Ir para conteúdo

Espresso Forge tupiniquim


rbata

Postagens recomendadas

Olá pessoal!

 

Estou planejando construir uma versão tupiniquim do Espresso Forge aquele desenvolvido por um forista do Home Barista.

http://www.home-barista.com/espresso-machines/espresso-press-project-t34309.html

 

Trabalho como projetista de equipamentos, teria certa facilidade para desenhar e conheço algumas oficinas que poderiam fabricar.

 

Gostaria de aproveitar peças de mercado já existentes como o desenvolvedor do Espresso Forge fez com os itens abaixo:

 

- basket

- shower screen

- vedação

 

Esqueci o nome das peças acima em português!

 

Porém aqui no Brasil quais seriam os modelos/marcas mais adequados para estas peças? Talvez componentes de alguma máquina comercial? Ou o ideal seria importar da Espresso Parts por exemplo?

 

E tamanhos que vocês recomendariam e que sejam compatíveis entre si? 58mm mesmo? Diâmetros maiores tendem a exigir uma moagem mais precisa e mais fina? Ou isso é bobeira? Talvez diâmetros maiores exijam menos força no momento de baixar o embolo pois tem menos restrição a passagem da água, correto?

 

Alguma outra dica pessoal? Ideias?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalha com 58mm  , que vc vai ter mais flexibilidade , compra tudo Gaggia na Imeltron que importava as Gaggia , eles vendem bem barato.

 

Se vc preferir 51mm , vai usar peças delongui ou electrolux

Se preferir 53mm , Saeco , LaSpaziale ou Breville .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de peça gaggia, pelo motivo q o carlos falou.

Quanto a força acho q vc ta enganado, se o seu objetivo e extrair em 9 bar a força q vc faz vai aumentar conforme aumenta a área aumenta.

Curti muito esse projeto cara.

Vai fundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa rbata! Eu tinha muita vontade de reproduzir o Espresso Forge para mim, mas me falta tempo para correr atrás disso. Eu faria de 58mm pois é o padrão comercial. Eu, por exemplo, iria querer um sem filtro, pois iria usar meu filtro VST.

 

Além da Imeltron, sugiro pesquisar com o Thiago da http://www.cafecozinhaecia.com.br

 

O desenho da EF é super simples. O lance mesmo é encontrar peças já existentes e padrão de mercado para baratear o custo.

 

Manda a ver!!! :)

 

Enviado desde mi Nexus 4 mediante Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o Santiago, a parte inferior do grupo, tela do grupo, e borracha de vedação vá de gaggia e filtro pegue um VST. Vai ficar muito bom. Sucesso.

Msm pergunta aki de cima, pretende comercializar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é muito interessante, tem a flexibilidade de pôr quantos BAR vc quiser etc. Salvo engano o filtro VST é de 58,4mm, seria uma ótima pedida um filtro VST pois é uma variável a menos para se preocupar. Manda brasa!  ;)  (ops, entreguei minha 3ª idade) :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, agradeço o rápido retorno!

 

Acho que 58mm é o caminho mesmo, e me parece a tendência nos fóruns brasil a fora. Fica compatível com uma variedade de filtros.

 

Só não sei se as vedações/guarnições sempre mantém a compatibilidade para qualquer filtro 58mm.

 

Já me cadastrei na cafecozinhaecia, vou pedir cotação pra eles.

 

Quanto a comercializar, eu precisaria avançar mais com o projeto e verificar se os custos ficam baixos de forma a viabilizar alguma margem de venda e um preço final camarada. A princípio a intenção é fabricar um para poder brincar pois acho proibitivo o preço das máquinas de espresso que eu gostaria de ter...rs

 

Caso avalie que não seja interessante comercializar, ao menos posso disponibilizar o projeto online e o contato da oficina onde pretendo fabricar já com tudo meio acertado, valores, etc. Aí o pessoal pode comprar direto. Faz uns lotes de pedido, aí viabiliza a compra do aço inoxidável, e outros componentes difíceis de se comprar como pessoa física.

 

Pelo que eu vi, a EF v2 passou por umas melhorias e o pessoal do HB também levantou mais umas ideias:

 

- cabo maior e mais ergonômico, o original era pequeno demais

- maior volume de água no pistão para um volume de café final maior ao utilizar mais pó no filtro

- isolamento térmico mais durável

 

Vocês tem alguma outra sugestão??? Estou pensando em algum recurso para dar melhor estabilidade térmica. Talvez adicionar um termômetro, ou algo que permita um pré-aquecimento mais controlado.

 

Uma coisa que não gosto é aquele tripé que eles utilizam, acho feio e alto demais. Pretendo fazer algo com design mais elegante que não pareça uma peça de laboratório.

 

Depois faço uns desenhos pra mostrar melhor isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, ai já nao vai ser viavel fazer em uma chapa de inox acima de 2mm, encarece mt. Vc teria q soldar 'pilastras' de reforço na frente pra uma chapa de 2mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu notei a força que o cara faz no 1º vídeo (no mínimo duas mãos), a conexão tá ruim e truncando mas acho que entendi ele falando em 90 psi (só +-6,5 BAR) na hora da força! rsrsrs no 2º ele debruça com o corpo em cima do pistão (chega a ficar com a cara vermelha) e tem dificuldade em manter os 9 BAR. Notei tb que nos vídeos as pernas balançam e escorregam conforme se aplica força, o que não me passou segurança de estabilidade. Para atacar a Terra, os Tripods fizeram sucesso.... mas suas pernas eram flexíveis e (auto)controláveis; penso que para um equipamento destes, de café, 4 pernas dariam muito mais estabilidade ao conjunto. Ou mesmo, em vez de pernas maçicas de metal, fazer tipo uma caixa vazada (triangular, que seja, ou quadrada) assim o conjunto todo teria mais estabilidade (pois a base estaria interligada e totalmente apoiada na mesa), e provavelmente seria necessária uma massa total de metal menor. Não sei se consegui explicar o que estou idealizando.... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu, iria com peças mais comerciais, digamos assim. De uma olhada no site: http://cafecozinhaecia.com.br/

 

Acho que vale mais a pena colocar um boiler um pouco mais robusto do que o de alumínio da gaggia. Um totalmente de bronze cromado cairia bem. A fiamma mini bar tem um boiler de 250ml (já testados pelo Fábio, que a desmontou). Mas tem máquinas com boiler maior por ai (partindo de 1l). Dê uma pesquisada no catálogo, que fica disponível quando você se cadastrar. Já comprei com eles e, posso atestar que sai mais barato do que importar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandem umas fotos de sugestão, eu consigo desenhar no solidworks e fazer uma simulação estrutural para avaliar se irá deformar.

 

Já me cadastrei lá Guilherme! Só não entendi bem a ideia do boiler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele viajou no Boiler Rbata, não tem boiler no teu projeto, nesse projeto. =D

Só o grupo mesmo.

Miyamotar é o fato de não ler todo o tópico e dar um palpite "errado", fora do contexto.

 

Miyamoto é um forista querido por aqui que tem esses hábitos de ignorar partes do post. =D

kkkkkkkkkkkk...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsr, esta base não aguenta mesmo, como disse o Santiago , a minha primeira base do DEBUT era uma chapa de 2 mm fixada por um dos lados, eu havia usado errado o simulador do Solidworks e achei que daria, mas nem de longe deu, mas é uma opção legal, é só simular ( corretamente) no Solidworks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oblongo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 

Forma geométrica que possui mais comprimento que largura. Diz-se também de algo oval ou então elíptico.[1] [2]

Também é utilizado para designar obras gráficas (livros, folhetos e etc), cujo o formato tem a largura maior que a altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal.

 

Não tive tempo de ligar na casacozinhaecia (abreviando CCC) hoje mas peguei os códigos do catálogo para peças da Gaggia:


700146 guarnição 8,5mm
700150 guarnição 9,0mm

Acho que vou comprar as duas espessuras de guarnição, o preço não deve ser caro, e compensa algum desvio na fabricação, ou força necessária na hora de rosquear o anel no corpo da EF.


700255 filtro simples
700256 filtro duplo

Aqui também vou acabar fazendo o mesmo, comprar os dois modelos para poder fazer testes de volume necessário para espressos e duplos. Também pretendo fazer o tubo/pistão mais longo no modelo de testes com 100ml de volume para avaliar a quantidade ideal e encurtá-lo posteriormente.


700162 shower head
700542 shower holder

No chuveiro bateu a maior dúvida. O shower head da Forge original tem um formato diferente do da Gaggia, é encaixado por trás da guarnição, sem necessidade de parafuso. Já o da Gaggia é aparafusado, vai exigir uma rosca na fabricação e dificulta no dia-a-dia para a limpeza pois vai necessitar de ferramenta. Também estou confuso com relação a forma de vedação, a da Gaggia parece veda de uma forma diferente em relação ao da EF.

No catálogo da CCC tem diversos outros modelos e alguns similares ao da EF, oq vocês acham?
 

Neste link tem as peças de reposição da EF para comparar melhor: http://espressoforge.com/product-category/parts/

 

Durante a semana vou começar a modelar no 3D, aí esse tipo de interação entre as peças fica mais fácil de entender.

post-5408-0-84901100-1449525501_thumb.jpg

post-5408-0-88821700-1449525510_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbata , vc esta selecionando as peças de uma gaggia com grupo E61 profissional , isso será bem mais caro que o grupo de uma gaggia baby residencial .

 

A espresso forge usa uma chuveiro de grupo E61 , se vc quiser usar peças de um grupo E61 sugiro mudar de gaggia para uma maquina E61 que tenha peças mais baratas e faceis de achar como Italian Coffe ou Fiamma .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rbata, comprei uma maquina Gaggia estragada para tirar componentes, podemos negociar a guarnição, tela de chuveiro e tudo mais q vc precisa, se tiver interesse me mande MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...