Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta da 1ª Compra Coletiva de cafés VERDES de 2016


Igor

Postagens recomendadas

engraçado, eu não gosto de cafés tipo mantissa (ou etíope, por exemplo) no coador. Acho que é um gosto muito forte. Já no expresso eu acho ótimo. Bom saber que o novo mantissa fica bom no expresso também. Provavelmente vou fazer só assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

 

para esta compra foi decidido que haveria um esforço para que todos os cafés fossem provados antes de serem selecionados, evitando assim alguns imprevistos como os que ocorreram em outros momentos. Para tanto, montamos um esquema para distribuir amostras por polos. Por comodidade, dividimos as amostras em 3 grupos: BH, Brasília e Goiânia. Uma vez que isso foi decidido, torrei os cafés aqui em casa e fizemos a distribuição. Só que tivemos alguns problemas com as primeiras amostras que foram distribuídas (cafés mal torrados e embalagens suspeitas) e o processo de torra, distribuição e prova teve que ser repetido. Assim, uma segunda leva foi torrada em Brasília, no torrador do Torres, com minha supervisão e novamente foi distribuída para provas. O intervalo entre receber as amostras e escolher os cafés foi de quase três meses. 
 

Assim, infelizmente, o café que tínhamos provado e selecionado do Espirito Santo, o Caxixe, foi todo vendido nesse ínterim e já não está mais disponível para a gente. Estou buscando um novo café do ES, um Brejetuba, e vou tentar colocá-lo na Compra Coletiva. Em vista disso, a planilha de pedidos vai atrasar um pouco. De qualquer maneira, estou tentando buscar esse café em certo regime de urgência e minha ideia é abrir as planinhas ainda na semana que vem. Qualquer novidade que aparecer eu posto por aqui. 

 

Por fim, gostaria de agradecer a todos que já participaram da consulta. Deu pra perceber que temos potencial para buscar 90kg de cada café e que a 1º de 2016 vai ser a maior Compra Coletiva de todos os tempos. Aproveito também para pedir desculpas por ter gerado certa expectativa em alguns membros por causa desse café do ES.
 
Grande abraço,
Igor 
  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas Igor. Seu esforço foi enorme e o trabalho, gratuito, impõe apenas nossos louros ao desprendimento e esforço empenhados

Que venha um ainda melhor, rsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts Torres, fiquei pensando em você cara. Sei que tinha gostado do café.

 

Esse café tava espetacular para o que estava custando. Era um achado... :(

 

Só uma curiosidade, os dois lotes que provamos foram inteiramente vendidos para o Chile.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Igor!

Não há pelo que se desculpar. Seu empenho e de todos que participaram das compras coletivas são inegáveis.

Imprevistos ocorrem.

Nós é que temos só a agradecer todos vocês pelo empenho, sem o qual não haveria compra coletiva.

Grande abraço!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, o pessoal já falou, nem esquente, ficamos gratos pelo seu empenho voluntário e apreciaremos as conquistas sem lamentar os percalços!

 

Let it roast, but never toast! ;)

 

Cheers!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve colegas,

 

Brejetuba já está na minha mão. Se o café for bom de verdade semana que vem já faremos a abertura da planilha de pedidos.

 

Aguardem...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, acho que preciso rever meu pedido... Tinha me disposto a comprar 2kg de cada, mas pesei vem minha 'alta expertise' em torrefação e pretendo ficar com 1kg de cada café somente. Depois que eu aprender bem a torrar eu parto para volumes maiores de café verde.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a lógica não seria mais ao contrário? Qunado você manobrar melhor seu torrador não vai desperdiçar tanto café. Talvez fosse melhor carregar mais no pedido agora mesmo.

Mas enfim, só um pitaco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com ambos, seiti e José Cal. Mas minha ideia é entrar na CC para garantir um grão bom, enquanto pratico com os grãos médios que eu tenho aqui.

 

Na real minha base teórica de torra por enquanto é pouquíssima, normalmente estudo bem alguma coisa antes de me meter a fazê-la. Porém nesse campo foi diferente, tenho de base apenas algumas leituras superficiais sobre torra de uns dois ou três livros sobre café, mas nada demais. Tenho dois livros específicos de torra por ler, mas ainda não me animei.

 

Por enquanto o foco de leitura é política econômica baseada em regra de Taylor e alguma coisa para prova de mestrado. E vou me divertindo com os cafés já torrados ;)

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tinha bastante tempo que eu não comprava café torrado.

Nesses últimos dias eu andei comprando/ganhando. Os cafés que eu humildemente venho torrando aqui na minha pipoqueira tem dado uma sova nos torrados.

Ou seja, não é preciso ter feito curso de torra na noruega pra torrar um bom café. Até porque na noruega não vão ensinar como torrar em pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Ou seja, não é preciso ter feito curso de torra na noruega pra torrar um bom café.

:(

 

Era meu plano B

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com ambos, seiti e José Cal. Mas minha ideia é entrar na CC para garantir um grão bom, enquanto pratico com os grãos médios que eu tenho aqui.

 

Na real minha base teórica de torra por enquanto é pouquíssima, normalmente estudo bem alguma coisa antes de me meter a fazê-la. Porém nesse campo foi diferente, tenho de base apenas algumas leituras superficiais sobre torra de uns dois ou três livros sobre café, mas nada demais. Tenho dois livros específicos de torra por ler, mas ainda não me animei.

 

Por enquanto o foco de leitura é política econômica baseada em regra de Taylor e alguma coisa para prova de mestrado. E vou me divertindo com os cafés já torrados ;)

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Careca, quais os livros de torra que vc tem pra ler?

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Careca, quais os livros de torra que vc tem pra ler?

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

Márcio... não os achei  <_<

 

Eu tenho (quase) certeza que havia feito o download de pelo menos uns dois livros de torras, mas eles estão perdidos no meio de 300+ arquivos epub. Uns estão descritos em formato Autor - Serie - Titulo, outros em Titulo - Autor, outros ainda sem registro de série... sem contar os que eventualmente não haviam sido retirados do destino de download comum e acabaram perdendo-se na última formatação do nb.

 

Dei uma olhada e realmente não os encontrei. Na pior das hipóteses quando eu for ler sobre as torras eu terei que procurar novos livros se não achar os que eu já teria em algum lugar, mas aí te mando uma mp  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sweetmarias tem uma vasta biblioteca de torra, e o melhor gratuita. Aprendi muita coisa lá.Eles tem capítulos especificos para café brasileiros e principalmente os naturais, que são os mais complicados na minha opinião, vide o Mantissa da CC passada. Quem quiser lá tem muita coisa pra estudar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Careca e Rafa!!

Vou dar uma olhada no Sweetmarias sim, Rafa.

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Somos dois então a olhar as Marias Doce.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas, 

 

o Brejetuba foi provado e aprovado por alguns membros de BH e vai estar na Compra. É um café bem diferente, frutado, com uma doçura intensa, acidez incomparável e corpo alto. Só tem uma coisa que falta nesse café... e essa coisa chama humildade!!! Nele é tudo intenso. Beber esse café é fazer parte de uma experiência sensorial extraordinária. Não é um café que indico para os mais conservadores ou para os que fazem biquinho quando tomam um café ácido. 

 

 

Agora vamos falar de prazos. Meu planejamento é de abrir as planilhas amanhã (quarta feira) a noite. Até lá, vou fechando os orçamentos que estou fazendo de caixas e embalagens novas. Como já tinha comentado ao final da última Compra, desta vez as embalagens serão mais resistentes e as caixas serão fabricadas sobre medida. 

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos! Conheci o clube à 1 semana, não paro de ler,toda brecha q tenho já abro algum tópico e leio tudo...ontem pedi uma Aeropress e um Hario mini...e definitivamente vou torrar. Num tópico de tortas li de 2011 a 2016...o Torres de 1 torra na pipoqueira a realização do torrador de 2,5k rsrsrs fantástico. Já tava querendo pegar um F1 qdo li q não faria mais...agora vou de tostex e omeleteira e pipoqueira e forno tbm, testar tudo kkkkk Enfim quero participar da compra tbm....estou em Pouso Alegre Sul Minas...vou nuns 8kg 3-2-3

Uma duvida o grão cru armazena como?

Valeu

Abçs

Ah quem puder ajudar nesses 8kg gasto quanto +-??

Grato

Diogo Beraldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...