Ir para conteúdo

Forno Behmor 1600


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Na minha opinião acho barato visto que dura uma vida.

 

Vitor, tem diferença do bolinha sim, pois a sequência de chamas do queimador pega toda a extensão do tambor e fica distante dele permitindo torrar com o ar aquecido entre o fogo e o tambor, ou seja, o fogo não fica em contato com o tambor.

 

Devido a abertura na frente há um maior fluxo de ar para a convexão, além de ter termômetro e rotação contínua.

Já vem com resfriador tb!

 

 

Entendo da seguinte forma: Se não fosse muito bom não seria próprio para prova, concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, no espaço café estavam os estandes da Pinhalense e da Carmomaq.

 

Pude fazer uma torra em cada com o auxílio dos professores que lá estavam e não vi, pelo menos a princípio, nenhuma dificuldade em torrar para expresso e coado, pois provamos na hora e ficou excelente.

 

Aí vai a foto que tirei do equipamento que usei e das torras que fiz

 

2012-10-06_13-54-44_172

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por aí, é feito para a prova, que mesmo no protocolo SCAA não é muito escura.

 

Mas o produto é bem simples e direto: um tambor que gira com fogo para aquecimento. O fluxo de ar é passivo, ou seja, só a convecção que acontece pelo aumento de temperatura. O que resta saber é como se comporta com 100g, 200g ou 300g. Deve dar uma boa diferença. Como não remove as películas durante a torra, tem que tomar cuidado com torras mais escuras e deve dar um trabalho depois no resfriamento e armazenamento. Sem o controle de chama deve ter um perfil de subida bem grande, talvez o primeiro crack fique sem controle. Com controle pode ser mais legal.

 

E finalmente, se der bons resultados nem acho tão caro - qualquer outro torrador importado sai mais caro, exceto o Behmor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio é bem isso.

 

Esse que usei lá no estande ( Pena que vc não estava junto naquele momento) tem o controle de chama para controlar a temperatura tanto no processo quanto na finalização e tb possui o resfriador por baixo da bandeja que suga as películas e resfria o café rapidamente.

 

Em minha opinião é muito bem feito e prazeroso para se ter em casa, pois dá excelentes resultados e quase não existe manutenção

Outra coisa é o controle preciso da torra via palheta que vc pode olhar o grão a olho nú o tempo todo.

 

Sugiro quem estiver nas redondezas dar uma passada na Carmomaq para demonstrações

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Foguinho.

Como o equipamento é projetado para sala de provas que realizam a cada safra até 1000 provas de diferentes cafés, realmente, quando usado para este fim, não é caro. Ainda mais que estas provas são parte de atividade econômica que monta milhões de reais ao ano, como as de cooperativas, empresas exportadoras e industrias de torrefação e moagem de café.

Mas para torrar em casa 50 a 100 quilos de café por ano, acho solução cara sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou gostando do Behmor, torrar bem homogêneas sem muito trabalho é só aprender direitinho os esquemas de aumentar e diminuir tempo conforme a fase da torra que quer controlar. Se quer aumentar o tempo da rampa de aquecimento, adiciona antes de começar a torra, se quer aumentar o tempo final da torra, adiciona depois de começar. Acho bem legal o Quest M3 mas o preço já é bem mais alto e ele torra no máximo 200g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No primeiro momento, quando falei com o vendedor, dei uma muchada, pois imaginei, sem controle de gáz, sem termômetro, o negócio fica impossível de se ter controle, mas visto que é possivel ter estes complementos,.... Agora não perguntei quanto custaria, embora como o Fogo disse o negócio é para a vida inteira, o que não acontece com quase nenhum eletrodoméstico e eletrônicos que usamos hoje, fogão aqui em casa já estou no terceiro em 15 anos.

 

Agora já estaria satisfeito com o Behmor, ou até mesmo o Philco com as devidas atualizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Foguinho.

Como o equipamento é projetado para sala de provas que realizam a cada safra até 1000 provas de diferentes cafés, realmente, quando usado para este fim, não é caro. Ainda mais que estas provas são parte de atividade econômica que monta milhões de reais ao ano, como as de cooperativas, empresas exportadoras e industrias de torrefação e moagem de café.

Mas para torrar em casa 50 a 100 quilos de café por ano, acho solução cara sim.

 

E qual a alternativa mais barata pra quem quer torrar em casa e que tenha a mesma funcionalidade? Fora o Behmor, acho que não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Quais são as funcionalidades? Enxergar os grãos com a palheta? Um ventilador sugando o ar abaixo da bandeja de resfriamento dos grãos?

O controle de temperatura se dá por controle da chama, tal qual qualquer fogão, e como tal, impreciso e de reação lenta.

 

Penso que o torrador bolinha é imbatível para torra doméstica por propiciar torra homogênea e barata. Combinado com um fogareiro a gás com bujão pequeno de 2 ou 3 quilos, se não me engano, tem-se o mesmo controle de intensidade de chama. Uma colher de pau permite a visualização dos grãos durante a torra e o velho aspirador faz o serviço de resfriamento com perfeição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do ponto de vista econômico estes equipamentos dificilmente se justificam desde que a economia entre o grão torrado e o cru, acrescidos dos custos (frete, energia, operação de torra e manutenção, estocagem, perdas, etc.) para os 10 a 20kg / ano que consumimos, são inexpressivos.

Mas estamos falando de outros aspectos.

Para uns tratasse de um processo de aprendizado, que pode ter retorno futuro, para outros um prazer gustativo, para outros um aspecto lúdico, um entretenimento, um lazer, uma busca de conhecimento, um aprendizado do mundo através do café, um desafio, uma busca da superação e da perfeição, em fim motivos pessoais que não podem ser avaliados somente pelo aspecto financeiro.

Outros gostam de colecionar relógios, antigüidades, pinturas e outras obras de arte, comprar aviões, cavalos de corrida, vela e motor, carros esporte e motocicletas, amantes sustentad@s, parapaint, asa delta, mergulho submarino, safaris e tantos outros.

Nós, modestamente nos conformamos com café, um "luxo" bem mais acessível, e ainda oferecemos o prazer de uma boa xícara a parentes e amigos.

Desta forma, defendo que, podemos nos permitir fazer nossas escolhas pelo prazer, dando um peso menor ao aspecto custo / beneficio.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Quais são as funcionalidades? Enxergar os grãos com a palheta? Um ventilador sugando o ar abaixo da bandeja de resfriamento dos grãos?

O controle de temperatura se dá por controle da chama, tal qual qualquer fogão, e como tal, impreciso e de reação lenta.

 

Penso que o torrador bolinha é imbatível para torra doméstica por propiciar torra homogênea e barata. Combinado com um fogareiro a gás com bujão pequeno de 2 ou 3 quilos, se não me engano, tem-se o mesmo controle de intensidade de chama. Uma colher de pau permite a visualização dos grãos durante a torra e o velho aspirador faz o serviço de resfriamento com perfeição.

 

E a sujeira, pra quem for fazer dentro de casa?

 

Porque você acha que a chama do fogão é de reação lenta, pelo menos em comparação com sistemas em que a torra se dá pelo sistema de tambor e tombamento de grãos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo e Rodrigo.

 

Bernardo, tua colocação também é correta, visto que a vontade é um componente importante, além de intangível. Saciá-la é uma justificativa razoável e quem pode, creio que deva fazê-lo.

 

Rodrigo, lento não é o controle da chama em si, e sim a reação da massa de metal dos tambores interno e externo. Aqui a vantagem é da bolinha que só tem uma massa, que é de seu próprio corpo.

Sobre a sujeira, como não há turbina coletora do pergaminho na câmara, estes sairão, em grande parte, junto com os grãos, tal qual na bolinha, sendo porém mais fácil limpar os resíduos restantes na bolinha que o forno de provas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é esse que está 1.8k, deve ser este http://www.carmomaq.com.br/produtos/laboratorio/01_tp1.html, o da foto é realmente bem legal.

 

Victor, pelo que falei seria este link que você colocou, mas sem a mesa de suporte, você teria que colocar em cima de um balcão ou outra mesa.

Concordo, o da foto é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Projeto pras férias: curso de cupping, pra poder avaliar melhor as torras.

 

A propósito, que é PIG ?

 

Este negócio de vender o grão crú esta dando pano para manga, ..... Rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Proprietários do Behmor e amigos,

 

infelizmente após aproximadamente 10 torras meu Behmor já apresentou um problema.

 

Ele está apresentando a mensagem "Error 4" que significa um mal funcionamento na ventoinha que tem nele.

 

Hoje fui torrar 1/2lb no perfil P1 e com cerca de 8 minutos ele desligou e mostrou a mensagem.

 

Após esfriar a cabeça, algumas horas depois, fiz uma auto-limpeza , que é o mesmo ciclo P1 para 1/2lb, só que sem nenhum grão na máquina.A torra foi até o fim sem nenhum problema e o sistema de colling tb. Tudo ocorreu perfeitamente.

 

Algumas horas depois, acreditando que nada havia acontecido, tentei novamente repetir uma torra P1 de 1/2lb. Mais uma vez com cerca de 8 minutos o mesmo problema, a torra parou e a mensagem de Error4 apareceu no display.

 

Não sei mais o que fazer.

 

Entrei em contato com o suporte da behmor e com o vendedor que me vendeu. Espero que eu consiga resolver esse problema facilmente.

 

Mantenho os colegas informados

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ventoinha com mau funcionamento -> trocar ventoinha?

 

Provavelmente Márcio.

Só não achei que fosse precisar de algo assim com pouco tempo de uso.É osso, não completou nem um ano e já tenho que trocar uma ventoinha...

Estou aguardando uma resposta do suporte deles. Se for simples assim, eu mesmo faço.

Márcio, quando vc teve o Behmor aconteceu algo assim?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...