Ir para conteúdo

Mostre Aqui o Seu Cantinho de Torra


Mortari

Postagens recomendadas

Diogo, sobre o iroast tem um tópico sobre ele, andei postando uns perfis lá com ajuda do Cabral, depois da um alô por lá para trocarmos ideias.

 

IMG_3667_zps7i41ejks.jpg

 

Como o meu apartamento é pequeno, tive que me contentar com a lavanderia para torras mais complexas (montei uma area na sacada, mas cabe apenas 1 metodologia de torra por vez). Instalado a pedra, resolvi chamar o amigo João para uma "inauguração ".

 

IMG_3668_zpsqtmguk3x.jpg

 

Foi uma novela arrumar os bagulhos pra torrar com o bolinha. De cara não pude comprar o botijão para ele, pois como moro em apartamento, a convenção interna proibe (eu ia comprar o de 2kg, mas parece que estão deixando de produzir). Toca eu atras de um substituto. No final optei pelo fogareiro a gas com refil de butano.

 

Bom, como os colegas alertaram em outro topico, queimar a tinta foi cruel. Fiz a noite, na varanda, pra tentar passar desapercebido mas deu 5 minutos a vizinha do andar superior interfonou perguntando se minha casa pegou fogo rsrsrsrs. Tive que parar e continuei no dia seguinte. Para nao incomodar novamente, fiz dentro de casa, no fogão. A casa ficou meio aromatizada, mas logo passou (ou meu nariz que parou de funcionar, sei la).

 

Muita novela depois, dia de testes. Torramos 2 cafés, o Forquilha da CC e um verde Seleção do Mario. Utilizamos o iroast, o airfry e o bolinha. De cara eu e o João achamos que o fogareiro não daria conta, mas com batche de 200g ele torrou em 12 minutos, achei bem razoável.

 

O João esta fazendo as comparações na casa dele (sem um resultado final ainda), mas parece que o café torrado no bolinha superou as espectativas (não que seja melhor, mas é incrivel que um método tosco deste ofereça um resultado tão bom!).

 

Sobre o fumacê, como estava ventando (do lado certo), o cheiro saia direto pra janela, a casa não foi (muito) contaminada.

 

E antes que santifiquem minha patroa, o preço combinado foi deixar a lavanderia impecável (antes e depois do uso), o que se traduz por recolher e guardar toda a roupa do varal rsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi Aurelio, como eu estou com estoque alto da última torra do bolinha (na chácara e com fogo a lenha), ainda não fiz torras do mesmo grão aqui em casa (para mim) para comparar as metodologias de torras. O que posso dizer é que pelo menos no aspecto externo, os cafés saem bem diferentes de um sistema para outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala Alex, não se ofenda! Rsrsrs

Tosco no sentido de algo bruto, quase origens mesmo (mais que isso só se fosse naqueles panelões da época do Brasil colonial).

Mas acho muito artesanal (eu curto o lance artesanal), apesar de torrar de tempos em tempos na chácara do meu tio, providenciei todo o aparato para fazer na minha residência tb.

Aliás, vc ficou de me arrumar um pouco de café que vc costuma torrar no bolinha rsrsrs (agora vai perder um pouco da graça pois estou torrando tb), mas podemos trocar ideias lá no topico do bolinha (do qual eu apenas leio - estou muito verde ainda para postar lá).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk Rodolfo, tranquilo. Falei porque sei que é um admirador do método. Que felicidade que você o aderiu!!! Eu realmente lembro e pretendo cumprir a promessa rsrs. Eu até cheguei separar para te entregar na, mas como trabalho viajando, acabou ficando velho antes de eu ter tempo de te entregar. Eu comprei um fogareiro a gás e agora vou começar a torrar em SP também. Assim que eu fizer nos falamos!!! Abração!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, nunca vi pessoalmente um bolinha funcionando, mas é muito doidera pra fazer no fogão normal de casa ?(no meu caso é ap também, e não tem sacada!) - digo depois de fazer essa queima das tinta, pois posso fazer isso em outro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Aqui meu cantinho. Meu torrador não está nele, mas guardado, pois vou operar e ficarei um tempo sem torrar. Esse veio para receber peças novas (dentre elas um tambor duplo de alumínio, que, aliado ao exaustor, fez uma diferença enorme na hora de torrar cafés mais claros) Está recebendo uma boa regulagem tb. Como é igual....

 

6e6bd1b451033d4cd4792fb86c3df525.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rodolfo e o Allex são os 'torradores' raiz heheheh o Guilherme é o torrador nutella!

 

Sem ofensas, mas tinha que fazer a observação.

 

Meu cantinho de torra vai ser inaugurado em uns 15 dias, daí posto a foto. Vai ser voltante, uso, guardo, uso guardo, tem que ser coisa pequena e prática, pois não tenho espaço livre.

 

Abraços a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julgando cor da torra, seria mais torrador carvão e torrador nutella, ne? Rsrs

 

E considerando que o Guilherme construiu esse torrador e os outros compraram o bolinha etc., acho que o Guilherme é o torrador raíz aqui.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Cara queria muito, mas não tenho espaço, preciso de algo bem compacto e leve ... Que massa esse projeto dele, top. Conte mais das experiências.

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia de torra!! Estou gostando bastante do STC que comprei recentemente do Guilherme Torres. Recomendo fortemente o investimento!

Guilherme e esse resfriador aí? Kkkk gostei... Rapaz preciso de algo rápido e prático para tirar as películas... É a coisa que acho mais chata... E não gosto de usar o Torrador para tirar pois tem que ficar abrindo ele para limpar... [emoji16]

 

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...

Atualizando com a modernidade adaptada pelo amigo Beto-o !! Pense em um cara feliz ! :) 

cAGzbf7jtdvqnafkJkUXyN-riQD2htpMV6ysq6oWhbofhmWbxmhWrpLqwCTd39L6nDHeUr5IPUw4_Hma6vLdE-rBo2wPilnd5cd7ZeTajz4ADkZTQjqZswngC1UEkpX_1m7Xz8c3nTegGMqZk4sqxdw_lrH_6eY6Bjr5ex9mCp1f3zmSV6lkgYwHanFTOyNNGmaX2VzxZjLl4mF0dL_IR35JMEoYcf71B0Vn27Qf-liKYIpveSMxWYnX1t8Mr8JT5zjdfggb2MJ0oJiJa1PlfUMrTb9FpP5MGDlD-dpKJdRX0q_5Sn9RS6wQSjTXp-XBDmy4vr8rkfXIIOaUidtadAJLdecHmmpHWIQiq39mKbBMLhLOP6Pe4YyJrbltsX4RFV4FRLRp7yj_fXQCdH3v8hpAcHyuzoO3zx7ljjTEV2z67SkXZbFziKGO2VEPCqobF22qHVOYgoin9odrfjGF7xpVNNgn7JRvrrRcQtCQpQyKcAV5gL6JOeTTekEXV20LfIH5qieZaKsCLxr8n2uZXAIilbovZ2hIrN7DeB2NxLnD2saKIcZoJYOUqQU-LNZENJxNv29kZVCUTs029CK9eNKl_urVtK-ayMisC_lGOxeiY9cxN-gR=w883-h662-no

Antes pra torrar eu derrubava meia goiabeira ( seca claro ) no machado, fazia um fogo de um metro e torrava meus cafés só lá em minas. Agora é um tranquilidade que só ! Na pia da cozinha, 15 minutinhos tá pronto! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue demais Alex! Meu objetivo agora é encomendar um torrador do Guilherme!
Agora, que estou penando estou, nunca tinha torrado! Torrei umas sete vezes só até hoje. [emoji29][emoji29]

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesquita, torrar o próprio café é um bichinho que te morde e você nunca mais se cura e isso é ótimo rsrs e só melhora com o passar do tempo!!! Meu Próximo objetivo é estudar e partir para um Carmomaq ou coisa do tipo e inaugurar minha torrefação aqui em SP ou lá em Minas no sitio mesmo e vender café bom a preço bom pela internet!! Sonho antigo mas cada vez mais perto se Deus quiser!!

 

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

 

 

 

O

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Tive contato com muita gente do meio (torrefadores) durante um curso que fiz, e a coisa mais engraçada é ver que aquela torra que achamos "passada demais" foi fruto de muito estudo e é tida como "a melhor" para o público alvo.

Uma amiga de curso relatou que o lote com maior reclamação da torrefação da família dela foi um lote de café especial com torra média (o padrão deles é torra escura), e a reclamação principal foi que o café "estava fraco".

Um outro colega barista falou que a grande maioria dos clientes procuram o espresso ao invés dos coados, na cafeteria dele, e no espresso valorizam o amargor.

Essa vai ser uma das dificuldades de qualquer amante da arte ao enveredar por esta profissão (mestre de torra). 

 

Creio que para uma cafeteria ou torrefador poder ter "livre expressão", como o CoffeeLab, ela vai ter que criar antes uma "aura hipster", senão corre o risco de ser de cara massacrado pelo grosso dos consumidores.

 

@Allexlimaa2, tb sonho com um carmomaq ou probatino, mas o meu sonho está muito mais longe que o seu rs (pois o meu vai ser por puro hobbie mesmo).

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café fraco com torra média é facil resolver. só aumentar a BR como muitas cafeterias fazem.
Eu acho que a filosofia de torra está diretamente conectada ao publico que você quer agradar.
Mas também acho possivel torrar para os dois perfis de publico assim você consegue vender
muito para a grande massa que consome café porcaria mas também vender para quem admira
um café bem torrado.

O que eu ainda acho que estamos muito longe aqui é de ter torras excelentes para espresso
(leia-se padrão squaremile/blue bottle/slate).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi esse assunto café fraco, forte, torra clara, media escura, da um tópico só disso né? Mas enfim, quando comecei a torrar cafés para vender nas minhas viagens lá em Minas, o começo foi claro torras médias pra mais, e isso cativou os meus amigos " clientes" de um jeito que hoje toda vez que viajo não consigo atender a demanda. Porem pra mim essa torra não me atende, uma vez fiz um teste, baixei o ponto da torra e foi exatamente isso. Reclamaram que o café estava fraco, até o meu pai reclamou rsrs. Então hoje dos 30 kgs que torro por vez, 25 são no ponto " tira logo de São queima rsrs" então realmente é um caso muito sério essa transição do tomador de café comum para o especial. É difícil sair dos carbonizados. Os " ótimos extra forte"

 

@rodolfomatsuzaki espero sim meu amigo que nos próximos 5 anos eu consiga estruturar esse negócio, e realizar as compras necessárias! Torço pra você também!!!

 

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

 

 

 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se existe isso de "café fraco" (que o grão esteja fraco).
Pq se fazer BR baixo sei que pode aparentar "fraqueza" pra quem toma. Mas no grão em si, antes de preparar o café, alguem sabe se existe?

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra media/clara geralmente é mais associada com menos corpo logo as pessoas
dizem que é fraco, principalmente comparando uma mesma BR de uma torra mais
media/escura.

Mas no sentido da palavra café fraco para mim seria com menos cafeina ou até
descafeinado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...