Ir para conteúdo

Bialetti Brikka


Postagens recomendadas

7 min como? Vc coloca agua, café, fecha e leva ao fogo?

Eu coloco agua fervendo, café, fecho e levo ao fogo e msm assim ainda leva mais uns 5 min.

Continuo acreditando q esta demasiadamente quente, tente colocar uma chapinha, ou coloque aqueles espalhadores de chama e talss.. Acredito q resolverá.

E não, moka não é um processo rapido e facil.

 

Edit: eu uso espalhador de chama, quando não usava eu ficava com muita agua no fundo tmb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é q o aluminio tem sua inercia de temperatura, então as vezes a agua nao ferveu e vc continua aquecendo, quando a agua ferve o aluminio ja está muito mais q 100ºC e continua a ferver a agua.

Quando vc adiciona agua quente vc tende a estabilizar essa questão de gradiente de temperatura.

Quando eu estou com paciencia eu fervo a água no bule/chaleira e despejo, demora mais mas acho melhor o café (pode ser placebo), quando estou com mais pressa eu coloco pra ferver na parte inferior mesmo ai quando ferve eu tiro do fogo e coloco o porta café e fecho e volto tudo pro fogo mais baixo q tenho e o "espalhador" de chama

Ps: desculpe-nos pelo off-topic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rola de criar um tópico específico da Brikka pra gente ir pra lá, hein...

 

Wil, pela minha experiência com a Brikka, suspeito que sua moagem ainda pode ser mais grossa... com a extração no ponto sobra bem pouca água no fundo. Dá pra filmar uma extração e colocar no tópico novo? E pra 7min a chama tá excessivamente baixa... lembro de ter feito um teste com fogo alto/baixo, medindo a temperatura do café depois, e nem faz diferença... só tomar cuidado pra chama não sair pela lateral da base e queimar o cabo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, fiz uma moagem mais grossa e aumentei o fogo, perfeito, sobrou uma quantidade insignificante de água na câmara!
Obrigado.
 

Rola de criar um tópico específico da Brikka pra gente ir pra lá, hein...

 

Wil, pela minha experiência com a Brikka, suspeito que sua moagem ainda pode ser mais grossa... com a extração no ponto sobra bem pouca água no fundo. Dá pra filmar uma extração e colocar no tópico novo? E pra 7min a chama tá excessivamente baixa... lembro de ter feito um teste com fogo alto/baixo, medindo a temperatura do café depois, e nem faz diferença... só tomar cuidado pra chama não sair pela lateral da base e queimar o cabo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se pela foto da pra analisar a granularidade da moagem.

Outra duvida, a Brikka tem um medidor de água na parte de cima, usando essa medida a água fica aproximadamente meio centímetro abaixo da válvula, será que posso adicionar mais água, até chegar ao limite da válvula?
(não consegui dimensionar as fotos)

 

 

tumblr_o2g595SGYR1rj7r71o2_1280.jpgtumblr_o2g595SGYR1rj7r71o1_1280.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wil, o melhor é você ir testando (nível de água, quantidade e granulometria do café, etc.) e experimentando pra ver como fica melhor em relação ao paladar. Como quase não uso minha Brikka, por ter outros métodos de extração que prefiro, acabo não fazendo cafés o suficiente nela pra testar essas coisas. Mas por ser seu único método, logo chegará a conclusões.

 

Dito isso, imagino que o medidor de volume de água foi definido pra otimizar a extração. E por isso provavelmente deve ficar melhor adicionar água depois do que a mais no reservatório. O que costumo fazer pra diluir um pouco é adicionar água no recipiente superior antes de levar no fogo.

 

Quanto à granulometria, um bom indicador é o fluxo de extração. Veja vídeos de fontes confiáveis no youtube pra ter alguma referência em relação a isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não, ainda mais por foto...

 

Eu usei um tempo minha Brikka de 2 xícaras na casa da namorada, recentemente, com um moedor manual antigo (de madeira, alemão). Tava moendo até que bem fino, entre expresso e coado. Colocava bastante pó (até ajeitava de leve com a mão). Água sempre na marca que tem perto da válvula ou até um pouco mais. Fogo de boca pequena, mas médio/alto.

 

Em geral, por volta de 2-3 minutos, começava a sair lentamente e logo depois de um bom volume extraído ela expandia a válvula e saia a espuma/"crema". No começo eu tentava tirar e evitar os últimos 10ml, mas depois desencanei. Eram extrações até bacanas, bem encorpadas e, como não usava café escuro, sem muito amargor mesmo com a água bem quente.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo testes ainda, e já desencanei de tirar ela do fogo antes de completar a extração kkkk
Na internet (instagram) tem muitos videos da Brikka em funcionamento, alguns deles a extração acontece numa velocidade muito rápida, e com uma "crema" bem densa... talvez eu esteja fazendo a moagem muito grossa e o fogo ainda muito baixo, amanhã rola outro teste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wil, tem que ver qual o café usado nesses vídeos. Se usar um blend com robusta e torra avançada é capaz de sair "crema" mais densa, mesmo nas moagens um pouco mais grossas e extrações mais rápidas.

 

Infelizmente (ou felizmente) pelo vídeo não dá pra sentir o sabor. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grão que estou usando é o América espresso, não chega nem perto de ter uma crema, mas estou tirando cafés muito mais saborosos que o coado, estou contente com a Brikka aqui na firma. Talvez eu compre uma Nespresso para colocar em casa!

 

 

Wil, tem que ver qual o café usado nesses vídeos. Se usar um blend com robusta e torra avançada é capaz de sair "crema" mais densa, mesmo nas moagens um pouco mais grossas e extrações mais rápidas.

 

Infelizmente (ou felizmente) pelo vídeo não dá pra sentir o sabor. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Fala galera! segue o vídeo que fiz, levou meio dia pra subir no youtube! kkkkk

 

 

https://youtu.be/Dy4TZjP_zVs

Wii, parabéns pelo video.

Não conhecia esta marca de cafeteira italiana,Muito bonita.

Tenho experiencias com outras mais simples . Veja  em (http://cafe.inf.gs/dicas/).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz Paulo, bem vindo ao clube. :)

 

É sempre bacana ver mais gente descobrindo o Clube do Café!

 

Inicialmente, como você parece ser da região do autor do documento listado na página que você linkou, talvez o conheça. Se for o caso, sugiro que comente com o mesmo que o método que ele descreve é chamado mais comumente de "moka" ou mesmo de "café italiano" em algumas regiões, não de espresso nem "expresso", que implica nos métodos que envolvem a aplicação de pressão adicional (espresso = sob pressão, seja de bomba manual ou automática) além da gerada pelo vapor da caldeira (no caso da Moka, da câmara inferior da cafeteira). Além disso, a cafeteira de 3 xícaras comporta 200ml, e não 300ml como diz o documento. Colocar um volume superior ao indicado pelo fabricante pode resultar em falha da válvula de segurança e em ferimentos para o operador.

 

A cafeteira das fotos parece ser uma Bialetti clássica ou um clone da mesma, que até onde sabemos é a marca mais tradicional dessa modalidade. A Brikka, discutida aqui neste tópico, é apenas um dos modelos da Bialetti, caracterizada pela válvula de pressão na câmara superior.

 

Independentemente de quanta experiência você já tenha no mundo do Café, sugiro que dê uma lida no setor de iniciantes e nas regras do fórum, assim será ainda melhor quando você compartilhar seu conhecimento e suas experiências com os usuários do clube. Por exemplo, a moderação instrui e solicita que não se utilize a ferramenta "citar" quando em sequência de diálogo, como você postou, pois não é necessário e fica pesado no servidor do CdC, que acaba ficando lento de navegar por conta disso. Quando há fotos e vídeos, isso fica ainda mais "pesado" e, como não queremos ver o site "cair", todos usuários agradecemos àqueles que têm tal cuidado.

 

Boas leituras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

No manual de instruções nao tem nada sobre como retirar a valvula da câmara superior para fazer limpeza, não achei nada na internet também, alguém sabe me dizer como retirar? Notei que nas ultimas vezes que usei estava tendo "escape" de pressão logo no inicio do preparo, não sei se é um possivel acumulo de resíduos ou se a válvula está com defeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só segurar a base da válvula e girar o corpo no sentido anti-horário. Se o escape for um pouquinho de ar no início, é normal... Aí quando sai um pouco de café, veda e para de escapar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu tenho as 2 Brikkas, de 2cup e 4cup.  E uso moedor manual Hario, e café do clubecafe.

A de 4cup esta abandonada, é muito inferior a 2cup em relacao a formar a espuma/crema.

 

A 2Cup usei por alguns anos, e ultimamente estava de lado e voltei a usar coador.  "Encheu o saco" a falta de consistencia.  Quando eu achava o ponto ideal de quantidade de agua, cafe, moagem, fogo, etc, mudava o café e tinha que achar os pontos tudo novamente.

 

Uma coisa que creio que melhora muito, é uniformidade da fonte de calor (chama). Nos USA isso nao é problema pois la todos usam fogões eletricos. Aqui com boca à gas, é um problema para a pequena brikka que se colocar ditreto no meu fogão, a chama pega apenas na borda lateral da base.  Eu costumava preaquecer uma panela tramontina de inox no fogão , vazia, e colocava a Brikka em cima dela.  Melhorou muito a extração.  Mas com o tempo o fundo da panela ate mudou de cor , praticamente inutilizando a panela, e agora não consigo mais repetir a qualidade que conseguia antes.  

Voltei a usar a Brikka direto no na chama, e logicamente os resultados não são mais satisfatorios como já conseguia no passado.

Essa falta de consistência/repetição,  que implica não só em perda de paciencia mas desperdício de café,  foram o gatilho para eu essa semana desistir da Brikka e comprar uma Mondial C-08.

 

Tenho 2 Hario Slim que uso para moer, e comprei uma parafusadeira eletrica pois isso é outra coisa que "encheu o saco" apos alguns anos moendo manualmente.  Deveria ter feito desde o inicio, que facilidade acoplar a parafusadeira e moer quanto quiser sem esforço.  O moedor manual serve para 1 pessoa.  Se quiser servir cafés para visitas, haja braço.

 

Gostei de ler acima sobrre o tal espalhador de chama. Nem sei o que é isso mas vou pesquisar. Deve ser o eu precisava para substituir a panela de inox que eu usava com o mesmo objetivo.

Mesmo assim, nunca consegui um crema tao denso quanto alguns que ja vi no youtube, principalmente de um que enche o café de açucar depois, e o açucar leva seculos para afundar. (apesar de eu nao usar açucar, é um bom metodo de medir a qualidade da crema, ou espuma, como queiram, ja que o da brikka tecnicamente nem seria crema)

 

Sempre usei uma balança que mede variações de 0,1g , daquelas compradas na AliExpress/DealExtreme. Com a Brikka acho muito dificil repetir algo no olho, precisa da balança para conseguir repetição quando acha o ponto.

 

Quando ainda conseguia tirar cafés decentes, costumava usar uns 64ml de agua. E café em torno de 14g.  (nao chega a encher o recipiente do pó).

Moagem no Hario entre 8 e 11 cliques do ajuste totalmente fechado (limpar as mós antes de fechar tudo pois se fica café ele nao fecha inteiro o ajuste, e 8 clics com resíduo de café não é igual a 8 clicks apos limpeza)

 

5 clicks no Hario onde o pó fica fino como para espresso, é inviavel para Brikka.  Entope , fica agua na base, borra fica uma pasta, e café sai queimado.

11 clicks chegou a funcionar por um tempo, apesar da moagem sair bem grossa e variavel (visto que a mó "dança" no eixo e nao fica alinhada).  Quando mais grosso, mais café tinha que colocar para achar o ponto, ficava muito bom, mas era um exagero de café para miseros 50~60 ml de bebida.

 

Agora vou partir para Mondial C-08 para ver se consigo consistencia/repetição.  Chegou uma do Walmart ja com defeito. Solicitei troca, mas irão devolver valor pago pois esta indisponível para troca. Comprei novamente em outro site, no Extra, e deve chegar nestes proximos dias.   Se funcionar a contento, será o fim da vida de uns 3 ou 4 anos lá em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Boa tarde a todos.

Comprei há 3 dias uma bialetti brikka e não consigo fazer café. Já aconteceram várias coisas:

- Ausência total de creme

- Borras de café na chávena

- Extração de pouquíssimo café (uma máquina de 2 chávenas dá para meio café expresso?)

- Água sai pelo encaixe quando começa a ferver

- Já aconteceu 2 vezes não ter saído café nenhum (e esperei uns 7/8minutos).

Utilizei moagem especial para cafeteira italiana (moka), que aqui em Portugal é mais grossa que a moagem de máquina expresso. Será que é a moagem que está errada? Ou a máquina que tem defeito?

Vi imensos vídeos no youtube, li todas as indicações do fabricante, não sei o que fazer mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,
não tenho muita intimidade com moka mas seu relato em que sobra borra na xícara me leva a crer que o pó esta muito fino do desejado para este tipo de cafeteira ou muito apertado o que também faz entupir o filtro ao ponto de fazer  vazar  água pelo encaixe, se observado o nível máximo de água recomendado no reservatório e o estado da borracha de vedação.

Neste tópico do fórum pode encontrar mais esclarecimentos:

http://forum.clubedocafe.net/topic/2165-moka-como-eu-faço/#comment-61297

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Brikka tem a válvula de pressão na saída. Sempre é bom verificar se ela está livre, não pode enroscar.

Não sei exatamente que moagem está usando, mas eu costumo usar, por exemplo, no moedor Baratza Preciso, 1 nível macro ou um pouco mais do que uso numa máquina de espresso. Ao mesmo tempo, no moedor Pharos, manual, giro quase 1/4 de volta mais grosso que o espresso. Talvez uma moagem de coado seja OK, se for grossa. Não pode ser muito fino, mas também não é pra parecer sal grosso. Se parecer areia média/grossa, deve dar.

A minha é para 2 xícaras e costumo colocar uns 19g de pó, e até dou uma ajeitadinha e comprimo muito levemente. Acaba por demorar uns 2 minutos para sair o café, pouca crema, claro, não é uma máquina de espresso, mas até os 2:30 passou toda a água ou até vaza (e apita) pela válvula de segurança. Boca do fogão pequena mas potente.

Veja se sua boca de fogão está suficiente para esquentar a água rapidamente. Sem café, deveria demorar até menos de 2 minutos para sair a água. Como tem a válvula de segurança, não vai espirrar longe, mas sempre tome cuidado quando não colocar café, para não se queimar. 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas respostas.

Depois de mais algumas tentativas, começo a desconfiar que o problema é da moagem. Utilizei café de supermercado. Aqui temos muitas marcas e vários tipos de moagem, é difícil descobrir qual a melhor. Falei com algumas marcas e recomendam moagem especial para moka (mais grossa que expresso). Mas a brikka não é uma moka normal, por isso acho que a moagem correta não pode ser a mesma. Com a moagem moka, ficou com borras e também achei que era necessária moagem mais grossa. No entanto, hoje experimentei moagem para máquina expresso (bem mais fina do que a anterior) e fiz um café sem borras e que saiu em 3 minutos! Que estranho... Ficou um café muitooooo forte e sem crema, mas saboroso. Numa cafeteira de 2 xícaras, saiu um café para uma xícara apenas. 

Continua a vazar água pelo encaixe, apesar de ter respeitado o máximo de água. Coloquei até à marca H20. A borracha de vedação é nova, tem menos de 1 semana. Ou é defeito da máquina, ou é defeito da borracha ou é a moagem que continua errada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o pó e válvula (da saída) exercem restrição suficiente, acaba por aumentar a pressão na câmara e certamente vazará ou apitará a válvula de segurança (aquela do lado, que fica logo acima do limite de água). Se fechar a cafeteira com mais firmeza, pode ser que não vaze. Também vale verificar se não caiu pó de café na borracha, que pode atrapalhar a vedação.

A lógica seria até usar moagem um pouco mais grossa que a de "moka", considerando que a válvula da saída exerce pressão contrária (é como se a pressão atmosférica fosse maior). Um teste a se fazer também é levantar essa válvula, durante a extração, talvez com o uso de uma colher, pois a mesma esquenta, para testar a cafeteira como uma italiana "normal". Não aconselho remover a válvula  (ela é uma tampa rosqueada num colar) pois aí o café sai pelo furinho para cima, e pode sair com alguma força suficiente para fazer uma sujeirada... Se tirar a válvula, deixe a tampa abaixada para não acontecer a lambança.

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho mais paciência com a Brikka, ela é muito temperamental com a moagem e a dose (muitas vezes moagens mais finas canalizavam o bolo e saía um café super fraco com metade do bolo seco na câmara interna), além do que o café dela me dá tremedeira, mais do que se eu tomar vários espressos ou coados.

No caso parece ser uma questão de moagem fina demais mesmo que está impedindo o fluxo da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...