Ir para conteúdo

Moka com crema - Vídeo


Ygor Durães

Postagens recomendadas

Boa tarde!

 

Fiz um pequeno passo-a-passo de como eu faço meu café (com crema!!!) na Moka Bialetti (cafeteira italiana), espero ajudar outros iniciantes que frequentam o forum:

 

qezgpeLl.jpg

 

Informações:

Moka Bialetti 6-cup

31g de Café 100% arabica Mundo Novo - Fazenda São Leopoldo - Moka Clube, torra recente
Moedor Hario Column
Moagem média-fina (p/ Moka)
~350ml de água filtrada natural pré-aquecida por 2'30" no microondas
Um pouco de água filtrada gelada no coletor de café para não queimar o café
  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que vídeo profissa. Parabéns, ficou bem claro todo o processo...Eu tenho usado alguns truques também: Primeiramente, se eu moer fino igual a você não existe café que não amargue aqui. Tenho que moer um pouco menor que french pro café ficar bom aqui. Fervo a água, coloco no compartimento inferior. Coloco água fria em cima, e aumento o espaço entre a cafeteira e chama com uma segunda grade de ferro. Fogo bem baixinho. Foi o que deu certo aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso uma placa difusora que tirei de um conjunto de fondue para não ter contato direto com a chama. O restante, faço igual vocês.

Excelente dica, Darcy! Quando puder, vou experimentar com a placa.

Deu até vontade de ter uma moka.

Vídeo com gosto de quero mais.

Parabéns, Ygor!

Obrigado, Wagner!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a concentração que vc usa ta pouco mais alta que pra coado

e vc usa moagem mais fina que a qual eu uso pra coado, na moka

eta café de cabra macho siô!

açúcar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

De qualquer forma, mesmo com torra recente e feito na Brikka, a crema não dura muito. É um erro pensar que se consegue com as cafeteiras italianas um resultado próximo ao de um expresso bem tirado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Tentei reproduzir essa obra de arte e não deu muito certo não hahahahaha

Acho que por causa do grão, porque os passos eu segui certinho e a moagem parecia bem próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, acho que li num outro tópico que vc comprou grão Melitta de supermercado, foi isso? Se foi, olha a data de fabricação (se tiver) ou de validade... em geral, café de mercado vem marcado com 1 ano de validade, então se tá pra vencer em, por exemplo, 3 meses, é provável que tenha 9 meses de prateleira. Inútil pra quem quer bons cafés em qq método. E mesmo que esteja fresco, em geral é um café barato, sem "destaques", e com defeitos no limite do admissível (gourmet?). Aí no RS tem boas opções de grão pra comprar pela web com frete barato, dá uma olhada no tópico de compra de café online...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, exato. Usei um Melitta que comprei mais para testar o moinho mesmo, já que queria ver se ele estava funcionando corretamente, pois o prazo de avaliação do Mercado Livre já estava esgotando e não conseguiria comprar um grão bom até o fim dele. O pacote diz que o lote é de 20/02/2016, não faz muito tempo que está na prateleira, mas mesmo assim acho que deve ser só o grão dos outros cafés moídos dele. A diferença mesmo é vir inteiro.

Falei com uma cafeteria aqui da cidade e disseram que eu posso fazer um pedido de grãos da marca Café do Mercado, marca muito utilizada nas cafeterias daqui, junto com eles e assim economizar com o frete. Posso fazer o pedido a eles até amanhã, mas antes vou dar uma olhada no tópico que me indicaste.

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, esse café tá pra lá do ponto de fazer crema, são mais de 90 dias de embalamento, o que implica nuns 100 dias de torra. Nem em máquina de espresso profissional vai dar certo. Pra fazer crema na Moka precisa ser café com menos de 25 dias de torra, de preferência com 5 a 15 dias.

 

Esse conceito de "café de descarte" só funciona se for café barato mas recém-torrado. Eu passei pelo mesmo que você, mas mais de 10 anos atrás, quando não havia quase opção de comprar café bom. Hoje tá cheio, é só procurar direito. Não sofra à toa, compre café recém-torrado. Um café bom e barato que fica ótimo na Moka é o Fazenda São João da Fazenda DaTerra, que você encontra na Nossa Casa Café. Veja se o frete deles compensa pra você, eles mandam no dia da torra, não fazem estoque e torram 2 dias por semana. Se pedir PAC, deve ficar baratinho e chegar dentro do prazo ótimo de uso, pois só depois de 5 dias de torra é que o café chega no ponto bom de fazer moka e espresso.

 

Sobre tamanho, em geral, as menores tendem a fazer mais crema. A minha predileta é a Bialetti Moka Express de 3 xícaras, faz um café encorpado e com crema, e com as técnicas certas não amarga nadinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, obrigado pela indicação! Gostei muito do site e da variedade. O PAC dele aca sendo igual ao valor da maioria, então acho que vou acabar pegando dele mesmo. Outra coisa que gostei é que vendem em embalagens menores, assim sempre vou ter grãos mais frescos, ao invés de comprar 1KG e deixar o saco envelhecendo os grãos.

 

Que bom saber que a moka menor tende a fazer mais crema, porque a minha é uma de 2 xícaras (eu acho. Faz tempo que comprei). Eu pensava que era justamente as menores que não fariam. 

 

Agora tenho outra novidade. Acabei pegando uma Oster Prima Latte semi nova que achei em uma promoção no Mercado Livre. Daqui uns duas vou aparecer pelo tópico da Oster para falar sobre ela e sobre filtros despressurizados hahahahaha

 

Esse grão que você me indicou serve tanto pra moka quanto espressos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, parabéns pela aquisição! :)

 

Sim, o Fazenda São João fica bom no espresso, é ótimo pra aprender a extrair, pois é um grão bem flexível. Não tem notas intensas em nenhuma parte do espectro, mas vai do frutado ao achocolatado com distinção, dependendo da moagem e da técnica (dose, socamento, temperatura).

 

Só não gosto muito dele nos coados, fica sem brilho, mas pra Moka e no Espresso fica bom mesmo. É meu "café base" pra fazer Lattes e Cappuccinos, mas também é o que as visitas "leigas" costumam gostar mais no espresso, pois tem pouca acidez. B)


PS: o Villa também fica muito bom no espresso, pelo preço é show demais. Recomendo que o teste assim que "dominar" o Fazenda São João, pois não é muito diferente no feitio e é só um pouco mais "complexo" de acertar. Já o Bruzzi Espresso fica, ironicamente, melhor na Moka que no espresso e é bem mais frutado e ácido, mas requer mais prática e muita manha pra acertar. Os bourbons, sweet collection e o orgânico dão mais trabalho pro novato, mas depois de "dominados" mostram seu valor e justificam o preço um pouco maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado! Estou ansiosíssimo pra que chegue logo! Vou pegar o Fazenda São João então pra começar a aprender, porque não adianta também pegar um muito bom se o "barista" aqui não sabe extrair. =P

Visitas "leigas" foi ótimo hahahahahahaha

 

Muito obrigado pelas dicas e explicações! Estou gostando muito de aprender com vocês. Não sei muito sobre cafés, só sei beber diferenciar um bom de um com baixa qualidade. Já pra minha namorada é tudo a mesma coisa.

Fiz um passado na moka pra ela com os grãos melitta moídos no moinho e ela disse "mas isso é só café" hahahahaha Já eu notei que o sabor ficou mais intenso só pela regulagem da moagem e por ser moído na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Acabei de preparar dois cafés. Os dois com mesma moagem, mesma quantidade, mesma água e mesmo processo. A diferença foi que em um deles a moka foi posta diretamente ao fogo e a outra sobre uma base de ferro que estava sobre o fogo. 
O resultado foi que achei o café na moka sobre a chapa de ferro menos amargo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...