Ir para conteúdo

Cafeterias em Porto Alegre


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Baden desisti, duas vezes que estive em POA e estavam fechados... Uma vez as 10 da manhã e sábado as 11 hrs...  :angry:

 

 Tentei ainda buscar café com o Jonathan mas ficou tarde.

 

 Alguém provei o espresso do novo quisque do Iguatemi, o Cafézinho? Comprei um saquinho de blend deles, achei a torra muito irregular, inclusive com um grão quase verde. O sabor ainda não tenho base para avaliar... :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Que pena, não tive a oportunidade de ir. Realmente, em shopping estamos bem mal de cafeteria. Gostava muito do press (apenas do café, o ambiente me parece muito elitista), mas não voltei lá desde que comecei a saber o que é café por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ao Cafezinho, no Iguatemi, seguindo as recomendações do rbcassani e do Rodrigo. Gostei do espresso duplo. A decoração do quiosque é bem bacana, suave e rústica ao mesmo tempo. Os atendentes são atenciosos. Não pedi nada para comer, mas o cardápio de salgados e doces me pareceu atrativo. Vendem xícaras e canecas interessantes, além de cafés em grãos, mas sem a data da torra; perguntei, mas não sabiam informar... Acabei não comprando por causa disso.

 

Nos meus planos agora está visitar as cafeterias que compram cafés da W&S. Penso que eles se dão ao trabalho de comprar café 100% arábica é porque se preocupam o resultado final, e não apenas com lucros... Há pouco fui no Mercado Brasco, na verdade eles tem uma superautomática, self service, com copos "to go". Vale a pena para quem é da vizinhança e precisa colocar a cafeína em dia na correria.

Falta ainda, pela minha memória, o café Positano na Tristeza, o Les Amis no Jardim Europa, e o Public Market, além da Yami café, indicado pela Anita, que somente agora me dei conta de que se localiza a poucas quadras de onde moro... A Padarie eu já fui, mas nunca não consegui lugar para sentar... Os pães achei bons, mas me passou a impressão que todos, do ciabatta à baguete, serem muito parecidos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje fui no Press café do Barra shopping, e constatei o veredicto do rbcassani e do rodrigoks; efetivamente, espresso muito águado. Nespressizaram o espresso. Uma lástima fazer isso com cafés da Fazenda Pessegueiro e não utilizar corretamente o potencial do maquinário (uma Astória de dois grupos). E também pararam de valorizar o barista, há muito tempo eles colocavam um adesivinho com o nome do profissional, achava uma sacada muito interessante. Até pouco tempo, no restaurante Bah, do grupo do Press, a mesma prática era observada, não sei se ainda o é.

Depois, aproveitando que estava na zona sul, fui ao Café Positano... A decoração é impecável, o piso muito bonito, e o atendimento 100%. Pedi um ristretto e a minha namorada um canelinha. Achei bem extraídos. Depois, pedi um capuccino italiano, que no cardápio dizia que vinha chocolate (?), e então solicitei sem ele (aprendi aqui que o legítimo é só café e leite vaporizado, não?). Pois bem, então me disseram que na verdade eu queria um "cortado". Lá veio o meu cortado, estava bom, mas não chega perto da perfeição (aos meus limitados horizontes) que é o fornecido pela Baden; ao menos não estava com o leite fervendo.

 

Ao pagar a conta, a dona então me perguntou o que havia achado do cortado. Não falaria nada a princípio, mas como foi me perguntado especificamente sobre ele... Respondi que estava bom, mas que achei o leite com um pouco de bolhas... Me disse que havia fiscalizado de perto a barista, e que na pitcher o leite estava lisinho, justificando que as bolhas seriam do gás carbônico liberado pelo café... Enfim, talvez não seja mesmo má técnica da barista, o leite, por exemplo, é de marca diferente da utilizada na Baden. De qualquer forma, acho que podem evoluir mais nesse ponto.

Retornarei com certeza, até porque o que havia para comer me pareceu bem atraente (sanduíches para lá de especiais), e os doces muito bonitos. Havia um casal sentado ao nosso lado, que sem saber que já havia pedido, me recomendou um ristretto, e manifestou a impressão de que era o melhor café da cidade. Fiquei feliz, pelo estabelecimento, creio que inaugurado há pouco tempo, talvez o único da zona sul que ofereça um café 100% arábica e de alta qualidade, torrado pela William & Sons, e que já tenha cativado clientes, que não apenas não se rendem ao nespresso como recomendam um ristretto. Por fim, mesmo crendo que conseguiria um precinho melhor comprando diretamente com o Jonathan, adquiri 250g do "Positano Café La dolce Vita" (Paulo Mengali, Sítio Ambrosio, Divinolandia, Vale dos Italianos SP), torrado em 18.12, achei que era um modo de sinalizar o meu contentamento por oferecerem produto dessa qualidade, cobrando R$ 4,00 o shot (mais ou menos o que todas as outras cobram utilizando robustas velhas e carbonizadas).

Desculpem-me por escrever demais, em breve as minhas férias acabarão. :P

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui no Press café do Barra shopping, e constatei o veredicto do rbcassani e do rodrigoks; efetivamente, espresso muito águado. Nespressizaram o espresso. Uma lástima fazer isso com cafés da Fazenda Pessegueiro e não utilizar corretamente o potencial do maquinário (uma Astória de dois grupos). E também pararam de valorizar o barista, há muito tempo eles colocavam um adesivinho com o nome do profissional, achava uma sacada muito interessante. Até pouco tempo, no restaurante Bah, do grupo do Press, a mesma prática era observada, não sei se ainda o é.

Depois, aproveitando que estava na zona sul, fui ao Café Positano... A decoração é impecável, o piso muito bonito, e o atendimento 100%. Pedi um ristretto e a minha namorada um canelinha. Achem bem extraídos. Depois, pedi um capuccino italiano, que no cardápio dizia que vinha chocolate (?), e então solicitei sem ele (aprendi aqui que o legítimo é só café e leite vaporizado, não?). Pois bem, então me disseram que na verdade eu queria um "cortado". Lá veio o meu cortado, estava bom, mas não chega perto da perfeição (aos meus limitados horizontes) que é o fornecido pela Baden; ao menos não estava com o leite fervendo.

 

Ao pagar a conta, a dona então me perguntou o que havia achado do cortado. Não falaria nada a princípio, mas como foi me perguntado especificamente sobre ele... Respondi que estava bom, mas que achei o leite com um pouco de bolhas... Me disse que havia fiscalizado de perto a barista, e que na pitcher o leite estava lisinho, justificando que as bolhas seriam do gás carbônico liberado pelo café... Enfim, talvez não seja mesmo má técnica da barista, o leite, por exemplo, é de marca diferente da utilizada na Baden. De qualquer forma, acho que podem evoluir mais nesse ponto.

Retornarei com certeza, até porque o que havia para comer me pareceu bem atraente (sanduíches para lá de especiais), e os doces muito bonitos. Havia um casal sentado ao nosso lado, que sem saber que já havia pedido, me recomendou um ristretto, e manifestou a impressão de que era o melhor café da cidade. Fiquei feliz, pelo estabelecimento, creio que inaugurado há pouco tempo, talvez o único da zona sul que ofereça um café 100% arábica e de alta qualidade, torrado pela William & Sons, e que já tenha cativado clientes, que não apenas não se rendem ao nespresso como recomendam um ristretto. Por fim, mesmo crendo que conseguiria um precinho melhor comprando diretamente com o Jonathan, adquiri 250g do "Positano Café La dolce Vita" (Paulo Mengali, Sítio Ambrosio, Divinolandia, Vale dos Italianos SP), torrado em 18.12, achei que era um modo de sinalizar o meu contentamento por oferecerem produto dessa qualidade, cobrando R$ 4,00 o shot (mais ou menos o que todas as outras cobram utilizando robustas velhas e carbonizadas).

Desculpem-me por escrever demais, em breve as minhas férias acabarão. :P

 

 

Boa noite grande amigo Vinicios!  Quero falar que hoje mandei uma nova e o final perfil de torra para Positano....estou trabalhando com eles lá na fase de teste com a experiencia de cafés especiais. Em fim chegamos numa torra média-clara que vai te encantar. Maravilhoso no Hario V60 e com expresso. Paulo Mengalli está produzindo cafés maravilhoso.  O positano vai estar vendendo esse microlote por um bom tempo. Segue o perfil do café:

 

Aromas e sabores: Doce de Goiabada, Pêssego, Carmelo, Florais

Acidez: Brilhante e agradável

Doçura: Alta

Corpo: Delicado

Variedade: Catuaí Amarelo Safra 2014/15

Processo: Cereja Natural

Pontuação SCAA: 85 pontos

 

Se quer provar outros cafés de Paulo, lançei hoje três novos micro-lotes dele que são incrivies.  O Rodrigo já bebia todos e estava ansioso para eu finalmente comercializar. Pode comprar todos eles separados mas estou fazendo um oferta agora online vendendo todos juntos num pacote de chama:  TRIO SANTO AMBROSIO DEGUSTAÇÃO TORRA CLARA - 3 MICRO-LOTES  

 

http://williamsonscoffeecompany.nuvemshop.com.br/cafes-naturais/trio-santo-ambrosio-degustacao-torra-clara-3-micro-lotes-250g-750g/

 

Em fim, volte a Positano e compre em grão o novo café que mandei hoje.   Acho que você comprou um que era média, media forte.

 

Abração,

 

Jonathan

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jonathan,

Isso mesmo, a tua embalgem dizia média, mas diria média escura.

Mesmo sendo uma torra não tão nova, de 18.12, o resultado na xícara foi excelente.

Estou te devendo uma visita, mas infelizmente o carro está na oficina e viajerei essa semana. Por isso, também não conseguirei voltar ao Positano agora.

Mais irá torrar mais desses microletes na sequência, não?

Parabéns e obrigado por elevar o nível das cafeterias da cidade!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que meus preferidos são o café do mercado, aquela pequena lojinha que tem dentro do mercado público onde só vendem bebidas (fora dali acho que nenhum lugar que usa café do mercado presta) e o Baden.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na frente da lojinha onde eles vendem grãos. Tem 2 mesas, meia dúzia de cadeiras e uma bela La Marzocco. Sempre muito bom e as baristas são bem treinadas. Só não gosto de sempre sair de lá com cheiro de peixe, mas faz parte.  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...

Hoje entrei no shopping rua da praia e passei por uma cafeteria que tinha meia dúzia de pacotes da Unique. Estava com pressão, não perguntei preço nem data de torra, só lembro que em um pacotinho tinha cítrico escrito. Se a torra for relativamente recente, é uma boa opção pra economizar frete.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Aproveitando o domingo chuvoso pra fazer um resumão das cafeterias que andei visitando aqui em POA nos últimos tempos, principalmente depois de agregar um pouco de conhecimento através dos encontros da Terça Expressa e do recente Farmer2City:

 

Café do Mercado foi minha referência inicial (pós-Melitta/ Três Corações), eu ainda acho que são uma boa opção para quem passa pelo Largo Glênio Peres, sempre experimentamos bons expressos e cortados ali. O atendimento é simpático e o local - dentro do Mercado Público - acaba sendo interessante. Claro que as exigências mudam conforme vamos apurando nosso paladar, mas não o descarto por completo. 

 

Z Café promete muito e cumpre nada, cafés mal tirados, extremamente quentes, oferecidos com pouco ou nenhum cuidado. O atendimento também vai de mal a pior, decepcionante, apesar de amar a Torta Z, acabei deixando de frequentar. (Se melhorou, me avisem que penso melhor)

 

Press Café tem potencial e conforme outro integrante do Clube falou, eles tinham o hábito de indicar os baristas que preparam nossos cafés, isso me deixava feliz, porque o café ganhava vida com esse pequeno detalhe. Em geral são cafés muito bem preparados, de boa qualidade. Os preparados com leite também são ótimos e tem opção pra quem tem intolerância, o que merece destaque. Os que valem 100% a pena na minha opinião são o Press Iberê e o Prestisserie. O do Praia de Belas e do Barra, o atendimento deixa a desejar, embora os espressos sejam bem tirados. 

 

Baden passou a ser minha referência atualmente do que seja uma boa cafeteria (levando em conta local, estilo, atendimento, preparo e conhecimento daquilo que oferecem). Desde a primeira até a ultima visita, nunca me decepcionei, sempre ótimos cafés, deliciosos acompanhamentos, atendimento impecável e rico em informações sobre o que estão oferecendo, lugar sempre bem cuidado e muito bem decorado. Tanto proprietários quanto atendentes e baristas todos simpáticos. Ainda não tive um motivo sequer para reclamar, até quando cheguei antes de abrirem um dia, acabei entrando e esperando a cafeteira aquecer para fazer meu pedido. 

 

Yami é um lugar super simpático, num estilo meio industrial, fui lá uma única vez para conhecer e gostei bastante do espaço, tem potencial. No espresso, eles usam Café do Mercado, mas nos outros métodos estavam experimentando cafés especiais, não lembro agora quais. 

 

Café do Duque foi uma grata surpresa, mega charmoso, bem ao lado da escadaria do Viaduto Otávio Rocha, um ponto queridinho de fotógrafos. Decoração moderninha, lugar aconchegante, cardápio irresistível de tortas e sanduíches (e outras coisinhas mais) e o mais importante, cafés muito bons. Eles tem utilizado grãos torrados pelo Baden para os cafés especiais, provei na Prensa Francesa com direito a repeteco, uma bebida suave, agradável, doce. A barista é super talentosa e dedicada. Amanhã eles recebem o Bourbon Amarelo e eu já estou agendando minha próxima visita.

 

Café República estive lá antes de entrar em férias. Não tenho o hábito de frequentar a Cidade Baixa, aliás, muito pouco ou nada conheço da região. Mas pelo Facebook e Instagram, a cada foto eu ficava com mais e mais vontade de conhecer, até que um dia resolvi conferir de pertinho: lugar charmosíssimo, aconchegante, parece que estamos na sala de casa, as meninas que atendem são de uma simpatia contagiante, eu sai de lá feliz da vida. Como era meio que café-almoço, eu pedi um Latte, que veio lindo, no ponto, perfeito. Pelo que pude notar, eles estão sempre buscando melhorar seus cafés, já estão melhorando e variando métodos para nos oferecer, estiveram presentes no Farmer2City, estão por dentro do que há de melhor. E estão no caminho certo. 

 

Cafezinho & Co entre as cafeterias de shopping a que ganhou meu coração. Servem cafés próprios, em três blends. Eu gostei muito do Red no método filtrado e do Brown no espresso. Eles são muito bem treinados tanto para o preparo dos cafés quanto para educar seus clientes. A cada visita eles tem novas informações e tiram dúvidas numa boa. Muito atenciosos e caprichosos nas apresentações dos cafés na mesa. A cafeteria é em um quiosque em frente a C&A o que dependendo do dia, é um tanto barulhento e circula muita gente ao redor, mas ao mesmo tempo é interessante observar esse movimento e a curiosidade das pessoas ao verem eles preparando algum método diferente, como o Sifão... Todos param para assistir e alguém sempre acaba atraído por essa curiosidade e acaba provando alguma coisa. Depois que fizeram algumas transformações no espaço, tiraram os sofás e colocaram mesas coletivas, além de um show room de acessorios para os coffee geeks que ficou espetacular!

 

Positano na Zona Sul está se destacando e é uma boa opção pra quem mora por lá. Eles optaram pelos cafés torrados pelo Jonathan (W&S Coffee), o que já é uma boa garantia se tiverem baristas ou ao menos pessoas bem treinadas (não questionei sobre isso). Nós provamos o café coado que é preparado na mesa, na Hario V60 e um Mokatella (um belo mocaccino com muita nutella). O lugar é muito agradável, numa rua bastante arborizada pertinho do rio. Tem mesas na área externa, aceitam pets, são atenciosos e tem um cardápio com pães da Padarie e brownies deliciosos da Charlie Brownie. Logo estarão também no Shopping novo perto do Iguatemi. 

 

Bem, é isso, ainda falta conhecer o Agridoce, o Valkiria (que pelo que me contaram lembra Starbucks, mas já vi que vendem acessórios, alguma coisa vai valer a pena). Isso aqui em POA. Se alguém souber de mais alguma...

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui nessa Valkiria também, mas achei o ambiente e proposta bem interessantes.

 

Então, já ouvi falar para o bem e para o mal... Só indo pra saber de verdade! Semana passada fizeram degustação de cafés com música (jazz!!!) ao vivo para comemorar 1 ano da abertura, embora em uma avenida super movimentada, acho que a ação foi bem interessante! Essa semana ainda pretendo tirar a prova dos 9 e venho contar aqui o que achei! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Nine. Fico feliz que tenha gostado do Yami Café. Atualmente estamos trocando o blend do café do Mercado por um blend torrado pelo Otávio Linhares da 4 beans de Curitiba.

Geremias, vi dia desses a postagem sobre o novo blend e fiquei curiosa, já estou me programando pra visitar vcs de novo! Hoje passei na frente mas não pude chegar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Tenho tomado espresso com bastante frequência no Piccolino, ao lado do pátio ivo rizzo. Eles usam o cafeeiro e extraem bem numa nuova simonelli apia 2 e moedor ceado (igual do murilo lins)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Fala pessoal, estive de férias durante alguns dias, conheci Canela, Gramado e Porto Alegre. Aproveitei e fiz um tour gastronômico cafeinado.

 

Sobre Canela e Gramado já coloquei minhas impressões das cafeterias no tópico específico. Vou comentar um pouco sobre as de Porto.

 

Não me considero ainda entendido o suficiente para falar sobre a bebida, pra mim todos os cafés que tomei estavam muito bons afinal vinham de recomendação aqui do pessoal do fórum.

 

Quiosque do Press Café no shopping Moinhos. Cheguei lá meio de surpresa sem planejar, estava só conhecendo o shopping depois de jantar ali por perto. Tomei um espresso, achei estranho cobrarem 10% mesmo sendo um quiosque. Mas o atendimento valeu e percebia-se a atenção do barista ao preparar a bebida. Achei bem movimentado pelo horário.

 

Café do Mercado foi uma experiência agradável. É interessante para o turista pois dá para conciliar com a visita ao próprio mercado. Eles tem uma variedade de grãos boa para levar para casa e bastante peças de V60 e chemex a venda. Atendimento correu bem, a principio não tinha percebido mas paga-se numa banca e depois numa outra banca da frente é onde preparam os cafés e servem um almoço tb, cardápio enxuto mas com opções interessantes. Mas acabei ficando só no café porque ainda era muito cedo.

 

Yami cheguei as 11h no sábado de manhã e estava vazio, talvez ainda seja uma opção menos badalada. Ambiente mais moderninho, cores claras, bem agradável. O atendimento foi bom, a atendente veio explicar as opções de grãos que tinham disponíveis naquele dia.

 

Positano foi excelente tb o atendimento, local tranquilo para estacionar já mais distante do centro. Servem alguns pães/lanches da Padarie. Tomamos um coado no Hario, feito na mesa na nossa frente, sempre muito legal essa experiência.

 

Agridoce estava lotado, transbordando de hipsters, com fila de espera, acabamos desistindo de conhecer.

 

Baden era última da lista, a mais esperada de todas devido as excelentes recomendações. Olhamos o Facebook deles horário de funcionamento destacado num post que iria até as 20:30, era uma sexta feira. Rua tranquila, estacionamos rápido, chegamos em frente a cafeteria as 20:00 em ponto e vi o portão de grade fechado mas com diversas pessoas na varanda do lado de dento da grade, dei a volta achando que pudesse ter outra entrada mas me enganei. Um garçom nos viu e disse que já estava fechado, e que já estava encerrando a cozinha e desligando a máquina de espresso. Insisti de forma amigável que pelo que divulgaram no FB ainda faltava meia hora para fechar mas ele falou para voltar outro dia, não tinha o que fazer. Achei de extrema grosseria não nos deixar entrar. E como era o nosso ultimo dia em Porto acabamos não voltando e acredito que numa próxima oportunidade nem tentaria ir mais afinal a cidade tem muitas outras opções excelentes.

 

Foi tudo bem corrido mas no geral gostamos muito da cidade!

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rbata, falei com o Guert (um dos proprietários) sobre o ocorrido e ele me pediu que lhe enviasse desculpas. Explicou que tenta coibir essa prática mas nem sempre está lá. Uma pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...