Ir para conteúdo

Kickstarter - Kruve (antes Rafino)


Burny

Postagens recomendadas

Esse apetrecho Wagner vai acrescentar em qualidade no teu café, qualquer q seja o moedor ele vai gerar fines. O que q buscamos? Um moedor perfeito q gere o minimo de fines possível.

Pq q todo moedor gera fines? Pq qualquer material frágil (o café em questão) quando quebrado, triturado ou cortado vai "esfarelar". Tente quebrar um marmore q ele vai gerar pó.

Então não existe moedor que não gere fines, não por falha de projeto, mas o material em questão não facilita. Tenho certeza q o Debut é o mais proximo possivel do ideal para moedores.

Masss ainda gerará fines e o equipo ai serve mais, na minha opinião, para experimentações do que para uso no dia a dia.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho trabalhando com peneiras de análise granulométrica há mais de 3 meses, e vou dar meus pitacos....

 

1) A questão primordial parece-me ser não só o perfil da curva granulométrica de diferentes moedores (a percentagem em cada faixa granulométrica, como mostrado no vídeo) mas a qualidade do "corte" das partículas. Por isso mesmo estou ansioso para a palestra do Ensei Neto no Jamboree Sampa, e espero que ele traga amostras inclusive de um EK43 (parece-me ingenuidade supor que o moedor não faz diferença qualitativa do perfil das partículas), não vejo a hora de brincar com o bichinho lá em Curitiba para ver a qualidade de corte dele.

 

2) Quanto à questão das faixas em si, quanto mais restrita mais homogênea a extração. A granulometria adequada depende, dentre outras variáveis, do tempo de infusão, temperatura da água e agitação. Mas posso dizer, por experiência própria e para minha receita básica de AP (por exemplo), que separar as partículas por faixas dá um tremenda diferença no sabor final da xícara. Tirar os excessos de coarses e fines, como demonstrado no vídeo, já é um interessante passo adiante, mas separar em faixas ainda menores dá um resultado ainda mais impressionante, por ex. na de 355 a 600 microns, ou (minha preferida para meus preparos) de 600 a 850 microns.

 

3) aquela chacoalhadinha leve de mão (que aparenta ser de pouco segundos) é pura propaganda, me deu até raiva de ver!  :angry:  Em granulometrias mais altas (850 ou 1000) é preciso pelo menos 1 minuto de agitação com auxílio de aparelho vibrador (êpa, sem malícia, hein!?rsrsrs) para peneirar 80% das partículas daquelas peneiras; eu diria que uns 5 minutos no mínimo na mão (ôpa, sem sacanagem de novo, hein rsrsr). Para uma peneiragem eficiente de 95% a 98% dos mais finos que a malha da peneira leva uns 2 minutos com ajuda de aparelho, bota mais uns pares de minutos na mão. Numa peneira de 400 microns você não limpa totalmente os fines (como mostrado numa foto do vídeo) em menos de (diria) 10 minutos na mão, mesmo numa granulometria mais alta. O Burny sabe do que eu tô falando.... E olha que eu estou falando de peneirar no máximo 20g de grãos a cada vez, no vídeo parece que estão peneirando perto de uns 30g, o que aumenta (e muito) o tempo de peneiragem, principalmente na mão. Aquele quadro (muito capcioso) do unrefined e refined só é possível numa granulometria bem alta (no mínimo 850 micros para cima) e haja chacoalhada pra ficar naquele ponto tão "limplinho".

 

4) Peneiras granulométricas brazookas de aço inox de um bom tamanho e capacidade para uso doméstico custam em torno de R$55,00 cada uma (tem da Bertel e de A Bronzinox, as minhas são destas). Dependendo do método principal adotado com umas 3 já dá pra começar a brincadeira. De resto, que o café fica muito melhor, mais claro, e mais complexo, i.e., com mais doçura e acidez, e com menos amargor e adstrigência em extrações normais (de 18% a 20%) e ainda melhor em extrações mais altas, isso fica: só brincando para constatar! ;) Separar cafés a cada 200 microns como sugerido no vídeo (numa das fotos comparativas de coarses e fines eu aposto que separaram 400 microns) faz uma baita diferença, é mais ou menos isso que faço (faixas de 250 micros) uma ou duas vezes por dia, quando quero um cafezinho realmente bão, se não.... vai do jeito que sai do MD40! :P Geralmente uso as peneiras a cada novo café, para acertar o MD40, depois depende da preguiça e do cansaço, e sim... da pressa também. ;) Como eu costumo tomar o mesmo café ao longo da semana, isso não é "pobrema" pra mim.

  • Curtir 13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um teste simples uma única vez separando finos e grossos, achei que o resultado na xícara perdeu complexidade... Isso não pode acontecer? Do café extrair somente um perfil muito estreito de sabor?

 

Bom, o teste foi bem rudimentar com umas peneiras que tenho em casa, moendo num encore, uma única vez. Fiquei assustado com a perda de café na peneiragem, principalmente de finos. Acho que por isso nem fiz mais testes, para não perder o gosto pelo encore...rs e daqui a pouco inventar de comprar outro moedor.

 

Aliás, se for para investir o valor dessas peneiras importadas, antes eu usaria este dinheiro para fazer um upgrade de moedor, acredito que para o dia dia seria mais interessante.

Sent from Lumia 1020

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu imaginei, Burny! :D O produto é legal, bonitinho e funcional (as malhas são intercambiáveis) mas não é eficiente (como deveria) como umas chacoalhadinhas, como eles sugerem, a não ser que você seja um experiente tocador de reco-reco de escola de samba! Haja chacoalhada, na mão, pra chegar num ponto satisfatório. A menos que você trabalhe com granulometrias altas (de 800-850 microns pra cima), e por isso mesmo o mestre Rafa já sacou que para coados e, especialmente French Press, é um acessório que fará toda a diferença.

 

Daria pra "falar" pelo menos uma hora sobre o assunto "peneiragem" (que é umas 10 vezes mais rápido do que escrever), mas em resumo:

 

1) Dá trabalho, muito, se quiser eficiência e não tiver grana para um agitador profissional (uns R$3.000,00) destes de laboratório, já que não existe tal aparelho para fins residenciais ou similares, de pequeno porte. Quanto mais fina a faixa granulométrica alvo, mais trabalho dá. Como bom tupiniquim que sou, descobri uma alternativa, que o Gil já sabe, mas que só revelarei depois do campeonato de AP. :ph34r:

 

2) É pra quem quer tomar um café na xícara preparado a la Café Gourmet (ou Master Barista), uma ou duas vezes por dia vá lá! Eu posso preparar para um almoço rápido durante a semana, digamos, um frango ao curry e amêndoas com arroz árabe em 20 minutos, faço o frango enquanto o arroz cozinha, píco as amêndoas no processador e paaah!. Mas se eu quiser fazer "aquele" jantar gourmet de sábado à noite (tipo Master Chef), só pra limpar (metade se aproveita, o resto vai pra canja) e cortar o frango em quadradinhos (quase que) perfeitamente iguais vai uns 10 minutos! E mais outro tanto para descascar e cortar as amêndoas na mão! lá se foram os 20 minutos!

 

3) Não é para o dia a dia, a não ser que você tome poucos cafés por dia e faça questão de que sejam realmente bons, pois a complexidade do sabor e aroma aumenta demais, e tive isto atestado e comprovado por uma Q Grader amiga minha esta semana. Funciona melhor para granulometrias mais altas, tipo de 600 (boa para coados) em diante já dá para encarar em casa, com uma eficiência de limpeza de uns 80% (em relação à malha usada).

 

4) Sim, há perda de café, independentemente do moedor mas... quanto melhor este, menor a perda. No meu caso (um MD 40), ela é de 50% para uma faixa de 250 microns ou de 25% para uma de 500 microns, então torna o seu hobby, digamos, duas vezes mais caro (quanto ao gasto com grãos), mas é o preço que se paga para ter um café umas três vezes melhor na xícara! :P Como tomo poucos cafés por dia (na média umas 2 ou 3 receitas bem feitas), se eu não consumir logo os pacotinhos abertos acabo perdendo-os para a oxidação, então no meu caso vale a pena! ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou curioso como esse método alternativo funciona. Também acho que é mais eficiente para coado e FP, mas se o objetivo só é tirar um pouco do particulado para melhorar a qualidade da bebida, talvez essas peneirinhas aqui já tem um efeito positivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Burny, qualquer particulado (não só os fines, que são mais críticos, mas os coarses tb) que você tirar já ajuda na homogeneidade da extração, e, em consequência, contribui para o aumento e a complexidade da extração. Já muito antes das peneiras granulométricas eu peneirava com duas dessas metálicas de cozinha, que depois descobri que tinham +- 700 e 1000 e microns, já dava para separar bem finos e grossos, mas só tive mais certeza das malhas das "de cozinha" depois de comparar com as de "laboratório". Digamos que uma peneiragem mequetrefe é melhor que nenhuma, e o tempo investido compensa! Agora... que peneirar é o canal, ah! isso é.... :ph34r:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa, nos meus testes aqui com peneiras de cozinha, porém boas peneiras, aconteceu o mesmo que com o rbata, perda de complexidade. Ainda não fiz novos testes com o novo moedor Preciso, só tinha feito com o Nemox. Claro que com uma ferramenta dessas o resultado seria outro, pois os granulados maiores também seriam filtrados.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, sempre dizem que o tempo para peneirar o pó é enorme, tanto que existem máquinas em laboratório para agitação das peneiras. Mas uma coisa me entrigou. Será que existe diferença na velocidade entre uma peneira de malha (como as da Bronzinox) e uma peneira de furos como as do Rafino? Tenho impressão que na peneira de malha o pó enroscaria mais...

 

Pena que para comentar no projeto precisa ser apoiador, e o valor mínimo para apoiar é de 5 dólares. Se fosse de 5 reais eu apoiava só pra perguntar! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beto, eu usava uma peneira de cozinha metálica com malha bem pequena (a menor que encontrei em minha cidade, onde não encontro nada) e depois que as granulométricas chegaram eu calculei que ela tinha uns 700 microns, que já é uma moagem tendendo para grossa. Se vc estava peneirando daí pra cima, e se você não aumentar (muito), a %Ext vai dar um café subextraído e, portanto, com perda de complexidade. Diminua a BR, amente temperatura, agitação, tempo de infusão e veja o que acontece.

 

@Santiago, em peneiras de precisão em microns tanto faz a marca, a velocidade de peneiragem é em tese a mesma se a área da peneira for a mesma. As minhas de A Bronzinox tem uma área maior (8 polegadas, circular) que as da Rafino, então peneira mais rápido. Numa granulometria mais fina, tipo a de espresso na faixa de 400 microns, demora no mínimo uns 10 minutos (eu diria 15) para peneirar eficientemente na mão como na propaganda. Outra coisa: estou falando de peneirar uma a uma; se você duas juntas, como na propaganda, vc economiza tempo na peneira de baixo (malha menor) mas não é tanto assim.... Eu prefiro peneirar uma a uma, com o truque que eu uso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, não fui claro na minha dúvida. Não estou falando em relação a marca da peneira, mas o tipo de construção da peneira. Uma do tipo malha de metal "trançado" e outra como folha de metal com furos.

 

 

Peneira do Rafino:

 

e6344719f44de47c71f4746bc6b9ca29_origina

 

 

Peneira "convencional":

 

2-IMG_0334.jpg

 

 

 

Acho que encontrei a resposta para minha dúvida num vídeo do projeto no Youtube:

 

 

Numa resposta que eles deram no comentário do vídeo:

 

"our sieves are not the ‘old school’ wire mesh which are not only very expensive, take long to sieve and almost impossible to clean. Our sieves are a new technology which allows for perfect manufacturing and exact hole sizes every time(down to the micron!). Plus with a flat smooth finish it sieves much faster and takes seconds to clean!"

 

Ou seja, numa tradução livre:

 

"nossas peneiras não são a 'tradicional' tela de fios, que não só são muito caras, mas tomam bastante tempo para peneirar e são praticamente impossíveis de limpar. Nossas peneiras são uma tecnologia que permite fabricação perfeita e tamanho exato para cada um dos furos (no nível de microns!). Adicionalmente, tem uma finalização plana suave peineira muito mais rápido e leve segundos para limpar!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Santiago... há um detalhe que me passou despercebido. Sendo a peneira Rafino perfurada a laser, acredito que a área de "passagem" de pó é (microscopicamente) bem menor do que a de uma peneira granulométrica de malha aramada. Então, se assim for, a velocidade de peneiragem na Rufino é menor que numa granulométrica de laboratório, supondo-se que a área das peneiras sejam as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, enquanto eu escrevia minha última mensagem vc estava postando seu esclarecimento. Como eu ponho a mão na massa todos os dias, continuo não acreditando na propaganda de que a placa perfurada a laser (talvez tenha mais precisão e uniformidade, concordo) seja mais rápida do que uma granulométrica de laboratório de alta precisão, certificada pelo INMETRO de acordo com padrões internacionais também. Na hora de peneirar, o que interessa é o "vão livre" por onde passarão as partículas, e vc pode facilmente constatar nas suas fotos que a área de passagem é maior, muito maior (quase o dobro), nas granulométricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem, mas tô revoltado! :angry: Agora que li a propaganda que o Santiago postou é que vi que eles mentem descaradamente ao dizer que a de malha é "quase impossível" de se limpar! Pelo amor de Deus! É de aço inox, limpa-se facilmente com uma escova de cerdas de nylon ou de bronze (conforme a malha), e por ser de aço inoxidável é lavável! O Burny que trabalha em laboratório de análise com peneiras de malha deve estar se matando de rir, eu tb estaria se não estivesse revoltado com tamanha cara de pau do fabricante. Propaganda mentirosa, capciosa!

 

Outra coisa: que me mostrem um vídeo integral - sem cortes - do tempo que leva para peneirar 20g de pó numa de 400 microns, antes e depois em "close up". Quero ver mesmo se com umas poucas chacoalhas eles conseguem! Notem que eles não falam em lugar nenhum quanto tempo (digo, minutos) demora para peneirar em cada malha, deveriam exemplificar com pelo menos duas malhas diferentes.

 

O produto é lindo, é melhor que não peneirar, quem quiser e puder que compre! mas vamos devagar com andor: a propaganda não precisa ser tão capciosa!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos comentários do projeto uma pessoa perguntou sobre o tempo gasto para peneirar. Parte da resposta: "Short answer is 20-30 seconds with the base 400-800um sieves."

 

O lance é esperar o projeto sair para ver se realmente funciona (e, óbvio, para ver se os caras conseguem produzir...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei das peneiras, e parecem muito bonitas. Se funcionam, só depois do Crowdfunding é que dá pra saber. Daí o preço será outro, talvez até menor, mas provavelmente maior.

 

Vocês continuam participando do KS depois que eles pararam de aceitar mediadores de pagamento como a Amazon pelo Amazon-Payments? Tem dado tudo certo? Eles tavam usando uma empresa nova, agora estão usando um sistema próprio que "imita" o PayPal, mas com servidores do próprio KS. Alguém aqui já fez "pledge" na Rafino ou em outro projeto nesse último ano? Não teve problemas com cartão nem com cancelamentos??? :wacko:

 

Deu vontade de entrar nessa e arriscar não gostar das peneiras, mas tem pouca informação sobre esse sistema novo de pagamentos do KickStarter... :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi!


 


Marek here. I see there are many passionate coffee people on this thread. I'm sorry that I do not speak Portuguese, but with the help of Google Translate hopefully I can answer any questions you may have. 


 


Mr. Lisboa Santos. I love your energy and passion for coffee. I too love coffee and I just wanted to let you know that what we have created is not meant to be propaganda. The Rafino does work. We created it for coffee geeks like myself that wanted more control over their coffee.


 


I am no expert barista, nor is this video below meant to be a "how to", I would simply like to share with the community how I make my coffee and how I use the Rafino to help me make it taste the best it can be. 


 


Cheers


 


Marek


 


 


Oi!

 

Marek aqui. Vejo que há muitas pessoas café apaixonados sobre esta discussão. Lamento que eu não falo Português, mas com a ajuda do Google Translate espero que eu possa responder a quaisquer perguntas que possa ter.

 

O Sr. Lisboa Santos. Eu amo a sua energia e paixão pelo café. Eu também amo o café e eu só queria que você saiba que o que nós criamos não é para ser propaganda. O Rafino funciona. Nós a criamos para geeks de café, como eu, que queriam mais controle sobre seu café.

 

Não sou barista perito, nem é este vídeo abaixo pretende ser um "como fazer", eu simplesmente gostaria de compartilhar com a comunidade como eu faço meu café e como eu uso o Rafino para me ajudar a fazer o gosto da melhor forma possível estar.

 

Saúde

 

Marek

 


 


https://www.youtube.com/watch?v=HRHCMrBbjQI

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Marek, welcome to the CdC!

 

You really have an interesting and stylish product with the Rafino. Several of us have sieved coffee before and therefore we know that it takes a while to quantitatively separate fractions, even with large test sieves. Thus our doubt, could you give us some numbers? How long does it take with the Rafino to separate 90% of the <400 micron fraction of - let's say - a 20g coffee sample ground for pour over coffee?

 

Cheers,

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Burny, 

 

Thank you :) 

 

While we have tested the Rafino extensively at home, we have not done any in depth laboratory studies yet. We contacted local Universities to help us but the cost was prohibitive. If you see in the video I posted, it really does not take very long to separate the coffee grinds. The smaller the sieve the longer it will take. However because we are using a tiered system it does improve the sieving time. I tend to sieve for about 30-60 seconds. After that very little comes out. There is a point of diminishing returns so it is hard to give you that exact time number to reach 90%. 

 

Also, these numbers do vary depending on the grinder you use. When we tested the Rafino with an EK43, the consistency was better than the average grinder, however we still noticed a big difference in taste after removing the fines and boulders. 

 

We do not want to mislead anyone. When we say that cleaning this style of sieve is easier than a wire mesh, we were not exaggerating. I hope we demonstrated that in the video. 

 

Marek 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...