Ir para conteúdo

Café na Moka ou Aeropress e Moedor


Postagens recomendadas

Ola, eu comecei a gostar de beber café ha menos de 1 ano.

De uns meses pra cá venho aprendendo degustar melhor.

Comprei alguns pacotes de café de minas direto com produtores e gostei muito, porém comprei moído. 

Pesquisando vi que moído na hora é bem melhor, minha dúvida é sobre o melhor moedor pra moka,

o Porlex mini seria uma boa opção?

Queria mesmo um moedor eletrico, mas os bons que vi são muito caros acima de R$1000 e eu tenho no max R$400.

Não posso gastar muito, ja li muito aqui nos foruns, mas ainda tenho essa dúvida.

 

Eu uso Moka muito tempo, e gosto de café mais forte, mais intenso e essa cafeteira me traz esses sabores.

O mesmo café quando faço no coador, nunca fica bom, sempre fica ralo. então detesto café de coador, 

fiquei bem interessada em comprar também  o Aeropress, vale a pena? é melhor que moka? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcela na minha opinião Aeropress é infinitamente melhor que moka. Coado também. Você diz que gosta de cafe forte, intenso, eu te pergunto você bebe café com açúcar? A maioria das vezes que bebi moka tinha gosto de queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj. pela manhã tive uma grata experiência com a Aeropress. Fiz 24g, para 200gr de água, pré-infusão de 40s, agitação 10s e infusão de 3 min. Extrai no método invertido e pressionei o êmbolo até o final. Usei um filtro de papel, já pela 4a. ou 5a. vez.

Café de torra escura, boa procedência, torra recente. Um gourmet comum. Moído no Hario mini, 10 clicks.

Já venho usando esse grão a quase um ano, no V60 e no espresso e agora na Aeropress basicamente com o mesmo moedor.

Não tenho uma moka, não me recordo quando tomei café em uma moka.

Enfim, o sabor que obtive desse café hj. foi surpreendente pelo histórico que apresentei. Um sabor bem equilibrado sem amargo e um pouco ácido, não consegui resolver isso... sempre está saindo um pouco ácido. Pode ser a temperatura, pois estou sem o termômetro.

Bom, o depoimento é para reforçar que Aeropress é um excelente método, ainda uma novidade pois foi inventado faz uns 10 anos. Aqui no fórum, de todos os métodos, tirando o espresso, é o mais comentado e acredito ser o mais usado e apreciado, tirando o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não adianta perguntar qual método é melhor, só experimentando mesmo para definir, pois cada pessoa tem um gosto. Eu de uns tempos para cá estou conseguindo ótimos resultados na moka. O café tem saído bem doce e isso com minhas torras que ainda estou engatinhando nisso. Meu pulo do gato foi não deixar o fluxo aumentar a ponto do café quase espirar para fora com o vapor, além de respeitar uma quantidade limite de água no reservatório. Como não tenho um controle da chama muito bom vou aproximando e distanciando a moka da chama, isso quando está para mais da metade extraído que é quando inicia um fluxo maior se deixar, além de quando tiro do fogo já coloco logo em cima de um pano molhado para cortar o vapor do final. Antes disso o café facilmente amargava ou ficava com gosto metálico. Aeropress eu não tenho, mas das experiências que tive quando tomei não vi nada demais. Talvez me falte ter para fazer eu mesmo e achar a melhor forma que me agrade neste método. Assim acho válido adquirir, já que está interessada. Mas o primordial, é o moinho, sem ele não conseguimos variações nos métodos e, principalmente, o café fresco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso moka e french press, e uma moagem mais grossa e consistente para esses métodos geralmente não se consegue com moinhos nessa faixa de preço, eu utilizava um hario collum(R$ 360), agora comprei smart grinder pro (R$ 950), a diferença de qualidade (moagem e sabor) é gritante, por isso seria mais interessante investir diretamente em um moinho elétrico de entrada que servirá tanto pra moagens mais grossas ou mais finas... Poderia ter economizado R$ 360 se soubesse disso antes... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dadas as restrições

moka e moedor manual

as aeropress que existem na praça estão o preço de uma córnea

e com um pouco de traquejo a moka vai te proporcionar bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou AeroPresseiro de carteirinha, é o método que mais utilizo, e a grande vantagem da AP é a flexibilidade pois você pode variar (e muito) todos parâmetros interrelacionados tais quais: moagem, tempo de infusão (que, assim como na Clever, tem a grande vantagem de extrair homogeneamente de todo o pó), agitação, temperatura, filtros (metálico, um ou dois de papel), e controle absoluto do tempo final de extração (quando se usa o êmbolo). É o método, para mim, em que você tem o controle total de todas as variáveis de extração. :) Ultimamente ando brincado bastante com a Clever, que é quase igual no controle de parâmetros, exceto pelo tempo final de extração (quando se abre a válvula) pois o tempo de escoamento vai variar um pouco conforme a moagem usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...