Ir para conteúdo

Torrefação de cafés especiais com preços acessíveis?


kyo

Postagens recomendadas

Finalmente resolvi aparecer nessa comunidade de amantes pelo café

 

Gostaria de abrir o tópico para poder saber a opinião de vocês em relação a preços de um café especial vendido no Brasil

 

Estou com um projeto num futuro próximo de abrir uma micro torrefação em SP e gostaria de oferecer Cafés especiais com preços pouco mais acessíveis ao público geral

 

Como sabemos que nem todo café especial é micro lote,

Minha pergunta fica :como País Produtor de cafe sera que nossos cafes especiais poderiam ser mais baratos ??

 

Questões também como pacotes de 250 g x 350 ( mais comum nos Estados Unidos )

 

Não sei quantos Torrefadores estão presentes pra poder compartilhar experiências e Opiniões

 

Grato

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kyo seja bem vindo!

 

É sempre bom ter pessoas como você participando e interagindo aqui com a gente. Sua presença e participação com certeza é muito importante.

 

Em primeiro lugar gostei bastante daquele video que você fez visitando as cafeterias de São Paulo e terminando no Estúdio da FAF. Muito Legal!

 

Eu acho que os cafés poderiam ser mais baratos sim. Mas tem mercado pra tudo.

 

Como país produtor com certeza o café deveria ser mais barato sim.

 

Mas temos vendedores aqui no Brasil que vendem cafés baratos, como exemplo cito o Mario Zardo que vende café excepcionais do Espirito Santo a 40 reais o kilo! O Pereira Vilela estava com bons preços tambem.

 

Já comprei cafés excelentes a 25 o pacote de 250g, ou seja 100/kilo, que é meio que uma média. O Zardo vende café de 88 pontos por 40 o kilo! E tem gente que vende café meia boca por 200 o kilo!

 

Tudo depende do produto e do preço.

 

Eu torro meus cafés  e bebo muito café importado. Preço acaba sendo um fator limitante pra mim, só pago por um café quando acho que ele vale o quanto pesa.

 

Compro cafés excepcionais, cup of excelence, Coccamig, Campeões do Cerrado Mineiro por uma média de 30 a 50 reais cru. Eu torro de acordo com minhas preferências.

 

Portanto quando vou comprar, o preço é determinante. Se o café for mais do mesmo, não compro, se for realmente diferenciado, pago o preço pedido...

 

Só pra citar alguns que eu lembro de cabeça: paguei R$42 num pacote de 250g de um HugoWolf ( Sitio Jequitiba - Forquilha do Rio ES) , R$28 no Catuaí Vargem grande  da Grenat, R$68 no 2SL - Sítio Rancho Dantas da Raposeiras, R$50 no Mantissa 5º lugar na Bellini, R$50 no Café Canastra da Belini,R$25 a 28 em alguns cafés excelentes da feito a grao, e pagaria R$40 a R$60 nuns microlotes inacreditáveis que a Cristina está vendendo em Brasília, todos campeoes do Cup Of Excelence. Portanto pago o preço por esses cafés que considero realmente diferenciados.

 

Mas conforme te falei, sou um torrador doméstico,um tipo isolado de consumidor, sou mais seletivo. Aqueles que dependem exclusivamente das torrefações muitas vezes pagam preços distorcidos por produtos que nao são nem cafés especiais. Acho que no geral o preço poderia ser mais baixo, conforme o Pereira Villella, Grenat e Mario Zardo fazem e entregam, mas acredito tambem que o café excelente tem que ser reconhecido pelo seu potencial e que se isso se traduzir num preço maior, que pague o preço mais elevado.

 

Mas conforme mencionei sou apenas um dos vários tipos de consumidor, eu torro meus grãos, não faço estoque e nem congelo café, portanto minha opinião reflete essa realidade. Existem pessoas que moram longe, ou não tem acesso a bons grãos,pagam fretes pesados e que estocam e congelam cafés. Essas dependem exclusivamente das torrefações,principalmente pra elas, preço é um fator determinante na escolha.

 

Espero ter ajudado

 

Valeu

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kyo, bacana vê-lo por aqui.

 

Vc já mais ou menos conhece minha opinião, então vou deixar os outros falarem.

 

Rafa, acho que a proposta do Kyo seria mais no sentido de oferecer um bom café (80-84 pts) a preço competitivo, e não de cafeteria metida a chique, visando a atender um público maior.

 

PS: vou editar o título do tópico pra deixar mais específico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver o problema principal ainda é o frete que contribui

com grande parte do valor final que se paga por 250g.

 

Gostaria de ver cafés ótimos custando 15-20 dinheiros e com

distribuição de torra recente na maioria das capitais mas acredito

que isso é uma realidade muito distante até pq não existe demanda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo realmente um título melhor heheheh

 

Obrigado por compartilhar sua experiência Rafa

Realmente acho que a qualidade da torra e o quão especial o Café em questão de Pontos é determinante para o Preço do café

 

Acho difícil ter um valor muito acessível para um café de 1800 + a saca por que provavelmente é um micro lote

 

Porém sobre aqueles que se encaixam na faixa de 800 reais , 80 ~ 85 pontos , clássico corpo e doçura

Sera que tais cafés não podem ser uma porta de entrada pro público geral pra conhecer o especial ??

 

Gosto muito dessa ideia de 15 ~20 reais o pacote

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cotação dos melhores cafés brasileiros (Minas e Mogiana) esta por volta dos R$500-520 a saca de 60kg.

Procurar um produtor menor, das melhores regiões, e pagar um sobrepreço por lote excepcional e beneficiamento diferenciado.

Lotes maiores, desde que comprar "picado" é menor quantidade aumenta o preço de compra.

Evitaria comprar das "grifes" , que além de muito caras, seus produtos são mais propaganda do que outra coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Kyo!

 

Tenho sido cliente assíduo dos cafés da Fazenda DaTerra há anos por conta da faixa de preço e da constância do produto... Hoje é a Nossa Casa Café que torra e representa a DaTerra no varejo de grãos, e o Marcelo acertou a torra pra ficar praticamente idêntica à do antigo Ateliê do Café DaTerra, oferecendo o mesmo grau de repetição de qualidade nessa faixa de preço que Bruno mencionou e você corroborou. Mas não são cafés "maravilhosos", são cafés bons por preço justo pra uso cotidiano. Como estão na região de Vinhedo, e eu em São Paulo, o frete é muito atraente. Sempre tenho em casa e vou intercalando com os microlotes mais caros...

 

Se eu achar alguma outra opção na mesma faixa de preço-qualidade-torra-diversidade-repetibilidade, vai virar meu fornecedor também! ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre comprava os Da Terra, tinham e-Sedex (muito bom preço de frete) boa qualidade e a torra era excelente.

Como bem disse Cabral: eram cafés bons a preço razoável, e em algumas ocasiões ate cafés bem além de bons !

Quando da troca de loja não tive sorte mais com a torra, e o frete também ficou bem mais caro e deixei de comprar.

E bom saber que conseguiram ajustar a torra novamente, é uma boa opção ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... Nunca li nada a respeito. Isso é válido só pra café, Márcio? Outros "grãos" têm pacotes de tamanhos bem diversos, até estranhos... 55g, 80g, 110g, 305g etc.

 

Se bem que a Terroá vende café em pacotinhos de 100g tb, :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto que falta um meio termo no mundo do café. Parece que só temos disponíveis cafés ruins e baratos ou cafés bons e caros. Existem alguns raros exemplos que já foram citados. Porém, creio que ainda tem muito espaço para ser explorado nesse segmento médio.

 

Até com moedores essa brecha é muito grande.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. Esse vazio do meio-termo é mesmo nítido.

 

Durante o período de transição entre Ateliê e a Nossa Casa Café deu pra sentir que era "tudo ou nada", principalmente pq não me dou bem com os cafés do Suplicy e as torras do Santo Grão tendem a ser mais "escuras", não achei nenhuma adequada pra coados, sendo melhores pra espresso. Na minha opinião, é claro... Mas nessa faixa mais baixa de preços, tem pouca coisa boa de torra recente e variada...

 

Pelo menos me meti a aprender a torrar por conta disso... :rolleyes:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi muito bem. A ideia é abrir um site e vender pro público em geral?

O preço de 15-20 reais por 250 g é certamente competitivo, já que é o que se paga por um café gourmet de supermercado (native, octavio...).

Antes de entrar pro mundo mais sério do café, eu andava comprando o café melitta regiões, sul de minas (acho que sumiu de circulação).

A principal barreira nem era o preço pra mim, mas a ignorância mesmo.

Se você conseguir divulgar de algum modo o café, acho que venderia. Aqui no Rio tem tido volta e meia uns eventos de food truck e às vezes aparecem uns caras de café. Talvez essa seja uma forma de conseguir catequizar novos consumidores.

Eu só não sei responder se a sua ideia é mais rentável do que vender café melhor a prêmio. Eu me sinto mais propenso a pagar mais por um café melhor do que comprar um café com custo benefício melhor. Pra mim é basicamente o único luxo que eu posso pagar. Com vinho etc eu não tenho muito como fazer isso, mas com café dá.

 

Ah sim, eu também torro em casa. Não tanto como o Rafa, mas raramente compro café torrado. Mais quando estou com preguiça de torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse meio termo existe sim. P.ex. o Café Creme tem cafés especiais de origem, torra clara com boa acidez e doçura, por menos do que 15 temers / 250g. Terroá e Nossa Casa Café já foram citadas e tem outros exemplos, como Mitsuo Nakão, o Alexandre no Rio (Café Expresso Brasil) etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa linha mais básica da Terroá já provei e não curti. Alguns que citaste se entitulam gourmet, salvo engano. Não sei - falo por alto, sem saber e sem me referir especificamente a ninguém - se se enquadram em especial na faixa de 80-84 pts. E os critérios variam até pra isso, outro dia o Márcio me alertou que o critério do cup of excellence para especial é acima de 84.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Scaa e BSCA dizem acima de 80 mas no COE tem uma etapa que se qualquer juiz da menos de 84 o café cai fora.

 

Com classificações bem feitas sempre preferi os de 85 acima. De 80 a 85 não é ruim, mas seria aquela faixa de custo menor mas que não tá tão redondo, nem tem algo a mais.

 

Mas é tudo muito sutil também... Mas temos que treinar e aperfeiçoar a prova de café para ao menos descartarmos o limítrofe na base (que querem ser especiais mas estão malema nos 80), e também para sabermos diferenciar o que é excepcional e entender o que realmente faz passar 87 ou mesmo 90...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boas as respostas

Eu mesmo não sabia que tinha restrições em relação à Tamanho do pacote

 

Eu ja venho torrando a alguns meses e trabalhando diferentes cafés de várias regiões

É o que se nota é que realmente minha busca é pelo "melhor" porém o"bom" não é aceitável

 

Uma vez que ofereci esse café "bom" para minha família que geralmente toma Melita a resposta foi surpreendente

 

Eu tinha esquecido o quão baixo é a qualidade de cafés do supermercado que só o fato de ser uma torra fresca e não ter defeitos a diferença já é gritante

 

Também concordo com o que Carneiro disse em questão de cafés especiais na faixa do "80" a dura realidade é que no Brasil os cafés realmente especiais são poucos e não muitos

Vocês acham que nivelando café 80~85 pontos com um de 85~90+ em termos de preço é ruim para a indústria ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai acho que vai naquele lance de coffee hunters de encontrar sítios que não ficaram famosos, esses com "fama" acabam vendendo a saca por um valor alto pq tem demanda para exportação. Acredito que ainda tenha muita coisa boa para ser descoberta. Sem atravessadores não tem o porque pedir um preço exorbitante na saca a não ser que o café seja muito especial, mas nos EUA vc comprava cafés melhores e mais baratos que aqui (isso há um tempo atras porque agora com esse dólar ficou irreal também) e tem café do mundo todo, no Br a produção é alta,  na minha opinião o justo seria 15 reais no máximo o pacote de 250g cru de um excelente café, ou seja 60 reais o kg, mas tem que ser um café muito muito bom!

Ex. que dou são nossas compras coletivas com cafés premiados como o NDA, Mantissa, etc

Outro ex. é a assinatura do grão gourmet  que meu irmão assina e vem ótimos cafés com torras fresca, 1kg com frete incluso se não me engano sai 63 reais. O brasileiro tem como referencia de  acreditar que tudo que é mais caro é melhor nem sempre é assim e outra coisa quando o produtor começa a ficar com fama e ganhar concursos eleva a saca lá em cima, como o dólar está alto fica fácil para ele exportar ou seja o $$$ enche os olhos e acho que sai um pouco da realidade, bom é apenas minha opinião, café é algo que aqui no Brasil não se deveria pagar um valor tão alto o quanto vem se pagando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Rogério_ disse:

"na minha opinião o justo seria 15 reais no máximo o pacote de 250g cru de um excelente café, ou seja 60 reais o kg"

 

Rogério, "cru"? Você tá falando que o justo seria pagar U$ 1.000,00+ a saca? É isso que sua conta tá dando... :huh:  A conversa aqui tá girando em torno dos cafés de U$150 a U$200 a saca, e a compra coletiva girou em torno de U$500~U$600 a saca, não foi?. Não inflaciona... :D:lol::D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahha acho que viajei em algo, falta de cafeína no corpo, me referi ao preço da compra coletiva, em média 1500 reais a saca.

é 60kg a saca né?


Tá loco precisamos abaixar e não inflacionar, vai que os vendedores comecem a ler este tópico hahahahah

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei em lugar algum essa informação da embalagem, parece mais uma convenção pela facilidade de encontrar os tamanhos 250/500/1kg do que proibição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na indústria , tudo, absolutamente tudo , segue normas.

 

http://www.abic.com.br/publique/media/CONS_leg_portaria153-08.pdf

 

250 - 500 e 1 kg , agora o conteúdo é livre para abaixo de 200 e acima de 1kg , entre 200 e 1 kg só pode vender nos 3 pesos padrão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Finalmente resolvi aparecer nessa comunidade de amantes pelo café

 

Gostaria de abrir o tópico para poder saber a opinião de vocês em relação a preços de um café especial vendido no Brasil

 

Estou com um projeto num futuro próximo de abrir uma micro torrefação em SP e gostaria de oferecer Cafés especiais com preços pouco mais acessíveis ao público geral

 

Como sabemos que nem todo café especial é micro lote,

Minha pergunta fica :como País Produtor de cafe sera que nossos cafes especiais poderiam ser mais baratos ??

 

Questões também como pacotes de 250 g x 350 ( mais comum nos Estados Unidos )

 

Não sei quantos Torrefadores estão presentes pra poder compartilhar experiências e Opiniões

 

Grato

 

 Kyo,

 

Somos uma torrefação de Artur Nogueira. Fazemos isso a mais de 22 anos. Trabalhamos com um blend próprio, café Bourbon e microlotes (edição limitada)

Caso se interesse, segue link de nosso site:

 

http://www.villaborghesi.com.br/

 

... e um video institucional...

 

 

Também possuímos links para compra de nossos produtos no mercado livre>

 

Caso prefiram os produtos estão anunciados também no MercadoLivre segue links:

 

Torra nova 500g Grãos - http://produto.merca...m-gros-500g-_JM

 

Villaborghesi 1kg Grãos- http://produto.merca...em-gros-1kg-_JM

 

Villaborghesi 500g Grãos - http://produto.merca...m-gros-500g-_JM

 

Villaborghesi 500g Grãos (Exportação) - http://produto.merca...g-exportaco-_JM

 

Villaborghesi 250g Grãos - http://produto.merca...m-gros-250g-_JM

 

Villaborghesi 250g Grãos (Exportação) - http://produto.merca...g-exportaco-_JM

 

Villaborghesi 500g Torrado e moído - http://produto.merca...-moido-500g-_JM

 

Villaborghesi 250g Torrado e moído- http://produto.merca...-moido-250g-_JM

 

Villaborghesi 250g Torrado e Moído (Exportação)- http://produto.merca...g-exportaco-_JM

 

Kit Presente Villaborghesi - http://produto.merca...la-borghesi-_JM

 

Caso precise de mais informação, estou a disposição. Trabalho na região de Campinas.

 

 

Nelson Hitner Filho

(19) 99453 3827 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Finalmente resolvi aparecer nessa comunidade de amantes pelo café

 

Gostaria de abrir o tópico para poder saber a opinião de vocês em relação a preços de um café especial vendido no Brasil

 

Estou com um projeto num futuro próximo de abrir uma micro torrefação em SP e gostaria de oferecer Cafés especiais com preços pouco mais acessíveis ao público geral

 

Como sabemos que nem todo café especial é micro lote,

Minha pergunta fica :como País Produtor de cafe sera que nossos cafes especiais poderiam ser mais baratos ??

 

Questões também como pacotes de 250 g x 350 ( mais comum nos Estados Unidos )

 

Não sei quantos Torrefadores estão presentes pra poder compartilhar experiências e Opiniões

 

Grato

Olá Kyo,

Achei esse tópico interessante. Acabei de começar uma microtorrefação de cafés especiais aqui no sul de Minas e o intuito é justamente esse - oferecer café bom a preços acessíveis pro consumidor. Infelizmente, como muitos já citaram aqui, o frete ainda representa um elemento de resistência (já que não temos cafeteria), mas temos praticados preços de $17-$21 para os pacotinhos de $250g, e todos os cafés que compramos são pontuados acima de 85. 

A solução é realmente estimular mais o mercado, através de café acessível, para que cada vez mais estabelecimentos ofereçam os nossos pacotinhos, com maior rotatividade. Então, acredito sim que tem muito espaço e um mercado carente pra proposta que você tem em mente. :)

Se quiser trocar mais figurinhas estou à disposição. O nome da nossa microtorrefação é BICA - torradores de café. :)

Abraço,

Juliana

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Juliana,

Visitei o site da sua torrefação agora e a foto do grão oleoso (Sítio Barra Grande) me assustou um pouquinho. A torra é tão escura mesmo? Para mim, muitas vezes o problema inicial é que não conheço a torrefação e não quero arriscar comprar uns x pacotes (frete mais razoável) e desisto. Na Alemanha muitas torrefações oferecem um kit boas vindas, tipo 3 cafes diferentes com preço reduzido (só na primeira compra) para conhecer o estilo de torra e ver se agrada.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...