Ir para conteúdo

POURSTEADY


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Um membro do CDC GYN esteve numa feira de cafés em NY e uma das coisas que ele mais gostou e que estávamos comentando esses dias era uma maquina de fazer coados que ele viu. Diferentemente de uma Automatic Drip machine, essa máquina simula um barista com fluxo controlado de água e movimentos circulares e faz até 5 coados. Segue abaixo os videos:

https://vimeo.com/150050812

https://vimeo.com/150050856

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que se o produto for bom mesmo,será uma economia pras cafeterias pois poderão economizar com funcionários. ...talvez seja mais um caso em que a tecnologia gera desemprego...talvez ainda dependam do barista pra outros métodos, posso estar enganado, mas acredito que possa gerar desemprego o que seria um lado ruim dessa história ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou gerar mais emprego. Uma dessas ainda vai exigir um barista pra regular e talz, mas também vai gerar empregos direta e indiretamente pra produzir e fazer a manutenção do equipamento :)

 

Achei interessante, mas poucas cafeterias que vi na vida acho que teriam uma dessa (talvez a intelligentsia pela demanda que tem, e olhe lá)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CafeDaWalter,meu amigo viu essa máquina numa feira em Ny voltada pra comerciantes e fabricantes. A máquina é toda produzida no Brooklin conforme visto no video. Para o mercado de cafeterias de Manhattan praticamente todas precisariam de uma dessas. Digo isso, porque ele foi em varias,não foi uma ou duas,mas várias cafeterias lotadas. Cito como exemplo a Joes que ele foi numa Universidade, ele me disse que bebeu só um V60 porque a fila era gigantesca e eles faziam os coados para cada cliente. Na bluebottle ele disse que foi a mesma coisa, e nessas reconhecidas e de grande giro não é diferente.São poucas as cafeterias que ele foi que os baristas tinham tempo pra explicar sobre os cafés e métodos, todas as melhores cafeterias vivem cheias, e o atendimento daquele jeito, estilo SP,NY, o cliente querendo ser atendido o mais rápido possível e os baristas se esforçando em atender bem todo mundo.Num preparo de V60 cuja extração é na casa do 3 minutos,sem contar o tempo pra preparar tudo,uma máquina dessa tem utilização em qualquer cafeteria que tenha um bom giro. Na realidade de NY uma máquina dessa é quase obrigatória na maioria das cafeterias . Acredito que vai bem além da stumptown a utilização de uma maquina dessas.E sim, a maquina gera emprego pros fabricantes e fornecedores, mas por outro lado pode gerar a reduçao de um ou dois funcionários por turno o que geraria desemprego como toda tecnologia nova faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, esse negócio de café especial está mesmo crescendo. Quando eu morei em NY (de 97 a 06), não conheci nenhuma cafeteria dessas chiques com Hario etc. Só vi algo assim em San Francisco, mas quando voltei, acho que em 2013 ou algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mexo com a colher logo após os despejos, como defende e ensina a Raposeiras.  :rolleyes:

A máquina ainda não faz esse "serviço".  <_<

Estou convencido que altera para melhor o resultado na xícara. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, essa mexida com a colher não me convenceu não. Acho que bebi V60 duas vezes no coffeelab,as duas estavam subextraidas! Sem falar que o Brew Ratio era alto... no coffelab,bebo Aeropress e bebia French, agora parece que não fazem french mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fui contra a mexida. Geralmente jogam a água de uma vez, dão uma mexidinha e acham que tá tudo lindo, aiaiai....

 

No urbe usam a mexida e o v60 de lá não convence. Pra dizer a verdade, o único v60 que de fato acho muito bom é do PPD, que é todo com a bico de ganso, um tanto rápido, mas com a chaleira, heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é legal , uma impressora matricial distribuidora de água , a Hario tentou automatizar o processo de distribuição em uma maquina residencial e não deu muito certo , eu acho que o futuro do café especial vai sair de maquinas tipo a Trifecta (Bunn) , que possuem um controle de temperatura , distribuição e filtragem perfeitos , quando a demanda justificar vai surgir maquinas tipo a trifecta que vão produzir coados com parâmetros perfeitos e em fluxo continuo , capaz de atender grandes demandas.

 

O melhor coado que eu já provei foi de uma Trifecta.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que vi que o post que tinha feito não foi, hehe

 

Rafa, concordo contigo. Suspeito que uma máquina dessa talvez funcionasse pro mercado norte-americano, mas pelo que vejo aqui no Brasil e vi na Europa, acho que ela ficaria pegando poeira. Em SP mesmo, das cafeterias que tem coados especiais, acho que só a PPD teria uma leve demanda de um equipamento como esse, mas lá, mesmo quando cheio, dá pra trocar uma idéia com os baristas, e isso acaba sendo o charme do lugar e um dos motivadores de público dele. A isso é café talvez em dias de evento usasse, mas ter uma dessa pra usar em dias de evento, melhor chamar um barista extra mesmo, hehe. Como nos EUA tem um fluxo grande em algumas cafeterias, como a Intelligetsia, talvez fosse interessante, mas ainda teria minhas dúvidas

 

Como o CaE disse, tem a trifecta, que supre bem a demanda que temos aqui no Brasil, e entrega um café muito bom. A máquina é legal, mas achei meio professor pardal querendo fazer uma super traquitana, hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a idéia bacana e válida. E acho que com esse bum que os cafés especiais deu nos últimos tempo faz com que a demanda por coisas do tipo venha a crescer. Indo de encontro com que o Caê disse, o melhor coado que já bebi coincidentemente também veio de uma Bunn, não uma Trifecta, mas uma Bunn. Claro que tomei coados maravilhosos no V60 e Kalita também. French e aero até hoje nenhum que me convencesse hehe. Estou só aguardando pra tomar o terroá na aeropress na 1268 Café do Fer rs que sei que será muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Rafa, não é por causa da mexida que fica sub-extraído...

 

E o Perger usa a mexida.

Eu não falei que ficou subextraido por causa da mexida, na verdade foi por conta dos baristas mesmo e de toda a extração , eu só aproveitei o embalo da conversa pra comentar que todas as vezes que eu bebi v60 no coffelab estava subextraido e o BR que a barista me informou era alto, confirmando minha tese de subextraçao. Eu testei em casa, na época, com e sem mexida várias vezes, e não percebi nenhuma diferença na xícara que justificasse o uso da técnica. Valeu!

 

 

O melhor coado que eu já provei foi de uma Trifecta.

Off topic: Onde você provou um café extraído numa Trifecta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Jamboree , eu , Gil e o Santiago provamos ao mesmo tempo , para mim foi um soco na testa , eu fiquei muito impressionado com o sabor , ao longo do dia bebi vários , enchi o saco do cara com perguntas , o café usado não era nenhuma maravilha , mas a máquina tirava o máximo de sabor .

A Trifecta ainda está cara , nos EUA aprox. U$ 3000,00 e o modelo residencial U$ 600,00 , mas quando , ou se um dia baratear vai ser o futuro do coado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , mas pela quantidade de variáveis (11) que ela controla , eu acho que ela faz o café que vc quiser , basta programar , olhando o manual eu diria que as possibilidades são infinitas e sempre exatas e repetíveis.

 

 https://static.prima-coffee.com/bunn//trifecta-installation-operating-guide.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei da Trifecta, carlos e rodrigo,porque esses dias li num post da unique que existem 3 trifectas no Brasil. Uma é na Unique. A outra é aqui no ateliê do grão em Goiânia e a outra deve ser essa que vcs beberam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as experiências que tenho feito com "aeração", eu diria que essa agitação toda a ar deve contribuir consideravelmente para a redução do amargor (que é o que a aeração faz, em resumo), um ponto a mais a favor da Trifecta. Já pus ela in my wish list, antes de uma máquina decente (equivalente em $$$$) de espresso. A pensar e sonhar....

 

@Rodrigo, você está comparando à AP com filtro metálico ou de papel? por que o resultado na AP é bem diferente se usado por ex. o Able Fine, ou 1 (ou 2) filtros de papel. Da mesma forma que um coado Hario em papel (V60, por ex.) fica bem diferente de um Hario em filtro metálico (Caféor, por ex.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais familiarizado com Aeropress com filtro de papel, o mesmo com coado. Mesmo assim, com qualquer dos filtros, parece-me que bebidas feitas em Aeropress são mais afins entre si (apesar da flexibilidade do método) do que com coados em geral. Mas é só minha impressão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...