Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

Boa tarde a todos !!

Fico feliz de poder participar do CdC, comprei no WALLMART dia 06/02 a minha Prima Latte red por $426,50, depois de ver vários videos, ler os posts todos com muita ansiedade de não ter feito nenhuma compra por impulso, apesar dos negativos, que sempre acontece com qualquer produto, estou empolgado aguardando a chegada da "Priminha" para degustar um cappo que aprecio tanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Navarro. Bem-vindo ao Clube.

 

Parabéns pelo brinquedo novo. Já escolheu um moinho para formar o casal? Sem o par completo você não terá cafés bacanas em casa.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Acabei de comprar essa máquina.. ainda não chegou. Comprei pelo Walmart!

Eu gosto de café... bastante! Porém sou leigo.

 

E quando você está sem rumo, qualquer caminho é caminho, eu to pensando em comprar esse café aqui Prima Qualità (http://guiadocafezinho.com.br/analise-prima-qualita-gourmet/) para depois, começar a me aventurar...

 

1 - O certo para a minha máquina é café em grãos torrado correto? Ela também usa sachê, mas não pretendo usar.

 

2 - Outra coisa, a onde eu posso encontrar canecas/copos "especiais" para café. Assim, eu uso atualmente uma chicará comum, mas estava pensando em comprar copos especiais para o Latter, Capiccino e Espresso. Vocês sabem onde vende-se isso?

 

 

Por enquanto é isso. Ótima a comunidade de vocês. Parabéns!

Amigo :D , comprei esta semana o dito cujo = Prima Qualita, no Pão de Açúcar da Pompeia, tenho um moinho da :lol: BODUM (Bistrô) já tem três anos, e sempre usei com coador normal e também com uma "mokinha" Bialetti de 3 xicaras, muito bom este grão, sempre experimentei vários tipos, do menos ruim ate o melhorzinho que o $ pode comprar, não tive a oportunidade de degustar os melhores cafés a venda, por questões de tempo e localização, (não pesquisei o suficiente na web, pois sei que não existe mais limite geográfico para entregas), minha opinião sobre este grão é que ele oferece o que realmente esta descrito na embalagem (sou novatissimo em termos de cafe) longe e muito longe de afirmar que sou entendido, apenas apreciador simples da bebida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, obrigado pela recepção , tenho um moinho básico, o Bistrô da BODUM, esta comigo por três anos, e sempre é uma alegria utilizar, o ritual, acredito eu, que ficara completo com a minha Priminha, me permitirá desfrutar deste néctar maravilhoso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Navarro, esse seu Bistrô mói fino para espresso?

Cara, até hoje só usei para coador e a mokinha bialetti :) , quando estiver com a priminha :wub:  na mão vou poder te dizer, mas acredito que sim, pois no manual diz que vai do Turco a FrenchPress...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Navarro, do jeito que ele chega de fábrica, pelo review da Gail, não faz expresso no filtro profissional, mas no filtro pressurizado ficou "bom", o que surpreendeu o pessoal da SCG.

 

Deve ter como regular pra deixar um pouco mais fino, mas precisaria pesquisar direito.

 

Os mós e a mecânica aparente são parecidos com os do Krups, então se sobredosar um pouco e apertar bem na calcagem deve dar pra fazer espressos bons com o filtro profissional (não-pressurizado).

 

Ah, recomendo dar uma lida nas regras do Clube, pois não precisa, nem deve, usar a citação quando você responde logo abaixo da mensagem à qual você se refere. Citações pesam no servidor e o CdC tá sempre sobrecarregado, então há sempre esse tipo de lembrete entre nós.

 

Agora é tomar um ansiolítico pra esperar a entrega da sua máquina!

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, muito obrigado pelo lembrete, de inicio pretendo usar "as built", não tenho grandes pretensões com a priminha :wub: , como já mencionei, sou um simples apreciador, acredito que os veteranos são mais exigentes, e por isso investem mais $, pra mim resta a aventura de buscar o cappo ideal com os limites do equipamento... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que um moedor adequado para espresso e filtro despressurizado, além de moer fino o suficiente, tem que ter regulagem em passos pequenos o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Navarro, na minha opinião, o melhor caminho é usar do jeito que veio e aprimorar a técnica ao limite, até achar que tá faltando algo, antes de pensar em mexer ou fazer upgrades. Se continuar satisfeito, não tem motivo pra mexer. Isso é um buraco sem fundo... Ugradite é uma doença séria entre nós... ;) também conhecida como "síndrome ruiva"! :ph34r:

 

@ Guilherme, elas falaram que foi "quite good", mas a cara era de "hum... well... not baaad"... :D:lol::D

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Comprei uma prima latte essa semana e resolvi entrar no forum para dar minha opinião e tentar tirar algumas dúvidas.

Li muitos comentários sobre ela e, apesar dos negativos, resoli comprar. $399 no magazineluiza. Fiz todo o procedimento do manual e deu tudo certo.

O expresso ficou otimo, caputccino também. Outra coisa que gostei bastante é que ela aquece bem rápido. Em menos de 10 minutos eu liguei ela na tomada e já estava tomando capuccino.

Um problema que aconteceu, não sei se devo fazer a troca do produto,é que o rezervatorio de leite não fica preso totalmente. quando ligo para extrair o leite ele pula da máquina. Tenho que ficar segurando ele para que eu consiga usar. O que posso estar fazendo de errado?

 

Att.

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, como são as coisas.

Não comprei o sache pois minha progenitora disse que tinha um processador que possuía um adaptador para moer café. Resolvi testar, pois seria de graça e se ficasse bom não precisaria comprar.

 

Não é que ficou MUITO BOM!!!

 

Uma reclamação que tenho a fazer é que um espresso duplo só dura uma medida de café colocada na máquina. Mesmo escolhendo a vasilinha maior, depois do duplo tenho que repor o café pois o próximo sai aguado.

 

 

Mas o espresso ficou muito bom! Pra mim pelo menos, ficou delicioso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai Cuco.. Então todas as nossas máquinas estão com problemas também.. rsrsrs

 

Brincadeira..

 

É assim mesmo. Uma extração para cada dose de café. Não dá para reaproveitar a borra para outro café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade achei o encaixe dela bem ruim. com um empurrão leve ele já encosta no final. achei que teria alguma trava para não deixar ele sair do lugar quando ligasse para sair o leite, mas não, se eu ligo o leite o reservatório pula. talvez esteja faltando algum anel de borracha, que eu esqueci de colarar ou não veio na caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acabei descobrindo o problema. O o-ring que veda a entrada de vapor do reservatório de leite não estava travando o reservatório. Eu troquei esse o-ring e o reservatório não pulou mais. Achei melhor fazer isso do que acionar a garantia, pois iria demorar muito e não posso ficar sem café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente !!! minha priminha chegou :D ,  e não ocorreu nenhum dos problemas relatados até agora ! ;)

Só alegria e diversão aqui em casa, já matei minha vontade de tomar café com os tipos que a priminha oferece,  realmente só bons cafés... :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia e saudações aos colegas e usuários da prima latte. Já relatei em outros lugares; sou um iniciante na arte do preparo, mas amante do café. Ganhei uma Prima Latte de minha esposa, e já sei que o caminho é longo e até conseguir tirar hum bom proveito e  extrair o máximo, dentro dos limites dessa cafeteira.

 

Ainda não chegou meu moinho nem comprei o café em grãos, estou apenas brincando e conhecendo a "moça". Rs.  

 

 

Algumas dúvidas: após fazer o espresso, com aproximadamente 10 gr de café mellita, de coador, o que resta do café (vi alguns falando em bolo, mas não sei se o bolo é  o café antes de passar a água ou depois) não é um pó seco, e sim uma "sopa". Vou tentar anexar uma foto para visualização. Já vi que uma ou duas pessoas relataram em postagens antigas, mas acho que não vi ninguém falando se é assim mesmo, ou em soluções.

 

Ps: Que café ruim do caramba! Espero que melhore com o moedor e café melhor... 

post-5040-0-14002700-1424435542_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é normal, principalmente em máquinas que não têm solenoide (não sei se é o caso da Prima Latte), não se preocupe.

 

As minhas máquinas também fazem isso (a Ascaso não tem solenoide e a SGL tem uma válvula 3 vias mecânica, mas também fica água no filtro), o que eu faço é, logo após a extração, tiro a xícara de lado e afrouxo o PF. Não chego a tirar ele totalmente da máquina nesse momento, só solto para acabar com a vedação. Assim, o tempo que levo pra tomar o café é suficiente pra entrar um pouco de ar no PF e esse restinho de água escorrer pra bandeja coletora da máquina (se deixar apertado ele veda totalmente a entrada de ar e a água não escorre). Ao acabar de tomar o café, tiro o PF e já está bem mais seco, o que evita fazer lambança na bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bolo ficar molhado ou não após a extração depende da máquina, do café, da moagem etc. mas é algo comum de ocorrer (se é normal ou não, depende da situação específica) e não altera em nada o sabor da sua bebida. 

 

Algo importante, na minha opinião, em máquinas que não têm solenoide é lembrar de retirar a xícara debaixo do PF assim que a extração for interrompida, evitando pegar aquele café que fica escorrendo depois que a bomba já desligou (pode estragar um bom shot). 

 

Uma das funções da válvula 3 vias (solenoide ou manual) é exatamente interromper imediatamente o fluxo da extração pra evitar esse "café escorrido" do final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a dica do Mortari é o melhor procedimento pra bolo encharcado, acontece mesmo nas máquinas que tem válvula solenoide, pois tem combinações dose/moagem que simplesmente encharcam...

 

Mas pela foto, o filtro em questão parece um duplo, e você menciona 10g... Se for mesmo o duplo, precisaria usar no mínimo 14g, talvez mais (eu uso entre 18g e 20g com a maioria dos grãos). Pode estar ruim e encharcando demais porque o "bolo" não está encontrando limite para expansão e se desfazendo na turbulência, virando uma "pasta".

 

Há dicas no forum sobre como verificar se a quantidade de pó está num volume bom. Se ficar alto demais, entra travando na tela do grupo e fica ruim. Se ficar baixo demais, faz lama e não extrai direito, estraga. O "adequado", é que o bolo seco não encoste na tela do grupo, mas depois de molhado ele "inche" até encostar e a própria tela limite sua expansão, garantindo a manutenção da pressão. Use a busca para achar tópicos sobre o procedimento, há uma técnica usando uma moeda pra testar a altura do bolo seco.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que a Prima Latte usa filtro pressurizador de 51mm (ou 53mm, não lembro agora) e talvez não caibam 18g, mas eu também acho que 10g deve ser pouco, seria bom aumentar a dose.

 

Acho também, pela minha experiência passada com a Chef Crema, que o filtro pressurizador vai deixar o bolo encharcado em praticamente 100% dos casos em que a extração foi correta. Se o bolo ficar "sequinho" com filtro pressurizador, provavelmente é porque a moagem está grossa demais e o café foi mal extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o filtro duplo, com 10 gr para fazer um simples.

Influencia usar o duplo para simples?

Assim que tiver oportunidade comprarei (não achei nas lojas online no Brasil) um filtro sem pressurizador.

Segundo uma postagem de um colega do fórum, é 51 mm mesmo; ele comprou no ebay.

 

Mas vou fazer os testes para o bolo sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano, não é assim que funciona.

 

O café precisa oferecer uma taxa de restrição para que a água consiga extrair seus óleos, ácidos e outros componentes. Por exemplo, com 10 gramas e toda área perfurada do filtro duplo, você deve ter obtido seu simples muito depressa, provavelmente em menos de 15 segundos. O adequado seria demorar os mesmos 30 segundos para os aproximados 30ml de um single, usando algo entre 7g e 10g de pó, aplicando perto de 9 BAR de pressão. Isso só é possível restringindo o fluxo. Se fosse um filtro despressurizado, teria sido ainda pior, pois se ele faz cafés melhores, exige também dosagem, moagem e compactação mais precisas.

 

Se quiser um single, use o filtro single. Melhor fazer um duplo-curto, se quiser fazer pouco café e não quiser trocar o filtro. Nesse caso, o café ficará menos ácido e menos frutado, ressaltando óleos e um pouco do amargor da torra. Basta usar a dose do duplo e interromper a extração quando der 30 ml. Se der certo, devera ter demorado entre 15s e 18s.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, estou aprendendo tanto neste início que estou anotando algumas coisas...
Rs. 
Você tem toda a razão; não contei o tempo, mas foi bem rápido, e o café foi um belo soco no estômago, azia garantida até agora há pouco... Hehehe...

Deve ser por isso que a máquina tem três filtros né: simples para simples, duplo para duplo e sachê para sachê. Senão certamente viria um filtro só... Eu e minha mania de querer inventar...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Acontece. Pena que, nesse caso, o preço é pago em sal-de-frutas pra curar azia... :rolleyes:

 

Continue insistindo com a máquina e lendo o CdC, tem bastante informação ja postada. A busca é sua amiga!

 

Bons experimentos e Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...