Ir para conteúdo

Máquina de Café Expresso para Bar Pequeno


BrunoGbor

Postagens recomendadas

Obrigado amigos. Já providenciei um  local adequado para a instalação da máquina aqui em casa e um filtro. Em breve começarei meus estudos para tirar um bom espresso. Apenas não decidi qual dos moinhos vou ficar, Cunill Brasil ou Rancilio MD50.

Essa semana vou a Curitiba e vou aproveitar para conhecer algumas cafeterias. Semana que vem posto uns vídeos da máquina funcionando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Lipe, acho que o MD50 seria uma opção melhor.

 

Além das diferença apontadas pelo Lipe, o Brasil 2008 da Cunill usa mós de 60mm contra 64mm do MD50. A diferença é pequena, mas existe...  :rolleyes:  Sem falar que é mais fácil de deixá-lo "doserless", se isso for desejado.

 

A única "vantagem" do Cunill é que esse modelo parece vir stepless de fábrica, e o Rancílio tem 250 "passos" (50 por volta, 5 voltas). Não acho necessário transformar em stepless, o ajuste é excelente como vem, mas se quiser é fácil de mudar isso e deixá-lo stepless.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi todo mundo falando que não tinha problema ligar direto sem filtro por algum tempo, a primeira coisa que me veio à mente é que a gente não sabe quando virá um detrito pela torneira... se entupir um restritor ou, pior ainda, danificar o medidor de fluxo (essa máquina tem dosagem volumétrica, né?), dai danou-se.

 

Concordo com Felipe, seria melhor usar um galão de água filtrada ou garrafão de água mineral de boa qualidade enquanto não instala o filtro.

 

Como a gente não sabe o modelo da bomba, o recomendável é manter o galão no mesmo nível ou acima da máquina, pra não forçar. Se colocar o galão embaixo (no chão, por exemplo) costuma funcionar, mas os fabricantes de bomba rotativa sempre avisam que não se deve fazer isso nos modelos que usamos em máquinas de espresso. Parece que a há bombas especializadas em "empurrar" e outras em "puxar" água. As de espresso "empurram", por isso indicam, além da pressão máxima, uma pressão mínima na linha de fornecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

A máquina ficou parada um bom tempo aqui em casa, hoje fui testar com um galao e ela nao ta puxando a agua pro boiler. Alguma dica?

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...