Ir para conteúdo

Café fermentado


LUW

Postagens recomendadas

Peoples, por essas bandas está correndo uma nova mania: café fermentado. Os que eu experimentei até hoje gostei MUITO, pois a fermentação criou cafés muito diferentes do que estava acostumado em termos de cafés nacionais. Sendo honesto, em alguns casos, se me dissessem que estava tomando grão importado eu acreditaria. O único problema que vejo é que pelo menos por enquanto está tudo em nível de experiência, pois até agora nunca consegui tomar duas vezes o mesmo café. Não vou dizer que isso é ruim, pois cada vez será um café diferente, mas seria melhor se fosse possível poder repetir o mesmo sabor no futuro.

 

Isso é coisa daqui ou a idéia está se difundindo pelo país?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma técnica largamente utilizada em outras culturas agrícolas (cacao, silagens , fenação, grãos, etc) e alimentos (queixos, frutas, carnes, pães, vinhos e cervejas, e muitas outras bebidas e comidas) anos que se vem experimentando em café.

Lembras do Frutado de Verdade e o Frutado ao Quadrado, com grãos do Paulinho, do Léo Moço ?

Também o Ensei com o Mariano Martins, nos ácidos, e o pessoal de Taquaritinga do Norte em Pernambuco com o Typica deles.

As estórias de fermentação láctica em vez de cítrica e outras vertentes.

Realmente são diferentes, quebram a falta de complexidade dos cafés de baixa altitude.

Acho uma saída para cafés "monótonos" , bem como colocar em barricas de bebida (whisky, aguardente, brandy, etc) , ou a "flavorizaçao" com especiarias , torrar com rapadura, ou mesmo utilizar aquelas xaropes, colocar casca de limão ou tantas outras formas de acrescentar aroma ou sabor.

 

Porém, IMHO, nada disto se aproxima ao um grão realmente bom, de terroir especial, com altitude, elegância , complexidade e de sabor único.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a primeira vista me pareceu "trapaça", porém fiquei bem impressionado com o que saiu. E justamente usando café chinfrim (ou pelo menos café não top). Imagino se seria possível, assim como se consegue com a torra, evidenciar alguma característica específica do grão. Mas é muito interessante como muda radicalmente o sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que lembro, os primeiros cafés surpreendem e agradam (como surprende e agrada um café cubano, por exemplo), e tomados ocasionalmente dá para curtir.

Porém comprando um pacote, após alguns dias a surpresa já era, é acaba cansando, mas sempre é mais uma opção é isso é bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...