Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

Veja se o pino está acionando a válvula de saída de vapor.

 

Você pode testar manualmente COM CUIDADO: se você olhar a peça cinza do espumador vai ver que tem a conexão de vapor e uma outra ponta plástica que aciona a abertura da valvula (indicando para a máquina que o espumador está encaixado.

 

 

Usando uma ponta qualquer, chave de fenda pequena, empurre a válvula e acione a função espuma. Veja se sairá vapor pela conexão.

 

Assim você saberá se é na máquina ou na peça cinza o problema.

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Ela identifica que está instalado, tanto que as luzes e as opções do Latte e cappuccino só aparecem quando está encaixada, mas vou testar da forma que está falando, obrigado pela resposta!

 

Enviado do meu Disco Voador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Hello coffee tasters !!
 
Depois de uma longa espera, sendo bem específico 47 dias exatos, chegaram meus filtros 51 mm despressurizados comprados deste vendedor no Ali Express :
 
https://www.aliexpress.com/item/New-Arrival-Durable-Quality-Siver-Stainless-steel-Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket/32703461554.html?spm=2114.13010608.0.0.QTmupd
 
Como nossos colegas que já receberam informaram, ele é um pouco mais alto que os originais mas cabe perfeitamente na Oster Prima Late e não atrapalha a trava do cachimbo na máquina.
Ainda preciso de mais tempo de uso e variedade de grãos para avaliar melhor mas fiquei bem animado com os resultados iniciais.
Com o Hario Mini setado em 4 e utilizando grãos "Café Canecão Gourmet" de data de fabricação 28/11/2016 a extração ficou assim : 
 


 

Agradou-me bastante ao paladar e não gerou "borra" de café no fundo da xícara o que as vezes acontecia com meu filtro despressurizado improvisado ( era um filtro de sache E.S.E que removi a parte de borracha conforme dica de um colega do fórum. A peneira ficou literalmente solta e por isso algum pó acabava escapando para a xícara)

Agora é aguardar a balancinha de precisão, também vinda da China para brincar mais com a B/R. Percebi que nesse filtro cabe mais pó que no filtro duplo original da Oster, mas sem a balança não sei dizer em gramas. Alguém já mediu?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom Dia!

Sou nova no fórum, e resolvi me inscrever por ter tido problemas com minha Oster  e procurado soluções, sem encontrá-las.

Pois bem, depois de um ano com o modelo 6601, observei que a vazão do leite foi diminuindo até parar; logo pensei em problemas com o reservatório. Entrei então em contato com algumas assistências técnicas para comprar um novo, mesmo o meu estando, aparentemente novo.

Ninguém tinha, ou não tinha a cor, sem falar nos preços, por volta de R$ 119,00.

Uma das assistências técnicas pediu que eu levasse a cafeteira lá, sem compromisso, pois a Oster teria mais de um reservatório. Agradeci mas não me convenci.

Resolvi então pegar uma chave de fenda e dar uma olhada. Minha cafeteira estava tão nova como se eu tivesse acabado de comprá-la; coloquei os parafusos  no lugar e resolvi  abrir a tampa do reservatório de leite.... 

Bem, o que pude observar é que estava tudo "aparentemente" bem, porém existe uma espécie de roldana com uns buraquinhos, provavelmente para controlar a saída do leite, que é envolta por silicone.

Deduzi que, por causa da temperatura do leite, com o tempo esse silicone vai cedendo, então a cafeteira fica desregulada. Essa foi minha dedução; resolvi então comprar um novo reservatório; pesquisei e encontrei mais em conta.

Arrisquei, poderia não ter funcionado, mas.... funcionou... 

No meu caso o problema era realmente a tampa do reservatório de leite.

A cafeteira é ótima e até o momento, não tive mais nenhum problema.

Espero que possa ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Bom dia,

Acabei de me registrar no fórum. 

Me considero amador mas vi que aqui tem um vasto material por aqui que posso me instruir e evoluir. Tive uma Elektrolux Cheff Crema por 5 anos, até que queimou a resistência e a assistência autorizada a arrebentou (sim, quebrou toda) então comprei uma Oster Prima Latte que uso a 1 ano e 8 meses, a falta de um vaporizador de leite me fez sofrer no início mas depois de um tempo me acostumei e estou bem satisfeito com a máquina.

Utilizo sempre café de torra recente e faço a moagem do grão em um moinho elétrico, americano da Mr. Cofee. que me atende muito bem.

Bom, vamos ao motivo principal do meu post.

Ela começou a dispensar muita espuma, chega a sair uma xícara e meia ou transbordar bastante. O regulador não funciona mais, girar para esquerda ou para direita não altera o volume da espuma. Acho que travou no máximo.

Minha dúvida é: Será que trocar todo o recipiente de leite com o dispensador vai resolver esse problema ou o defeito poderia ser o pressostato ou alguma outra peça?

Não quero levar na assistência pois não confio mais nesse pessoal e a Oster não dá informações no 0800.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz sadguru!
Só pra minha referência, vc coloca pó no filtro despressurizado até qual nivel? Rente a borda ou passa um pouco? E depois vc usa o tamper com força ou deixa menos compactado?
Tenho os mesmo equipamentos, mas não consigo a extração com essa crema [emoji19]

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2017 at 11:08, mateusict disse:

Parece ser espuma no leite.....

Já fiz todos os tipos de teste com o leite. Leite frio, leite gelado, leite morno, temperatura ambiente, agitando, sem agitar, leite integral, desnatado, sem lactose.

Já fiz um ciclo de lavagem com água várias vezes, com vinagre também. Nada adiantou.

O resultado é o mesmo. Faz muita espuma e o controle de espuma não funciona para diminuir.

Já me sugeriram que pode ser excesso de pressão, mas o que estaria causando e como resolver eu não faço idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, estava procurando esta cafeteria para dar de presente mas infelizmente este modelo de cafeteira foi descontinuado definitivamente. Os modelos que a Oster tem agora acho caras e também não me inspiram confiança: Primma Late II (cara) e a Oster Express (parecida com a Mondial C08).

Estou pensando seriamente em pular pra Mondial C08...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2017 at 16:10, mdobem disse:

Boa tarde, tenho uma Prima Latte e do nada ela parou de vaporizar. Tem algo que eu posso fazer na questão de limpeza? Ou pode um problema de peças? Obrigado.

Coincidência ou não, também sou novo no fórum e parece que temos problemas similares.

A minha Prima Latte só sai "uma vaporização por dia". Ainda não testei esperar ela esfriar completamente.

Meu problema é: O primeiro Capuccino/Latte (pequeno ou grande) sai normal. Se tentar fazer um segundo na sequencia a máquina só faz "brum, brum, brum, brum" sem sair vapor nenhum pelo orifício.

Já fiz o teste acionando o "botão-sensor" do compartimento do leite e em seguida acionando uma das funções que habilita o vapor, mas nada acontece.

O video que fiz foi usando a função de limpar, que também só funciona 1x:

http://www.youtube.com/watch?v=HckxW9b9S3M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso a função do vaporizador porque acho o resultado muito artificial. Inclusive tive que procurar o compartimento de leite nas minhas gavetas pra poder fazer algumas experiências em cima do que relatam.

Se vocês retirarem o compartimento de leite, verão que no fundo da cafeteria tem dois encaixes redondos, o da esquerda é pra fora e o da direita é pra dentro. O da esquerda é responsável por jogar o vapor; e o da direita é só uma proteção pra ter certeza que o compartimento de leite está encaixado e daí habilita os botões de capuccino/latte. O fluxo de vapor que é formado entre a saída da cafeteira e a saída pro copo forma um vácuo no tubinho branco que está ligado ao leite, permitindo a mistura pro latte/capuccino. A maior parte dos defeitos é algum tipo de vazamento nos encaixes ou tubos na parte de cima do compartimento, aonde está toda a canalização.

Façam a seguinte experiência. Sem o compartimento de leite, peguem um par de lápis daqueles que tem borracha na ponta. enfiem o lápis pelo lado da borracha no furo da direita. E no tubo da esquerda enfiem levemente o outro lápis pelo lado do grafite para abrir a válvula de vapor (esse tubinho tem um circulo no meio que parece tampar o furo, na realidade é uma pequena válvula). Liguem a cafeteira até que todos os botões se acendam. liguem o botão de latte e confiram se sai vapor no furo da esquerda. O vapor tem que ser constante. Usem um lápis longo pra não se queimar ne...

Se o vapor sair constante é porque o problema está na canalização nos vários tubinhos que tem no compartimento de leite. Se o vapor não sair constante, aí preciso saber mais do que acontece pra tentar descobrir o que pode ser - talvez o termostato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bluecoffee disse:

Eu não uso a função do vaporizador porque acho o resultado muito artificial. Inclusive tive que procurar o compartimento de leite nas minhas gavetas pra poder fazer algumas experiências em cima do que relatam.

Se vocês retirarem o compartimento de leite, verão que no fundo da cafeteria tem dois encaixes redondos, o da esquerda é pra fora e o da direita é pra dentro. O da esquerda é responsável por jogar o vapor; e o da direita é só uma proteção pra ter certeza que o compartimento de leite está encaixado e daí habilita os botões de capuccino/latte. O fluxo de vapor que é formado entre a saída da cafeteira e a saída pro copo forma um vácuo no tubinho branco que está ligado ao leite, permitindo a mistura pro latte/capuccino. A maior parte dos defeitos é algum tipo de vazamento nos encaixes ou tubos na parte de cima do compartimento, aonde está toda a canalização.

Façam a seguinte experiência. Sem o compartimento de leite, peguem um par de lápis daqueles que tem borracha na ponta. enfiem o lápis pelo lado da borracha no furo da direita. E no tubo da esquerda enfiem levemente o outro lápis pelo lado do grafite para abrir a válvula de vapor (esse tubinho tem um circulo no meio que parece tampar o furo, na realidade é uma pequena válvula). Liguem a cafeteira até que todos os botões se acendam. liguem o botão de latte e confiram se sai vapor no furo da esquerda. O vapor tem que ser constante. Usem um lápis longo pra não se queimar ne...

Se o vapor sair constante é porque o problema está na canalização nos vários tubinhos que tem no compartimento de leite. Se o vapor não sair constante, aí preciso saber mais do que acontece pra tentar descobrir o que pode ser - talvez o termostato.

 

14 horas atrás, juaumh disse:

Coincidência ou não, também sou novo no fórum e parece que temos problemas similares.

A minha Prima Latte só sai "uma vaporização por dia". Ainda não testei esperar ela esfriar completamente.

Meu problema é: O primeiro Capuccino/Latte (pequeno ou grande) sai normal. Se tentar fazer um segundo na sequencia a máquina só faz "brum, brum, brum, brum" sem sair vapor nenhum pelo orifício.

Já fiz o teste acionando o "botão-sensor" do compartimento do leite e em seguida acionando uma das funções que habilita o vapor, mas nada acontece.

O video que fiz foi usando a função de limpar, que também só funciona 1x:

http://www.youtube.com/watch?v=HckxW9b9S3M

Já fiz o teste :)

Só tô tentando entender melhor o problema pra não ser passado pra trás na assistência aqui da cidade, que aliás, tem boteco com aparência melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutes ago, juaumh said:

 

Já fiz o teste :)

Só tô tentando entender melhor o problema pra não ser passado pra trás na assistência aqui da cidade, que aliás, tem boteco com aparência melhor.

Sinto dizer mas como este modelo foi descontinuado, a assistência técnica em geral não tem peças de reposição. Por isso estou me dando o trabalho de mostrar pra vocês as nuances desta cafeteira. Para que nós mesmos tentemos arrumar, se possível.

Qual foi o resultado do teste afinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto não precisa desmontar. Felizmente eu nunca precisei desmontar a minha até o momento. A cafeteira é boa, dentro da sua faixa de preço, pra fazer café. A estrutura dela é boa e  é uma cafeteira que dá pouco problema comparada com as demais. Joga no meu lixo se quiser, candidato não faltará pra ter uma cafeteira dessas.

Afinal qual foi o resultado do teu teste? Sai vapor ou não? constante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, bluecoffee disse:

Sinto dizer mas como este modelo foi descontinuado, a assistência técnica em geral não tem peças de reposição. Por isso estou me dando o trabalho de mostrar pra vocês as nuances desta cafeteira. Para que nós mesmos tentemos arrumar, se possível.

Qual foi o resultado do teste afinal?

O resultado é o mesmo com ou sem o reservatório = "brum, brum, brum, brum, brum"

 

Só sai a primeira "rajada" de Vapor. Ai só no dia seguinte pra usar a função de novo.

Eu comprei essa cafeteira justamente pq um amigo tinha e eu achei a função bem interessante. Comprei em Fevereiro-2016.

A dele é desde 2012 por ai e funciona bem até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutes ago, juaumh said:

O resultado é o mesmo com ou sem o reservatório = "brum, brum, brum, brum, brum"

 

Só sai a primeira "rajada" de Vapor. Ai só no dia seguinte pra usar a função de novo.

Eu comprei essa cafeteira justamente pq um amigo tinha e eu achei a função bem interessante. Comprei em Fevereiro-2016.

A dele é desde 2012 por ai e funciona bem até hoje.

ok. deixa eu ver se descubro algo sobre como termostato está ligado nesta cafeteira. claramente o sintoma está ligado ao aquecimento desse canal de vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito tempo de espera, finalmente meu filtro duplo não pressurizado chegou. Comprei no eBay por míseros R$9 já com o frete. 
Achei estranho que tive que remover aquela peça plástica no fundo do porta filtro, porque o filtro não ficava bem encaixado com ela lá. Isso fez com que o café saísse pelo 3 orifícios do porta filtro, os dois normais e o do parafuso! Não sei se a quantidade de orifícios influencia na qualidade do café.

Tentei extrair um espresso usando a mesma granulometria e mesmos gramas que eu usava no filtro pressurizado e o café saiu mais fraco, porém sem aquele sabor de espresso artificial dos filtros pressurizados e máquinas de cápsulas. Bem que o pessoal dizia que a qualidade melhorava muito com filtros não pressurizados. Senti que meu café se assemelhou mais com os sabor dos de cafeterias. 

Ainda vou ter que acertar melhor a quantidade de pó e pressão aplicada com o tamper, porque agora acho que não posso usar as mesmas medidas e força de antes. Ele está saindo bem feio, com uma crema bem rala, mas o sabor está do meu agrado. 

Queria deixar um obrigado pro fórum por darem essas dicas pra gente! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, bluecoffee disse:

Sinto dizer mas como este modelo foi descontinuado, a assistência técnica em geral não tem peças de reposição. Por isso estou me dando o trabalho de mostrar pra vocês as nuances desta cafeteira. Para que nós mesmos tentemos arrumar, se possível.

Qual foi o resultado do teste afinal?

Eu vou ver se consigo fazer o teste essa semana. E volto aqui para informar. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-1-31 at 11:14, sadguru disse:

Hello coffee tasters !!
 
Depois de uma longa espera, sendo bem específico 47 dias exatos, chegaram meus filtros 51 mm despressurizados comprados deste vendedor no Ali Express :
 
https://www.aliexpress.com/item/New-Arrival-Durable-Quality-Siver-Stainless-steel-Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket/32703461554.html?spm=2114.13010608.0.0.QTmupd
 
Como nossos colegas que já receberam informaram, ele é um pouco mais alto que os originais mas cabe perfeitamente na Oster Prima Late e não atrapalha a trava do cachimbo na máquina...

Quantos gramas de pó você usou no seu filtro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

Neste despressurizado duplo, uso em média 18 gramas de pó.

Não dá para usar muito menos que isso, porque dai após o tampering fica muito espaço entre o bolo e o chuveiro.

Também vi agora a pergunta do Gustavo mais acima e digo que eu encho o filtro e depois passo uma vareta para nivelar. Então o pó fica exatamente rente à altura do filtro. Nesse estágio se pesar, terei as 18 gramas. Só então faço o tamper com a força de uns 30 a 40 kg. Deixo bem compactado mesmo.

É muito importante fazer o WDT para evitar a canalização. Vou enviar umas fotos e um video mais recente para verem meu método.

ABÇS!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando aqui pra relatar a solução do meu problema.

Após ler o relato de alguns consumidores na página oficial da Oster no Canadá, resolvi comprar o reservatório de leite com a tampa e testar para ver se resolvia o problema de sair a quantidade enorme de espuma e não permitir a regulagem.

E deu certo! Acabou o problema.

Voltou a sair espuma na medida certa, sem transbordar nem nada. A cafeteira está perfeita novamente.

Comprei direto na Oster. E fica a dica. Eles vendem direto para o consumidor e mais barato do que as revendas autorizadas e mais barato que no Mercado Livre. As peças que eles não tiverem na loja é só mandar um email que eles providenciam pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem algumas fotos de uma extração mais recente na Oster Prima Latte com filtro despressurizado.

O que evoluiu aqui foi que substitui o moedor manual Hario slim por um Tramontina Breville e claro a curva de aprendizado do barista que deve ter andado alguns milimetros. Kkkk

Settings que usei no moedor :

 

FktXc3R.jpg

 

Resultado antes do WDT e tampering : 18gr

cR0hR4y.jpg

 

WDT com um copo de requeijão plástico com o fundo recortado e um espeto de fondue...

FBmfq4M.jpg

 

PSS28zX.jpg

Resultado pós WDT e nivelamento... :

ZsPGOHc.jpg

e pós tampering : ( meu nutation é só girar o tamper mesmo na saída)

FPPmJtq.jpg

Extração : 

Resultado de gramas na xicara : 336 gr - a xicara que pesa 282 = 54 Gr de bebida..BR de 33%

Ficou meio lungo pelo peso mas é que normalmente retiro a xicara rapidamente da máquina pra não cair nem uma gota à mais e dai tiro a BR's um pouco mais alta.

Dessa vez deixei mais tempo na máquina para filmar o crema baixando.

SQgpLYm.jpgMNpCuyB.jpg

O Café utilizado foi um da seleção do Mario...

BI6Glr8.jpg

ABÇS e bons cafés!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sadguru, bacana os resultados, me diz uma coisa.. Peguei uma dessas usada pro lugar da minha antiga que estragou, ainda estou sem os filtros não pressurizado, com os originais vc consegue bons resultados? Te pergunto pq já tentei várias regulagens no porlex e não ta ficando bom...

Enviado de meu P1S usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 18/07/2017 at 19:35, bluecoffee disse:

Pessoal, estava procurando esta cafeteria para dar de presente mas infelizmente este modelo de cafeteira foi descontinuado definitivamente. Os modelos que a Oster tem agora acho caras e também não me inspiram confiança: Primma Late II (cara) e a Oster Express (parecida com a Mondial C08).

Estou pensando seriamente em pular pra Mondial C08...

Estou no mesmo dilema do colega...

Achei uma Prima Latte 6601 aqui na minha cidade usada por 400,00, mas diante de tantos relatos, coisas simples que fazem parecer a cafeteira mais frágil que a própria Mondial C08, fico pensando se vale a pena.

Segundo a dona, ela foi comprada na polishop por 1200,00 e está em "estado de zero".

E aí, será que vale a pena a Prima Latte 6601 usada por 400,00 ou a Mondial c08 nova por 300,00?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu resolvi o dilema. Acabei dando de presente a Mondial C08 para meu amigo e ficou simplesmente fascinado. Mas é porque ele adora o ritual o café. Ele entrou de cabeça no desafio de vaporizar o café no braço, já se inscreveu aqui no fórum, foi atrás de pitcher, etc.

Tenho um outro amigo que foi ao contrário. Trocou uma Breville com bastão pra vaporizar por uma 3 em 1 automática. Talvez ele nunca acerte o café mas se deu conta que não tem saco para fazer todo o ritual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha anterior era uma mondial, sinceramente não tem grande diferença, o que muda é que a oster é mais elegante e com mais funções, mas o café em si vai sair do mesmo jeito, as duas tem vaporização ruim, mas na mondial dava para forçar e dar uma leve melhorada, na oster não tem o que fazer.

Comprei a minha por 300,00 porque minha esposa queria ela, mas se fosse por mim pegava outra mondial com certeza, pelo mesmo preço você compra ela novinha com garantia. 

Nos dois casos recomendo usar uma cremeira se quiser fazer um cappuccino melhor, quem não tem paciência de fazer o processo manual a oster é melhor, mas o leite vai sair sempre com espuma apenas, nunca cremoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-7-28 at 10:32, sadguru disse:

Rafael,

Neste despressurizado duplo, uso em média 18 gramas de pó.

Não dá para usar muito menos que isso, porque dai após o tampering fica muito espaço entre o bolo e o chuveiro.

Olá, Sadguru!

Obrigado pela resposta! Antes de te responder aqui fui tentar o seu método. Testei com 16g e mesmo assim o café saiu muito amargo e com uma crema bem escura. Procurei conteúdos no Google pra me auxiliar e vi que o espresso também pode ser com 7g de pó pra 50ml de líquido em 25 segundos, para o duplo basta dobrar a quantidade e fazer 14g para 100ml nos mesmos 25 segundos. Dei uma olhada nas cápsulas da Dolce Gusto e o espresso delas é 7g pra 50ml também. Como eu queria um duplo, tentei com 14g e mesmo assim o espresso saiu bem amargo. Fiz várias variações de intensidade compressão e o resultado sempre foi um café amargo.

Não sei mais o que pode ser, se a granulometria, temperatura da água ou o tampering mesmo. Na granulometria que estou usando, enchendo o filtro até o topo e passando a vareta fica com 14g exatas, depois de fazer o tampering (sem muita força) o pó compactado fica exatamente na linha interna do filtro, aquela que diz o limite para duas xícaras. 

Estou precisando de ajuda :(

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, essas quantidades parecem exageradas, normalmente no filtro simples é entre 25 a 35 ML e no duplo entre 50 e 60ml, depende do gosto pessoal, mas se fizer 100 ml não vai ficar legal não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Matheus Barata disse:

Rafael, essas quantidades parecem exageradas, normalmente no filtro simples é entre 25 a 35 ML e no duplo entre 50 e 60ml, depende do gosto pessoal, mas se fizer 100 ml não vai ficar legal não...

Pois é, eu vejo muita divergência nesse ponto. Há quem defenda que os verdadeiros espressos são esses que tu comentou, mas outros já dizem que também é aceitável 50/100ml. Eu esperava que o meu 100ml ficasse aguado, mas ficou forte e amargo, então nem tentei com 60ml pensando que ficaria mais concentrado ainda. Eu gosto de café forte, antes que digam que meu paladar é suave, mas com esse que estou extraindo faço careta quando dou um gole hahahaha

 

Realmente eu não sei o que fazer, porque na minha extração com 14g de pó, 100ml de café e 25 segundos exatos deram como resultado esse café amargo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...