Ir para conteúdo

Forno Behmor 1600


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Rafa, na feira o fogo achou um bom equipamento para a casa, so que a gas e num custo de 1500 reais, era um mini torrador "profissional" fabricado no brasil.

Agora o behmor que tem um preço interesante, mas ele não resfria ne?

o Gene seria interessante se o Alex representasse, pq se quebra uma peça, vixe...

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O torrador em questão que o Ruston mencionou é um torrador de prova com capacidade para 300 gramas de verde, a gás, profissional, com resfriador e termômetro.

 

É bem rustico mas e proporciona torras fantásticas.

 

O fogo não toca o cilindro, apenas o ar quente.

 

A torra se dá por condução e convecção simultaneamente.

 

O interessante é vc tem total controle da torra, inclusive no resfriamento.

 

Confesso que fiquei animado com o brinquedo que praticamente é inquebrável.

 

Estou negociando a redução do preço com o fabricante.

 

Ainda estou finalizando o projeto do Philco mas estava animado com o Behmor tb, só não o encarei por falta de assistência mesmo.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora o behmor que tem um preço interesante, mas ele não resfria ne?

 

Ele resfria no final da torra ou a qualquer momento em que vc apertar o botão "cool".

Normalmente o resfriamento dele dura cerca de 10 minutos.

O melhor seria resfriar no meu ventilador, que resfriaria mais rápido, em 1 ou 2 minutos.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

O Behmor resfria sim. Tem a função cool conforme pode ver pelas fotos, entretanto, acho que o ciclo é de 10 minutos, por isso que o Rafa está querendo mandar um ventilador em cima.

 

Me corrija se eu estiver errado Rafa.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Behmor resfria sim. Tem a função cool conforme pode ver pelas fotos, entretanto, acho que o ciclo é de 10 minutos, por isso que o Rafa está querendo mandar um ventilador em cima.

Me corrija se eu estiver errado Rafa.

 

É isso mesmo fogo.

O ciclo de resfriamento é automático e dura 10 minutos.Isso não significa que resfria em 10 minutos, ele pode resfriar em 5 minutos por exemplo e ficar girando até o final dos 10 minutos...

O lance que eu falei, sobre o resfriamento é que quando eu resfrio no ventilador, um resfriamento rápido e potente, eu consigo nas minhas torras claras/médias, aquele cheiro de chocolate, biscoito de chocolate, ovomaltine... fica muito bom.

Nessas torras mais claras e médias, acredito que o resfriamento tenha um papel crucial no processo.

Eu queria testar, uma torra no behmor e no final abrir a porta do forno e deixar o ventilador ventilando lá dentro.

Em breve falo se deu certo ou não.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é aquelas instruções que a fabrica faz só para não causar queimaduras no usuário ? Pois de que outra forma ela fária ?

 

"PREZADO CONSUMIDOR, caso você queira esfriar fora, coloque luvas apropriadas, coloque o tambor em algum local seguro,....."

 

Concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando um pouco sobre o Behmor, vi alguns mods (não gostei muito de nenhum)e vi um cara que teve uma ideia interessante, ele inclina o forno para frente um pouco antes do 1° crack para afastar os grãos da resistência. Será que funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faz muito sentido, o forno está quente pacas, existe uma inércia térmica. Só seria útil controlar a resistência ou soprar mais ar ou abrir a porta.

Longe da resistência nem é tão quente assim, ainda estou fazendo uns testes com o termômetro mas tenho obtido temperaturas abaixo de 200°C, dependendo do lugar, não passa de 138°C.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei da fazer mais um teste, coloquei a ponta do termopar embaixo do tambor mas mais para perto da porta, enrosquei em baixo da segunda aleta do coletor de palha e a temperatura não passou de 140°C ficando, na maior parte do tempo perto de 132.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Depois de alguns testes posso dizer que usar um termômetro IR funciona muito bem para saber a temperatura dos grãos no Behmor, medi as temperatura no começo do 1c, meio do 1c, fim do 1c e começo do 2c e ficou bem perto desta tabela. Claro que tem que abrir um pouquinho a porta por alguns segundo para medir dentro do forno.

https://www.sweetmarias.com/library/content/using-sight-determine-degree-roast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Gil, o da Carmomaq é mais barato, ambos estavam na feira e o Ruston também teve a oportunidade de conhecer.

 

O da Átila, se não me engano, é para 150 gramas, o da Carmomaq 300 gramas

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Todos são excelentes porém o de prova dura uma vida!

 

Gene e Behmor se der problema...... já sabe.

 

Acho o de prova muito mais prático e fácil de controlar a torra. Veja vídeos no Youtube

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei hoje para Carmomaq e o modelo menor custa R$ 1800,00, sendo o modelo de mesa, sem a mesa de apoio. Isto com moinho acoplado, sem o moinho sai R$ 1500,00. Questionei se havia controle de gáz e fui informado que neste modelo não, mas pode ser colocada. Questionei se havia termometro, e não tem, mas pode ser colocado.

 

Colocando controle no queimador, termometro,. Sem moinho, talvez fique uns R$ 1700,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vitor.

 

A torrefação nestes torradores de prova é excelente, mas é bom notar que são projetados para torras tipo "americana", ou seja muito leve e imprópria para o uso dos grãos em cafeteiras espresso ou coados em geral.

São capazes de levar a torra até o ponto desejado sem problemas, mas demandam experiência de uso para o controle do ponto de torra.

A bateria de 6 bocas usada na Valorização é inglesa e foi fabricada a quase 100 anos! É uma "jóia rara".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...