Ir para conteúdo

Xícaras: pequenos recipientes para o pretinho básico


Guest Anita

Postagens recomendadas

Guest Anita

Temos dois tópicos sobre copos e as xícaras já andaram até por lá (além de outros espaços), mas estas pequenas, tão importantes para o ritual do café, não tinham seu próprio título. Espero não ser redundante abrindo este assunto.

 

Fotos de xícaras são muito bem-vindas aqui, mas também podem continuar no querido fórum de Fotos, fotos, fotos...

 

Queria comentar sobre as xícaras que podem ir ao forno.

 

Para quem viu a última edição da Revista Espresso, havia várias receitas com café servidas em xícaras, solução simples e elegante.

 

Uma das receitas, de suflê de café, vai ao forno na própria xícara, que por isto deve suportar alto calor.

 

A receita pede 3 xícaras de 100 ml, para 3 doces.

 

Uma sugestão de marca que aguenta é a Le Creuset, que costuma ser bastante cara.

 

Estes dias vi no mercado Zaffari aqui de Sampa estas de 100 ml na cor branca a R$ 21,00 cada uma. Não são exatamente baratas perto de uma xícara comum e nem pesquisei em outros lugares, mas o preço me pareceu bom.

 

Não comprei, se fizer esta receita será nos ramequins que já tenho, mas fica a dica.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Mas a La Creusa é ferro fundido, não?

 

Será que xícaras de cerâmica não aguentam o forno?

 

Márcio.

 

Márcio, a Creuset é de cerâmica. Penso que cerâmicas cozidas realmente aguentem o forno. Assim como outras que também sofrem tratamento térmico. Só não tenho certeza se qualquer louça (caneca) foi preparada assim e aguenta o forno.

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 3 corações dava essa xícara de brinde na compra de 2 misturas pra cappuccino uma determinada época. Não sei se ainda pode ser encontrada por aí, mas a xícara é muito boa. Volume perfeito, fundo abaulado, paredes grossas pra reter calor. bonita arte... bom, a parte da arte é mentira, mas no mais a xícara é excelente. Já é difícil achar xícaras apropriadas pra cappuccino por aí, quanto mais de brinde. Eu tenho a minha de longa data, mas só agora dou valor. Se encontrar mais, compro certo, e dou pra alguém o pozinho da 3 corações.

 

7726778368_8ba213418b_c_d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

Queria um jogo desses pra mim, mas é muito caro pra importar.

 

Elektra-Cup.jpg

 

Aliás, outro dia consegui comprar uma variação da Sofia que cabe entre 120-140ml, bem legal pra fazer cappuccino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As cerâmicas da Intelligentsia são bem bonitas. Pena que também são caras. Mesmo assim, não sei se vou resistir a Peste Ruiva quando eu for para os EUA em Abril. :P

 

IMG_8775.jpg

IMG_8776.jpg

IMG_8774.jpg

 

http://www.intelligentsiacoffee.com/products/merch#ceramic-glass

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que olho para a xícara fico com vontade de ter uma. :)

Toda vez que olho para o preço, tento me convencer que ele está errado, ou talvez, esteja em reais. 12 dólares a xícara é puxado, hein.  :( 

Aí entrei no site da NotNeutral, que participou do desenho, e a xícara mais barata, vendida em duas unidades, custa US$34!  :o

Pra completar, cotei o frete para a California de 4 xícaras, deu US$15 o UPS Ground Rate, o frete mais barato.  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

invejei as xícaras da Illy

 

como sou preguiçoso pra procurar, tenho 2 de espresso da Dolce Gusto que comprei junto com a cafeteira e outras 2 de capuccino da Nespresso, que também comprei junto com a máquina

 

(não sei se é o lugar, mas quem estiver precisando repor o estoque de cápsulas e estiver disposto a comprar MUITAS cápsulas, a Nespresso tá dando 2 xícaras de espresso de brinde)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou louca por alguma edição especial da Illy. São carésimas. Estou esperando Rogerim fazer um escambo com o pão.

 

780.jpg

 

http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/product.asp?template_id=62&partner_id=2&departamento=dia-das-maes&produto=xicaras-illy-collection-kentridge---kit-ii&dept_id=278&pf_id=780&parent_id=&

 

Tem mais aqui: http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/dept.asp?partner_id=&tu=b2c&departamento=X%EDcaras&dept_id=82&template_id=62&parent_id=4

 

Aceito qualquer kit, não precisa ser esta espelhada, pode ser alguma do Almodóvar mesmo.  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tenho um par dessas Anita, se tivesse mais poderíamos dar um jeito, como gosto de colecionar, essas da Illy espelhadas acho muito bonitas mas não são as melhores para tomar espresso, pra mim as duas melhores são aquelas que inclusive você tem uma que é do Black Cat Project e as NP das bordas bem espessas. No verão prefiro a da Intelligentsia e no inverno as da Nuova Point, são as duas que mais venho utilizando, as vezes uso da Illy ou aquelas um pouco menos espessas as coloridas da NP que também acho um charme retrô as cores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Urgh. :(

 

Rô, a loja daí segue o mesmo padrão estético das demais butiques da marca? Eles costumam ter na vitrine ou no centro da loja uma espiral em metal, são pequenos suportes que formam quase uma escultura e no centro de cada "disco" de metal eles apoiam uma xícara diferente. Fica bárbaro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que essas Illys assinadas são caras em qualquer parte do mundo :/

A vantagem é que são bastante colecionáveis 

 

Quando eu comprei a vice versa , a minha mulher viu uma foto da Illy da Anish Kapoor em uma revista e perguntou se não poderiamos comprar , na hora eu pensei , claro não deve ser muito caro nos EUA , quando eu vi o preço , 150 dolares duas miseras chicaras eu não acreditei.

Com o dolar dilma atual são quase 400 reais em duas chicaras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é muito frufru esse lance de ser assinado, é algo industrial, mesmo com produção limitada e numerada ainda sim são milhares, se fosse algo artesanal feito pelo artista tudo bem, comprem a Illy branquinha mesmo que está de bom tamanho e se quiserem economizar mais ainda comprem a Sofia que é bem parecida com essas da Illy. 

Tenho as cromadas da vice-versa também :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...