém ficou sem poder comprar? Se for o caso, como pedi 2kg, pode tirar 1kg do meu.

 

Abraços, Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...