Ir para conteúdo

Cafeteira Italiana (Moka) oxidada


Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Sou novo no fórum e entrei especialmente por esse problema. Tenho uma moka há alguns anos e não usava faz tempo, então resolvi preparar um café nela e notei que o reservatório de água estava oxidado e com manchas escuras. Li em algumas páginas para usar água e vinagre no reservatório e fazer o ciclo de fervura por duas vezes. Fiz o processo, mas as manchas ainda persistem. 
Gostaria de saber se existe alguma outra forma de deixar o interior como novo e se essas manchas, mesmo depois de feito o processo de limpeza, podem comprometer o sabor do café.
 

Já procurei a solução por tudo e não achei nada satisfatório. Conto com a ajuda de vocês!

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael! Bem vindo ao clube!

 

Tenho uma mokinha também e nunca me incomodei com o reservatório escuro... é como bule ou chaleira de alumínio, com o aquecer da água acaba escurecendo, aí só arear com Bombril para brilhar de novo. Imagino que com a Moka seja semelhante e não sei se tem alguma substância food safe que faça isso magicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael! Bem vindo ao clube!

 

Tenho uma mokinha também e nunca me incomodei com o reservatório escuro... é como bule ou chaleira de alumínio, com o aquecer da água acaba escurecendo, aí só arear com Bombril para brilhar de novo. Imagino que com a Moka seja semelhante e não sei se tem alguma substância food safe que faça isso magicamente.

A diferença entre o bule e a chaleira com a minha moka é que na cafeteira criou aquelas coisas brancas de oxidação. Acho que na última vez que usei ficou um pouco de água no filtro e pingou no reservatório, aí ficou molhado e oxidou. Vou tentar limpar com bombril e depois digo como ficou.

 

Obrigado! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solução 10% de "brilho aluminio", deixa de um dia para o outro q vai resolver grande parte do problema. Só toma cuidado pra não deixar escorrer do pado de fora.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, nem esquente com isso. Essas manchas são normais no alumínio, e conferem uma certa estabilidade na composição da superfície onde se formam.

 

Normalmente são formadas pela própria fervura, sendo esses pontos onde se originam as bolhas no processo de fervura, por cavitação.

 

As manchas são compostos oxidados mais estáveis, e, ao retira-las, você só estará expondo o alumínio desprotegido, o que levará, novamente às manchas.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, nem esquente com isso. Essas manchas são normais no alumínio, e conferem uma certa estabilidade na composição da superfície onde se formam.

 

Normalmente são formadas pela própria fervura, sendo esses pontos onde se originam as bolhas no processo de fervura, por cavitação.

 

As manchas são compostos oxidados mais estáveis, e, ao retira-las, você só estará expondo o alumínio desprotegido, o que levará, novamente às manchas.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Que bom ler isso! Eu já estava achando que tinha arruinado a minha moka. Já que é uma coisa natural do alumínio, não vou tentar limpar novamente.

Muito obrigado! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 08/04/2016 at 12:57, Rafael Andriotti Sevaio disse:

Que bom ler isso! Eu já estava achando que tinha arruinado a minha moka. Já que é uma coisa natural do alumínio, não vou tentar limpar novamente.

Muito obrigado! =D

Rafael, Strangedata disse TUDO

Talvez ele seja químico, mas ele sabe muito bem de metalurgia!!!

O aluminio metálio sempre forma manchas brancas ao oxidar (reação química pelo contato com água e oxigênio !!!) . Forma-se o óxido de aluminio, branco e, extremamente duro, ou seja: haja braço para "arear" uma panela.

Você até poderia tenatr esfregar limão com sal, MAS USANDO LUVAS, pelo amos de Lavoisier...

Entretanto, o Strangedata, eu e muita gente que conhece alumínio te aconselhamos: pare de limpar. O óxido sempre se formará. E, te digo mais: essa primeira camada de óxido de alumínio formada servirá como uma película protetora. Isto é, se já está revestida de uma película de oxido de alumínio, as partes internas estão protegidas...o interior não estará sendo corroido. Se vc retira, uma nova película vai se formar, e vc vai retirar.. numa sequência assim, na quarta geração haverá um furo na sua panela ou cafeteira... Não bastasse isso, a película te protege de ter contato com íons alumínio livres, no café, na comida... e embora não haja consenso científico, existem suspeitas de que a exposição a íons alumínio causem problemas à saúde.

Doentes renais e pacientes submetidos a diálise devem EVITAR todo e qualquer ingesta (tomar/ comer) íons aluminio.

Proteja a sua cafeteira, as suas panelas , e a sua saúde: alumínio oxidado é perigo contido, arear nunca mais!

Abraço

 

 

 

Em 08/04/2016 at 00:58, strangedata disse:

Rafael, nem esquente com isso. Essas manchas são normais no alumínio, e conferem uma certa estabilidade na composição da superfície onde se formam.

 

Normalmente são formadas pela própria fervura, sendo esses pontos onde se originam as bolhas no processo de fervura, por cavitação.

 

As manchas são compostos oxidados mais estáveis, e, ao retira-las, você só estará expondo o alumínio desprotegido, o que levará, novamente às manchas.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Dez!!!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tem vários estudos que mostram que alumínio é tóxico. Quando você aria a panela ou qualquer coisa de alumínio você faz liberar mais alumínio na água como a Thel diz. Apesar de ser comum no Brasil uso de panelas de alumínio em geral fora do país eles usam mais inox ou outros materiais justamente por isso.  Recomendo também não Ariar nunca principalmente internamente. (por isso eu gosto da Bialleti colorida externamente acho que se mantém bonita mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Olá, entendi que não é para arear, eu basicamente só limpo com água corrente e após uns 3 usos limpo com bucha e sabão líquido.

 

Com menos de 3 meses ela já tá toda escura, é de alumínio - uma cafeteira italiana stone&wood tognana. Mas fico me perguntando: não estaria bebendo ferrugem?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá pessoal, também estou com essa dúvida, mas tenho notado algumas diferenças.

Em Dezembro de 2021, ganhei uma Cafeteira Italiana Stone&Wood 180ml Tognana e, depois de usá-la umas três vezes, constatei, agora em abril de 2022, que o fundo apareceu com grandes manchas brancas e outras escuras no fundo.

Pelas postagens do Strangedata, da Thel e do Yan, saquei que a oxidação natural do alumínio gera essas manchas, contudo, tenho a impressão de que após lavar ou ferver água as manchas brancas se dissolvem um pouco, tornando a água levemente esbranquiçada.

Alguém também notou isso? Estou com receio de utilizar a cafeteira e, com isso, acabar ingerindo essa substância.

Segue uma foto para ilustrar a situação:

A parte clara no meio, formando uma espécie de "C", é o aspecto original do fundo.

Obrigado e abraços!

WhatsApp Image 2022-04-16 at 14.49.13.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me preocuparia com isso e  não esfregaria. 

Se incomodar muito, uma de inox resolve o problema. Mas não tem a transferência térmica tão rápida quanto a de alumínio, dinâmica muda um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei, Carneiro.

Obrigado pelo retorno.

À título de observação, na mesma linha de outros comentários, consta no site da loja onde o produto é vendido o seguinte alerta:

"Cuidados: lavar com água, detergente e esponja macia. Secar em seguida com pano macio. Para conservação do acabamento em verniz, a chama nunca deve ultrapassar a base do produto. Retirar do fogão assim que a bebida começar a subir. Atenção: não vai a lava-louças ou micro-ondas. Não limpar com produtos abrasivos."

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...