Ir para conteúdo

Nova Rocket Appartamento


Postagens recomendadas

Também não vejo necessidade de pid na que tenho, apenas uma surfada na primeira extração pois quando fica bastante tempo parada aí sim joga a temperatura lá em cima pois o grupo também esquenta bastante, a grande vantagem que deixo a temperatura que quiser em um curto espaço de tempo somente no flush e com o termômetro, não preciso ficar esperando a máquina regular isso pra mim, posso fazer vários shots seguidos em termos de recuperação fora o fato de ser super bacana você extrair o café e estar vaporizando o leite simultaneamente, gosto bastante das HX´s pela sua flexibilidade e rapidez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro a BZ07 não é uma HX tradicional. (grupo com cartuchos). Depois, mesmo com PID ela não é nenhuma maravilha. Nesse tópico do HB há uma certa discussão.

 

A questão aqui seria se trocar um pressostato por pid em uma hx tradicional deixaria uma fool-proof machine. Não. O perfil de temperatura na extração é dependente mais do flush que de qualquer temperatura que o boiler esteja "cravado".

 

O que é senso comum:

Exatamente por causa disso quase todo mundo no Kaffenetz fala que pid em hx é bobagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio escreveu o que eu estava pensando.

 

Excluindo máquinas com tenham uma construção de HX muito diferente do "padrão" (como a Xenia, por exemplo), baseado na minha experiência com a Torino eu não consigo imaginar fazer uma extração em HX sem flush. Independente de ter PID ou pressostato, pra conseguir extrair sem flush imagino que a temperatura da caldeira tenha que estar baixa a ponto de inviabilizar (ou prejudicar demais) a vaporização. Nesse caso, seria necessário um PID com 2 setpoints: um pra extração e outro pra vaporização, o que, na prática, seria transformar a HX numa SBDU.

 

A meu ver, até pode-se utilizar PID no lugar de pressostato numa HX, só não acredito que isso faça diferença (pra melhor ou pra pior) no controle de temperatura da extração, uma vez que ele sempre dependerá de um flush manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na ECM em dias bem quentes o início do primeiro flush chega a ultrapassar os 100 graus o grupo esquenta muito também, mas depois que faz o primeiro espresso pode esquecer dos flushs, posso fazer 10 seguidos tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
  • 2 weeks later...

André, na BellaBarista, loja que fica na Inglaterra, a Rocket Espresso Appartamento tá saindo 830 libras, pois vem sem o VAT e com 5% de desconto por conta da garantia não cobrir M.O., apenas peças, quando eles mandam pra fora da Inglaterra e da União Européia.

https://www.bellabarista.co.uk/rocket-appartamento-copper.html

 

Faz algumas semanas que calculei uma estimativa de custo de importação de uma ECM Barista pra um colega do Fórum, usando o valor de 870 libras do preço dessa máquina na BellaBarista e um frete exagerado de 280 libras. Vou colar abaixo o cálculo da ESTIMATIVA que fiz (pode estar errado), mas dá pra ter noção de que a Appartamento deve sair entre 40 e 100 libras mais barato do que a ECM Barista. No melhor dos casos, se a loja não incluir o valor do Frete na mesma nota da máquina, essa Rocket ficaria perto ou pouco acima de R$ 8 mil. Se o frete vier incluso na nota, no pior dos cenários ESTIMADOS de frete e impostos, não chegaria em R$ 9,5 mil.

 

IMPORTANTE: VALORES APENAS PARA REFERÊNCIA! - se alguém for comprar, mande um PROFISSIONAL refazer os cálculos (ICMS varia por Estado), não me responsabilizo pelas estimativas aqui postadas.  :ph34r:

 

 

 

A ECM Barista, que usa bomba vibratória, deve ficar menos de 250 libras de frete, mas fiz a conta com 280, só pra exagerar.

 

Incorre IOF de 6,38 somente sobre produto+frete, por conta da conversão de câmbio no Cartão de Crédito ou remessa bancária (recomendo usar cartão internacional via PayPal).

 

870 + 280 = 1.150

 

1.150 x 1.0638 = 1,223.37 libras Turismo

 

O imposto total fica 60% I.I. + 18% I.C.M.S (pra SP, por dentro, o que dá uns 22% no cálculo direto) + 5% I.P.I.

 

Se o frete não estiver incluso na N.F. fica mais ou menos assim:

 

870 x 0.6 (I.I) = 522

 

870 + 522 = 1.392 (para calcular ICMS-SP e IPI precisa somar o I.I. primeiro)

 

1.392 x 0.22 (ICMS-SP) = 306.24

 

1.392 x 0.05 (IPI) = 69.6

 

522 + 306.24 + 69.6 = 897.84 libras de Impostos

 

CONVERTENDO:

 

A Libra comercial não tem passado de 3.96 e a turismo não passa de 4.04 faz tempo.

 

http://economia.uol....na-reino-unido/

 

(pra calcular o Turismo, tem dado uns 2% sobre a cotação comercial, a libra não varia muito disso)

 

Isso daria:

1.223,37 x 4.04 = R$ 4.942.42 pela Mäquina + Frete e serviço despachante do Courier

 

Na entrega, se estiver a mesma cotação estimada, daria:

 

897.84 x 3.96 = R$ 3.555,45 impostos

+ R$ 50 (50 no máximo, costuma dar algo entre 10 e 50) de taxa INFRAERO = R$ 3.605,45 Pagos ao COURIER no Cartão de Crédito

(como o Courier é empresa, os impostos são repassados pela cotação Comercial, e não pela cotação de Turismo)

 

Custo TOTAL = R$ 8,547,87

 

Se fizer todo o cálculo incluindo o valor de 280 libras de frete (que é um exagero meu) subiria 288.96 libras de imposto, ou R$ 1.144,28.

 

No PIOR CENÁRIO, com a cotação estimada acima da média do mercado, no total a ECM Barista poderia chegar até em R$ 9.692,15

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunático, considerando que são equipamentos que embalados pesam uns 25Kg a 28Kg, nem tanto... O frete da Barista sai perto de 250 Libras, uns 1000 Reais, da Inglaterra pro Brasil por Courier, entregue em 4 a 7 dias corridos, incluindo serviço de despachante aduaneiro e entrega na porta.

 

Um SEDEX normal de 28Kg de Manaus pra São Paulo, com seguro de 5.000, sai R$ 700,00 ...

Prazo de entregaPara postagens em 
23/01/2017 Dia da Postagem + 2 dias úteis Preço do serviço R$ 624,60 Valor declarado - VD R$ 74,25 Valor total R$ 698,85

 

@André, atente que a Classika é uma SBDU, não uma HX. Se você prepara muitas bebidas com leite, uma SBDU pode não ser a máquina mais indicada, dada a necessidade de ficar esperando aquecer e esfriar, principalmente com o massivo grupo E61 da ECM na jogada... A ECM Barista e a Rocket Appartamento são ambas HX e permitem vaporizar simultânea ou adjacentemente à extração.

 

Se eu não fizesse de 2 a 4 cappus por dia, talvez tivesse comprado a Classika PID, mas como eu uso muito a vaporização, nem levei esse modelo em consideração. Além disso, o perfil térmico da HX me agrada muito. Pra mim, há mais cafés que ficam melhor na HX do que na Dual Boiler com PID, e eu vivo fazendo experimentos entre elas quando pego café novo...

 

Listei a Barista por ser uma máquina equivalente à Appartamento: ambas versões barateadas das linhas "carro chefe" de ambas marcas (ECM e Rocket). Se pesquisar pelo Google, vai descobrir que a Barista é mais parecida com a Technika e com a Mechanika por dentro do que a Appartamento parece uma Giotto. Acho que a ECM Barista é mais máquina, mesmo sendo menos bonita.

 

Mas isso é opinião baseada em leitura e especulação, nunca usei qualquer uma das duas "irmãs menores" aqui comentadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida Cabral, são máquinas pesadas mesmo e em qualquer modalidade de frete e empresa girariam sobre um preço próximo entre eles.

 

Essas máquinas da ECM e Rocket são lindas demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o perfil térmico da HX e do dualboiler, concordo com Cabral sobre a HX, ainda que tem alguns grãos que, por motivo que me escapa, ficam melhor na dualboiler (a Graef, funcionando a pleno novamente, tem dois termoblocos e emula uma dualboiler), um destes foi o do Moscardini, que não consegui acertar nem na Strega nem nos doados, e que deu um espresso bastante bom na Graef.

Agora que está consertada, e bem ajustada com o pó moído fino no Mythos, uso bastante quando a Strega está desligada e tenho pressa, desde que esquenta em 5'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não sabia onde postar, então vai aqui

 

 

Novo catálogo das rocket 2017, agora quase todas (inclusive as hx) vem com pid

 

https://indd.adobe.com/view/febafff1-3683-47f2-80d5-3f998f33c08a

 

 

 

 

Ps: alguém sabe se as ECM receberam alguma mudança pra 2017?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica igual cara, o PID controla a caldeira e o HX continua funcionando, o q acontece é q vc programa a temperatura do PID visando o que vc quer no grupo, o proprio PID faz uma "conversão" do que se precisa no Boiler para que o HX fique na temperatura setada, mas já sabemos que PID é um base do que se quer.

Aaa, o PID substitui o Pressostato, tendo um cobtrole mais preciso da temperatura e deixando os flushs mais exatos e com melhor estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, simples pra vc, pressostato, conforme controla a pressão a temperatura tmb é controlada pq o volume é constante;

PID, controla diretamente a temperatura sem a necessidade do pressostato.

Pq o uso de PID? Temperatura muito mais estável, não existe uma "espaço" de ligar e desligar o pressostato.

Por exemplo, se o pressostato for muiiiiiiito bom e estiver regulado em 1,1bar quando chega a tal pressão ele desliga, ai quando a pressão cai para 1,05bar ele religa até atingir a pressão estabelecida. Isso eu estou falando de um Sirai de 500,00.

O PID é mais exato e mais constante na minha opinião.

 

@Magaldi eu já acho q não é isso, é grana, um pressostado desse que citei para o Marcio custa seus 500,00, um PID q da a mesma qualidade, talvez melhor, custa 180,00.

E ai, marketing ou grana?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaram a mesma coisa do câmbio automático quando a GM lançou o primeiro carro com esse câmbio em 1940 . :)

 

Off topic : Foram 2 engenheiros brasileiros que inventaram o câmbio automático com fluido hidráulico em 1932.

A GM comprou a patente deles.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, simples pra vc, pressostato, conforme controla a pressão a temperatura tmb é controlada pq o volume é constante;

PID, controla diretamente a temperatura sem a necessidade do pressostato.

Pq o uso de PID? Temperatura muito mais estável, não existe uma "espaço" de ligar e desligar o pressostato.

Por exemplo, se o pressostato for muiiiiiiito bom e estiver regulado em 1,1bar quando chega a tal pressão ele desliga, ai quando a pressão cai para 1,05bar ele religa até atingir a pressão estabelecida. Isso eu estou falando de um Sirai de 500,00.

O PID é mais exato e mais constante na minha opinião.

 

@Magaldi eu já acho q não é isso, é grana, um pressostado desse que citei para o Marcio custa seus 500,00, um PID q da a mesma qualidade, talvez melhor, custa 180,00.

E ai, marketing ou grana?

Oi Lipe, então rapaiz, escutei uma história do dono da fiamma que os pressostatos são melhores para máquinas comerciais (caldeiras grandes) pois nos boilers grandes existe grande convecção de calor e existe um gradiente grande de temperatura , então medir inderetamente(P.V=N.R.T) toda a pressão de vapor daria uma média de temperatura mais precisa que um sensor eletronico pontual (por exemplo:  logo que se liga a maquina, se fossemos medir a temperatura na resistencia ela estara acima de 130graus e acusaria isso no sensor, mas no topo do boiler pode estar a 25 graus por exemplo), os engenheiros mecânicos que se manifestem, sou apenas um palpiteiro da elétrica hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz muito sentido mano, muito mesmo, sóoo queee, o mesmo gradiente acontece com o pressostato.

É o famoso overshoot, a resistência ligada é muito potente, atéeee se converter e dissipar o calor que está em volta da resistência

a pressão sobe além do que se quer.

A curva de um pressostato tem oscilações com picos e vales em torno da temp ideal setada, fazendo seu papel de ligar e desligar de tempos em tempos.

Já o PID tende a uma curva logarítmica até atingir o valor setado para a temperatura, ou seja, ocorre menos overshoot ou nenhum se o PID for muitooo bem regulado.

Lembrando que isso é minha visão de como as coisas acontecem tendo base algumas leituras e levando em consideração alguns gráficos (não sei se confiáveis) de boilers de HX`s.

Se eu estiver errado por favor alguém me corrija.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro quando montei e desmontei a Gaggia que o sensor de temperatura ficava em uma região estratégica, era próxima à entrada de água e próxima a resistência desta forma tão logo entrasse a água fria a resistência era acionada , desta forma a histerese do sistema não era exatamente a histerese do sensor, resumindo desde que bem posicionado o pressostato vai ser eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...