Ir para conteúdo

OPV Gaggia Dose


Simone L.

Postagens recomendadas

Agora que a garantia da minha Gaggia acabou, queria tentar fazer o mod para redução de pressão.

Peço ajuda aos colegas sobre por onde começar minhas pesquisas, além de dicas para compra e instalação da OPV.

Quem já fez isso em outras máquinas e puder dar uns toques, eu também agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb tenho intenção de trocar a OPV da minha assim que vencer a garantia. Tenho impressão que dará uma suavizada no café, deixando mais ao meu gosto. Já qdo ao PID tenho minhas dúvidas...

 

Abraços

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olás.

 

Eu não sei se isso fará uma diferença tão grande. Antes de tudo, seria legal medir a pressão "estática" (entre aspas pois é estática na medição, mas sempre há saída de água pela OPV) ou "dinâmica" com uma válvula agulha simulando o fluxo de extração de um café...

 

Uma opção é fazer uma montagem com rosca 3/8 BSP fêmea que conecte no porta-filtro (tem que remover o bico). Essa montagem precisa de um manômetro, e aí mede-se estática (sem sair água pelo grupo). Seria a pressão máxima do sistema, e ao extrair café ela cai um pouco, na faixa de 0,5-1 bar. Ou seja, se estiver em 11 bar, as extrações devem ser nos 10 bar.

 

Se quiser ser mais detalhista, pode-se colocar um T e uma válvula agulha, com a qual se consegue abrir levemente e deixar sair um fluxo de 1-2ml/s.

 

Todos esses testes devem ser feitos sem o filtro, pois a pressão depois do filtro fará água sair por dentre o filtro e porta-filtro. Se quiser montar isso num filtro (furar, rosquear etc), aí pode-se usar um porta-filtro aberto com esse filtro medidor.

 

É meio chato encontrar essas roscas... Nas lojas de borracha e conexões, os vendedores entendem como "rosca gás", pois é o padrão mais usado em gás. Eu suspeito que as roscas hidráulicas também são BSP, mas são sempre maiores, de 1/2 para cima. O mais fácil é comprar um adaptador de 3/8 fêmea para 1/4 (macho ou fêmea) e a partir daí o T, válvula e manômetro.

 

Fiz testes com a Elektra e uma OPV e não consigo dizer diferença no sabor... Teve diferença maior na dinâmica da extração, parece haver mais tolerância - antes, com 12 bar iniciais, a extração canalizava mais facilmente ou ainda aumentava o fluxo bastante depois dos primeiros 15 segundos. Com 9,5 bar ficou mais "civilizado", mas difícil perceber grandes alterações no sabor.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Meninos,

 

Se for com relação ao sabor, é carta fora do baralho!

 

Já ouvi relatos que nem juiz de degustação consegue notar diferença.

 

Já com relação a tempo de extração, aí fica coerente...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, meninos, até desanimei agora...

Eu já tinha lido tanto que era importante ter a pressão em torno dos 9 bar, mas agora eu fiquei na dúvida se vale mesmo a pena mexer com isso...

Eu queria fazer essa modificação porque a Dose é projetada para sachê também (coisa que eu não uso), então eu imaginei que a pressão pudesse estar mais alta que o recomendável para pó, reduzindo o tempo de extração e prejudicando meus cafés.

Por favor, teçam comentários a respeito. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Sisi....

 

Boa noite companheira.

 

Tudo vai depender de sua moagem

 

Lembra da regrinha..... café de qualidade + moagem + tempo entre 25 e 30 s = Excelente expresso.

 

Se você acerta o tempo de extração na moagem, o que é mais simples, o resultado será o correto expresso.

 

Muito sinceramente, eu não mexeria na originalidade de sua máquina apenas por conta de tempo de extração, uma vez que no sabor, dificilmente vc notará a diferença.

 

Se vc não tiver um moinho bacana, invista em um, pois com um rancilio, vario ou baratza preciso, aí sim vc vai brincar legal !!

 

E ainda vc terá sua máquina acertada para sachês, e cá entre nós, temos altos sachês gourmets no mercado..... vai que um dia vc está com pressa e não quer fazer sujeira ou perder tempo!

 

Eu tenho certeza que seu caso se resolve muito facilmente na moagem.... café mais fino, vc oferece maior resistência à máquina e alinha o tempo de extração. A queima do café se dará no tempo correto e vc vai se surpreender.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Simone, tb to meio desanimado de fazer qq mod na minha, por isso é bom pensar direito se os resultados compensarão mesmo... Acho que aquela velha frase batida "o melhor upgrade é do moedor" continua sendo a mais acertada, pois aí não tem erro.

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Leonardopm

Simone,

 

De fato a mudança principal após o mod da OPV é a diminuição das canalizações. Também concordo que as diferenças no sabor são imperceptíveis, ao menos para mim.

 

Se você ainda não tem um moinho realmente bom eu acho que esse mod pode ficar para depois. É mais uma espécie de ajuste fino da máquina, que pode ser feito em uma etapa posterior.

 

Abraços,

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, você que instalou a opv em sua Baby twin, por acaso tirou foto ou filmou o passo-a-passo ? Estou pensando em fazer isso com minha baby também, mas se o fizer quero ter certeza de que vai ficar bom.

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Leonardopm

Bernardo,

 

Passo a passo não tem, mas tirei algumas fotos dela no local. Veja em https://picasaweb.google.com/102292562661132728713/GaggiaBabyTwinComOPVAjustavel?authuser=0&feat=directlink

 

Em termos gerais:

 

1. Comprar a OPV (código B0047/A) + joelho de conexão para a bomba com a arruela (elbow fit + elbow nut) + mangueira de teflon (teflon hose 4 x 7) + mangueira de silicone 5x8 (essa eu comprei no Brasil, no site www.fibracirurgica.com.br). As demais partes comprei no www.espressotec.com.

 

O link para a OPV está em http://www.espressotec.com/index.php/parts/gaggia-expansion-valve-assembly.html.

 

Assim que arrumar um tempo eu coloco um post na seção de faça você mesmo.

 

Abraços,

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...