Ir para conteúdo

Cafeterias em Porto Alegre


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Dicas de lugares para tomar um bom café em Porto Alegre...

 

Eu gosto do Press Café, que tem ótimos baristas e um espresso muito consistente, e do Café das Artes (que fica no Shopping Moinhos). Do Café do Mercado não gosto muito, não, e nem da maioria dos outros lugares que já experimentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cáfés bons em POA não é fácil, né, Gustavo?

 

 

Verdade.... outro dia tomei um na Kopenhagen do Iguatemi, o mesmo café que eles vendem em grãos nas lojas, um espresso fraco na minha opinião, também não gostei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher comprou pra mim um quilo desse café Kopenhagen há um tempo. Como estava iniciando, não tinha achado péssimo, mas passável.

 

Ontem, por descuido, deixei acabar meus cafés torrados em casa. Minha mulher pediu um latte e resolvi fazer com esse Kopenhagen mesmo, mas sem avisar pra ela. Na extração já vi que estava horrível: sem crema, pouco aroma, enfim, um fracasso. Fiz o latte como de costume, servi pra ela e fui sorrateiramente pra cozinha. Passaram-se uns 10 segundos e ela me perguntou: "O que houve com o latte? Está com um gosto estranho"

 

Kkkkkk. De fato, o café tinha um gosto difícil de explicar, algo como serragem. Isso que o leite dava uma amenizada, mas mesmo assim intragável.

 

 

O problema desse café é que tem validade de um ano (pssss!) e custa 30 e poucos o quilo, o que seria um preço de um café pelo menos razoável (se fresco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, se for no Moinhos Shopping, tem um pequeno café, o Café das Artes, no andar térreo, perto do Hugo Beauty, que era muito bom. Faz tempo que não vou lá, mas de repente vale tentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça me lembro que tomei um ótimo ristretto no Mac Café do Shopping Bourbon Ipiranga... mas fazem uns 6 meses...

 

 

 

O único detalhe que lembro era minha esposa comentando "mas só te serviram meia xícara de expresso"?

 

 

Vou dar uma passada de novo por lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, interessa. Será que nosso amigo vende verde também? Eu teria interesse em comprar 50/50, até pra poder avaliar melhor minhas torras.

Sim Rodrigo, o Alexandre vende cafe verde, eu ja comprei varios com ele.

so ir na loja dele online, la tem a opcao.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Amigos, em especial os de POA:

 

Parece que tem uma opção interessante pra quem gosta de café em Porto Alegre. Uma cafeteria com foco em café (pasmem!), a Baden Cafés Especiais.

 

Acabei de encontrar o lugar pelo google, mas estarei lá assim que possível, até porque não fica longe de casa. Eles oferecem mais de um tipo de grão no espresso (Orfeu, Fazenda Pessegueiro, Arte e alguns Grenats). O lugar é muito agradável e aconchegante, e espero que a impressão que eu tive se confirme in loco. Além disso, será uma opção local pra comprar grãos torrados.

 

O que eu mais gostei foi ver o cardápio: o espresso tem 30ml; o ristretto, 15ml; longo, 50ml; doppio, 60ml. Promete... Além disso, há a previsão de cursos de barista, degustação de cafés e latte art.

 

Se minha impressão se confirmar, posto aqui a experiência. Se não se confirmar, também!

 

http://www.badencafe.com.br/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, mas que coincidência, esse café é pertíssimo da minha casa (moro na Venäncio Aires) e faz uns dois meses que queria ir, tanto que tentei ir no último feriadáo no sábado, mas tinham fechado!

 

 

Ótima notícia....

 

 

 

Assim que der vou dar uma passada por lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, né? Conversei com eles por email, eles abriram apenas há 5 meses. Por enquanto não abrem aos finais de semana, mas isso pode mudar.

E lá tem grãos!!! Eu disse grãos! :)

 

Obviamente que falei pra eles do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estive hoje às 18h30m no Baden Café!

 

 

Recomendo!

 

 

Lugar bem bonito e aconchegante. Bons lanches, pedi um sanduíche de cogumelos com queijo gratinado (R$ 19,00), estava excelente. Sentei no lado de fora, pois estava com esposa e dois filhos (7 e 3 anos), sendo que os pequenos sáo bem barulhentos...

 

 

Pelo adiantado da hora tomei apenas um ristretto, veio com os 15ml de praxe, o café era suave, agora náo me lembro do nome, o atendente me disse que a cada semana eles trocam o café, nessa semana era um café suave de Minas Gerais. Gostei da bebida.

 

 

Entrei para ver os cafés em grãos, fui atendido por uma senhora - que, pela emoção do momento, esqueci de perguntar o nome - sendo que ela me explicou as características dos cafés à venda, a maioria de Minas.

 

 

Acabei comprando 250 g de Orfeu e 250 g de Bourbon Vermelho.

 

 

Deixei meu nome e telefone para os cursos que eles pretendem fazer. A senhora me disse que estavam querendo trazer Isabela Raposeiras, mas ainda não tinham conseguido por falta de agenda. Me disse que provavelmente o primeiro curso será de degustação de cafés.

 

 

Enfim, uma grata surpresa, uma cafeteria com pessoas que gostam e entendem de café, e a apenas duas quadras da minha casa!

 

 

Recomendo fortemente, pessoal! Passem lá o quanto antes. Deixem seus nomes para os cursos futuros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal ouvir isso, Gustavo. Vou dar um jeito de visitar esse café amanhã mesmo.

 

Pelo que me informaram o café que está no moinho esta semana é o Arte Café, cuja fazenda foi visitada pessoalmente pela proprietária. Hoje me foi informado que receberam um lote novo do Orfeu.

 

Quanto eles estão cobrando nos 250g de café, apenas a título de comparação com as lojas online?

 

E você finalmente vai "estrear" sua máquina e o Hario, né? Com café bom vc notará muita diferença nos resultados. Garanto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custou 18 reais 250g do Orfeu... com a vantagem de não pagar frete.

 

 

Isso mesmo, o café da semana era o Arte Café... suave e ácido, gostei.

 

 

Vou virar assíduo dessa Cafeteria, ainda mais a duas quadras da minha casa! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem decidi visitar a Baden Cafés Especiais. Como estava um entardecer agradável, fui a pé do trabalho até a cafeteria. Havia olhado no google maps mais ou menos onde ficava e segui rumo às maravilhas do café.

 

Chegando perto, lembrava que ficava em uma esquina. Porém, ao entrar, a cafeteria era muito menor e menos bonita do que parecia no site. Estranhei. Havia apenas umas 3 mesas no interior da cafeteria, que estavam ocupadas, e mais uns 2 lugares no balcão. Sentei e pedi um duplo. A impressão inicial foi ruim, pois a bancada do barista estava bagunçada, havia leite virado e o equipamento era bem corriqueiro, daqueles que cafeterias baratas costumam alugar.

 

O duplo veio com uns 150ml e, como eu esperava, bem ordinário. Fiquei desolado. Ao chegar no caixa, perguntei pelos grãos disponíveis à venda, e a moça falou que o patrão não tinha liberado grãos pra venda... Como assim, se isso estava anunciado no site? Algo devia estar muito errado. Saí da cafeteria e olhei melhor: "Prawer". Rá, que imbecil distraído que eu sou. O lusco-fusco do entardecer e o turbilhão de pensamentos, mais a pré-concepção que o café ficava na esquina me cegaram!! O Baden ficava na esquina seguinte!

 

Chegando ao destino, a impressão mudou completamente. Um café muito bonito e amplo, pé-direito alto, decoração limpa e funcionários bem trajados (chapeuzinho hype, hehe). Eu já havia conversado com o proprietário (que também é o barista) por email, mas preferi não me identificar. Atendido pessoalmente por ele, pedi um duplo (seria o segundo duplo em 10 minutos). Dois minutos depois, recebi o meu café. Estava com corretos 60ml, mas em uma xícara maior, pela metade, o que evidenciava o aroma suave do café Arte, que era a variedade da semana no moinho. Ele explicou-me que era o café menos novo que ele tinha, já passando um pouco de 2 meses de torra. Entretanto, penso que, como o Orfeu, é daqueles cafés embalados em atmosfera modificada que mantém as características do café por mais tempo. De fato, o café tinha crema correta (ainda que não super abundante), aroma e sabor delicados, com nenhum gosto que sugerisse café velho. Fiquei fã do lugar!

 

Fui pagar no caixa e pedi 250g de Orfeu em grãos para levar, que acabara de chegar, torrado no dia 19/09. Então o proprietário (não lembro do seu nome, infelizmente), muito gentil e hospitaleiro, começou a falar dos cafés que ele tinha à venda, sobre as visitas que fazem regularmente às fazendas e a sua pesquisa por novos cafés, sobre a necessidade de implantar na cidade essa cultura de cafés especiais, etc., que também era iniciante no mundo dos cafés e que, em uma espontânea demonstração de humildade, ainda tem muito que aprender, mas que é apaixonado pelo ritual do café. Identifiquei-me então como o cara que tinha trocado uma idéia com ele por email, e continuamos a conversar por mais um tempo. Bate-papo muito agradável!

 

Do caixa, tinha uma visão privilegiada do Mahlkonig K30 e da Nuova Simonelli Aurelia Competizione, uma belíssima máquina moderna.

 

Enfim, finalmente encontrei um café em Porto Alegre que me deu uma sincera vontade de retornar. Fica a dica para os amigos gaúchos do café!

 

PS1: ao chegar em casa, fiz um duplo de Orfeu na Gaggia, que ficou maravilhoso. A essas alturas estava tão aditivadado de cafeína que tive que ir pra academia pra gastar um pouco de energia, liberar umas endorfinas e me acalmar um pouco, que as mãos já estavam tremendo... :lol:

 

PS2: Ele disse que acessou o forum do CdC.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, morei 9 anos no RS e frequentando quase toda semana Porto Alegre (fiz UFRGS). Sempre procurei as cefeterias da cidade e gostava do Z Café, mas só no início, principalmente quando tinham a proposta de ter grãos de vários países e graduação de sabor, mas, com o tempo, ele foi ficando médio, como todos os outros. Passei a frequentar o Café da FENAC, mas num belo dia mudaram tudo... Porém, hj moro em Aracaju/SE e morro de saudades dos cafés "meia boca" de POA hehehehehe (ai ai se aqui tivesse um "meia boca" de POA rsss), pois em Aju praticamente não existe cafés fora dos shopings ou galerias, uma lástima isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O barista do Baden me contou que eles estão negociando com a Raposeiras pra vender alguns cafés do Coffeelab. Parece que só não fecharam ainda porque não se acertaram com o preço. Tomara que dê certo. Será mais uma opção interessante na área!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Ola pessoal,

 

No final do ano estarei indo estudar e trabalhar em Dublin, e lá a maior parte dos empregos é como barista. Entao estou buscando me preparar aqui antes de viajar. Procuro um bom curso de barista e algumas cafeterias renomadas de Porto Alegre. Alguem pode me ajudar? pretendo fazer o curso e depois buscar alguma experiencia em cafeterias com trabalha nao remunerado, uma simples carta de recomendação em ingles pode ser meu pagamento.

 

Desde ja, obrigado...

 

Att, Vinicius / marques.vb@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinicius, bem-vindo ao Clube!!

 

Quanto a boas cafeterias em PoA, você está no lugar certo: basta acompanhar este tópico desde o início e deve achar o que procura.

 

Quanto a cursos de barista, não sei indicar. Mas onde moro o Senac tem ótimos cursos na área. Consulte o de sua cidade.

 

Boa sorte e um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

O Guert, barista do Baden, fez um curso de torra de 4 dias com a Raposeiras. Aproveitando a viagem, ele trouxe alguns poucos pacotes de cafés do Coffee Lab, entre eles o tal Blend 159 (acho que é esse o número), que um dos pacotes arrematei. É uma pequena fortuna (38 reais) por 250g de café, mas como não é sempre que se encontra esse tipo de coisa por aqui, ainda mais com torra de 4 dias, comprei.

 

Espero que ele se empolgue com o lance de torrar. Inclusive ganhei um pouco dos grãos da segunda torra que ele performou no Dietrich em Sampa. Estava clara e com bom aspecto. Vou deixar pra provar esse e o Blend 159 assim que ficar 100% curado de um resfriado, que tem prejudicado meu paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Semana passada passei no Baden para conhecer o lugar e provar o expresso, era um Bourbon Vermelho. O lugar é bem legal, mas acho que no inverno deve ser complicado, tem muito mais espaço externo.

 

Quanto ao café, achei ele com um excelente paladar frutado com notas de.... (kkkkkkk não entendo porcaria nenhuma) hahahaha! Achei o café muito bom e interessante como ainda dá para sentir o gosto "doce" em uma semente torrada, mas na verdade estranhei um pouco a densidade (ou oleosidade?) do café, acho que não estou acostumado, acho que por enquanto prefiro um café não tão "encorpado".

 

Minha dúvidas:

1.Boubon Vermelho pode ser considerado um café frutado? Caso sim, essa característica de ser mais encorpado é típica dos cafés frutados?

2.Pelo que entendi eles vendem somente café a granel, é isso? Como não entendo nada, me sentiria mais seguro comprando um pacote fechado do "fornecedor" com data, tipo e estas coisas. Estou errado em pensar assim?

3.Meu moedor ainda vai demorar muito para chegar da Coréia? :D

 

É isso, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...