Ir para conteúdo

Hario Mini MOD - ou como melhorar a consistência da moagem


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Amigos,

 

Fuçando no coffeegeek, descobri que uma regulagem do Hario Mini muito usada para coado é de 8 a 9 clicks a partir do ponto zero (onde as mós se tocam). Entretanto, por experiência pessoal, toda vez que usei mais de 5 clicks percebi que a consistência da moagem cai muito.

 

Pois bem, um maluco (no bom sentido) do coffeegeek percebeu, ao desmontar seu Hario Mini para limpeza, que entre os dois rolamentos e o eixo do moinho tem uma certa folga, e que durante a moagem o eixo "joga" um pouco, o que causa a inconsistência.

 

Daí ele teve a idéia de engrossar o eixo nos pontos de contato com o rolamento com fita adesiva. Ao achar a quantidade certa de voltas de fita, ele percebeu que o moinho praticamente não joga, e que a consistência da moagem sobe absurdamente. Pra se ter uma idéia, com o mod o número de clicks para coado subiu de 8 pra 11, e a consistência aumentou absurdamente na análise visual com magnificação.

 

A vantagem de se fazer o mod com fita adesiva é que ele é reversível se algo não funcionar corretamente. A desvantagem é que ela vai gastar, tendo de ser substituída. Mas há quem enlace e cole um pedaço de plástico pra engrossar o eino nos pontos corretos (coisa de 0.7 mm pelo que li), fazendo uma alteração definitiva.

 

Pra espresso parece que também há ganhos, havendo superextração numa CC1 com 5 clicks.

 

Os links pros originais:

http://coffeegeek.co...s/530253#530253

http://www.roaste.co...o-Mini-Mill-Mod

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Há nesse video, a partir de 02'12", uma interessante modificação que o cara fez no Kyocera CM-45CF adobrando o número de passos (clicks) de ajuste. Ele cita que o fez porque com o uso a parte plástica desgastou e girava livre. Fez também marcações que permitem que sempre monte o moinho na exata mesma posição para então poder ajustar com as referências pre definidas e marcadas. Interessante e aplicáveis aos Mini Slim.

 

Valeu

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

 

http://www.youtube.com/watch?v=ATtemdls0Ls&t=2m10s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, Alexandre.

 

Os passos do Hario são mesmo muito longos. Talvez dê para dobrar o número de passos com alguns pingos de uma cola forte, como Araldite p. ex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje finalmente tive tempo de implementar no Hario Mini o mod que sugeri nesse post.

 

Primeiro, desmontagem e limpeza. (foto 1)

 

7619265114_a8f96447d2_b.jpg

 

 

 

Nos contatos do eixo com o corpo, fiz espessamento com fita adesiva pra diminuir a folga. 3 ou 4 voltas bastam. Deve-se cuidar o sentido de colocação da fita, contrário ao do giro do eixo durante a moagem, para que não descole com facilidade. (foto 2)

 

7622655140_f7cb87b9b8_b.jpg

 

 

 

 

A mó externa também tem folga no contato com o corpo, o que procurei eliminar com a fita. Acho que foram umas 5 voltas. As rebarbas que aparecem retirei depois com um estilete. (foto 3)

 

7619264796_e70c1ea661_b.jpg

 

 

A mó interna tambem joga com a bucha de plástico que faz o contato com o eixo. Coloquei fita ali, mas por causa do formato não muito propício da peça acabou não ficando bom. A mó interna ficou descentralizada em relação à externa, possivelmente por uma distribuição mal feita do enchimento. Acabei retirando a fita dessa peça mais tarde. Mas não desisti dessa última modificação ainda. Acho que com mais paciência conseguirei um bom resultado. (foto 4)

 

7619264672_e3b309f11a_b.jpg

 

 

Remontado o moinho, fiz um teste. Segue a foto comparando as duas moagens, ambas com 8 clicks do ponto zero. À direita, a moagem feita antes do mod. À esquerda, após implementadas as modificações. (foto 5)

 

7619264556_de440413d2_b.jpg

 

Acho que na foto não ficou muito nítido, mas a moagem depois do mod ficou ligeiramente pior, pois a colocação de fita na bucha da mó interna acabou por descentralizar o eixo desta, resultando em um pó mais heterogêneo.

 

Resolvi então tirar a fita da peça da foto 4, e testar de novo. Daí funcionou que é uma beleza. Pó bem mais homogêneo que nas amostras anteriores. Não sei se na foto aparece isso muito bem, mas eu gostei muito do resultado. (foto 6)

 

7619265210_26b6ac585a_b.jpg

 

Mais tarde moí com 5 clicks pra extrair um espresso, e ficou muito, mas muito bom mesmo. Pó bem mais homogêneo que antes. Não tenho foto dessa moagem.

 

Resultado da experiência: valeu fazer o mod. Fique anotado que ainda pode ficar melhor, pois eu não retirei totalmente o jogo do eixo (de propósito, queria ver como o aparelho se comportava com menos folga) e das demais peças envolvidas na moagem. Também a bucha da mó interna, foto 4, permite ajuste, apenas sendo necessário um pouco mais de esmero pra fita não descentralizar a mó.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, muito bom.

 

Eu fiz os mesmos mods que você na sexta-feira, porém com fita isolante. Confesso que não gostei do resultado, achei que piorou. Retirei a fita que circunda a mó externa, mas deixei a que fica na bucha da mó interna, o que pode ser a responsável pelo resultado ruim.

 

Percebi nitidamente a diminuição das folgas, mas aumentou bastante a quantidade de particulados na xícara, o que pode sim ser o resultado de uma mó central desalinhada e que não teve espaço para se acomodar em função de ter sido retirada a folga.

 

Tentarei novamente essa semana para ver o que acontece. Parabéns por ter conseguido um bom resultado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, Leonardo.

 

Não basta retirar a folga, tem que manter o alinhamento. Da primeira vez que remontei, o desalinhamento ficou nítido, apesar de não haver folga. Testei e aumentou o particulado, bem como a quantidade de frações de grão muito maiores. Isso decorre do desalinhamento relativo entre as mós. Quando isso acontece, o lado com mais folga permite a passagem de frações de grão maiores, e do outro acaba saindo um pó muito fino.

 

Quando tirei a fita que coloquei na bucha da mó interna, recuperei o alinhamento. Apesar de ainda haver um pequeno jogo entre as mós depois do mod, ficou bem menor do que o que tinha originalmente. O que me faz imaginar que com pequenos ajustes no mod a moagem pode ficar ainda melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

 

Estive pensando sobre a sua opção de engrossar o eixo com fita isolante. Nesse caso, como a fita isolante é relativamente espessa, acredito que não precise de muita quantidade, talvez duas voltas bastem. Entretanto, é importante que se tome o cuidado de terminar de colocar a fita bem próximo de onde começaste, sem sobrepor novamente. Porque se isso acontecer, o raio do eixo ficará maior duas vezes a espessura da fita ao redor do restante do eixo (considerando 2 voltas, p. ex.), mas onde ultrapassar as duas voltas, ficará com um espessamento de 3X a espessura em um certo trecho, o que certamente trará um desalinhamento, especialmente na parte do eixo mais próxima às mós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rodrigo, de fato.

 

Confesso que não dei atenção a esse aspecto, mas é relevante.

 

Quando arrumar um tempo farei novamente esse mod a partir do zero, para falar a verdade eu fiz com pressa, ansioso pelo resultado e acho que não saiu bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O legal de desmontar o Hario é que se aprende bastante sobre ele. Fiquei impressionado como a mecânica é simples. As tais folgas também não precisavam existir, pelo menos tanto. Acho que só são justificáveis pra tentar compensar pequenas variações da linha de produção, ou seja, só a economia explica o mecanismo não poder ser mais preciso. Claro que tem que se levar em conta que ele custa ao redor de 30 dólares fora, mas mesmo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, penso que seja isso mesmo. Acho que as folgas são necessárias para acomodação das próprias tolerâncias existentes nas mós e demais peças, assim todo o conjunto se acomoda.

 

Acho que para um moinho de 30 dólares ele entrega uma qualidade sensacional. Se alguém me perguntasse qual o melhor espresso que é possível tomar com 200 dólares eu diria para comprar um Hario e uma Mypressi TWIST... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou em adaptar uma parafusadeira no Hario? Se eu tivesse uma certo que já teria tentado.

 

O legal da internet é que quando se tem um a idéia maluca e procura um pouquinho, quase sempre se descobre que alguém já teve e já testou essa idéia. Tem vários vídeos no youtube sobre isso. Será que alguém aqui do forum já tentou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, que legal!

 

Acho que minha próxima aquisição será uma parafusadeira!!!

 

Que de quebra ainda servirá pra parafusar alguma coisa se for o caso! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há nesse video, a partir de 02'12", uma interessante modificação que o cara fez no Kyocera CM-45CF adobrando o número de passos (clicks) de ajuste. Ele cita que o fez porque com o uso a parte plástica desgastou e girava livre. Fez também marcações que permitem que sempre monte o moinho na exata mesma posição para então poder ajustar com as referências pre definidas e marcadas. Interessante e aplicáveis aos Mini Slim.

 

Salve, Alexandre!

 

Estou pensando seriamente em implementar essa modificação de ampliar o número de passos no Hario. Estou com um problema de acertar o ponto de moagem. Com 4 clicks quase engasga a máquina, e com 5 clicks o fluxo fica muito rápido. Compensar só na dosagem está difícil porque: 1) Ainda estou sem balança; 2) A Gaggia Dose não se comporta muito bem com pouco café no filtro (deve ser por causa da pressão de 11 bar, suponho), ficando muito imprevisível a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

A Gaggia realmente não se dá bem com doses baixas. A dose ideal para um duplo na Gaggia, em minha opinião, fica entre 16 e 18g. Já fazem alguns meses que venho utilizando somente dose de 17g por padrão, ajustando até meia grama para mais ou para menos conforme a idade e tipo da torra.

 

Claro que há diferenças no paladar, use o que achar mais agradável, mas do ponto de vista de otimização da extração a Gaggia realmente trabalha melhor com doses nessa faixa que mencionei.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hario Mini MOD - Recall

 

Observando melhor o funcionamento do Hario depois do MOD, percebi que a mó interna ainda não estava bem centralizada, o que de vez em quando vinha causando um pequeno contato entre as mós sempre no mesmo ponto de rotação. Resolvi retirar toda a fita e deixar o aparelho original de novo.

 

Percebi, entretanto, que continua um leve desalinhamento da mó conforme o eixo gira. Pesquisando um pouco descobri que é comum o eixo do Hario vir de fábrica com um pequeno arqueamento. A olho nu, não consegui notar nada assim no meu, mas talvez seja a causa do problema.

 

Concluí que os japoneses provavelmente sabem de todos esses pequenos erros de produção, e que talvez (talvez) por isso é que a mó externa é flutuante, justamente pra compensar esses desajustes. Inclusive pode ser que com esse sistema, quando as mós estão em funcionamento, cheias de café, aconteça uma espécie de auto-alinhamento entre as mós devido à pressão exercida pelos grãos de café, afastando-as e mantendo-as dentro dentro de um certo eixo.

 

Na dúvida, pra evitar algum desgaste precoce, decidi manter a folga original. Pelo menos por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alguém conhece uma cola capaz de aderir bem em plástico, como aquele da roseta de ajuste do Hario (acho que é polipropileno ou algo assim)? Tentei outro dia colocar mais passos no moedor, colando pedacinhos de plástico com araldite, mas a cola epoxi não funcionou.

 

Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

A dupla PE / PP é realmente ingrata quando se precisa colar. A sugestão que eu te dou é tentar fazer esses "bumps" com cola quente, mas não garanto nada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cola quente não vai segurar.

 

Se não achar uma cola que sirva, vou tentar colar uma arruela de metal em cima do plástico, o que deve funcionar pela área maior de contato. Daí colaria as saliências em cima do metal, pode ser metal com metal, que cola bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cola quente não vai segurar.

 

Se não achar uma cola que sirva, vou tentar colar uma arruela de metal em cima do plástico, o que deve funcionar pela área maior de contato. Daí colaria as saliências em cima do metal, pode ser metal com metal, que cola bem.

 

Ainda não tive tempo de testar o meu Hario mini, mas estava pensando em transformar ele em "stepless" usando um conjunto de porca e contraporca... Será que funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tive tempo de testar o meu Hario mini, mas estava pensando em transformar ele em "stepless" usando um conjunto de porca e contraporca... Será que funcionaria?

 

Meio sem pensar muito a respeito, parece que funcionaria. Não sei se o ajuste seria fácil, pois o passo do parafuso do eixo é grande. Pra funcionar e compensar, o sistema de porca e contraporca teria que possibilitar ajustes de 1/16 de volta, que é o dobro da precisão de fábrica do Mini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio sem pensar muito a respeito, parece que funcionaria. Não sei se o ajuste seria fácil, pois o passo do parafuso do eixo é grande. Pra funcionar e compensar, o sistema de porca e contraporca teria que possibilitar ajustes de 1/16 de volta, que é o dobro da precisão de fábrica do Mini.

 

O ajuste ficaria mais dificil mesmo, talvez se uma das porcas fosse uma "borboleta" como a do Lido ficaria mais fácil.

Estava olhando o Lido e acho que uma coisa que falta no Hario Mini é um apoio da haste após as mós

 

Podiamos nos inspirar nisso...

lido10.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que dá pra experimentar o sistema de arruelas. Mesmo sem uma borboleta, com uma chavezinha de boca adequada o ajuste não deve ser tão difícil, e o custo de duas porcas vale a tentativa! :P

 

O que eu tenho dificuldade de entender é porque o Hario não vem com mais opções de regulagem. Não mudaria em nada a funcionalidade de moagem nem os custos de produção (afinal, são só umas microsaliências de plástico que seguram o ajuste) e facilitaria muito a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego e Rodrigo,

 

Indo um pouco mais além...acredito que o ideal seria colocar algum "ponteiro" na primeira porca para poder ter uma referência, assim como fizeram alguns proprietários do Pharos.

 

Há algumas porcas que possuem esses furos laterais onde se poderia rosquear um parafuso fino para ser o ponteiro, ou quem sabe mandar soldar um parafuso na lateral da porca. Acredito que facilitaria enormemente estabelecer uma referência, principalmente se fizermos marcações na parte de baixo da mó externa.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Transformei meu Hario Mini em stepless!

 

Reciclando a idéia do Diego, instalei a borboleta de regulagem na posição invertida, deixando a regulagem infinita. Pra segurar a posição, bastou uma contraporca logo na sequência. Funcionou perfeitamente, e a regulagem agora é infinita, bastando uma chavezinha de boca pra apertar a porca e ajudar no ajuste. A foto é auto-explicável. Mais simples, impossível!

 

8021996051_9940c07bbf_c_d.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Sem passos, mas não infinita. Ela é finita desde tão apertadas que as lâminas se encostam e não gira, até tão distantes que os grãos passam direto pelo vão existente entra as lâminas.

As possibilidades de ajuste da distância entre as lâminas é portanto finita. Ainda que sem os encaixes (passos) originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...