Ir para conteúdo

Mostre Aqui o Seu Cantinho de Torra


Mortari

Postagens recomendadas

Como a torra doméstica tem crescido bastante no CdC (basta ver o sucesso cada vez maior das compras coletivas) e considerando que o mercado nacional é bem carente de equipamentos para esse fim, fiquei curioso em ver como o pessoal tem se virado pra torrar café em casa, seja com equipamentos importados (a duras penas) ou com adaptações em pipoqueiras, fornos, máquinas de pão, panelas etc.

 

Então, inspirado no tópico Mostre Aqui o Seu Cantinho do Café, que é mais dedicado ao preparo do café (máquinas moedores etc.), achei legal abrir um Mostre Aqui o Seu Cantinho de Torra dedicado exclusivamente às nossas "ultra-nano torrefações" domésticas. A ideia aqui não é detalhar torras realizadas (pra isso já temos o Torrando hoje...) mas sim postar fotos do nosso cantinho de torra, muitas vezes adaptado, improvisado e ou itinerante dentro de nossos lares.

 

Pra inaugurar vou postar o meu cantinho, que já teve várias configurações, com equipamentos e adaptações diferentes, em casas diferentes, mas que infelizmente não tenho registro fotográfico de todas.

 

Por ter começado a me aventurar na torra doméstica com a PopFun e ter ficado com ela por muito tempo, segue primeiro a única foto (péssima) que tenho mostrando um plano mais geral do cantinho quando usava ela, em sua última configuração (com Arduino + Roastlogger):

 

27723563111_e87fb9159e_b.jpg

 

 

Atualmente continuo torrando na sacada do apartamento, mas agora não mais no chão e sim em cima do meu "home office" (é só uma escrivaninha mesmo). Uso um Philco Air Fry adaptado, com controle de calor pelo Arduino + Roastlogger, deixo um ventilador ligado atrás pra não aquecer demais e derreter as partes plásticas da carcaça (ainda tenho que resolver isso) e fico com uma lanterna em mãos pra checar visualmente os grãos durante a torra:

 

27723176671_da24d0f577_b.jpg

 

 

E completa o cantinho o resfriador que fiz usando uma caixa de MDF (roubada da esposa) com a tampa cortada + tela de uma peneira pra feijão + ripas de madeira, para ser usado com o aspirador de pó:

 

27723170011_4057631241_b.jpg

 

27187106984_b350e03208_b.jpg

  • Curtir 24
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cantinho transiente:

 

71253158409dd45583e280ec5deaa701.jpg

 

Agora terei de arrumar a sacada, fui proibido de torrar dentro devido ao fumacê... [emoji16]

 

 

E excelente o do Mortari. Principalmente o resfriadô! Sensacional!

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, to curioso pra ver os cantinhos do resto da turma.

Gil, na verdade não resfrio na gaveta, o resfriador fica no chão mesmo ou em cima de qualquer coisa atrás de mim, junto ao aspirador de pó. Coloquei ali na gaveta só pra sair na foto. E não tem nenhum motivo específico pra ser tão profundo, a caixa que usei era dessa altura e não quis diminuir por 2 razões: (1) preguiça, já que não iria melhorar em nada a função dele e (2) achei bom deixar o espaço caso no futuro resolva adaptar algum sistema de ventoinha(s) ali ou algo do tipo pra eliminar o aspirador. Outra vantagem de ser alto assim é que consigo colocar sacos de café verde dentro dele e, assim, acaba ocupando menos espaço no armário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria postar foto, mas nem tenho canto, instalo tudo na mesa da sala, marófo o Ap inteiro, os caras reclamam e é isso aiii... Hahhahahhaa

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha eu já postei..., nada especial, um cantinho da varanda kkkkkkk

Mas pra quem n viu:

 

image_zps5ew8uk0m.jpeg

 

A vista, apesar de na foto parecer uma "favela" não é tão ruim rs, uma outra hora eu posto a foto da vista.

 

Já meu cantinho n tem muita salvação kkkkkkkkkkkkkkk

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz... :blink:  torrei café enquanto almoçava lá em casa e nem me ocorreu tirar uma foto do "circo montado"... :rolleyes: 

Vou tentar lembrar de tirar umas fotos da próxima vez ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, manda a foto mesmo assim!

Acho que ninguém aqui (ou muito poucos) tem um cantinho fixo de torra, o legal é justamente ver como o pessoal "monta o circo" (© Cabral).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí meus cantinhos de torra! Com o bolinha não tem muita complicação não... Torra em cima do fogão e resfriamento no quartinho de serviço pro vento não espalhar as películas. Esse monte delas é o acumulado de três torras seguidas.

 

xkbyuF5l.jpg

 

ns0gcScl.jpg

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o meu cantinho aí:

 

627882c8732edd9350811e144fc4be12.jpg

 

Airfry Philco extensamente modificada (resistências aftermarket, aletas no tambor, eixo rolamentado, sonda BT, sonda ET, ventoinha 120mm 220v, controle por arduino + roastlogger, chapa defletora superior, motor DC, controle de velocidade do tambor).

 

Já tenho esse equipamento há quase 1 ano e agora considero que possuo know-how pra operar e torrar adequadamente.

 

Não custou R$ 500 e está atendendo as expectativas.

 

Abs.

  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado é que essa Airfryer é tudo menos uma airfryer, por isso os consumidores reclamaram tanto.

 

Ela tem uma bandeja coletora embaixo do tambor que retém 90% das películas. Um pouco fica no tambor, mas é irrisório, uma peneirada já resolve.

 

Essa foto eu tirei nesse último domingo, antes da torra. Fiz 3 batches de 200g e a até pensei em tirar uma foto da "sujeira".....rsrs. Da próxima vez eu faço isso.

 

Quanto ao café, eis uma amostra. O café é o Luke, do Campo Místico:

 

KveXRos.jpg

 

pOMuceP.jpg

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela resposta! Weiler, nesse caso, entre o primeiro e segundo C vc aumentou a temperatura e diminuiu a ventoinha (forneceu mais calor ao sistema?). Andei olhando alguns perfis de torra, e os que vi geralmente faziam o oposto ( depois do 1C diminuiam a temperatura). Esse grão pede este perfil de torra? (se eu estuver falando absurdos peço para relevar minha ignorância, ainda estou engatinhando nesse mundo das torras :) ).

 

Edit: ou aumentar a resistência significa justamente o contrário? (Diminuir a temperatura?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que por volta dos 11min eu subi a temperatura (vermelha) e baixei a ventoinha (azul). No meu caso, a ventoinha não serve para resfriar; ao contrário, ela aumenta a convecção e isso faz a temperatura subir vertiginosamente.

 

Meu torrador tem uma característica peculiar que o diferencia dos outros projetos baseados na Aifry da Philco. Eu uso uma ventoinha AC 220v de 120x120mm, enquanto a original é um cooler de PC de 80x80, voltagem DC. Ela produz muito mais convecção do que a original, além do fato de eu poder controlar o fluxo de ar pela velocidade dela.

 

O 1º crack ocorreu por volta dos 13 minutos, então deixei como estava por alguns instantes e depois zerei a resistência e subi a ventoinha. Com isso, embora sem o calor direto das resistências (indução) eu mantenho o calor pela convecção e não queimo os grãos no final da torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

São 3 cantos do café em casa, um dentro de casa, um na garagem que estou usando o bolinha em um fogão a gás velho e um outro quando não quero limpar a sujeira faço em uma área externa onde tem a divisa com um pomar, segue foto desse cantinho externo:

 

EE2FD912-E9A5-471F-B480-40AE0D16E70F_zps

 

05418824-D94F-4E0F-A1CF-6A62FC47A481_zps

 

162DFEE0-5A5E-46C0-A666-DD01B62114CE_zps

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou usando o coletor de películas no meu Gene Bernardo, acho que sou meio surdo e acabo não escutando os cracks direito, por isso que prefiro torrar fora, se bem que o gene faz muito pouca sujeita, excelente torrador o único contra é a limitação de grãos, se fosse até 1kg pra mim seria perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho Rogério, as vezes da preguiça de fazer três ou quatro torras. Em contrapartida quando não sai como querias perdes pouco ...

Também pensei em bolinha para quantidades maiores, mas o risco de nao acertar bem no ponto ... e o investimento em algo maior e grande e só compensaria para uma quantidade significativamente maior do que nosso consumo (500 a 1000gr/mês) e diversidade de grãos.

Identificar o 1C já faz tempo que não e mais problema: o cheiro muda marcadamente, passa do agradável cheiro de pão forneando para um cheiro acre, como de ácido ou queimada, que ofende as narinas, nao tem como errar, esse é o momento exato.

E o 2C , normalmente não chego nem perto, mas quando acontece faz um barulhão, tipo pipoca explodindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, você torra 600g de uma vez só?

Rafa,

 

Sim, torro 600g de uma vez ! Mas normalmente 500g, pois 600g considero o limite máximo e, o mínimo 400g.

O café da foto é um café mais simples, o dito "café com gosto de café " , torrei pra fazer cappuccino pra patroa.

28204000692_8c99c0abfa_b.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar usar esse coletor, usei só quando comprei o torrador, a vantagem é sujeira zero, da pra torrar em cima da mesa, só para resfriar o café que complica caso queira fazer resfriamento externo. Estou fazendo tentativas com o bolinha também, fazendo batchs de até 400g, realmente pra errar é fácil, de 4 torras que fiz uma passou do ponto e esta com aquele gosto de queimado de fundo, já o gene é sempre de 230 g, podiam ter feito um pouquinho maior viu hehehehe Aquela versão nova é o preço do olho :/

Boas torras Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...