Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Rafael Andriotti Sevaio

Cafeteira Italiana (Moka) oxidada

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Sou novo no fórum e entrei especialmente por esse problema. Tenho uma moka há alguns anos e não usava faz tempo, então resolvi preparar um café nela e notei que o reservatório de água estava oxidado e com manchas escuras. Li em algumas páginas para usar água e vinagre no reservatório e fazer o ciclo de fervura por duas vezes. Fiz o processo, mas as manchas ainda persistem. 
Gostaria de saber se existe alguma outra forma de deixar o interior como novo e se essas manchas, mesmo depois de feito o processo de limpeza, podem comprometer o sabor do café.

Já procurei a solução por tudo e não achei nada satisfatório. Conto com a ajuda de vocês!

Obrigado!

Marcia    1,306

Oi Rafael! Bem vindo ao clube!

Tenho uma mokinha também e nunca me incomodei com o reservatório escuro... é como bule ou chaleira de alumínio, com o aquecer da água acaba escurecendo, aí só arear com Bombril para brilhar de novo. Imagino que com a Moka seja semelhante e não sei se tem alguma substância food safe que faça isso magicamente.

Oi Rafael! Bem vindo ao clube!

Tenho uma mokinha também e nunca me incomodei com o reservatório escuro... é como bule ou chaleira de alumínio, com o aquecer da água acaba escurecendo, aí só arear com Bombril para brilhar de novo. Imagino que com a Moka seja semelhante e não sei se tem alguma substância food safe que faça isso magicamente.

A diferença entre o bule e a chaleira com a minha moka é que na cafeteira criou aquelas coisas brancas de oxidação. Acho que na última vez que usei ficou um pouco de água no filtro e pingou no reservatório, aí ficou molhado e oxidou. Vou tentar limpar com bombril e depois digo como ficou.

Obrigado! =D

lipe_oa    740

Solução 10% de "brilho aluminio", deixa de um dia para o outro q vai resolver grande parte do problema. Só toma cuidado pra não deixar escorrer do pado de fora.

• Like 3

strangedata    147

Rafael, nem esquente com isso. Essas manchas são normais no alumínio, e conferem uma certa estabilidade na composição da superfície onde se formam.

Normalmente são formadas pela própria fervura, sendo esses pontos onde se originam as bolhas no processo de fervura, por cavitação.

As manchas são compostos oxidados mais estáveis, e, ao retira-las, você só estará expondo o alumínio desprotegido, o que levará, novamente às manchas.

Sent from my XT1033 using Tapatalk

• Like 3

Rafael, nem esquente com isso. Essas manchas são normais no alumínio, e conferem uma certa estabilidade na composição da superfície onde se formam.

Normalmente são formadas pela própria fervura, sendo esses pontos onde se originam as bolhas no processo de fervura, por cavitação.

As manchas são compostos oxidados mais estáveis, e, ao retira-las, você só estará expondo o alumínio desprotegido, o que levará, novamente às manchas.

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Que bom ler isso! Eu já estava achando que tinha arruinado a minha moka. Já que é uma coisa natural do alumínio, não vou tentar limpar novamente.

Muito obrigado! =D