Ir para conteúdo

Máquina de Café Expresso para Bar Pequeno


BrunoGbor

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

Estou abrindo um pequeno bar na minha pousada. O movimento não vai ser lá essas coisas, atenderia o público interno da pousada (16 pessoas) e visitantes esporádicos. Foco vai ser expressos e capuccinos. Uma máquina como a Gaggia Classic ou Rancilio Silva aguentaria o tranco? Quais outras marcas nessa faixa de preço voces recomendam? Também não tenho capital para uma profissional e acho que não valeria a pena devido ao meu tipo de demanda.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que neste caso valeria mais a pena uma superautomatica da gaggia ou saeco.

Só não pega a xsmall pq os reservatórios de água e borra são muito pequenos e ela vai ficar te perturbando toda hora.

 

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo, obrigado pela resposta. Prefiro a qualidade das semi-automáticas. Achei uma Iberital L'Anna 1G, com moinho Cunil Brasil por R$ 3200,00. Estou fechando com o vendedor. O que vocês acham dessa máquina? De acordo com o vendedor foi usada por 3 meses parece em muito bom estado.

http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletrodomesticos/maquina-de-cafe-expresso-208098957


Estava com um Moinho Rancilio MD50 zerado, que vou acabar vendendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá com preço muito bom, painel eletronico com dosagem volumetrica programada(bem pratico), parece ser bomba vibratoria mas para sua pequena demanda é o mais adequado, deve ser uma HX de +- 2l que tera ótima estabilidade e baixo consumo de energia, na verdade esta maquina é mais do que o suficiente para só 16 shots/dia e vai durar pra sempre se for bem cuidada pois é toda em aço.Se puder postar umas fotos dela por dentro tirando a tampa daria para ver melhor os componentes, mas a principio para ser uma profissional de pequeno porte, logo as peças internas devem ser de alta qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando chegar eu tiro umas fotos Felipe. O bar não está pronto ainda. Agora estou em dúvida vou ficar com 1 moinho sobrando. Entre o Cunill Brasil e o Rancilio MD50? Qual que vale mais a pena ficar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe, se o folder é condizente à realidade, é caldeira HX grande de 6L no total, enorme, pra uso comercial mesmo. São 1800W, mas o tempo de aquecimento deve ser bem longo, no mínimo 1h.

 

E onde achou a info de bomba vibratória? A especificação dá a entender que seria rotativa (Pump and Motor built in)...

 

PS: Diagrama de peças e vistas explodidas (PDF)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe, se o folder é condizente à realidade, é caldeira HX grande de 6L no total, enorme, pra uso comercial mesmo. São 1800W, mas o tempo de aquecimento deve ser bem longo, no mínimo 1h.

 

E onde achou a info de bomba vibratória? A especificação dá a entender que seria rotativa (Pump and Motor built in)...

 

PS: Diagrama de peças e vistas explodidas (PDF)

 

 

1800w é tranquilo, uma gaggia gasta 1600w e o secador de cabelo da minha mulher gasta 2000w, 6litros é razoavel para casa e 1 hora acho exagero para aguecer, 20 min-25min deve ser mais que suficiente pra começar a usar, sobre a bomba vibratoria fiz uma suposicao por isso pedi as fotos dela aberta, mas como tem o manometro da bomba seria muito improvavel ser uma ulka mesmo , mas para o uso descrito creio ser uma maquina perfeita.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do Bruno ter dito que nao partiria pra uma profissional foi o que exatamente ele fez ahhaababababababbaabba

mas é isso ai, tenho certeza que nao vai se arrepender e dificilmente pegaria maquina melhor com preço bom, parabens pela compra e faça um review dela para nós vermos como a garota se comporta :]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe! Nao partiria pelo preço, mas essa estava bem em conta e nao achei outras mais simples que eu estava em mente com a Silvia ou Gaggia Classic.. Entao foi essa R$ 3200,00 com o moedor :))


Pode deixar Gilberto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com toda galera, também acho que fez uma ótima compra, Bruno. O timing foi providencial!  :D

 

@Felipe, o manômetro de pressão de extração ("da bomba") não implica em limitação ao tipo de bomba. Minha Technika usa bomba vibratória Ulka e tem manômetro na linha da bomba d'água também, não apenas na caldeira. E é o mesmo manômetro usado na versão WT-WC, que vem com bomba rotativa.

 

Sobre a potência, citei os 1800W como sendo uma potência baixa para a massa metálica mais o volume de água. Pelo seu comentário, vejo que não fui muito claro e creio que você entendeu o oposto.

 

Uma Gaggia com 1600W (800W x2) precisa aquecer aproximadamente 430g de alumínio da caldeira, uns 350g de metais do grupo, válvulas e tubulações e 125ml de água antes de começar a operar. Demora no mínimo uns 6~8min pra desligar o termostato pela primeira vez e de 10 a 15 minutos pra estabilizar. São 1600W com massa total inferior a 1Kg para aquecer.

 

Essa máquina precisa aquecer aproximadamente 3,5L de água e pelo menos uns 6Kg de metal da caldeira, mais uns 3Kg de grupo, tubulações e válvulas. São mais de 12 Kg de massa total a aquecer com 1800W. são apenas 13% a mais de potência pra 12x mais massa do que seu exemplo da Gaggia. Daí meu "chute" modesto de 1 hora. Creio que demore até mais pra estabilizar bem mesmo.

 

Pra referência, minha Technika demora no mínimo 35~40 minutos pra ficar utilizável pela primeira vez, mas demora quase 1h pra ficar estável a ponto de poder extrair vários cafés sem interrupção ou tempos de espera. Caldeira de 2L (dá mais ou menos 1.2L de água), massa de uns 3~4Kg de metal fora grupo de inox (6Kg), válvulas e tubulações. O elemento aquecedor tem 1400W com massa total de uns 10Kg a aquecer.

 

E nem estou considerando os diferentes coeficientes térmicos e as taxas de transferência entre materiais, isso é coisa pro Sergio calcular...  :P

 

Fez mais sentido agora? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido sim claro, mas nem todos são tão exigentes com a estabilização e aposto com você que ele não vai esperar 2horas pra usar a maquina e depois de 25 minutos já vai estar usando e adorar o resultado mesmo assim, e pelo preço não teria opção melhor.  


"@Felipe, o manômetro de pressão de extração ("da bomba") não implica em limitação ao tipo de bomba. Minha Technika usa bomba vibratória Ulka e tem manômetro na linha da bomba d'água também, não apenas na caldeira. E é o mesmo manômetro usado na versão WT-WC, que vem com bomba rotativa."

Isto eu não tinha visto ainda, li algumas coisas como a pressão ser instável e ter que instalar capilar e manômetro de baixa sensibilidade para ser legível,  ficaria muito surpreso em ver uma maquina com manômetro e bomba vibratória de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mês que vem vou fazer um curso aqui em Porto Alegre para saber como aproveitar ao máximo todos recursos da máquina. Aí vamos ver  diferença entre 25 minutos e 2 horas para estabilizar a temperatura. Até agora tudo que sei sobre como operar uma máquina foi na internet, vamos ver na vida real. Muito obrigado pelas dicas pessoal, quando pegar a máquina posto umas fotos aqui para vocês.

 

O moinho Rancilio MD50, provavel que bote a venda, dependendo do estado moinho Cunill Brasil. Não vou ter espaço para 2 moinhos no bar/café...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente como o Cabral comentou uma máquina com caldeira de 6 litros e potência de 1800w näo ficará pronta para o primeiro shot em 25 min. lembrem-se quando se fala em espresso a temperatura ideal é 90 c acima na saida do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thumb_IMG_4389_1024.jpg?dl=0


2016_06_17_18_08_44.jpgsubirimagenes


2016_06_17_18_13_47.jpgsubir fotos


2016_06_17_18_13_53.jpgsubir imagenes


Testei e está funcionando, tem mais alguma coisa que preciso conferir? Ainda preciso providenciar um filtro de água (qual vocês sugerem?) e um local adequado para instalar. O moinho Cunil Brasil tambem está funcionando direitinho. Gostei é bem compacto e leve, em relação ao MD50 que parece um tanque de guerra.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testou a pressão da bomba?? Quando vc aperta pra tirar café o ponterinho marca 9bar?

Filtro? Eu usaria um Pentair de 5" que aguenta o tranco de boa.

Local eu colocaria ao lado de uma pia, ou pelo menos perto.

Ahhh... Parabenss, lindona a maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tamanho, não necessariamente tem q ser pentair, se vc comprar um mais barato tmb vai servir, depois é só se preocupar em usar o refil de bloco de carbono de boa qualidade e ja era.

Eu comprei o meu de 5" de uma marca da Leroy e paguei 100,00 já com torneira de aço e plug, comprei o famoso "ponto de uso", coloquei um Tee antes da torneira e levei pra maquina e ainda posso utilizar o filtro pra agua da casa.

O filtro tem vida util de 6000L ou 6 meses. Com certeza teocarei pelos 6 meses e acho q num pequeno bar, se for servir coados, vale agua de qualidade semelhante a agua do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um filtro desse:

http://www.leroymerlin.com.br/filtro-com-torneira-transparente-5-equation_89264882?origin=555495a7e73fceb233449db8

 

Com esse adaptador pra levar agua pra maquina:

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/adaptador-12-filtrotorneira-para-mang-10mm-15404-MLB20102999129_052014-O.jpg

 

Sim, é caro.

Sim, faz diferença no café, tanto espresso quando coado. Talvez vc não vá sentir a diferença agr no inicio, mas com a aprendizagem e o tempo vc sentirá. =D

 

Ahh.. O filtro nem é pelo café, é pela maquina. Pelos dois.. Hahahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria q não, a água do Brasil é muito boa.

Os puristas diram q sim.

Hahahhahahahaa..

 

(Ouuu, depois posta um video da monstrinha aii.. To curioso pra ver ela ligada e tals. Tmb estou curioso pra ver o interior dela =X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana essa máquina mesmo e o preço foi de ocasião, excelente compra.

 

Sobre usar sem filtro, provavelmente não prejudicará a máquina em pouco tempo, mas o café certamente será bastante prejudicado. O cloro que tem na água da rede matará grande parte das qualidades de um bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...