Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal!

 

Acabei achando um potinho com alguns gramas de grãos que não couberam nas garrafinhas de suco. Eu nem lembrava deles.

 

Experimentei preparar um espresso de 50ml com apenas 6g de pó e, pasmem, ficou gostoso. Lembrou bastante aos da Dolce Gusto e ao que tomo em cafeterias, com aquele sabor característico. Extrai uns 5 até acabar os grãos e o que saiu melhor tinha 48g em 25 segundos.

 

Não sei como que consegui esse resultado usando praticamente 1/3 do recomendado pelo fórum e menos que o amigo Hélio.

 

Abraços

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pessoal!

 

Acabei achando um potinho com alguns gramas de grãos que não couberam nas garrafinhas de suco. Eu nem lembrava deles.

 

Experimentei preparar um espresso de 50ml com apenas 6g de pó e, pasmem, ficou gostoso. Lembrou bastante aos da Dolce Gusto e ao que tomo em cafeterias, com aquele sabor característico. Extrai uns 5 até acabar os grãos e o que saiu melhor tinha 48g em 25 segundos.

 

Não sei como que consegui esse resultado usando praticamente 1/3 do recomendado pelo fórum e menos que o amigo Hélio.

 

Abraços

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

 

Interessante, vou testar aqui pra ver se extraio um bom espresso.

Talvez por ser filtro pressurizado a água fica em infusão por mais tempo, deixando o café mais amargo, assim uma quantidade menor de café e mais água deve equilibrar o gosto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adir, seria ótimo saber a sua opinião sobre esse teste! Também estou achando que com cápsulas pressurizadas deve ser diferente as proporções, caso contrário não faria sentido a Dolce Gusto usar somente 6g e conseguir um espresso mais intenso. Já encomendei mais grãos pra fazer mais testes com 6g, dessa vez com grãos mais frescos e congelados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adir, seria ótimo saber a sua opinião sobre esse teste! Também estou achando que com cápsulas pressurizadas deve ser diferente as proporções, caso contrário não faria sentido a Dolce Gusto usar somente 6g e conseguir um espresso mais intenso. Já encomendei mais grãos pra fazer mais testes com 6g, dessa vez com grãos mais frescos e congelados.

 

como vc prepara usa o modo de expresso duplo ou no manual até 50g de café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preparo no modo manual e conto 25 segundos no cronômetro do celular. Assim que a maquina começa a fazer barulho eu disparo o cronômetro, depois pauso aos 25 segundos e peso. Fica variando de 48g a 56g, não consegui tirar um de 40g ainda.

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz usando filtro pressurizado com 6g de café moido na Hario Slim com 4 cliques e modo manual com 25s

Posso dizer que ficou muito aguado pro meu gosto.

Aumentei para 10g de pó no mesmo esquema e ficou bom, meio fraco mas gostei da bebida.

 

Estou esperando chegar o filtro novo + tamper  + termômetro para testar outras configurações de moagem e gramas de pó no preparo.

Também quero ter uma noção da temperatura da água.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael, lendo as postagens das últimas 2 semanas fiquei surpreso que niguém tenha mencionado algumas coisas, então vou postar minhas opiniões (não são "respostas", são apenas isso, opiniões...).

 

Aquela espuma que você conseguiu com conteúdo de 2 cápsulas (12g) foi resultado do grão ser blend rico em robusta (conilon). O robusta é o café mais comum de se consumir no Brasil, daí você estar acostumado com ele. É um grão mais resistente e menos rico em aromas e sabor. É considerado "menos nobre". Eu acho que tem "gosto ruim", simples assim. Esse é o maior indicador de que Crema não é sinal de café bom, é apenas crema. Num filtro pressurizado, nem isso, é espuma estabilizada pelos óleos, não necessariamente com a composição da crema que se forma no primeiro estágio do filtro, já que ao ser misturada e repressurizada ela costuma mudar. Fica bonito mas não necessariamente (raramente/quase nunca) fica gostoso.

 

Outro ponto: gosto é coisa pessoal. Se você gosta da bebida preparada pela Dolce Gusto, você não gosta exatamente de espresso. Essa máquina não faz espresso "per se", faz algo parecido com a cafeteira italiana/moka, com um pouco mais  de pressão. Já abri duas e fiquei surpreso que, pra começar, a bomba realmente é capaz de entregar 14 BAR (eu medi), mas a válvula de alívio estava ajustada em 6 BAR. E com o circuito de controle acionado, na modalidade espresso a máquina não passou de 4,8 BAR. Estranhando, achei que era defeito, montei e devolvi. Chegou a outra, fiz os mesmos testes, obtive os mesmos resultados, devolvi e peguei a grana de volta. Não gostei de nenhuma das bebidas obtidas.

 

Se você usa açúcar, tenha em mente que nunca vai poder comparar seu gosto por café com o de alguém que não usa adoçantes/acúcar. Tem dia que eu erro a extração e só vejo quando bebo mas, para minha surpresa, minha esposa que ainda adoça um pouquinho já bebeu e não reclamou :blink: . Pergunto a ela como estava e, em geral, diz que gostou: "hoje tava mais forte" (mas pra mim amargou), "hoje tava com gosto de fruta!" (mas pra mim, subextraiu). etc, etc.

 

Tente entender o que é Razão de Extração, ou BR (Brew Ratio). Pesquise e entenda que você tá gostando de bebidas fora da faixa considerada como espresso. Está fora mesmo pra um Espresso lungo. 56g de bebida partindo de 6g de pó é praticamente proporção de café coado. As Nespresso vem reguladas pra dar 42~45g de bebida com 5,5/6g de pó na dosagem "espresso". Mas isso já está no limite do Lungo. Logo, o "lungo" da Nespresso também cai na faixa de coado. E a maioria das pessoas adoça e gosta. Entenda que a Nespresso foi criada para atingir o mercado de bebedores de chafé norte-americanos como público alvo principal, na esteira do sucesso da StarBucks. Essas "receitas" não existem para agradar quem gosta de café, mas quem gosta de cafeína açucarada :rolleyes:

 

Isso Não é Problema, é o seu gosto pessoal, sua resposta automática ao processo de formação que vc teve, como a maioria das pessoas, com cafés mais diluídos. Só não é espresso. Entenda a origem de seu gosto pessoal. Se quiser entender o que os outros estão fazendo diferente, precisa aprender a apreciar outros sabores.

 

Sou insistente na opinião de que, se provar café realmente bom e bem preparado, vai mudar o referencial de gosto. Talvez goste de bebê-lo sem açúcar. Acho que vc ainda não tomou um bom espresso, isso dificulta as coisas.

 

Dirigi esse texto ao Rafael, mas qualquer um pode me contradizer à vontade, estou apenas opinando sobre algo muito pessoal: gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Cabral/Rafael

 

Concordo com sua opinião. Em alguns posts que coloquei aqui mesmo neste tópico, acho que detalhei como extrair um expresso na Oster. Como o Cabral falou a crema não quer dizer muita coisa. Analise a qualidade e consistência de sua crema, ao decorrer da bebida sua crema persiste? Agarra nas paredes da xícara? Tem um tom amarronzado claro com traços de tons escuros [tigrado]? Todos esses fatores servem como análise de uma boa crema.

 

Outro ponto que reforço no post do Cabral é o uso do cálculo da razão de extração, nas minhas experiências com a Oster usava 14g de pó de café para uma extração de mais ou menos 40g [bR de 35%]. Ademais, é importante ver a questão da granulometria adequada, no caso da Oster eu usava um pó bem fino [a ponto de engasgar a máquina] e então iria dando uns cliques na regulagem do moedor [engrossando] até o café extraído sair com um “pouquinho” de dificuldade.

Outra coisa... Comece a contar o tempo de extração apenas quando o café tocar na xícara.

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem alguém de POA neste tópico, convido a conhecer a Terça Expressa. É a chance de conhecer gente que compartilha do mesmo hobby e que está em diversos graus de aprendizado. Tem desde o curioso até coffeegeek sênior hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adir, meus grãos chegaram e tentei com 6g e realmente ficou aguado. Passei pra 8g e ainda ficou aguado. Coloquei 10g e gostei do resultado. Ficou melhor do que os anteriores, mas ainda quero testar com 12g e 14g. Não sei qual foi a mágica da outra vez, mas os meus testes de agora com 6g deram completamente diferente de antes.

 

@Cabral, então foi esse o mistério da espuma dos sachês. Realmente o gosto é ruim, tanto é que nem bebi os cafés dos sachês Pilão, somente os cafés dos testes com cápsulas Dolce Gusto, porque esse ficaram semelhantes aos feitos com cápsulas.

Sobre o meu gosto, eu gosto de espresso sim e já bebi cafés bem preparados. Antes de provar os Dolce Gusto eu só bebia espressos em cafeterias e acostumei com cafés puros e sem adoçar (colocar açúcar no café é pecado hahahahaha). Depois de muito tempo que comprei uma DG e experimentei. De início não gostei por não se comparar com os cafés de cafeterias e até achei que foi um tiro no pé comprar a máquina, mas com o tempo eu fui acostumando. Hoje gosto dos DG, mas sei que são bem diferentes dos espressos de verdade.

O que me incomodou na Oster nos últimos tempos foi que com mais gramas eu não consegui um café equilibrado, ou amargava demais ou ficava ácido, e foi diminuindo a quantidade de pó que consegui equilibrar. O primeiro pacote de grãos Fazenda São João foi praticamente descartado, porque eu não conseguia beber os testes. Nesta tarde usei 10g e consegui um café que gostei, mas o peso do líquido bateu na casa dos 60g. Acho que agora eu consegui achar um ponto de referência de sabor.

 

Peço desculpas por ainda não ter estudado mais a respeito e por ainda perguntar e comentar sem base. Estou estudando pra concurso e minha cabeça já está entulhada de informação, então não quero começar a misturar as coisas hahahaha. Assim que aliviar o estresse eu prometo que vou pesquisar mais.

 

@Hélio, no último espresso que tirei a crema tinha essas características sim, mas não muito espessa, devia ter apenas uns 5mm. A granulometria acho que está correta, porque eu eu der dois cliques a mais o café já não consegue passar. Obrigado pela dica da contagem! Agora estou fazendo certo.

 

@Rodrigoks, sou vizinho de POA, de Guaíba, vou tentar ir em algum dia hahahaha

 

Abraços, pessoal, e obrigado pelas respostas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael não tem jeito, para cada café tem que achar a quantidade certa de pó para tirar uma boa bebida.

Enquanto meus utensílios novos não chegam eu to fazendo café que eu acho razoável para meu paladar. (Pelo menos melhor do que as cafeterias aqui da minha cidade, ainda não provei um bom espresso para ter uma base de referencia)

 

Para o café do mês do clube do café

 

 

 

Corpo e acidez ponderados, lembra chocolate.  Finalização moderada.  Notas com leve toque de chocolate amargo. 

Café 100%  da variedade Catuaí e Topázio.

Região do Cerrado Mineiro, 1200 metros de altitude, seca em terreiro de cimento com finalização em secador, peneira bica corrida.        

Torra Média

 

 

estou usando 13g / hario slim com clique em 5 / extração varia eu gosto entre 27s e 30s

 

Não sei qual o gosto que deveria ter, kkkkkkkk

mas para mim esta bom, suave com um leve amargor no final. (não consegui sentir o toque de chocolate)

Acho que meu paladar ta estragado de tanto melita e 3 corações.

 

 

post-6819-0-34423900-1468227874_thumb.jpg

 

post-6819-0-83828500-1468227914_thumb.jpg

 

post-6819-0-71866300-1468227956_thumb.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Bom dia pessoal,

 

mandando mensagem aqui para me apresentar e conhecer o pessoal. Tenho uma Oster Prima Latte e tenho me aventurado a pouco tempo no mundo dos cafés. Nesse pouco tempo já comecei a sentir a necessidade de um moedor tenho pesquisado um pouco mas ainda não achei nada com preço matador. Já sei que o filtro de lâmina não valem a pena. Fora os de lâmina o mais barato que vi foi o Cuisnart DBM-8 por R$420, mas acabei desanimando depois de ler sobre ele na sala de moedores e como não é prioridade por agora vou ler mais para saber o que é bom, preços, etc.

 

Agora uma dúvida. Em alguns dos tópicos aqui o pessoal tem falado em filtros não pressurizados e encontrei esses no eBay por US$6.26. Esse tipo de filtro pode danificar a máquina? E qual a vantagem de utilizá-los? Aqui no forum também achei o tópico (de 2014) de um usuário que estava vendendo a dele com um desses filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra um hario mini e você já vai conseguir tirar bons cafés. Funciona bem.

Em relação aos filtros despressurizados: cuidado para não confundir "despressurizado" (pressurizado que foi modificado) com "não-pressurizado" (que é fabricado assim).
Eles não estragam a máquina não!

Em relação à vantagem de utilizá-lo: a pressurização é uma "artimanha" para que a água fique em contato com o café por mais tempo, extraia mais seus sabores e crie a crema (ou a falsa crema, na opinião de alguns). Quando se utiliza um filtro não-pressurizado é o próprio bolo de café que deve oferecer essa "resistência" à passagem de água, portanto a moagem e a prensagem (tamper) devem ser adequados para fazer seu efeito restritivo.
Isto resultará efeito no sabor que vai para a xícara (claro que muitas outras coisas também somam-se ao resultado da xícara...)

Se você não acertar a combinação de granulometria no moedor, a dosagem adequada, temperatura, tipo de café, tampering ... somados a um café com torra recente: não sai crema (ou até sai uma bem ralinha, daquelas de passar vergonha com as visitas. hahahahahah)
Enfim, os tutoriais do CDC explicam bem.
Mas resumindo: um café extraído de um filtro não-pressurizado é melhor que do pressurizado - este que foi inventado para que você não passe tanto trabalho para tirar uma crema legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hagel, obrigado pelas explicações. Mês passado teve uma provação em loja física do Cusinart DBM-8 por +-R$260, acho que por esse preço estava valendo só que fiquei sabendo depois que já tinha acabado. Sobre o filtro pedi aquele do eBay que postei aí em cima. Agora é ter paciência para receber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá,

 

alguém que tenha conseguido tirar um bom café na oster? Meus cafés saem até bonitos mas o gosto está horrível, muito amargo. Não como faço para acertar isso já tentar mudar o ponto do hario mas não consegui bons resultados, mesmo com moagem mais grossa o café fica muito amargo e sem condições de tomar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

alguém que tenha conseguido tirar um bom café na oster? Meus cafés saem até bonitos mas o gosto está horrível, muito amargo. Não como faço para acertar isso já tentar mudar o ponto do hario mas não consegui bons resultados, mesmo com moagem mais grossa o café fica muito amargo e sem condições de tomar.

 

Olá Adir, eu esperei alguns dias para ver se alguém com mais experiência respondia, como até agora ninguém respondeu, vamos lá .. vou te passar o pouco de experiência que adquiri para ver se ajuda em algo .. 

 

 

Tenho a cafeteira à dois anos e cometi vários erros por não ter as informações corretas, como exemplo utilizar café moído de mercado, comprar um moedor de "facas" .. etc.

 

Há 2 semanas estava com meu kit em mãos, moedor hario slim, tamper e café de qualidade (Seleção do Mário de torra recente).

 

No começo dá vontade de desistir, anotei todas as variáveis possíveis de todo café tirado e em alguns momentos parece que não tem lógica, fiquei perdido, outra dificuldade que tive foi identificar o sabor do café, alguns pareciam amargo e ácidos ao mesmo tempo .. rs ..  to usando o tutorial do fórum  como base, para ter a noção da dificuldade que tive, o primeiro pacote de 250 g foi desperdiçado na tentativa de tirar um café aceitável .. 

 

O que posso dizer depois de duas semanas, que com paciência e com os itens corretos (café, moedor, tamper) dá para evoluir e tirar cafés de aceitáveis à bons, já devo ter consumido quase 1 kg de café e os que considerei realmente bons, foram uns 2 .. esses sim foram os cafés mais saborosos que já provei, de encher a boca de sabor .. uma experiência muito interessante pra mim .. do mais a maioria fica bom, dá pra tomar sem descartar .. rs ... mas tem muito aprendizado pela frente .. 

 

Estou usando o filtro duplo original da oster e aguardando um despressurizado que importei, como não conhecia os sabores das diversas torras que existem, peguei os 5 tipos de torra que o Mário trabalha, to achando bem interessante, pois dá muita diferença de um perfil para outro .. 

 

Sugiro você comentar com mais detalhes sobre o café e o método que está utilizando para facilitar a ajuda do pessoal .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

 

 

Olá Adir, eu esperei alguns dias para ver se alguém com mais experiência respondia, como até agora ninguém respondeu, vamos lá .. vou te passar o pouco de experiência que adquiri para ver se ajuda em algo ..

 

 

Tenho a cafeteira à dois anos e cometi vários erros por não ter as informações corretas, como exemplo utilizar café moído de mercado, comprar um moedor de "facas" .. etc.

 

Há 2 semanas estava com meu kit em mãos, moedor hario slim, tamper e café de qualidade (Seleção do Mário de torra recente).

 

No começo dá vontade de desistir, anotei todas as variáveis possíveis de todo café tirado e em alguns momentos parece que não tem lógica, fiquei perdido, outra dificuldade que tive foi identificar o sabor do café, alguns pareciam amargo e ácidos ao mesmo tempo .. rs .. to usando o tutorial do fórum como base, para ter a noção da dificuldade que tive, o primeiro pacote de 250 g foi desperdiçado na tentativa de tirar um café aceitável ..

 

O que posso dizer depois de duas semanas, que com paciência e com os itens corretos (café, moedor, tamper) dá para evoluir e tirar cafés de aceitáveis à bons, já devo ter consumido quase 1 kg de café e os que considerei realmente bons, foram uns 2 .. esses sim foram os cafés mais saborosos que já provei, de encher a boca de sabor .. uma experiência muito interessante pra mim .. do mais a maioria fica bom, dá pra tomar sem descartar .. rs ... mas tem muito aprendizado pela frente ..

 

Estou usando o filtro duplo original da oster e aguardando um despressurizado que importei, como não conhecia os sabores das diversas torras que existem, peguei os 5 tipos de torra que o Mário trabalha, to achando bem interessante, pois dá muita diferença de um perfil para outro ..

 

Sugiro você comentar com mais detalhes sobre o café e o método que está utilizando para facilitar a ajuda do pessoal ..

Bom dia rmox, qual tamper você usa? E onde comprou o Hario Slim, e também por onde está importando o filtro despressurizado?

 

Estou usando uma moedora a Arbel, mas a regulagem dela é muito complicada, porém tive resultou razoáveis...

 

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia rmox, qual tamper você usa? E onde comprou o Hario Slim, e também por onde está importando o filtro despressurizado?

 

Estou usando uma moedora a Arbel, mas a regulagem dela é muito complicada, porém tive resultou razoáveis...

 

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Olá LMP,

Eu comprei um Tamper do JC tampers, gente fina, recomendo, só uma ressalva referente ao tamanho, eu peguei com 50mm e pelo que vi o filtro é de 51mm, fica uma folginha, eu pegaria pelo menos com 50,5 mm..

 

Sobre o Hario Slim to vendendo o meu, comprei um moedor elétrico, eu comprei na cafestore, não defini o preço ainda mas farei um preço justo, tá com pouco mais de um mês de uso.. Caso opte por comprar novo, recomendo a loja, deu tudo certo..

 

O filtro eu importei da AliExpress.. É fácil de encontrar, caso não encontre me avisa que eu posto o link..

 

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, os que ainda possuem a Prima Latte, como está sendo fazer café nela?

Depois que a comprei entrei no fórum e li muita coisa. Tanta que até pensei em vender e comprar outra rsrsrsrs. Mas quero aprender o básico antes de dar os próximos passos.

Queria saber dos donos da Oster e dos outros membros que possam opinar: com um bom grão e um bom moedor, dá para extrair cafés tão bons quanto nas máquinas mais caras? Caso a resposta seja não, queria saber o que limita tal extração.

 

Já comprei, mas ainda não recebi um filtro não-pressurizado e um moedor Hario manual. Estou apenas esperando chegar para poder comprar um bom grão (recomendado pelo pessoal do forum), pois quero ter uma torta recente.

 

Caso a resposta seja que dá para extrair bons shots (pelo menos quase tão bons quanto das máquinas mais caras), penso em investir em um moedor elétrico. Não vejo sentido em comprar um moedor caro se minha máquina não vai conseguir extrair um café à altura.

 

Quem puder opinar, sinta-se à vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@helderbarreto,

 

É possível extrair bons espressos sim com bons grãos e boa moagem. Não possuo a Oster Prima Latte, mas tenho uma Saeco Poemia. Todas essas máquinas são bem similares no seu funcionamento, por serem máquinas caseiras e de entrada, assim como a Delonghi EC200, Philco 15BAR, Electrolux EMC10, etc. Não me arrependo de ter comprado a Poemia, pois o valor dela nem se compara à próxima máquina que pretendo comprar (Tramontina Breville, quase 8x mais), e nesse meio tempo aprimorei bastante as extrações, testei diversos cafés e já troquei o moedor 3 vezes.

 

Invista realmente num bom moedor e com bons cafés, que você poderá apreciar um bom espresso com a sua máquina atual. E aí, mais à frente, você troca seu equipamento por outro melhor. Senti uma grande diferença após as trocas (hario skerton > bodum bistro > breville express).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo: evolua a arte da moagem e aprenda a encontrar bons cafés.

Depois que isto estiver em grau mais avançado (pelo menos entendendo como corrigir os shots rapidamente, entendedo a técnica do espresso), aí você parte para outros equipamentos.

 

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

boa tarde,

tenho uma confeitaria de pequeno porte e vendo cafe espesso, capuccino, mocha... quando inauguramos aluguei na italian coffee uma maquina torino semi automatica... agora decidimos comprar uma... voces me indicam marca e modelo de moinho e maquina? uma manual ou semi automatica... por favor estamos com urgencia rs

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri o problema dos cafés amargos, estranhamente a água está saindo fervendo da máquina para tirar um bom café tenho que expurgar cerca de 400ml de água pela máquina. Alguém tem o mesmo problema ou algum guia de como "surfar" corretamente nessa cafeteira?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos.

 

Caí nesse fórum e tópico através do Google, após pesquisar por problemas com a Oster Prima Latte. Parabéns pelo nível e qualidade da discussão por aqui.

 

Tenho uma dessa há 2 anos e meio em minha empresa, usando de 3 a 5 vezes por dia em dias de semana. Sempre me serviu muito bem e a única vez que havia apresentado problema, foi na fonte que queimou com menos de 1 ano de uso e que foi trocada na garantia pela assistência técnica.

 

Inclusive, meus clientes sempre elogiaram o café dela, mesmo eu sendo leigo e fazendo café da forma mais simples possível. Apenas uso pó Melitta Extraforte e xícaras Nespresso Touch Espresso. Não tenho nenhum outro tipo de cuidado especial - me perdoem pela simplicidade, hehe.

 

Recentemente, a máquina começou a se comportar de maneira estranha e gostaria de ouvir a opinião de vocês:

 

- o filtro duplo passou a “entupir” e a máquina não passava mais água por ela, às vezes até “explodindo” água pra fora do filtro. Comentei com meu pai e na época ele pegou o filtro e separou aquela tampinha que fica “embutida” nela, limpando toda a sujeira que tava ali no meio. Feito isso, a passagem do café melhorou um pouco, mas ainda não tava passando água como deveria (na maioria das vezes fica apenas pingando).

 

- usando o filtro de uma dose, que tava novinho pois nunca o havia usado antes, o fluxo de água que passa é maior, mas ainda parece que tá passando com menos pressão do que deveria. Além disso, a xícara acaba ficando cheia de pó do café - isso não acontecia antes usando o filtro duplo.

 

- no geral, a impressão que tenho é que a máquina está “morrendo”. Parece que ela tem cada vez menos pressão. Até o barulho que ela faz quando apertava o botão pra passar o café, já parece que é mais baixo e “fraco”. O café, quando sai, sai sem muito aspecto de espresso, parecendo mais um café preto. 

 

Li várias páginas daqui do tópico e vi algumas sugestões, como comprar um filtro novo compatível com a Oster ou então abrir o “chuveirinho” da máquina pra limpar, mas não sei qual opção exata seguir.

 

Alguém já passou por situação semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não tenho uma Oster Prima Latte, mas tive uma máquina parecida (Mondial C08), então vou mandar aqui umas opiniões.

A primeira coisa a fazer é desmontar o chuveiro e limpar. Fiquei muito surpreso ao ler que com tanto uso por tanto tempo você nunca tinha limpado (foi o que eu entendi ao menos), você vai se espantar com a quantidade de sujeira que vai ter lá. Com essa frequência de uso, é bom limpar pelo menos 1x ao mês.

Isso provavelmente já vai fazer uma diferença gigante. É bom limpar também o filtro pressurizado, como o teu pai tinha feito anteriormente.

Depois de ter limpado o chuveiro, tente fazer uma extração sem café, só encaixe o porta filtro e faça a extração. Depois tente com café. Se ocorrer vazamento, provavelmente o problema é a gaxeta, que é a borracha de vedação da cabeça de grupo. Se a gaxeta estiver ruim, além do café vazar durante a extração, provavelmente você vai ter problemas com a pressão, gerando esse café "coado" ao invés do espresso.

 

Isso provavelmente já vai resolver o problema. Vai tentando e postando aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é recomendado usar pó de café do mercado pois a moagem é muito fina e acaba entupindo o filtro e provavelmente o chuveiro.
Tente comprar café com moagem para espresso ou compre café em grãos e utilize um moedor.

 

Quando a limpeza la no chuveiro tem um "parafuso grande" só tirar ele e limpar as peças, lá vai estar cheio de sujeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não tenho uma Oster Prima Latte, mas tive uma máquina parecida (Mondial C08), então vou mandar aqui umas opiniões.

A primeira coisa a fazer é desmontar o chuveiro e limpar. Fiquei muito surpreso ao ler que com tanto uso por tanto tempo você nunca tinha limpado (foi o que eu entendi ao menos), você vai se espantar com a quantidade de sujeira que vai ter lá. Com essa frequência de uso, é bom limpar pelo menos 1x ao mês.

Isso provavelmente já vai fazer uma diferença gigante. É bom limpar também o filtro pressurizado, como o teu pai tinha feito anteriormente.

Depois de ter limpado o chuveiro, tente fazer uma extração sem café, só encaixe o porta filtro e faça a extração. Depois tente com café. Se ocorrer vazamento, provavelmente o problema é a gaxeta, que é a borracha de vedação da cabeça de grupo. Se a gaxeta estiver ruim, além do café vazar durante a extração, provavelmente você vai ter problemas com a pressão, gerando esse café "coado" ao invés do espresso.

 

Isso provavelmente já vai resolver o problema. Vai tentando e postando aqui.

 

 

Não é recomendado usar pó de café do mercado pois a moagem é muito fina e acaba entupindo o filtro e provavelmente o chuveiro.

Tente comprar café com moagem para espresso ou compre café em grãos e utilize um moedor.

 

Quando a limpeza la no chuveiro tem um "parafuso grande" só tirar ele e limpar as peças, lá vai estar cheio de sujeira.

 

Muito obrigado, desde já. Pois é, nunca fiz a limpeza do chuveiro.

Pra ser bem sincero, sequer imaginava que existia esse mundo "complexo" por trás de uma simples cafeteira dessas, hehe. Achava que toda essa ciência do café era apenas pra máquinas mais robustas, com grãos moídos na hora e etc.

 

Farei esse teste assim que possível e retorno aqui os resultados. Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...