Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

Já tentei também, Bruno. Fiz teste de extração logo depois que as luzes da maquina pararam de piscar, mas a acidez ainda permaneceu. Estou achando que pode ser o grão mesmo, porque a única vez que reclamei de acidez no café foi tentando fazer essas extrações em casa e com esse grão. Em cafeterias, com capsulas e com café de mercado nunca tive problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:D:D

Com certeza é meu café que ta muito ruim. Peguei um outro grão pra testar e ver no que vai dar. Dessa vez peguei o do Café do Mercado, porque já tomei diversos espressos em várias cafeterias diferentes, mas que usam esse mesmo grão.

Se dessa vez não der certo, vou convidar algum voluntário do fórum pra vir até aqui me ensinar a fazer café. Vou esperar até com bolo e salgadinhos como agradecimento hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu grão para espresso da Café do Mercado chegou e já fiz uns testes. Ontem eu vi no YouTube diversos vídeos de baristas e quase a maioria enchia o filtro até a borda e depois só nivelava com o dedo tirando o excesso. Fiz aqui em casa e o total de pó ficou em 14g. Como esse peso é o que manda o padrão italiano, deixei assim. Testei várias extrações, mas quanto menos gramas ficava na xícara, mais eu não gostava do resultado. Fiz uma extração mais longa que resultou em 60g de café, mas foi essa a que mais me agradou. A acidez só apareceu no último gole de café. Acho que isso é por volta de um BR 25%, certo?

Esse é o vídeo da extração. Tive que cortar um pouco porque a máquina demora muito até começar a liberar o café. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tinha dito antes você provavelmente tem bastante sensibilidade à acidez.
E nesse caso vai preferir cafés mais aguados (ou menos concentrados). Esse
é o bom do espresso em casa. Você faz do jeito que te agrada.

Pelo video me parece que o café está saindo muito rapido. Seu porta filtro
possui pressurizador? Se sim eu removeria para ter um espresso com crema real.
Se não está com boa crema :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora até faz sentido essa minha sensibilidade a acidez. Minha namorada comprou aqueles chicletes ácidos e eu masco aquilo fazendo careta enquanto ela fica bem de boa hahahhaha Só não entendo porque nas cafeterias eu não tenho esse problema. 

Esse problema do café saindo rápido eu posso resolver com mais pressão na compactação ou afinando o pó?

O filtro ainda está com a peça de plástico dentro. Tentei remover, mas ficou o buraco do parafuso no meio. Deixando esse 3º furo altera na extração ou devo achar um jeito de tampar ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral as cafeterias servem cafés com torra mais para escura (principalmente espresso)
para que o café fique com pouca acidez. E muitas também servem BRs de 50% ou menos,
o que também ajuda.

Eu daria uma procurada nesse topico gigante da Oster para saber como remover o aparato
pressurizador de modo eficiente. Alguem já deve ter feito.

Não sei se você vai conseguir melhorar muito esse café jorrado com o filtro pressurizado
mas as variaveis que você pode testar são: força na compactação, qtd de pó, moer mais fino/grosso.
Lembrando que é legal mexer uma variavel por vez senão fica dificil dizer qual variavel
que teve resultado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então na próxima vez vou optar por uma torra mais escura para ver os resultados. Eu já tinha notado que em alguns lugares servem bem menos de 50%, mas agora tu me confirmou.
Teve uma vez que pedi um duplo e encheram o copinho pra viagem até em cima. 

O meu filtro já é despressurizado, mas o porta filtro que ainda mantive a peça plástica que canaliza o líquido até a saída.
Vou dar uma procurada no tópico e tentar ajustar essas variáveis. =D

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, esse mesmo. Ainda não consegui uma configuração que eu goste. Nesse meio tempo provei um café Nespresso e gostei muito. Acho que o problema é entre mim e a Oster mesmo, porque o único café que acho ácido demais é o que eu faço nela. 

Tenho muita curiosidade em provar os cafés que o pessoal daqui tira nela, porque meus resultados não chegam nem perto do que provei na Nespresso e em cafeterias. :(

IMG_20170906_152432918.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tu prefere o nespresso, então talvez o café que dê certo pra ti seja feito em um filtro pressurizado.

 

também tem que ver quantos gramas de café em pó vem em uma cápsula, depois pesar o quanto de líquido sai na dose padrão da nespresso e tentar reproduzir essa BR na Oster

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otávio, já andei fazendo essa análise. Tanto Dolce Gusto quanto Nespresso usam 6g nas suas cápsulas. Por outro lado a DG usa 50ml e tem 40g de café no modo automático, já a Nespresso 40ml e a cápsula Volluto resultou em 50g. Não sei se cada cápsula da Nespresso resulta em um BR diferente mesmo no modo automático ou se fica sempre nesse padrão.

Nesse caso, eu prefiro Nespresso aos meus resultados na Oster. Porém não sei se o que eu tenho obtido na Oster é realmente o que sai dela ou se eu que não estou sabendo fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei 12g no filtro duplo pressurizado e extraí 50g de café. A acidez exagerada sumiu. Estou achando que meu negócio é me manter no mundo pressurizado :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 13/09/2017 at 16:46, Rafael Andriotti Sevaio disse:

Usei 12g no filtro duplo pressurizado e extraí 50g de café. A acidez exagerada sumiu. Estou achando que meu negócio é me manter no mundo pressurizado :huh:

Bom dia, 

Sou inexperiente no assunto, mas com muito interesse, pois adquiri uma cafeteira Oster 6701 e já tentei de todos os jeitos, com sachê, com cápsula, com pó e os cafés saíram horríveis. Estou decepcionado com a cafeteira. Tenho uma cafeteira de cápsula da três corações e além dos cafés, os chocolates e capuccinos saem muito gostosos. O que estaria dando errado com esta Oster, seria necessário o tal do pressurizador,  que também não sei o que é !! Existiria algum tutorial ensinando como tirar um café gostoso dessa máquina oster, ou se ligasse para o Serviço de Assistência ao Consumidor dariam uma assistência?

Agradeço Rafael as informações que puder me passar pela experiência que vc tem sobre o assunto.

Marcos

Citar

 

Citar

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Marcos321

Algumas considerações para tirar bons cafés:

1) simplesmente esqueça cafés de mercado ( Melitta, Três Corações e congêneres). Normalmente são cafés antigos (sem aroma e com muito amargor e/ou gosto de cinza) e grãos sem qualidade. o primeiro café que fiz na minha Oster foi um três corações, e foi a pior coisa que já utilizei na máquina. Aqui em Salvador eu utilizo cafés Latitude 13, na loja própria deles são vendidos cafés com torra com menos de um mês.

2) apesar de que no filtro pressurizado você consiga extrair um café razoável utilizando a moagem incorreta, o ponto correto da moagem vai sempre extrair o melhor aroma, mesmo em um filtro pressurizado. Daí surge a importância de um moedor de qualidade. Caso não tenha moedor, existem cafeterias que moem na hora e você escolhe a finura da moagem. Eu comprei um moedor projetado pelo @Gilberto, o Bravo Debut, estou na expectativa de recebê-lo essa semana.

3) tendo um moedor de responsabilidade, é hora de comprar um tamper bom (o da Oster é uma porcaria, de plástico) e um filtro despressurizado para finalmente extrair um verdadeiro espresso. Comprei o meu no Mercado Livre (51 mm). Apesar do filtro pressurizado quebrar um bom galho, aquela "crema" produzida por ele é praticamente espuma.

 

Boa sorte com a máquina!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Marcos321!

 

Bom, sou inexperiente assim como você e ainda estou tentando entender a extração na Oster. Acho que o @Flaze já disse todas as dicas básicas e dali em diante é estudo e prática. Ele só esqueceu de comentar que tu vai precisar de uma balança. Pesar a quantidade de pó é fundamental. Fora isso, o que posso te passar é a minha experiência usando a Oster.

Primeiramente, café é muito pessoal. Tu tem que entender que tipo de café tu gosta. Muitas dicas que recebi aqui no fórum foram para extrair um café dentro do padrão, mas depois de vários testes cheguei a conclusão que meu paladar gosta mais de cafés fora desse padrão :D (ou eu que não sei fazer café mesmo, o que é BEM provável)

Eu já testei extrações com 12g, 14g e 16g para extrair um espresso em ambos os filtros. O processo foi todo lindo e ficou com uma crema linda, mas o sabor não me agradou. Achei muito ácido.

Como gosto dos cafés Nespresso e Dolce Gusto, abri as cápsulas e medi o peso do pó usado nelas. Em ambas as cápsulas encontrei 6g de pó. Experimentei fazer extrações na Oster com 6g com o filtro pressurizado e achei melhor que os resultados.

Geralmente o pessoal que faz extrações com 14g e 16g não gosta muito de Nespresso e Dolce Gusto, então te dou essa dica: se tu gosta de cafés de máquinas de cápsulas, experimenta usar 6g de pó no filtro duplo pressurizado. Se tu não tiver balança, pode se orientar pelo risco interno do filtro. Quando compactado, o pó vai ficar no mesmo nível desse risquinho. 

Estou percebendo que eu tenho preferência por cafés em torno de BR14%, ou seja, que o peso do café na xícara corresponde a 7x o pó no filtro. Colocando 6g de pó, o resultado será 42g de café. Pra tu ter uma ideia, o espresso padrão é BR50%, para 6g de pó o correto seria 12g de café, por exemplo. Particularmente, eu acho que nem vou mais tentar usar mais que 10g na Oster, porque ela é muito limitada. Mesmo no modo manual, ela só entrega 100ml de água, então se for colocado muito pó no filtro, eu nunca vou conseguir um BR14%, porque ela corta o fluxo de água sem eu mandar e isso faz com que pouca água passe pelo pó.

Enfim, conseguir um bom café parte do estudo e da tentativa e erro até chegar em um resultado que te agrade. 

Espero ter ajudado em algo, porque também estou aprendendo =D

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a usar segunda feira. Com sache ficou uma porcaria. Fiz hoje com um cafe de mercado e nao ficou grande coisas. A "crema" fica bem espuma. Comprei essa pq minha Electrolux chef crema queimou, mas to começando a me arrepender. To querendo investir em um moinho, mas se a cafeteira nao ajudar nao sei se vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz essa extração na Oster hoje à tarde.

Usei um filtro duplo despressurizado, 16g de pó e consegui 32g de café exatos e antes que eu desligasse a bomba, a máquina parou sozinha. Mesmo assim, achei muito ácido. 

Eu gostaria de tentar um BR mais baixo usando 16g, mas a máquina não me deixa. Será que usando menos pó eu consigo fazer mais água passar e baixar o BR?

Tenho notado que meu paladar gosta mais quando uso até 9g em filtros pressurizados e atingindo entre 40 e 50 gramas de café, mas usando filtros não pressurizados ainda não consegui uma configuração que me agrade.

 

 

IMG_20170929_165455502.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que extrair no modo manual. Dessa forma a bomba só para quando você aperta. Não me lembro de cabeça, mas acho que tem que apertar e segurar um botão até começar a cair café.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@helderbarreto, creio que já uso o modo manual. Tenho segurado o botão até ela começar a funcionar, o que dá uns 3 segundos. Depois disso ela libera cerca de 100ml e para. Curiosamente é quase a mesma quantidade que libera se eu acionar o modo automático pra duas xícaras. Vou tentar ficar segurando até começar a sair café pra ver se ela vai desligar sozinha ou se vai continuar. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=7618]helderbarreto[/mention], creio que já uso o modo manual. Tenho segurado o botão até ela começar a funcionar, o que dá uns 3 segundos. Depois disso ela libera cerca de 100ml e para. Curiosamente é quase a mesma quantidade que libera se eu acionar o modo automático pra duas xícaras. Vou tentar ficar segurando até começar a sair café pra ver se ela vai desligar sozinha ou se vai continuar. Obrigado!
Duas xícaras é 70mL de água. No modo manual ela para após um tempo definido (nunca medi). Se você usar 16g com granulometria fina e bem compactado vai ter uma extração demorada - a Oster desligará o fluxo antes de você atingir o volume desejado.
Já tive restrições aqui na minha pelo fato de ser 51mm. Se aumentar a granulometria, você não consegue colocar 16g no filtro...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz essa extração usando filtro despressurizado com 9g de pó pra 42g de café. Isso deu um BR de 21%.

O café desceu rápido, mas desse eu gostei. Vou tentar variar os gramas de pó, mas me manter no BR20% pra ver os resultados.

 

 

IMG_20170929_172832070_BURST000_COVER_TOP.jpg

@Hagel, é exatamente isso que acontece comigo. Antes de atingir o volume que eu gostaria na xícara, ela corta o fluxo. Eu medi o quanto ela libera sem o porta filtro e é em torno de 100ml. 

Uma pena esse modo "manual" dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, vou deixar algumas coisas que andei aprendendo com a minha Prima Latte, mas a minha é a Evolution ou II, como queiram. Nao sei se mudaram muita coisa em relacao a extracao de cafes de um modelo para outro, o que posso dizer é que até então a forma como o café é moído como já disseram colegas bem mais experientes, faz toda a diferença. Na verdade eu considero nessa ordem pelo que já fiz de experiencias aqui: qualidade do grão, moagem adequada e preparaçao adequada. E quando falo da preparaçao é pq ela realmente tb faz uma diferença e com o tempo fui ficando mais exigente com o meu próprio paladar, hj jamais faço um espresso sem por exemplo aquecer a porcelana, dar um flush na máquina, muda sim o sabor final e eu já percebo. Outra coisa é moer o café na hora mesmo, fiz um teste, deixei moido um pouco de pó desde manhã e depois fui moer na hora do preparo, o cheiro era absurdamente diferente, portanto nem se questiona o sabor né. O grão tb foi muito importante, aqui já usei de várias marcas de cafés especiais, Orfeu, Reserva Gourmet, Coffee and Joy, etc.

Eu gosto bastante do Orfeu Clássico e Fazenda Estrela da Coffee and Joy, mas aqui acho que temos que ir experimentando até chegarmos naquele que nos agrada mais. Extraio na minha Oster no modo manual, fica com excelente crema, corpo e acredito que só não esta ficando mais gostoso devido as limitaçoes da própria cafeteira. Mas sinceramente, gosto muito do café que hj estou conseguindo extrair, mas quero sim comprar mais adiante uma máquina melhor com certeza. Se a Oster fizesse uma pré-infusao seria top demais, mas com certeza o valor dela já nao seria mais o mesmo. :)

Qualquer dúvida mais sobre a Oster estamos ai, bons cafés a todos. Abçs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Lisboa de Castro, obrigado pelo seu relato! Quanto tempo você espera desde o flush até a extração? Tenho notado na minha que depois que faço um flush, se faço a extração logo em seguida e no modo manual, a máquina entrega menos água que o normal. Isso mesmo se todas as luzes estiverem acesas.

Queria aproveitar que sua máquina é nova e perguntar quanto leite ela entrega no modo manual espuma e com o nível de espuma no máximo. A minha tem entregado cerca de 100ml de leite e a espuma tem uma altura de somente 5mm. Em pouco tempo ela já se desfaz. Uso leite integral e gelado pra fazer a vaporização. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Andriotti Sevaio normalmente eu dou o flush, faço a moagem do café, compacto e extraio. Mas pelo que andei lendo aqui no CdC não sei se essa máquina cabe fazer o flush, digo, se fizer ou não, isso mudaria alguma coisa no resultado final.

Nunca percebi essa diferença na quantidade de água, mas vou prestar atenção agora tb.
Bom sobre o leite, eu não uso mais a opção da máquina, to usando uma prensa francesa, tenho conseguido resultados bem legais com ela, mas a espuma nela eu acho que fica mais para aerada do que cremosa, por isso ela se desfaz tão rápido.

Tb quando fiz nela algumas vzs, usei o leite integral e bem gelado. Hoje na prensa, eu esquento o leite e preparo na prensa, já fiz com integral e desnatado e ambos ficaram bons, o desnatado sempre demora um pouquinho mais, mas fica cremoso e com uma quantidade de espuma boa tb. Abçs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Lisboa de Castro, fiz um flush direto na xícara pra já aquecer ela e em seguida fiz a moagem e o processo todo. Notei uma melhora na acidez do café, mas não sei se tem alguma ligação. Vou seguir com esse método pra ver se o resultado se mantém. 

Obrigado! =D

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Deixar eu dar o meu pitaco sobre essa cafeteira. 

Tenho a Prima Latte Evolution desde o dia 27 de julho, e até hoje foram vários aprimoramentos no modo de fazer o meu café. Passei por cafés de mercado até o café Seleção do Mário. Testei diversos tipos de moagens, desde o mais fino aceitável para um espresso até o mais grosso aceitável para este tipo de preparo (tenho um Bravo Debut). Também testei filtro pressurizado e despressurizado. Testei diversas razões de extração. Depois de tanto teste, e fazendo um comparativo com a máquina de café do meu pai (uma Breville Infuser)percebo que os cafés extraídos na Oster, com o filtro despressurizado são mais ácidos que os extraídos de igual preparo na Breville (Usando a mesma BR, mesma moagem, tudo parecido), chegando até mesmo a ser azedo para muitos, como a minha noiva tanto reclama. O mesmo preparo na Breville se mostrou ser um café beeem mais equilibrado. Com o filtro pressurizado essa acidez diminui, mas fica também um café consideravelmente mais pobre nos outros aromas.

Pensando nisso será que a Oster, pelo fato de ser projetado para ser utilizada tão somente com filtros pressurizados, trabalha com uma pressão de extração bem maior que as demais máquinas, ao ponto de prejudicar o sabor quando se utiliza um filtro despressurizado? No caso da Prima Latte, são 15 bar de pressão (a maioria das máquinas são 15 bar, mas reguladas para próximo de 9 bar). No meu caso a bomba é de 19 bar. Será que essas máquinas trabalham com as suas bombas bem acima dos recomendados 9 bar?

Lembrei do @Rafael Andriotti Sevaio que sempre se queixava da acidez e que também é um proprietário de uma Oster. Observei isso também. 

 

Em tempo, tem alguma maneira de se medir a pressão em que a máquina trabalha durante a extração?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...