Ir para conteúdo

Qual máquina de café é melhor pra mim?


Postagens recomendadas

Veja se acha uma POEMIA INOX, é uma máquina bonita e excelente modelo de entrada. Eu até tenho uma mas é 110v.

 

Daniel,

Estou tentando comprar uma máquina destas, Poemia Inox, mas não acho uma loja que venda. Você tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou procurando uma cafeteira pra mim e esse tópico está ajudando bastante. Já tenho uma Dolce Gusto Mini Me, mas agora quero uma máquina de espresso onde eu mesmo possa preparar a bebida. Minha intensão é adquirir uma máquina com foco principal em um café com creme, deixando em segundo plano o vaporizador de leite.
 

Vi que o pessoal recomenda bastante a Saeco Poemia, mas não sei o porque. Achei usadas no Mercado Livre por R$500, mas pela mesma faixa de preço tem a Oster e nova. Quanto aos moedores, eu tenho um pequeno da Cadence que até quebra o galho. Já "moí" (aquilo é um mini liquidificador) vários cafés nele pra usar na moka e achei o resultado bom até pra uma coisa barata e pequena. 

Alguém poderia me indicar uma máquina que faça um café de qualidade similar às máquinas de cafeterias, com aquele sabor encorpado e creme espesso? Moro no RS e também queria uma 220V, mas só encontro 110v.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, comece trocando o moedor. Máquina pode ser qualquer uma =)

Tem algum moedor pra iniciantes e barato que possa me indicar? Sabe se aqueles de madeira à manivela de R$40 são bons? Acho que eu não me importaria de ter que moer na base da força hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor anual, o mais simples pra espresso seria o Hario Mini Mill, nada inferior a isso vai "prestar" pra tal finalidade.

 

Mas, para sua surpresa, esses manuais "de madeira" já são melhores do que o triturador de hélice! Seu café na Moka vai ficar melhor num desses "enfeites" do que no triturador.

 

Pra "começar direito", o primeiro modelo de elétrico pra espresso seria o Encore da Baratza.

 

Contudo, mesmo não sendo "adequados" pra espresso, os modelos simples de mós planas como Krups GVX2 ou Cuisinart DBM8 já são muito melhores do que qq triturador e vão servir de base pra você conseguir algumas extrações boas. Pra Moka, você vai "pirar" com um desses, a qualidade vai subir tanto que você nem vai acreditar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor anual, o mais simples pra espresso seria o Hario Mini Mill, nada inferior a isso vai "prestar" pra tal finalidade.

 

Mas, para sua surpresa, esses manuais "de madeira" já são melhores do que o triturador de hélice! Seu café na Moka vai ficar melhor num desses "enfeites" do que no triturador.

 

Pra "começar direito", o primeiro modelo de elétrico pra espresso seria o Encore da Baratza.

 

Contudo, mesmo não sendo "adequados" pra espresso, os modelos simples de mós planas como Krups GVX2 ou Cuisinart DBM8 já são muito melhores do que qq triturador e vão servir de base pra você conseguir algumas extrações boas. Pra Moka, você vai "pirar" com um desses, a qualidade vai subir tanto que você nem vai acreditar.

Muito obrigado pelas dicas!

Por conta do preço, gostei desse Hario. Se eu for pegar um moedor manual, pegaria esse e nem cogitaria os de madeira que tem por aí. Vi um reviews no YouTube e notei que os gãos já saem bem moídos. Essa primeira moagem dele já serve tanto pra Moka quanto pra Espressos?

A Encore foge um pouco do meu orçamento, mas o Cuisinart acho que até poderia comprar. O que me desanimou mais foi o seu comentário de que o segundo não é muito adequado pra espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, @Rafael. Se pra você não tem problema gastar um pouco de tempo e "braço" moendo, o Hario Mini é uma ótima. Tenho um e sempre me serviu bem nas viagens, pra todos métodos. Tem umas dicas aqui no CdC pra ajudar nos ajustes, pra espresso fica entre 3 e 6 clicks do "zero"... Quando você pegar um vai entender. É diferente do de lâminas, o conceito é outro, e o que sai depende da regulagem. Acertou o ponto do grão praquele método, tá fechado, não tem essa de "moer de novo".

 

O Krups e o DBM8 funcionam pra espresso sim, mas só com filtros "pressurizados". Quem gosta de espresso odeia esses filtros, pois altera tudo, sabor, textura e crema.

 

Logo, se você pegar uma máquina de entrada (a Philips/Saeco Poêmia é uma das mais recomendadas), assim que você "pegar gosto" pelo espresso e quiser melhorar, vai querer remover a pressurização e o moedor "de entrada" do tipo do DBM8 e do GVX2 não vão dar conta, vai começar a dar problemas. O Hario mini funciona melhor nessa situação, a despeito de ser manual. O mais "inteligente" é começar com um Hario Mini e, se gostar mesmo da coisa e puder gastar um pouco mais, partir pra um Baratza Encore ou talvez um Tramontina-Breville Express, que costuma aparecer barato por aí (e eu acho muito superior ao Encore, vale o investimento).

 

Ah! Quando for responder direto na sequência, ou pouco abaixo, não precisa usar o "citar". Dá uma olhada na área das "regras", a moderação pede pra gente usar o "citar" só quando necessário, pois dá pau no servidor... Basta colocar @"fulano" ou @"ciclano" no começo na frase, quando não estiver bem embaixo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, @Cabral! 

 

Vi que a máquina da Oster é pressurizada. Se o espresso pressurizado não é tão bom, então por que os filtros dessas cafeteiras vêm assim? É complicado o processo de despressurização ou posso fazer em casa mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Vem pressurizado justamente porque: - 1) faz espuma com qq café, o fica parecendo crema (mas não é) - 2) dá pra usar café pré-moído "de mercado", que a despeito do gosto horrível de café muito torrado e velho, fica com "cara" de espresso e, com um monte de açúcar (gosto do brasileiro) fica parecido com espresso mal-tirado de padaria, também cheio de açúcar - 3) mesmo quando a extração dá errado, parece que deu certo, porque o próprio filtro "dá conta" de enganar o usuário - etc...

 

Tem outros motivos, mas esses bastam. A "sensação de competência" é mais importante pra empresa do que o café ficar bom de verdade. Além disso, com filtro profissional, não-pressurizado, faz-se necessário um moinho minimamente bom. Ninguém quer vender uma máquina de entrada com essa "pendência" junto. Não é bom pro marketing.

 

E "despressurizar" depende da máquina. Na Poemia a pressurização fica no Porta-Filtro, basta desparafusar um "kit" e remover. Na Oster eu não lembro, melhor ir olhar no tópico da máquina, mas acho que precisa "cortar" o filtro, como na maioria das máquinas, que é onde costuma ficar a pressurização (filtro de "fundo duplo" ou "parede dupla".

 

Cabe lembrar que filtro DesPressurizado é DIFERENTE de um filtro Não-Pressurizado. Um filtro profissional, dito não-pressurizado, tem furação diferente (menor) e permite moagem mais fina, atendendo uma gama maior de necessidades de preparo para todos grãos. Como o filtro "pressurizado" foi projetado pra trabalhar com a pressurização e com café pré-moido pra coado, que é mais grosso que o padrão de espresso, tem furos maiores e mesmo depois de "despressurizado" não dá muito certo moer fino. Logo, se o grão "pede" moagem fina pra "se revelar", não fica bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse tudo.

As fábricas querem que vc compre e não fique reclamando da marca delas por não conseguir tirar um espresso. Assim, ela "dá uma ajudinha" fazendo você tirar um café que parece um espresso. Mas não é... Pra quem é das antigas: espresso denorex  :lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E com certeza no primeiro café que o usuário inexperiente extraísse sem pressurização já seria o suficiente pra lotar a caixa de email da empresa dizendo que a máquina não presta. Menos mal que para despressurizar é só mexer no filtro ao invés de ser alguma coisa na máquina, assim fica mais fácil. Caso eu não queira despressurizar, tem filtros despressurizados no mercado ou cada marca tem o seu sistema de encaixe próprio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço a Oster. Mas como o Cabral disse, depende da máquina. Algumas máquinas o portafiltro é pressurizado e aí tem que mexer nele. Quando é o filtro que é pressurizado, ou você despressuriza o filtro ou vc compra um filtro não pressurizado.

Cabe, novamente atentar à explicação do Cabral acerca da diferença na moagem para os filtros DESpressurizados os filtros NÃO pressurizados.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse comentário aqui no próprio Clube do Café sobre a Oster Prima Latte

"O filtro dessa máquina tem pressurizador sim, eu tirei ele uma vez pra olhar numa máquina de mostruário do Sam's Club.
Pilãozinha, recomendo que não se preocupe com isso por enquanto, utilize o filtro com pressurizador mesmo até tem o mínimo de experiência e um bom moedor. A diferença de sabor na xícara com e sem o pressurizador é praticamente imperceptível e mantê-lo vai facilitar a sua vida no começo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ele diz é que não vale a pena se você não está disposto a gastar com um bom moedor e com café fresco. Se você vai comprar café de supermercado, ou mesmo, recentemente já moído, realmente não vale a pena se preocupar com a despressurização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um DBM8 novo por R$500 e uma Oster Prima Latte por R$450. Estou muito tentado de pegar as duas coisas numa tacada só, mas não tenho espaço pra tanta coisa aqui em casa. Recentemente adquiri um forno elétrico de mesa e ele ocupou toda a minha bancada. Será que pego a Oster pra ir usando com café de supermercado ou pego o moedor pra ir usando grãos frescos na moka?
 

Não tenho experiência nenhuma, então deixo essa para que o fórum me oriente hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por R$500,00 um cuisinart? Faz isso não. Compra um profissional usado. Vai te servir pra espresso de verdade mais tarde. Dá uma olhada nos classificados que eu acho que tem...

Faz isso e faz café na moka e até no melita mesmo. Mas pega logo um moedor bom e depois uma máquina de espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Marcio, um bom moedor com bons grãos na moka vai te gerar uma superioridade em termos de qualidade e sabor inimaginavel em relação ao "espresso de mercado" numa maquina pressurizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que o Lipe e o Márcio falaram tá certo.

 

Olha esse anúncio de um profissional usado no ML, com frete grátis, por 550 pratas.

 

Um monte de gente aqui do CdC comprou dessa empresa, são ótimos moedores, pra vida toda. Tem até como modificar  e tirar o dosador, se achar que tá atrapalhando. Um DBM8 vale a pena por menos de 300, não mais que isso, e olhe lá... Com esse do anúncio, você vai ter moedor pra usar com qq máquina, com qq filtro, pressurizado ou não.

 

Se é pra gastar 500 no moedor, gasta 550 e compra esse aí. É mais negócio e vai economizar depois. (se for parcelar, manda mensagem e vê se eles fazem sem juros num outro anúncio só pra vc, vai que cola... :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, pessoal!

Nossa senhora. R$550, moedor pra qualquer marca, qualquer filtro, frete grátis e com a voltagem da minha cidade.

Vou assistir o jogo do Grêmio e pensar nesse moedor hahahahaha

 

Essa empresa é nacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Moedor é um Rossi RR 45 italiano, vendido em OEM pela Astoria no Brasil.

 

A empresa que está vendendo é do Rio de Janeiro, eles são uma locadora de máquinas de café para comércio

 

Esse moedor, assim como os outros que a empresa vendeu antes, estavam alugados, ao lado de máquinas comerciais de café... São moedores excelentes, dedicados pra espresso.

 

Quando renovam o parque, eles meio que "torram" os equipamentos antigos no mercado. Se fizer as contas, faz sentido. O que eles pagam deve "retornar" com algo entre 18 e 20 meses de locação. Quando o equipamento passa de 3 anos de uso, começa a dar manutenção. Antes de completar 5 anos eles vendem, a máquina já se pagou 2x e o que entra na venda vira equipamento novo, pagando o "leasing" ou as parcelas da nova remessa até os aluguéis recebidos colocarem a equação no lucro de novo.

 

Nesse ponto de desgaste, pra usar em casa, em geral, dura alguns anos sem precisar de manutenção (tem de limpar, claro). Se precisar trocar os mós (sai uns 140, se não me engano), o moedor fica "zerado" pra usar uns 20~25 anos em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...