Ir para conteúdo

Sistema de filtragem Melitta


Jose Alexandre

Postagens recomendadas

Tem um vídeo gaiato do sweetmarias em que eles falam de como os cafés são colhidos nem todos maduros. Eles dizem que em testes (essa parte não pareceu ser piada, mas nunca se sabe), uma bebida vinda de grãos nem todos vermelos como nas melhores fotos não costuma ganhar de uma bebida em que os grãos incluiam alguns não tão maduros. Como estamos falando em complexidade, se de fato não tiver grão verde atrapalhando, até faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks e Lisboa,

 

o que vocês me dizem desse artigo:

 

http://coffeetime.wikidot.com/espresso-evaluation-using-a-tds-meter

 

A conclusão me chamou bastante a atenção:

 

Conclusion

Buying a TDS meter to analyse your espresso or americano is a complete waste of money and will tell you nothing useful no matter how much you spend on the TDS meter.

 

Eu tava pensando em colocar esse artigo como um tópico próprio,mas como a discussão aqui segue nesse aspecto prefiro ouvir aqui primeiro...

 

Lisboa você tem usado um TDS correto?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece que temos surgindo várias opções de filtros de porcelana

o beehouse com dois furos

e esse aerolatte com três

817XxGMy6jL._SL1500_.jpg

http://www.amazon.com/Aerolatte-Ceramic-White-Coffee-Filter/dp/B00BSROAJG

a vantagem é que podemos emular o funcionamento deles com adaptações ao Melitnha

estropiamento

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715779967-filtro-de-cafe-aerolatte-cermica-papel-bebida-quente-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafa, eu já tinha topado com este artigo quando ainda estava procurando um refratômetro. Em parte ele tem razão, mas acho que este assunto já foi de alguma forma debatido no tópico "Refratômetro" (http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1008-refratometro/page-3). Faça o favor de repostar sua pergunta naquele tópico, que à noite eu dou uma resposta mais detalhada. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um vídeo gaiato do sweetmarias em que eles falam de como os cafés são colhidos nem todos maduros. Eles dizem que em testes (essa parte não pareceu ser piada, mas nunca se sabe), uma bebida vinda de grãos nem todos vermelos como nas melhores fotos não costuma ganhar de uma bebida em que os grãos incluiam alguns não tão maduros. Como estamos falando em complexidade, se de fato não tiver grão verde atrapalhando, até faz sentido.

Graos colhidos verdes sempre me preocuparam. Acabo torcendo um pouco o nariz para lavouras onde se realiza colheita mecanizada com as drricadeiras chacoalhando o arbusto e derrubando alguns graos verdes com as cerejas maduras. Com certeza tem outros fatores q interferem na qualidade da bbida, mas acho q graos cuja poupa nao amadureceu nao ajudam.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Rodrigoks e Lisboa,

 

o que vocês me dizem desse artigo:

 

http://coffeetime.wikidot.com/espresso-evaluation-using-a-tds-meter

 

A conclusão me chamou bastante a atenção:

 

Conclusion

Buying a TDS meter to analyse your espresso or americano is a complete waste of money and will tell you nothing useful no matter how much you spend on the TDS meter.

 

Eu tava pensando em colocar esse artigo como um tópico próprio,mas como a discussão aqui segue nesse aspecto prefiro ouvir aqui primeiro...

 

Lisboa você tem usado um TDS correto?

 

Valeu

O argumento do rapaz vem a fortalecer umas coisas que tenho matutado.

Até que ponto é bom tecnicizar a tanto a coisa

se o que importa de fato é o gosto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto não se discute, quando muito se expõe, ou se debate pelo amor ao debate... Se o que importa de fato é (só? ou não só?) o gosto, então o resto de fato não importa, né ou num né? :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante (diferente do usualmente "ensinado" para o V60, por ex.) a parte final em despejar a água em fio (só) no centro do filtro, em vez de em círculos o tempo todo (esta última técnica parece-me favorecer a extração). O barista da Academia do Café fazia assim no V60, só no centro.

 

Percebi que fazendo como no vídeo a extração chega ao volume desejado em menos tempo, antes demorava mais de 2:30 min, agora da 2:00 min exatos, usando proporção 1:9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça, não ficou subextraido, o café ficou um pouco "mais forte", ou seja, aumentou o %ext. Pelo menos eu acho, ne? Acho que a principal diferença entre o Melitta e o Hario qeue pode influenciar no resultado final é o formato do porta-filtro; falo como iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O formato

O tamanho do furo

A textura do filtro

Tudo agindo junto

Acho q diminuir a extração pra dois minutos não e positivo. Tanto em melitta quanto em qualquer outro sistema. Nesse qsito tempo de extração observou a granulometria e o fluxo da agua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Melitta tem a restrição, pra ficar mais rápido que o V60 a moagem tem que estar muito grossa, e consequentemente a tendência é ficar subextraído. Meus melhores resultados com o Melitta estão entre 3:00 e 3:30 de extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jaum, o que é café "forte" pra vc? pois isto pode não ter nada a ver com a %Ext. Você pode extrair um ristretto 1:1 (fortíssimo, quanto ao sabor, no sentido de concentrado) e estar com uma %Ext baixíssima, ou seja subextraído (como é de se esperar).

 

Assim como o Luis Paulo, no Melitta tenho conseguido bons resultados entre 3:00 e 3:30 (às vezes 4:00, depende da granulometria), ressalvando que normalmente tiro 200ml na xícara, e considero como tempo de infusão até quando restam 50-70 ml a passar (um pouco depois que começa a gotejar) daí pode ir até 4:00, 4:30 (ou mesmo 5:00), até digamos a água ficar abaixo do pó, que não faz diferença significativa, pelo menos não conto como tempo total de extração, conforme um outro post do sergio em que isso foi explicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café "forte" pra mim é quando sinto o sabor mais forte do café e pouco ácido. Quando eu comecei a usar o Melitta eu moía tão grosso o café e tentava despejar a água uniformemente sobre o pó, -ao invés de só no centro como o vídeo do primeiro post mostra, que a extração menos de 2:00 min (BR 9%) e parecia que eu estava bebendo água quente com limão. Moendo mais fino e despejando a água apenas no centro obtive resultados que mais me agradaram. Vou tentar com 3:00 min pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forte=concentrado.

 

Só que, fixada a razão de preparo, se vc aumenta %ext, aumenta também a concentração.

 

Claro que isso é bem básico. Mas o básico é o mais importante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3:00 saiu amargo ao meu paladar. Talvez tenha a ver com a forma como despejo a água. Acho que vou continuar com meus 2:00 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Esse final de semana fiz um café com o mellita para minha família e como era maior a quantidade eu não acertei. Geralmente uso 20g para 300ml de água, moendo médio no encore com infusão de aproximadamente 2 minutos. Dobrei as medidas porém não consegui passar 600ml de água em dois minutos, demorou quase 4 minutos e ficou fraco comparando ao que sempre faço. Como vocês fazem quando precisam passar café em maior quantidade, aumentam o tamanho da moagem, deixam o tempo de infusão maior ou outra dica? Att, Wilson Filho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a granulometria for a mesma, não vai ficar mais fraco, e 4 minutos não é exatamente um problema, ao contrário, certamente a extração será melhor. Como eu disse no último post, um famoso barista que antes recomendava de 2:30 a 3:00min de percolação, passou a recomendar no mínimo 3:00min e não vê problema até 4:00 ou 4:30min. A questão é que mudando a granulometria, muda tudo! Por isso mesmo existem vários tamanhos de porta-filtros, para uso de acordo com o volume de café preparado desejado.

 

Às vezes pode ser preferível vc fazer duas receitas que já estão ajustadas e testadas, do que tentar fazer tudo de uma só vez. Eu só uso a AP, o que me dá em média entre 185ml e 188ml de café pronto, isto dá para até 3 pessoas; quando tem mais gente, ou o pessoal quer mais (geralmente querem um repeteco), preparo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson, 600ml em 4 minutos é um tempo normal. O que você pode variar são a moagem e o despejo, mas em relaçao ao tempo está ok. Se você está moendo médio no encore, pode afinar um pouco mais, porque provavelmente está grosso pro método, subextraindo, e dando um gosto ácido e fraco bem característico de subextraçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse final de semana fiz um café com o mellita para minha família e como era maior a quantidade eu não acertei. Geralmente uso 20g para 300ml de água, moendo médio no encore com infusão de aproximadamente 2 minutos. Dobrei as medidas porém não consegui passar 600ml de água em dois minutos, demorou quase 4 minutos e ficou fraco comparando ao que sempre faço. Como vocês fazem quando precisam passar café em maior quantidade, aumentam o tamanho da moagem, deixam o tempo de infusão maior ou outra dica? Att, Wilson Filho.

fala amigo,beleza?  sera que não é a granulometria? deixe ela um pouco mais fina. faço muito café na mellita e o meu ja ficou assim quando eu estava ajustando minha Hario slim,depois que ajustei uns 3 clicks no sentido horario,ficou perfeito.. talvez seja isso,teste ai e poste aqui sua experiencia ! abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com relação ao tempo ta tranquilo mesmo.

o lance é achar a moagem que vai te dar uma bebida equilibrada

em relação á torra 

afinar demais também pode ser um problema

pra mim isso foi mais comum no hario

no melitta é mais tranquilo

que tamanho de filtro usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda de todos, a minha preocupação com o tempo seria do café ficar muito amargo pelo tempo maior que o pó fica em contato com a água.

Hoje dei um ajuste na encore e consegui um café muito bom. Vou mexendo nessas variáveis que vocês comentaram e aproveitar a ideia de quando precisar fazer em maior quantidade fazer mais vezes como faço diariamente para não ter mais erro. Vocês não imaginam a minha cara quando todos esperavam um super café pela propaganda que eu fiz e cheguei com aquele café fraco. Vivendo e aprendendo. Att, Wilson Filho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Desde que eu não conhecia, imagino que a maioria tampouco, esta novidade da Melitta.

Ontem comprei este 102 "3 Aromazonen" da Melitta, em papel reciclado (não acho Melitta branco por aqui).

Como podem ver tem três zonas de extração, com porosidade diferente, na legenda definidos como:

1. Entfalten (algo como "desdobramento" separação ou diferenciação dos aromas

2. Verfeinern (visa homogeneizar a extração, e deixaria o aroma mais "fino" ou delicado ...

3. Abrunden , ("arredondaria" , evitando o amargor.

 

Burny pode explicar melhor.

A vista nua não dá para perceber diferenças em tamanho dos poros, no desenho do pacote pareceria que a 3 (superior) seria a mais grossa.

 

Minha primeir experiência não valeu como tal, desde que utilizei pela primeira vez um Guatemala, de origem não identificada, e que comprei no escuro, ainda que de um bom torrador.

Também estava com a cabeça em outro lugar e preparei o café mecanicamente, sem prestar maior atenção.

Tenho lavado previamente os filtros de papel reciclado da Melitta é praticamente não tem deixado sabor, no entanto hoje estava bem presente, porém também é bem possível que seja sabor de sacaria do próprio grão.

Percebi que fluxo é bem homogêneo, e a duração, ainda que sem medir, me pareceu dentro do habitual.

Não conheço este grão, mas ainda assim percebi uma diferenciação nos aromas e sabores, no caso não muito agradáveis, porém claramente separáveis.

 

Evidentemente que esta informação é meramente intuitiva, quando fizer com o Camocim (tenho um restinho) espero que dê para comparar um pouco melhor.

 

27343823qv.jpg

 

27343824ui.jpg

 

27343825pe.jpg

 

27343826mq.jpg

 

27343827jr.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melitta está divulgando aqui no Brasil nas embalagens um sistema de "microfuros". Achei que o papel dela melhorou muito de uns anos pra cá. Esse inovador sistema ai, ainda não chegou por aqui. Esse papeis sem o "branqueamento" entretanto ja eram vendidos aqui no Brasil como sendo ecológicos, mas não tinha essas 3 divisões. Fiquei curioso, uso bastante filtros melitta na clever. Uma pergunta esse filtro com essas 3 divisões, não está disponível no papel tradicional, aquele que passou pelo branqueamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tem esse sistema com papel branco. No patente fala que uma camada do filtro tem cortes, muitos na parte superior, menos no meio, e menos ainda no fundo. Assim tem pouca retenção de óleos de café e zonas com fluxos diferentes:

 

http://www.google.com.my/patents/EP2606777A1?cl=de

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava usando este Mellita com micro furos no meu 103, e hoje estou usando o 3 corações. É fato ( pelo menos pra mim) que a extração do Mellita é perceptívelmente melhor. Boa tecnologia [emoji106]

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...