Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

  • 1 month later...

Oi pessoal, boa tarde. Sou novo aqui e sempre procuro dicas valiosas com vocês, obrigado.

Estou com problemas com minha Prima Latte. Está saindo pouca água, bem pouca. Acredito que seja entupimento. Alguém sabe se o que vemos no centro da caldeira onde sai o café é um parafuso que possa ser tirado para limpeza? Já tentei com esvovas e tal, melhora mas volta a entupir segundos depois. Se alguém tiver essa experiência pra compartilhar agradeço.  

Bons cafés a todos.

CJ-CALDEIRA-127V-PRIMA-LATTE--300x136.jpg.dac0c0f98a2a17c884d03f7a084e8d33.jpg

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Flaze, você conseguiu algum tipo de análise mais aprofundada quanto a questão da pressão da Oster Prima Latte BVSTEM6601?

Cara, eu tenho uma e praticamente desisti por chegar na mesma conclusão que você chegou, porém não consegui realmente avaliar a pressão na cabeça do grupo. Minha análise foi que quando uso o filtro despressurizado tenho que afinar muito o grão e compactar com muito mais força, pois senão vai cachoeirar. Vi os vídeos aqui do @Rafael Andriotti Sevaio e percebi essa questão da vazão exagerada (por conta da pressão, provavelmente).

Se alguém tiver coragem de iniciar algum projeto pra dar uma tunada nessa máquina eu acho interessante, os pontos seriam:

Ajuste de pressão no grupo de forma manual

Instalação de PID

 

Alguma ideia pessoal?

Em 29/11/2017 at 12:47, André King Andrade disse:

Oi pessoal, boa tarde. Sou novo aqui e sempre procuro dicas valiosas com vocês, obrigado.

Estou com problemas com minha Prima Latte. Está saindo pouca água, bem pouca. Acredito que seja entupimento. Alguém sabe se o que vemos no centro da caldeira onde sai o café é um parafuso que possa ser tirado para limpeza? Já tentei com esvovas e tal, melhora mas volta a entupir segundos depois. Se alguém tiver essa experiência pra compartilhar agradeço.  

Bons cafés a todos.

CJ-CALDEIRA-127V-PRIMA-LATTE--300x136.jpg.dac0c0f98a2a17c884d03f7a084e8d33.jpg

André

Você fala no centro dessa imagem (grupo)? Se for isso é sim um parafuso, você pode tirar com alguma moeda, para fazer a limpeza, agora na caldeira eu nunca abri a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 months later...

Concordo com o comentário acima do uso de filtro despressurizado. O café sai mais ácido do que comparado a outras máquinas.

Mas tem como contornar usando outros graos/moagem.

Sobre o leite: esqueça! Compre um aeroccino ou uma prensa francesa e seja feliz. Kkkkkk velocidade e praticidade. Aquele espumador da Oster é um verdadeiro espuma-a-dor. Limpar aquilo é um saco!

Eu uso um filtro despressurizado que abri (cortei o pressurizado), mas acho que o diâmetro e quantidade de furos dele fazem diferença sim. Precisa ter um filtro adequado à característica da pressão da máquina (sem desconsiderar os demais fatores).

Em resumo parei de me aventurar em achar a combinação ideal: estou apenas tomando o café... E fim! Kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom, passei um ano com a Primalatte com filtro despressurizado e agora estou com uma Aram e com uma Quickmill Andreja Premium. O que eu percebi foi o seguinte: para fazer um espresso na Primalatte, no meu moedor (Bravo Debut) eu utilizava, em média, a regulagem 0 voltas + 44 para um espresso com 50% de BR extraído em 30s. Era um café ácido, ao ponto de ficar intragável com cafés naturalmente ácidos (ex: Seleção do Mário Irmãos Briosque). Utilizando a mesma regulagem na Aram e na Quickmill, o café sai parecendo uma cachoeira. Sério, eu consigo a BR de 50% em menos de 15 segundos nessa regulagem. Isso utilizando o tamper Bravo, que possui regulagem de pressão (utilizo a regulagem padrão de 15 kg). Na Quickmill e na Aram eu utilizo em média a regulagem 0 voltas + 38 no moedor. Me parece que a Oster não tem pressão suficiente, o que te obriga a moer mais grosso e fazendo com que você tenha um café ácido. Contornei a situação assim: moí com a regulagem igual da Aram e da Quickmill e diminui a pressão do tamper (ficou com aproximadamente 9kg, utilizando uma balança de banheiro digital como uma porca referência). Consegui extrair o expresso com BR de 50% em 30s e sem ficar ácido. Então fica a dica. 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flaze, concordo com o ajustes na pressão de compactação. 

Eu regulou o meu bravo mini em  0V + 33. (bem fino), e com filtro despressurizado, passei um bom tempo testando várias pressões de compactação do tamper, até acertar fazer aproximadamente 60 ml de com 20 gr de pó em 30 segundos.

O resultado do treino é Feeling no pulso, e precisa ser reajustado se mudo o café. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
  • 1 month later...

Pessoal, infelizmente minha cafeteira Oster foi alegrar a vida de outras pessoas... Como estava com 6 cafeteiras aqui em casa, tive que me desfazer de algumas por questões de espaço mesmo. Estou disponibilizando meus filtros despressurizados para os colegas aqui do CdC - obs.: a foto do meu perfil foi feita com eles... ;) 

Tá aí o link, coloquei um precinho justo, pois paguei 100+frete+adaptação... estou pedindo 50% neles pra quem quer tirar uma crema sem pressurizar!!
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 26/02/2019 at 11:21, Hagel disse:

Pessoal, infelizmente minha cafeteira Oster foi alegrar a vida de outras pessoas... Como estava com 6 cafeteiras aqui em casa, tive que me desfazer de algumas por questões de espaço mesmo. Estou disponibilizando meus filtros despressurizados para os colegas aqui do CdC - obs.: a foto do meu perfil foi feita com eles... ;) 

Tá aí o link, coloquei um precinho justo, pois paguei 100+frete+adaptação... estou pedindo 50% neles pra quem quer tirar uma crema sem pressurizar!!
 

 

Boa tarde, alguem sabe onde encontro esse filtro despressurizado pra oster primalatte 2? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, alguem sabe onde encontro esse filtro despressurizado pra oster primalatte 2? 
Você pode adquirir o filtro pressurizado e levar para alguém despressurizar (cortar o fundo).
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 13/03/2019 at 4:47 PM, LelePalestra said:

Boa tarde, alguem sabe onde encontro esse filtro despressurizado pra oster primalatte 2? 

Aqui mesmo!

http://forum.clubedocafe.net/topic/6667-vendo-filtro-não-pressurizado-51mm-para-cafeteira-expresso-r5000/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LelePalestraÓtima escolha, parece uma boa máquina! Se não me engano é possível programar a dose de espresso para utilizar entre + ou - 6 e 9gr de café por dose?! o que é ótimo, bem perto do que se utiliza normalmente em equipamento profissional (as competições e maior parte das cafeterias de 3a onda utilizam 20gr no portafiltro para um espresso duplo, bem próximo das 9gr para o simples da sua), depois é programar o quanto de café vc quer na xícara (a Brew Ratio ou razão de extração) e tentar ajustar o moinho para que a extração não seja muito rápida. A dica após certa prática com a aeração do leite com a vareta como vem original, é tirar aquela capinha e utilizar a vareta "like a pro", mais difícil de dominar mas produz mais microespuma quando se acerta. Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2019 at 15:05, FábioS disse:

@LelePalestraÓtima escolha, parece uma boa máquina! Se não me engano é possível programar a dose de espresso para utilizar entre + ou - 6 e 9gr de café por dose?! o que é ótimo, bem perto do que se utiliza normalmente em equipamento profissional (as competições e maior parte das cafeterias de 3a onda utilizam 20gr no portafiltro para um espresso duplo, bem próximo das 9gr para o simples da sua), depois é programar o quanto de café vc quer na xícara (a Brew Ratio ou razão de extração) e tentar ajustar o moinho para que a extração não seja muito rápida. A dica após certa prática com a aeração do leite com a vareta como vem original, é tirar aquela capinha e utilizar a vareta "like a pro", mais difícil de dominar mas produz mais microespuma quando se acerta. Bons cafés!

Bom dia Fabio, bacana, obrigado pela dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa noite, pessoal.

Adquiri a cafeteira prima oeste II faz oito meses. Contudo, há cerca de um mês e meio o café já não sai a mesma crema. Já tentei de várias formas preparar o café para extração e não muda nada. Uso pó de moagem bem fina, apropriado para expresso. Penso que os filtros já estão desgastados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Felix, faltou dizer se, nesses 45 dias, ainda estás usando o mesmo pacote de café, e se foi comprado em grão ou moído. Nesse tempo já percebe-se envelhecimento, que terá impacto na formação da crema e no sabor na xícara.

Por exemplo, eu compro café em grão em pacotes de 250g. É verdade que costumo comprar três a quatro pacotes desses de cada vez, de grãos diferentes. Assim consigo acompanhar o desempenho das minhas preparações. Nos pacotes que consumo em duas ou três semanas, o decaimento é menor.

Ah, minha máquina de espresso é outra. Mas o que eu escrevi acima vale para qualquer máquina. E, com ajustes nos meus moedores e algum capricho, já estou conseguindo usar filtros não pressurizados na minha máquina, em vez dos pressurizados originais dela. 

Não acredito em desgaste nos filtros, pelo menos não em apenas oito meses. A menos que estejas limpando com produtos abrasivos, ou sei lá o que mais poderia alargar os furos nos filtros de aço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=13091]Guilherme Felix[/mention], faltou dizer se, nesses 45 dias, ainda estás usando o mesmo pacote de café, e se foi comprado em grão ou moído. Nesse tempo já percebe-se envelhecimento, que terá impacto na formação da crema e no sabor na xícara.
Por exemplo, eu compro café em grão em pacotes de 250g. É verdade que costumo comprar três a quatro pacotes desses de cada vez, de grãos diferentes. Assim consigo acompanhar o desempenho das minhas preparações. Nos pacotes que consumo em duas ou três semanas, o decaimento é menor.
Ah, minha máquina de espresso é outra. Mas o que eu escrevi acima vale para qualquer máquina. E, com ajustes nos meus moedores e algum capricho, já estou conseguindo usar filtros não pressurizados na minha máquina, em vez dos pressurizados originais dela. 
Não acredito em desgaste nos filtros, pelo menos não em apenas oito meses. A menos que estejas limpando com produtos abrasivos, ou sei lá o que mais poderia alargar os furos nos filtros de aço.
Ivo, usar a balança de cozinha (SF-400) para pesar a força na compactação ajuda?
Peguei o moedor pé de boi inox e gostei do resultado da moagem dele (bem fina mesmo, talvez dá pra afinar mais mas é difícil pois faz a cerâmica roçar os dentes).
Só que tô na dúvida sobre isso, acho que a última tentativa ficou bem licoroso, talvez até amargo. O café não é muito novo.
Tbm notei fermentação na crema, pode ser calcificação?

Mais pra frente vou comprar um filtro despressurizado tbm e porta filtro naked.
Minha cafeteira eh a Philco 15bar.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 21/02/2021 at 01:33, ivoesazevedo disse:

@Guilherme Felix, faltou dizer se, nesses 45 dias, ainda estás usando o mesmo pacote de café, e se foi comprado em grão ou moído. Nesse tempo já percebe-se envelhecimento, que terá impacto na formação da crema e no sabor na xícara.

Por exemplo, eu compro café em grão em pacotes de 250g. É verdade que costumo comprar três a quatro pacotes desses de cada vez, de grãos diferentes. Assim consigo acompanhar o desempenho das minhas preparações. Nos pacotes que consumo em duas ou três semanas, o decaimento é menor.

Ah, minha máquina de espresso é outra. Mas o que eu escrevi acima vale para qualquer máquina. E, com ajustes nos meus moedores e algum capricho, já estou conseguindo usar filtros não pressurizados na minha máquina, em vez dos pressurizados originais dela. 

Não acredito em desgaste nos filtros, pelo menos não em apenas oito meses. A menos que estejas limpando com produtos abrasivos, ou sei lá o que mais poderia alargar os furos nos filtros de aço.

Obrigado pela resposta, Ivo.

Estou usando um pacote de café moído para expresso, mas da mesma marca. Compro o pó em um pequeno fabricante, em que escolho o tipo de moagem para o café. 

 

Eu lavo os filtros apenas com água corrente.

 

Esses dias notei que ao fazer a limpeza da máquina, apenas acionando ela sem inserir o cachimbo, a água que sai da área de saída de água não sai com pressão, parece estar entupido. De qualquer forma, depois da limpeza dos filtros a crema do café não é a mesma, parece que o café está sendo extraído com pouca pressão pois vejo sair pouco líquido durante o funcionamento da máquina. 

Queria saber como posso fazer essa limpeza mais interna da máquina, pelo menos dessa parte que suponho estar entupida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
On 11/29/2017 at 1:47 PM, André King Andrade said:

Oi pessoal, boa tarde. Sou novo aqui e sempre procuro dicas valiosas com vocês, obrigado.

Estou com problemas com minha Prima Latte. Está saindo pouca água, bem pouca. Acredito que seja entupimento. Alguém sabe se o que vemos no centro da caldeira onde sai o café é um parafuso que possa ser tirado para limpeza? Já tentei com esvovas e tal, melhora mas volta a entupir segundos depois. Se alguém tiver essa experiência pra compartilhar agradeço.  

Bons cafés a todos.

CJ-CALDEIRA-127V-PRIMA-LATTE--300x136.jpg.dac0c0f98a2a17c884d03f7a084e8d33.jpg

André

Olá, você conseguiu abrir e limpar essa peça? Essa peça entupiu na minha máquina BVSTEM6601 e precisei levar a um torneiro para remover o parafuso, mas este estragou. Só serviu para provar que estava completamente entupida. Na verdade, o uso de vinagre não adiantou para mim. Ao abrir a caldeira havia uma quantidade muito grande de calcário.

Alguém sabe onde conseguir a caldeira dessa máquina ou ao menos a parte inferior da caldeira, onde tem o parafuso?
Grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...
  • 3 months later...
Em 15/06/2023 at 22:41, Maik lira disse:

Alguém pode me ajudar? Tenho uma Oster Prima latte 1, e não funciona no automático o capuccino e nem o latte, mas no manual o leite sai normalmente, alguém sabe oque pode ser?

Tenho o mesmo equipamento e estou com o mesmo problema. Os botões Espresso e Cappuccino, apesar de ligados, não acionam ao apertá-los e apenas a função Latte funciona. Não faço a menor ideia do que pode ser. Alguém poderia dar uma ajuda, por favor? Será que é problema no display? Devo abrir? O equipamento não está mais na garantia... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...