Ir para conteúdo

O que você mais percebe e o que mais gosta em um café?


Postagens recomendadas

Olá Vinícius... acho que a questão passa também por suas referência e a maneira como você percebe os estímulos (doce, amargor, acidez, etc...)

A maior dificuldade que tenho é de não ter referências... participar de degustações, grupos, encontros... todas são formas de perceber sabores e comparar como a mesma bebida é percebida pelos colegas que também gostam de café.

No meu caso, o que me ajuda muito é visitar cafeterias que fazem bons cafés e degustar.... aí conseguimos apurar as referências, até onde determinado grão pode chegar em sabor e nossas limitações no preparo e na degustação.

Ao final poderá simplesmente concluir que a sua percepção para o doce não é tão pronunciada, e não vejo problema nenhum nisso...

 

Abraços e bons cafés !!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é difícil notar a doçura do café porque, de maneira geral, estamos muito acostumados com açúcar refinado em tudo. Aí por mais doce que o café seja é difícil comparar com sacarose altamente concentrada :P

Eu nunca tive o paladar muito apurado. Na verdade o café despertou o paladar inclusive pra gastronomia e outras bebidas, em coisas que antes eu não sabia apreciar.

Concordo com o amigo @ronaldom1 que a maior dificuldade é não ter referências; como moro afastado de grandes capitais fico um pouco isolado no hobby, mas sempre que viajo reservo uns dias pra degustação de cafés :)

E o negócio é tomar muito café! Depois de uns 2 anos tomando 2 ou 3 xícaras por dia não tem como não notar melhor os sabores na xícara.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius-RS , após pensar no que tu, o @ronaldom1 e o @Freedom Force disseram, me dei conta de que há alguns meses, meio coincidentemente com a entrada no mumdo do café, descobri que tenho diabetes autoimune. Desde então tenho uma dieta com zero açúcar (sacarose, não os açúcares naturais dos alimentos). De fato hoje percebo vários tipos de doce e tenho um paladar bem sensível a esse sabor, o que não ocorria antes; tomo cacau puro com água e acho doce; leite puro e acho doce, etc. rs. Realmente acho que pode ter a ver com sensibilidade e limiar de cada um. Mas percebi também que tomando hoje um café/grão específico que tomei meses atrás, hoje percebo outras coisas. Então assino embaixo, o negócio é tomar muito café e curtir a jornada rs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Legal, tema interessante e oportuno pela seleção dos candidatos da compra coletiva. 

 Se for resumir numa palavra, o que procuro é equilíbrio. Equilíbrio no tripé entre corpo, acidez e complexidade aromática.

Corpo pode ser aproximado para doçura; mas sem ácido e algum aroma para “ornar” é só um café comum.

Os super ácidos que lembram aquela bala antiga, Azedinha, podem ser até eletrizantes mas me cansam rápido, só para de vez em quando.

E não adianta ser complexo  se for ralinho, sem corpo/ retrogosto.  

 Parece contraditório querer corpo e acidez, se nos perfis de torra e extração estão em extremos opostos; mas justamente estes extremos perigam matar p melhor de um café. Não é que odeio extremos, mas é só de vez em quando. Já um Equilibrado, é companhia bem-vinda sempre...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, assim já me sinto um pouco melhor hehe. Vou continuar bebendo cafés por aí e quem sabe topar com cafés mais doces... ou não, talvez minha percepção seja pra menos doce, ou talvez eu realmente esteja esperando doçura demais. Na verdade, estou quase convencido que essa "doçura" é delicada e não igual a açúcar, que era o que eu imaginava quando lia alguns comentários. 

Talvez se possa fazer uma relação entre a degustação de cafés, vinhos e cerveja... e nesse caso, a tal "doçura" do café seria algo como um vinho suave... se for isso, ok, aí entendo perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius-RS Um vinho suave é muito mais doce que um café sem açúcar.

Leite integral comum chutaria que é umas 10 vezes mais doce.

Na verdade café torrado tem pouquíssimo açúcar. Sobre o assunto aqui.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que o café tem "açúcar", e não é tão pouco assim tem: semana passada novamente derramei uma pouco de café, caiu sobre o meu pé (estava usando uma crock), não queimou pq já estava na temperatura de tomar, mas ficou um melado só... tive que lavar a sandália e o pé pois ficaram grudando! Depende da extração tb, claro... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...