Ir para conteúdo

Como tirar um ótimo café expresso ?


purplebrazil

Postagens recomendadas

Meu!!!

Que isso!

No começo eu colocava o café na boca e cuspia, pois cheguei  tirar uns 30 cafés num dia só. Comecei a tirar cafés razoavelmente bons após uns 3 kg gastos.

Não dá pra tomar tudo não. Quatorze cafés espressos num dia só, ainda mais,  pelo que vc disse, as extrações não estavam boas.

 

Pelo visto desistiu de café espresso? A postagem é de fevereiro e estamos em junho!

 

Conte para nós, o que mais aconteceu?

 

Com relação`a visitas, quando elas gostam de café, eu tiro um com uma razão de uns 60% a 80% e ainda peço encarecidamente para que tomem sem açúcar.

 

Duas coisas acontecem com muita frequência:

 

1-) Dizem que sou muquirana por causa da quantidade de café na xícara.

 

Aí digo, se quiser mais faço mais, mas tome pelo menos um golinho sem açúcar.

 

2 -) O pessoal dá uma bicadinha e, na maioria dos casos ficam impressionados e acabam por tomar tudo sem açúcar, mesmo eu insistindo para que coloquem e tomem como costumam tomar....rssss

 

A maioria, quando volta aqui em casa, pede mais café.

 

Raramente não gostam e colocam açúcar no café,mas isso aconteceu uma ou duas vezes só!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ismar,

 

Depois de muito tentar (mas dessa vez manerando na quantidade diária de café) e quase desistir, resolvi pedir ajuda pro Fernando Lopes.

 

Após várias dicas, ele resolveu fazer uma extração com o filtro duplo original da Fiamma Mini Bar, ao invés de com o VST que ele sempre usa. O resultado foi um café horrível que desceu super cachoeirado.

 

Então eu encomendei com o Thiago, da Café, Cozinha & Cia. um filtro IMS "The Single". Fez toda a diferença.

 

Agora eu acerto 8 de cada 10 espressos.

 

Também comecei a acertar o leite, ontem fiz dois lattes que estavam com a consistência perfeita. Se tivesse paciência para fazer as artes, teria impressionado ainda mais as visitar :-D

 

Mas, resumindo, meu problema não era nem o moedor (Tramontina Breville) e nem a máquina (Fiamma Mini Bar), era o filtro.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que tenha sido o seu caso, mas cada filtro tem uma dose nominal com a qual costuma trabalhar melhor. Em alguns casos, extrair com uma dose muito diferente da nominal do filtro pode dificultar bastante (ou até impossibilitar) alcançar bons resultados na xícara.

 

Extrações dos mesmos grãos, com os mesmos tempos e massas na xícara podem ter sabores bastante diferentes quando se varia a relação dose X moagem e, consequentemente o BR. Dois filtros diferentes não terão necessariamente seus sweet spots no mesmo ponto dessa relação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Pessoal, peguei a conversa andando, mas ainda sobre a moagem no mínimo com o moinho da Breville, além da questão dos grãos velhos tem mais algumas coisas que seria interessante verificar:

 

1. Limpe o moinho, pode parecer que não, mas com o tempo, vai acumulando muito pó e resto de grãos entre as mós e isso prejudica muito a moagem, de tempo em tempo, retire a mó, e faça uma limpeza com um pincel, isso vai melhorar bastante a qualidade da moagem.

 

2. As vezes a umidade, prejudica um pouco a moagem, o que pode estar acontecendo é que o grão está com um mínimo de umidade, e por isso acaba tendo que moer com uma regulagem menor, se o grão estiver seco, vai moer melhor com regulagem maior.

 

3. Em relação a compactação, o importante é ficar uniforme, uma dica é apoiar o tamper com três dedos (polegar, indicador e anelar, fazendo uma espécie de "triângulo" com a mão), pra "sentir" a superfície do porta filtro, e perceber se não está ficando desnivelado.

 

Tenta fazer isso, além de testar com grãos novos, acredito que vai conseguir melhorar muito a extração, sem precisar baixar tanto o nível do moinho, normalmente eu uso na posição 13 e extrai sem problemas.


Outra coisa que esqueci, cara o Illy é um ótimo café, mas tem um probleminha, pelo menos nos lugares que encontro pra comprar, geralmente a torra é muito antiga por ser um café importado, por mais que venha na latinha, não tem jeito, café velho fica ruim, tenta pegar uma marca nacional com torra mais recente, o ideal seria com até 30 dias, os Illy que costumo encontrar pra comprar, tem muito mais que três meses, já achei até café com 1 ano de torra, aí não tem muito o que fazer, é melhor pegar um "café mais ou menos" com torra recente do que um "café excelente" com torra antiga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...