Ir para conteúdo

Qual máquina de café é melhor pra mim?


Postagens recomendadas

Aposto q chega antes, mercado livre sempre estende o prazo dos correios em uns 3 dias pra nao correr risco.

E isso é o prazo maximo de chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, aqui os dados técnicos do seu moinho:

 

https://www.kaffeewiki.de/index.php?title=Rossi_RR45

 

É em alemão, mas tem como entender com google tradutor. O moinho tem uns 12kg, uma altura de 63cm e um hopper de 1,2kg.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Burny obrigado! Tentei achar isso no google e não consegui. Bom saber as dimensões já com antecedência pra deixar o lugar prontinho pra ele.

 

@Rodrigoks sou vizinho de POA, moro em Guaíba hahahaha. Na próxima vez que eu for a POA vou passar em uma das cafeterias! São tuas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Um pouco atrasado, mas para informação geral:

O DBM8 da Cuisinart NÃO consegue moer para espresso, mesmo se for filtro pressurizado. Se fizer a mod de aproximar as mós, melhora, ainda assim, o espresso fica bem ruim. Comprei um antes de conhecer o CdC e foi um grande arrependimento. Mesmo para coados, o DBM8 tem uma moagem muito grosseira e irregular, com uma quantidade muito grande de finos. 

 

A Oster Prima Latte é uma cafeteira de entrada simples, mas pode utilizar filtro não pressurizado de 51mm, e se você tiver um bom moedor, dá um bom espresso com uma crema bacana. Mas o ideal, pela faixa de preço, é esperar e comprar uma Gaggia usada. Outro arrependimento que tive, já que comprei a minha Oster também antes de conhecer o CdC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauro_Ribeiro, bom dia! Que bom ter a opinião de quem tem uma Oster. Tendo um bom moedor, você classifica o espresso da Oster como bom mesmo? Me interessei por ela por ter um presso acessível e por ser de uma marca conhecida por ter qualidade nos seus eletrodomésticos. Pra quem está iniciando no mundo dos cafés, acho que a Oster me serviria pra ver se eu vou me adaptar ao processo de preparo, porque vou me arrepender muito se pegar uma máquina cara e não me acertar com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o desempenho das máquinas de entrada é muito similar, o pessoal mais experiente do CdC costuma recomendar as que tenham peças com maior utilização comercial, tipo filtros de 58mm etc. Fica bem mais tranquilo de conseguir tamper, filtro não pressurizado, etc. Não é o caso da Oster. Custei para conseguir um filtro duplo 51mm não pressurizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Sou novato neste incrível e saboroso mundo do café. Antes de tudo gostaria de me apresentar e agradecer a oportunidade de estar aqui além de prestigiar os conhecimentos disseminados pelos integrantes do fórum. Atualmente, possuo uma PrimaLatte da Oster e um moedor de café KitchenAid.

 

13151944_1770076679895187_18963127801070

 

Aproveitando o assunto, só queria compartilhar a necessidade de um moedor de grãos. Infelizmente não tinha conhecimento suficiente antes de escolher um bom moedor de grãos. Estou pra comprar um Baratza Preciso. Ademais, estou esperando chegar os filtros despressurizados para Oster.
Obrigado a todos, pretendo visitar as principais cafeterias do Rio de Janeiro e aprender mais sobre o assunto.

 

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, Hélio.

Não esquenta não. A maioria das pessoas começa assim, com esse moedor mesmo. Aí, começa a se aprofundar e parte para a nova aquisição.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim. 

 

Estou até me programando pra fazer uns cursos de barista. Acabei comprando uma Baratza Encore pra começar, já creio que seja um upgrade melhor que esse moedor de lâminas pois terei mais uniformidade granulométrica. 

Em breve, estarei estudando a possibilidade de comprar uma Gaggia ou uma ECM para meu acervo. Futuramente pretendo abrir uma cafeteria aqui na região, mas irei estudar muito antes disso.

 

Obrigado Márcio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Matmaibat está vendendo a Poemia com controle de temperatura que como entrada me serviu muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre a Gaggia e a ECM tem uma ENORME difereça!

 

A Gaggia é uma máquina melhor que as de entrada. Mas a ECM é outro padrão de qualidade.

 

Eu comecei com uma Delonghi. Agora estou com a Baby Twin. Já foi um upgrade considerável.

 

Próxima para pra mim será algo como uma ECM.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Tive a mesma reação, Márcio. Choque divertido...

 

saltos exponenciais: 300~600 -> 1.000~1500 --> 10.000~15.000 colocando os dois passos mais distantes como equivalentes.

 

@Helio Nascimento, bem vindo ao clube e bacana que você já tenha uma Oster, muita gente aqui adora essas maquininhas!

 

O laminador, realmente, não proporciona um resultado que faça jus à máquina, sábia sua escolha em substituí-lo, e ótima escolha de caminho, partindo pra um Baratza. Se aceita sugestão, dê uma olhada nos Classificados, que a Simone acabou de fazer upgrade pra um equipamento comercial e decidiu vender o Baratza Virtuoso dela, que é um intermediário entre um Encore e um Preciso. O valor está muito interessante, pois com 4 anos de uso residencial os mós ainda estão com pouco uso e a única peça que poderia gerar preocupação num Baratza foi trocada agora, segundo o anúncio.

 

Por fim, há um tópico para postar seu Cantinho do Café, que seria o mais indicado para sua foto, e acaba sendo um ótimo lugar para se apresentar. Esse aqui é um assunto que se volta principalmente a quem ainda não tem máquina, não sei se terá a devida visibilidade aqui.

 

Boa sorte nos upgrades e Bons Cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, 

 

@Cabral, Obrigado pelos esclarecimentos, próximos posts como este irei colocar no "Cantinho do café". Sobre o moedor, obrigado pelas dicas e confirmação que estou no caminho certo, porém, já comprei a Baratza Encore na Café Store, o preço não está nem caro nem barato pra realidade aqui no Brasil. Em breve estarei comprando uma 'Preciso' ou uma 'Vario'. Infelizmente já tinha fechado a compra quando visualizei o anuncio da Simone, mesmo assim, irei negociar com ela pois irei precisar de outra pra deixar no trabalho. 

Gostei do termo "Maquininha"... ahsuahsuahsuhasa, estou na luta aqui pra fazer um latte art. 

 

Obrigado Cabral! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Nascimento, vejo que você cuida bem dos seus equipamentos, assim como eu. Caso queira vender a sua Oster quando comprar a Gaggia, saiba que estou interessado. Acho que vale mais a pena uma usada e bem cuidada do que uma nova. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. 

 

Estou pesquisando uma máquina pra comprar e me deparei com uma ECM Germany Classika II por 5.500,00. Gostaria da opinião de vocês se possível, se o preço está bom, a máquina é boa mesmo? ou por esse valor pego uma melhor.

 

13179340_1770896029813252_45185413117061

 

Obrigado.  

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

máquina usada tem que testar , mas quem como eu tem uma ECM não tem o que reclamar,  no tópico das ECM os donos só tem elogios. 

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/940-ecm-manufacture-gmbh-m%C3%A1quinas-para-baristas-avan%C3%A7ados/

 

Uma nova comprando com o Alexandre  vai estar (dependendo do dolar) na faixa de 10 a 12 mil reais dependendo dos acessórios. 

 

Esse modelo da foto é  com PID , a Classika II também pode ser sem PID,  se for sem pid reduz em 20% o valor de uma nova.

Editado por carlos eduardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Nascimento, vejo que você cuida bem dos seus equipamentos, assim como eu. Caso queira vender a sua Oster quando comprar a Gaggia, saiba que estou interessado. Acho que vale mais a pena uma usada e bem cuidada do que uma nova. Abraços!

 

Faaala meu camarada!

 

Podexá man! Cuido bem dela sim, limpo praticamente todos os dias, faço descalcificação a cada 2 meses. Comprei ela no dia 11 de Janeiro desse ano, caso eu consiga pegar uma máquina melhor, te passo ela na garantia de 1 ano ainda. :)

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Nascimento, que bom saber! Eu sou muito chato com coisas usadas e sempre gosto de pegar tudo novo, mas a sua máquina me chamou a atenção. Seria ótimo se eu pegasse ela ainda na garantia. Se resolver vender pode me mandar mensagem inbox no Facebook mesmo. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helio, só tome cuidado com uma ECM do OLX que apareceu uns meses atrás, era um golpe...

 

Certifique-se de que a máquina esteja já no Brasil e funcionando OK. A Classika é uma máquina chamada SBDU, sigla de Single Boiler Dual Use. Ou seja, ela tem uma caldeira simples, não permitindo que se vaporize e extraia café ao mesmo tempo. É necessário acionar uma chave e aguardar a máquina aquecer para vaporizar, depois é necessário reverter a chave e aguardar o resfriamento, ou fazer "flushes" para esfriar mais depressa (gastando e respingando água).

 

A Classika II pode ou não ter PID. Mesmo sem o PID, que é o controle eletrônico de temperatura, essa máquina é muito estável e, aprendendo a gerenciar a temperatura com flushes, é facílimo repetir resultados.

 

Minha Technika IV Profi é uma HX (caldeira com trocador de calor), não tem PID, e não sinto falta, já aprendi a gerenciar a temperatura com precisão, já que com o grupo E61 da ECM o ciclo é sempre idêntico.

 

Por fim, na minha OPINIÃO esse valor está ótimo, mesmo pra uma máquina SBDU sem PID, considerando o dólar atual. Se tiver PID então, está "dada"... Daí a preocupação com a veracidade do anúncio que vc achou. Dá pra comprar máquina com "mais recursos" com esse dinheiro, mas uma ECM é uma ECM... :D  Digamos que a Ferrari mais simples que é fabricada ainda é uma Ferrari, né? :rolleyes:

 

Boa sorte na "investigação de antecedentes" e na compra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! esqueci de colocar isso:

 

 

Quando tem o "mostrador" como essa do Review é por que tem o PID. Se não tem, é eletromecânica e funciona com pressostato termostato.

 

EDIT: errata detectada pelo Burny

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que maquinas SB não tem pressostato (porque a bomba é ligada direitamente na caldeira e assim a pressão da água não é estável) mas termostato, ou estou viajando?

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você tem razão, eu estava pensando em termostato e escrevi pressostato por engano.  :ph34r: 

 

Valeu pela observação!  ;)  vou editar pra não ficar informação errada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. 

 

Apenas complementando, por que comprei Oster? Com certeza alguém já deve ter reparado que a Oster se chama Mr. Coffee nos EUA e essas maquininhas estão entre as mais vendidas do lado de lá, ademais, vi que é fácil encontrar peças da "Mr. Coffee" pra caso precise de uma manutenção futura. 

 

Eu particularmente consigo uma boa crema com a minha Oster, porém para conseguir resultados mais satisfatórios é essencial ter um bom tamper e um bom moedor. No meu caso, apanhei muuuito com moedor de lâminas no inicio (o que me fez pensar até que fosse a máquina que era ruim... uahsuhauhsa). 

 

Hoje, estou no desafio de vaporizar o leite na minha Oster, estou testando vaporizar com flotador, o resultado está ficando bom mas não está 100% ainda. 

13221571_1771397696429752_99467815923709

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, pessoal!

 

Meu moinho chegou nessa sexta-feira, mas infelizmente a base do reservatório veio quebrada. Enviei um e-mail ao vendedor e acho que vão me mandar um outro reservatório, ainda estou aguardando a resposta dele. Outra coisa que me chateou foi que o frio veio rasgado e com uma fita isolante revestindo esse ponto, fato que não estava descrito no anúncio.

Troquei a fita isolante e fiz uns testes com ele mesmo quebrado e parece estar bom.

 

Agora vou ter que aprender como faz para regular a moagem, porque não veio nenhum manual ensinando. Comprei um saco de grãos Melitta só para tentar regular a moagem. Fiquei girando aquele negócio, moendo e descartando até chegar em um ponto satisfatório, mas sem saber direito o que estava fazendo, já que não notei um nível mínimo e nem um máximo. Há uma numeração de 0 a 40, mas se eu passar do 40 a rosca gira até atingir o 0 novamente e continua girando.

 

26575803243_823dc71196_z.jpgIMG_20160522_193833891 by Rafael Andriotti Sevaio, no Flickr

 

26575804143_20d700a467_z.jpgIMG_20160522_193943803 by Rafael Andriotti Sevaio, no Flickr

 

26574279074_b3910422a5_z.jpgIMG_20160522_194052799 by Rafael Andriotti Sevaio, no Flickr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava pesquisando umas Oster e vi uma vermelha no Mercado Livre por R$380. Ela foi comprada em fev/2015 e aparenta estar em bom estado.
Uma Oster prata nova no WallMart sai por R$530 e nas Americanas por R$622. Uma vermelha nova sai por R$700.

 

Será que vale a pena pegar essa usada por tanto tempo ou é melhor essa nova do WallMart?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...