Ir para conteúdo

Removendo finos com peneira


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Fala pessoal. Acabo de comprar essa semana um copinho baratinho com peneira pra fazer uns testes de remoção de fines. Quando chegar faço o review. O @Burny que deu a dica... já usou e aprovou para percolação. O link aí:

https://www.aliexpress.com/item/New-Style-Stainless-Steel-Coffee-Powder-Sieve-Dustproof-Flour-Filter-Cup-Grinder-Accessories-Coffee-Mesh-Strainer/32984170787.html

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Santiago Luz, cara, ficou muito engraçado do jeito que eu li... "consegui medir batendo foto com um paquímetro" .... minha primeira imagem mental foi usar o paquímetro pra bater a foto... um instante depois, segurando o riso, eu entendi que você tinha usado o paquímetro como referência pro software analisar a foto... mas eu ainda to segurando a risada por aqui.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15.4.2019 at 10:27, Santiago Luz disse:

Olha! Parecido com o esquema que eu fiz - no primeiro post. :P

@Burny, você consegue medir o tamanho dos furos dessa peneira? Eu consegui medir batendo foto com um paquímetro e usando um software para comparar as dimensões.

Ainda não medi. Mas vou pegar os fines que passaram e medir no granulometro. Depois vou postar os resultados aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui os fines que a peneira separa. Em azul a curva da frequência das partículas, em vermelho a contribuição para o volume (histograma estilo Mahlkönig). Mais grosso do que eu esperava.

yXIoePm.jpg

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
Em 30/04/2016 at 16:41, Santiago Luz disse:

Há muito tempo me interesso pelo assunto de peneirar o café moido a fim de ter um resultado mais homogêneo de partículas, se livrando de finos e grossos, mantendo a faixa de granulometria mais estreita possível.

 

Já pensei nas peneiras de laboratório, mas desisti pelo custo e pela dificuldade da ação de peneirar com elas - aparentemente, por ser uma trama metálica, as partículas ficam presas e entopem os furos da peneira, necessitando de muita agitação.

 

Já pensei em um moedor melhor, mas o preço me desestimulou.

 

Aí surgiu o Rafino no Kickstarter que se mostrou uma alternativa bastante viável. Ainda que não tenho um preço tão acessível, é algo viável, tanto que acabei entrando na campanha com o kit de 11 peneiras! Como projeto de Kickstarter demora e a ansiedade é grande, acabei fazendo um teste com o filtro da Presse, e constatei que o resultado na xícara realmente é significativo.

 

Entretanto, peneirar com o filtro da Presse é impraticável, devido ao tamanho "minúsculo" dele. Isso me levou vasculhar a internet por uma "peneira" maior. Encontrei um filtro para infusões/chás que aparentemente funcionaria bem. Devido ao seu baixo custo (4,12 USD), resolvi arriscar e comprar um. No pior dos casos, eu teria um apetrecho legal para preparar infusões. :P

 

Comprei no AliExpress e chegou em um mês. O vendedor parece não ter mais o produto disponível, mas existem vários a venda no site.

 

 

A peneira

 

kAzJls4l.jpg

 

 

Encontrei um copo que encaixasse a peneira

 

rWEJ6Yol.jpg

 

 

O filtro da Presse tem 300 micra e esse filtro de chá tem 400 micra

 

KGh5dyCl.png

 

 

Eis o resultado! Usei 13,0g do café La Plata do Pergamino (Colômbia), moido no Bravo Mini (regulagem de uma volta e posição 40), resultando em 11,0g de café peneirado. Ou seja, a perda de finos foi de 15,42%. Levei menos de 2 minutos para peneirar. Na foto comparativa, tem duas linhas de imagens. É exatamente o mesmo café, mas com luminosidade diferente. Primeiro o grão, depois o café moido sem peneirar. E então, o café peneirado e os finos removidos.

 

gdnJt90l.jpg

Bom dia. E como fez pra remover os mais grossos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulinho CochitoCochito

Nesse caso, como eu só tinha essa peneira, só foi possível separar os finos. Mas já dá uma diferença significativa no resultado.

No fim, acabei comprando a Kruve, mas ela está encostada aqui. Raramente eu uso. Dá uma certa agonia ver o tanto de pó que a gente acaba descartando. Dependendo do café, eu uso. E também, tem o fato de que eu praticamente só tenha preparado espresso, e não rola peneirar pó tão fino assim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Santiago Luz disse:

@Paulinho CochitoCochito

Nesse caso, como eu só tinha essa peneira, só foi possível separar os finos. Mas já dá uma diferença significativa no resultado.

No fim, acabei comprando a Kruve, mas ela está encostada aqui. Raramente eu uso. Dá uma certa agonia ver o tanto de pó que a gente acaba descartando. Dependendo do café, eu uso. E também, tem o fato de que eu praticamente só tenha preparado espresso, e não rola peneirar pó tão fino assim...

Entendi. E pagou quanto na kruve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...