Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

Estou procurando comprar uma cafeteira expresso. Pesquisando na net encontrei a Oster Prima Late, por uma preco que acho atraente R$ 664,00 (Magazine Luiza), e tambem pela suas funcionalidade, sendo ela automática para preparo de capuccino e cafe latte, e tambem poder utilizar saches. sendo assim com uma boa praticidade.

 

Link da cafeteira http://www.osterbras...d=2869&pid=5216

 

Aguardo comentarios, sugestoes e dicas.

 

Obrigado

post-1750-0-27611300-1364143059_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que valha a pena. A gaggia dose, embora não tenha a função de vaporizar o leite automática, é muito mais máquina, pois possui grupo de 58mm, que, adicionado de um bom moinho (+importante do que a maquina), lhe resultará um espresso de verdade, ao invés de um com falsa crema e que foi extraído por meio de um artificio para manter a pressão constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Olá pessoas amantes do café,

 

Sou nova aqui e entrei nesse fórum porque pesquisei bastante esses dias sobre cafeteiras expressas e estou em dúvida entre a Electrolux EMC10, a Saeco PoemiaHD8323 e até a Mondial C08. Mas confesso que toda vez que vejo a Oster Prima Latte (6601) desse tópico fico encantada com a espuma dela. Vou presentear a minha vozinha com uma máquina e como ela já é de idade, penso que pode ser mais fácil o manuseio dessa Prima Latte do que das outras que mencionei. Até pela praticidade de já ter um compartilhamente de leite e ele já sair vaporizado/espumado sem necessidade dela utilizar o bico vaporizador. Mas, engraçado que quase não encontro opiniões sobre ela, só encontro reclamações relacionadas à Assistência Técnica que a Oster oferece que parece não ser muito eficaz.

 

Mas minha dúvida é a seguinte: Vale a pena ter uma máquina dessas? Queremos uma máquina prática, que não tenha gastos com cápsulas, que faça um café cremoso, capuccinos espumantes e vi que nessa ainda posso colocar achocolados prontos no lugar do leite que sai delicioso. Mas não conheço ninguém que tenha essa máquina e por isso estou recorrendo para esse Fórum.

 

Hoje vi uma promoção legal dela e está quase o mesmo preço da PCH19 e estou realmente bem confusa agora.

 

Me ajudem!

 

Obrigada e beijinhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, se quiser praticidade, melhor partir para uma automatica.

sei que nao é das mais baratas, mas o manuseio e a chance de fazer um cafe bom e sem misterio, eu iria de saeco small por exemplo.

lembre-se que precisara de um moinho se for essas maquinas que vc citou. neste caso de uma auto, isso ja fica resolvido.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum, se der uma navegada, vai perceber que quando é um assunto que a galera sabe, ou um equipamento com o qual tem experiência, a resposta aparece muito rápido.

 

Se não teve uma reposta específica sobre a máquina, é porque ninguém conhece e não pode realmente falar com propriedade sobre o produto.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Carneiro, fiquei muito chateada com sua resposta!

Se perceber a minha pergunta eu comentei que não encontrei comentários sobre a Prima Latte o que deduz que dei uma boa pesquisada e navegada em todo o Fórum antes de questionar.

 

Porém, a ausência de opiniões me deixa com dúvidas se realmente o produto não é bom ou se apenas ninguém a possui e tem propriedades para opiniar.

Por isso quis ser membro do Fórum e tentar debater sobre isso. Mas ok, agradeço a atenção de todos.

 

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que como maquina de entrada, sao todas muito parecida.

como realmente ninguem por aqui deve ter, fica dificil opinar.

tem opcoes mais baratas e muito parecida.

como ira fazer um bom cafe, sem um bom moedor antes?

as vezes vai achar que a maquina ira tirar bons cafes, mas ira se iludir.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fique chateada, pois só expliquei mesmo que o pessoal, quando conhece, responde rapidão. Como você mesma disse, a ausência de opiniões indica que ninguém a possui (aliás, é um modelo novo, não?).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, talvez seja um modelo muito novo que poucas pessoas possuem. Em pesquisas fora do Fórum encontrei boas opiniões sobre ela, mas poucas, daí fico com receio de pagar mais de 500,00 numa nova cafeteira. Hoje consegui uma promoção de 474,00, mas não sei se devo arriscar.

 

Pelo fórum, gostei das opiniões da Electrolux EMC10, Saeco Poemia ou até da Mondial C-08.

 

Caso eu compre, volto aqui no Forum e deixo minhas considerações para ajudar todos.

 

Obrigada Carneiro, agora fiquei menos chateada...rs

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pilãozinha (desculpe, não sei seu nome), bem-vinda ao Clube!

 

Como Márcio explicou, se o assunto for novo (isto é, não tiver sido abordado em tópicos anteriores), a gente abre o assunto e algum conhecedor sempre aparece. Se não apareceu (ainda), ou porque a pessoa ainda não esteve on-line ou realmente o assunto é desconhecido, por exemplo, máquina nova, que ninguém possui e pode opinar com certeza.

 

De qualquer forma, seja escolhendo ela ou outra (você viu que já abordamos aqui vários outros modelos), você vai precisar do moinho. Em suas pesquisas, já se decidiu por algum? Sem ele não rola expresso bacana.

 

A sua avó é descolada e curte um ritual do café? Pois o expresso, se não for nas automáticas, é puro ritual: aguarda a máquina aquecer (de 20 a 30 minutos), purga a máquina, mói o grão, acerta o filtro, calca, engata o porta-filtro, aguarda a temperatura correta (às vezes tem que surfar), extrai, elimina o bolo, limpa o filtro, reengata e aguarda a temperatura estabilizar (antes de extrair outro), limpa pf/filtro/bandeja/grade ao final do dia, faz backflush (se sua máquina tiver válvula de 3 vias), limpeza mensal com Cafiza ou Joe Glo... fora limpeza periódica do moinho e sempre comprar grãos recém-torrados. Este é o ritual do café expresso, o que nos aguarda em qualquer cafeteira que não seja automática.

 

PS: as automáticas também tem ritual de limpeza e jogar bolos fora, de outra ordem.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita, prazer meu nome é Aline.

 

Então, vou ser muito sincera com vocês. Eu gosto bastante de café, mas no momento não pretendo comprar moinho. Eu verifiquei que muitas pessoas utilizam pós de café comprado em mercado e embora o resultado não seja o mesmo que com o ritual, algumas pessoas consideram bem saboroso. Por ex, aqui na empresa que eu trabalho de uma automática da Jura (não sei o modelo), mas é linda e o café é moido na hora por ela mesmo. Eu particularmente não gosto desse café, sai muito forte e acaba me dando até gastrite se tomar muito desse café. Uso mais a água dela para tomar chá.

 

Então, por esse motivo que pensei na Prima Latte, porque vi que algumas pessoas utilizam achocolatados no lugar do leite e ele sai já vaporizado/espumado. Mas vi duas pessoas apenas com reclamação no reclame aqui dizendo que essa "espuma" é pura ilusão. Daí minha cabeça deu um nó.

 

Não fiquem bravos comigo, estou sendo sincera...a intenção é fazer um cafézinho gostoso mais normal, não precisa ser nada extraordinário, entende? Acho que é isso...talvez eu compre, mude de idéia e compre o moinho que todos recomendam aqui.

 

Eu gostei muito do tópico da Electrolux...vi que só tem elogios. Depois vi o tópico da Saeco Poemia, e a mesma coisa. E enfim, o Fórum é amante da Mondial C-08, então, penso: se a C-08 faz a mesma coisa que essa Prima Latte, porque eu gastaria o dobro se ambas fazem a mesma coisa e eu posso aprimorar, se eu quiser, com esse moinho?

 

É isso!

 

A única coisa que me chamou a atenção da Prima Latte com as demais, além da espuma, é que ela já tem uma repartição de leite e acho isso prático. Ou seja, coloco lá e já sai vaporizado, cheio de espuma...não preciso ter aquele trabalho de ficar ali segurando um recipiente para isso e correndo o risco até de me queimar com as gotinhas que saem! E a possibilidade de colocar achocolatados e leites diversos no preparo das bebidas. Fora isso, ela é igual as 3 que citei acima.

 

Por isso abri a dúvida, porque vcs conhecem mais que eu de cafeteiras, tem mais práticas e podem me dizer se essa praticidade é ou não pura bobagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Aline, não é que sejamos apaixonados pela C 08, mas como falou Ruston logo acima: as de entrada são todas bem parecidas, com poucas vantagens para umas ou outras. Inclusive a Crema Chef leva uma vantagem sobre a C 08, pois o filtro é 58 mm, padrão dos filtros comerciais (creio que da maioria deles), o que permite partir para um filtro despressurizado.

 

Nas suas pesquisas, observou se esta que quer é filtro pressurizador? Minha aposta é que sim, o que não é necessariamente ruim para quem não é muito exigente quanto ao café final. PORÉM o café fresco, moído na hora, não é apenas um café forte, mas ele muda o sabor. Muda a crema. Muda várias coisas. Café moído de mercado é ruim. Até porque se você olhar os pacotes e ver as datas de torra (fabricação), tem café torrado há 2, 3, 6, 9 meses ou até mais.

 

Se você provar um expresso de verdade, com café fresco, vai perceber que é OUTRA COISA. Não apenas forte (você pode fazer um café mais fraco com café fresco, pode fazer um carioca, por exemplo), mas realmente o sabor é outro papo.

 

Por isto você vai cansar de ler aqui no Clube que o melhor amigo do café expresso é... o moinho! E não prioritariamente a cafeteira.

 

De qualquer forma, com ou sem moinho, o ritual sempre existe, aquele todo que descrevi acima: aquecer, aguardar, preparar o filtro (no máximo você vai pular a parte de moer na hora), calcar, surfar, extrair, limpar... não importa se seja a C 08, a Crema Chef, a Silvia, a sua do latte, a ECM, Rocket, Musica etc. Não vejo nenhuma praticidade no expresso, como você diz, mesmo que seja o leite disponível por algum conduto. O ritual SEMPRE está lá. É puro slowcoffee.

 

É como muita gente age aqui no fórum (eu incluída): se não tenho tempo, nem ligo a cafeteira de expresso, pois a tradição e os passos são SEMPRE necessários. Toma tempo e exige dedicação, sem dúvida!

 

Se estiver disposta a encarar tudo isto, escolha uma numa faixa de preço que seja legal para você. Se acha que o leite à mão é um atrativo a mais, vai fundo nela. Mas eu não conheço a máquina e não posso opinar sobre ela, falo apenas do ritual todo.

 

Boa sorte!

 

PS: aproveita e preenche o seu perfil, coloca cidade, uma foto bonitinha etc. Ajuda a te ajudar na hora de indicar lojas e outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aline,

 

Seja bem vinda!

 

Coicidentemente eu revirei está Oster aqui no Shopping da cidade, na loja do polishop

 

Quer uma opinião? Não compre!!! Muito frágil e não há nada de prático ou primoroso nela.

 

Vai te dar dor de cabeça no futuro. Outra que o leite vaporizado não sai tão quente porque passa muito rápido impulsionado pelo vapor, ou seja, uma falsa espuma que se disfaz rapidamente devido ter sido rapidamente agitada por vapor.

 

Como disseram mais acima.... só se sua avó for descolada para preparar tudo, senão ela vai é te devolver e ainda te dizer que foi presente de GREGO! Hahahahahahaha....... :)

 

Quer uma opinião? Se dá tanto valor para o leite, compre uma máquina de espresso Poemia, que seria a melhor na faixa de preço citada e um aeroccino ou Krups capucinador....daí vc está feita.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Pilãozinho, se entendi bem voce gostaria de comprar um equipamento fácil de manejar, que faça cafe gostoso, com boa crema, cappuccini automaticamente, que não use cápsulas e que custe menos de R$500 ...

 

Desculpe mas não acredito que algo assim exista.

 

De fato acho difícil, até por um preço bem mais alto.

 

O que mais se aproximaria, e com bastantes limitações, para atender integralmente todos teus desejos, mas de performance aceitável, seria uma de capsulas com um cappucinator separado, falam que o Krups seria bem melhor que o Aerocino da nespresso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, se for de Poemia, a avó dela CONTINUA tendo que ser descolada, pois a Poemia também pede o ritual todo... não adianta só pular a moagem do café (uma das perdas mais significativas do ritual, inclusive), mas todo o resto continua: aquece, purga, preenche filtro, calca, surfa, extrai, limpa, retrolavagem (se for o caso), escova etc., etc., etc... O presente de grego continua com a Poemia (esclarecendo: é uma boa máquina, mas exige o processo todo, como qualquer cafeteira expresso).

 

Há braços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, as pessoas acham que a automatica nao tira bons expressos, mas nao é bem assim.

o problema que costumam usar cafes ruins e daqueles comprados em supermecado com torra antiga. ai nao tem milagre,

eu ja usei a saeco incanto com cafe que a gente compra por aqui e a diferenca é absurda.

praticidade tem seu preco hehe...

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho a mesma opinião Ruston,

 

nunca crucifiquei uma superauto porque se o café for bom e fresco, se o moinho da máquina estiver bem regulado, se as configurações de dose e de temperatura da máquina estiverem bem reguladas, não sai café ruim, pelo contrário, sai café muito bom mesmo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do ritual, mas para quem quer praticidade, a solução são as cápsulas ou a automática mesmo.

 

Creio que o problema das automáticas seja mesmo o café velho. Me parece que as empresas que alugam ganham nos insumos, portanto empurram qualquer coisa. Já vi torras bem escuras e datando do velho testamento. Medo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção, em que a Vovó se poderia sentir mais confortável, seria um sistema mais manual: uma Moka Pot (italiana) ou uma French Press, desde que com certeza sabe utilir um fogão e uma chaleira e tem destas que são bem bonitas e bastante práticas.

Deveria acompanhar o "kit" um moinho elétrico e um cappucinator, Krups, pelo que dizem, ou um Bialetti manual pequeno e um bom café.

 

Atenderia o preço, a qualidade da bebida, e seria bastante pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos,

 

Senti um pouco de irônia em alguns comentários pelo fato da cafeteira ser para a minha vozinha. Não! Minha vózinha não é descolada, ela tem 84 anos e eu nunca imaginava que uma cafeteira expressa que parece ser tão "fácil" de fazer um cafezinho, teria que seguir um cafezinho. Então, desisti de dar de presente a cafeteira para a minha vozinha e para qualquer outra pessoa, porque realmente pode ser um presente de grego se ela não quiser cumprir todos os "trâmites", digamos assim.

 

Masssssssssssssss agora nasceu em MIM uma vontade enorme de ter uma. Minha e somente minha! E como minha vó mora comigo, EU que vou fazer o café e demais bebidas para ela.

 

OK? Problemas da minha vó resolvido, sem mais irônias!..rs =)

 

Os comentários da Anita foram muito úteis para mim e principalmente do Fogo Ruivo que me apresentou de fato uma "opinião "pessoal" sobre a Prima Latte, sem considerar qualidade de café, moinhos, demais itens do ritual e aquelas respostas que ficam imparciais. Era isso que eu queria saber: "Não compre, por isso e aquilo" e ponto. A minha intenção real era primeiramente analisar a cafeteira, literalmente. E com a ajuda do fogo ruivo, que eu concordo plenamente, pode ser uma cafeteira "ilusória" de espumas, eu não irei mais comprá-la. Não vou arriscar em gastar qq que seja o valor, numa cafeteira nova (sem quase opiniões) só por causa de espumas. Desisti também pelos comentários negativos sobre a Assistência Técnica fora do fórum e por considerá-la de fato, muito frágil.

 

Fogo Ruivo, essa Saeco que vc me sugere é a Saeco Poemia - HD8323?

 

Agora, tenho que escolher entre a Saeco Poemia, Electrolux EMC10 e a Mondial C-08! Pelo que vi as 3 tem comentários ótimos, com uma ou outra característica que as diferem. Correto? Se sim, esolherei pela estética e pelo preço, já que não tem muita diferença entre elas.

 

Após essa decisão, irei comprar a MINHA (não mais para minha vó, podem ficar tranquilos!) e em seguida, irei pesquisar sobre moinhos e cumprir o ritual. Anitaaaaaaaaaaaaa, eu vou encher muito você para aprendê-lo e seguir seu conselho de colocar uma fotinho e preencher meu cadastro completo.

 

Agradeço a atenção de todos, em especial, a Anita e o Fogo Ruivo!

 

Bernardo B, atualmente utilizamos em casa esse sistema da Moka Pot.

 

Abraços,

Aline

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aline, boa tarde!

 

Quem falou de sua avó ser descolada ou não fui eu. Não conheço sua avó, apenas tomo por referência meus próprios pais. Meu pai tem 77 anos e minha mãe fará 73 em novembro. Eles definitivamente nesta idade não se interessam por novidades ou rituais trabalhosos, posso dizer que não são descolados e não teriam a mínima paciência de fazer um processo trabalhoso que é próprio do expresso, independentemente da máquina. É neste sentido que usei o termo "descolada". A moka, por exemplo, é um aparelho que minha mãe dá conta sem crise, mas o expresso não é para ela. Uma automática ou de cápsulas, por sua vez, seriam interessantes.

 

Detalhe: não estou afirmando que o fato de terem mais de 70 anos de idade (meus pais) seja uma regra geral para todas as pessoas. Eles foram meu exemplo aqui, mas tenho certeza absoluta que há pessoas com 70, 80, 90 anos que dão um banho em mim e em muita gente quanto a interesses diversos, dinamismo, força ao encarar a vida, bom humor (e nem estou me referindo à sapiência, esta é imensurável).

 

Você já fez muitas leituras e agora ficou entre algumas máquinas. O caminho é este mesmo.

 

Se tem uma coisa que este Clube é, com certeza, é GENTIL. Não há ironias, o povo responde por gentileza e paciência, pois ninguém aqui tem obrigação de responder a nada, mesmo quando somos cobrados (não recebi resposta, estou aguardando minha resposta etc.). É assim que funciona o Clube: todos agregados em torno de um assunto que fascina a todos, que é uma simples bebida (o "pretinho básico" nosso de cada dia), que carrega muito mais coisas em torno do processo (o ritual, juntar pessoas, um pretexto para uma paquera etc.) do que a simples bebida escura em si. O café pode ser feito de n jeitos, gostos e sabores, mas aqui gostamos disto tudo, deste processo inteiro, dos debates para chegar numa xícara bacana. Sem obrigações ou dedos apontados. Inclusive os moderadores e o pessoal da lojinha são voluntários.

 

Enfim, acho que agora algumas coisas já estão claras. Que o café expresso é um processo complexo (e a propaganda pode, sim, ser enganosa), que certos trâmites do ritual são necessários e que adoramos estimular as pessoas a beber sempre um bom café, seja em que processo for.

 

Sinta-se acolhida aqui, leva um tempo até nos acostumarmos, até porque são mais de 20.000 posts para serem lidos. Eu sei que é difícil, pois eu mesma já li quase todos e sei o quanto assusta ler este monte de coisa já debatida. Mas isto faz parte do processo de pesquisa, é assim que tomamos decisões na vida. Vendo a opinião do outro e assim formando a nossa própria. Até para comprar uma cafeteira.

 

Qualquer coisa estamos aí.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita,

 

Rapidamente, só para esclarecer e não ficar nenhum mal entendido...não foi em suas respostas que senti ironia por causa do "descolada". De forma alguma! É que como vocês já estão mais acostumados com o café e sabem como fazer, acho que perceberam que dar uma cafeteira dessa para uma senhora de 84 anos seria inviável mesmo. O que chamei de irônico foi no sentido construtivo da palavra, pois caso contrário, eu nem iria querer fazer mais parte desse Fórum. Eu é que estava querendo cometer uma loucura! rs

 

As de cápsulas, como por ex, a Dolce Gusto seria até interessante para ela, mas tem os gastos das cápsulas que são caras e então, também desisti. Resumo: Minha vó ficará com a Moka e eu comprarei a expressa pra mim e com certeza ela irá tomar vários cafés feitos por mim. É isso.

 

No mais, agradeço o Forum, a opinião de todos, a boa vontade de ajudar, esclarecer, orientar e tudo mais.

 

Agora Anita, quero a sua "opinião" pessoal. Você, sabendo de tudo que sabe hoje sobre café compraria qual no meu lugar: Eletroluz EMC10, Saeco Poemia ou a C-08. Confesso que não consigo me decidir. Elas estão quase na mesma faixa de preços...escolhe uma pra mim? rs

 

Obrigada pela ajuda! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pilãozinho, eu não conheço nem utilizei nenhuma dessas maquinas, mas a única que tem sua origem em maquinas de café é a Saeco ...

Sei que foi comprada pela Philips mas imagino que tenham conservado o know how da empresa original, tanto que fazem questão de conservar a marca, que tem bastante nome e tradição na área.

As outras duas são firmas de eletrodomésticos em geral ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aline, boa tarde!

 

As opções que enumera não estão na mesma faixa de preço. Apenas de acompanhar as leituras do Clube, sei que os preços começam na C 08 (e no mesmo patamar a Crema Chef Silver), daí dá um salto pra ECM 10 e a seguir a Poemia.

 

Não tenho opinião formada sobre nenhuma delas, pois nunca as operei.

 

Aliás, meu conhecimento de expresso é bem limitado, pois tive um único modelo deste tipo de cafeteira (a minha atual) e só posso falar dela, apesar do pessoal achar que eu entendo alguma coisa de expresso. :)

 

O melhor caminho é ler o que os colegas que possuem ou já lidaram com elas e opinam. Estas máquinas já foram bem estudadas pelo pessoal aqui, inclusive a leitura dos tópicos específicos mostra o percurso de vários iniciantes, que começam com as dúvidas mais básicas e hoje em dia arrasam. Os melhores professores, sem dúvida!

 

Boa sorte nas leituras e escolha!

 

Um beijo

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pilãozinho, eu não conheço nem utilizei nenhuma dessas maquinas, mas a única que tem sua origem em maquinas de café é a Saeco ...

Sei que foi comprada pela Philips mas imagino que tenham conservado o know how da empresa original, tanto que fazem questão de conservar a marca, que tem bastante nome e tradição na área.

As outras duas são firmas de eletrodomésticos em geral ...

 

Concordo com você, Bernardo. Mas como contraexemplo mencionaria a Breville...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto a Breville quanto a Sunbeam (as australianas) já tem uma estória de alguns anos nesta área, alem de maquinas fabricam moinhos, tem modelos básicos e também avançados, com seus erros e acertos mas com um lugar bem visível no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive contato com uma maquina dessas na casa de um amigo! Fui lá para conhecer o equipamento e dar algumas dicas para ele . Uma maquina como qualquer outras dessas de entrada ! Só que mais cara !! Bem mais cara!! Tentei fazer um cappucino e só saiu leite mais ou menos quente ! Nada de espuma , brilho e doçura no leite ! Então ... Apenas um equipamento igual a uma Chef crema com um capucciandor que não é bom ! No meu ver não vale a pena ! Compre uma eletrolux ou uma Mondial e use conforme as especificações originais . Compre bons cafés e use um moinho manual desses simples e terá resultados bons ! Boa sorte !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...