Ir para conteúdo

OPV Tabajara na Gaggia Color / Dose


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Tem alguma mínima chance de essa enjambração funcionar? Eu gostei!

http://dir.groups.yahoo.com/group/Gaggia/message/14323

 

O cara simplesmente pega a válvula redutora de pressão original (de plástico), abre, passa veda rosca pra não vazar e não rosqueia até o final ao remontar, regulando a pressão conforme aperta mais ou menos. Nas fotos dá pra entender melhor.

 

Antes:

7706641762_35295eb90f_d.jpg

 

Desmontada:

7706641588_6c3ef2a502_d.jpg

 

 

Depois:

7706641900_3cdb98a0d8_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve funcionar sim. Ideal é ter um porta-filtro com o manômetro, colocar a fita PTFE na rosca, e apenas dar 1 ou 2 voltas no encaixe. Aí ir medindo e apertando para chegar na pressão. Se for sem fluxo na saída, de repente vale deixar um pouco mais de 9 bar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tem uma muito hi-tech e de baixo custo que você têm - seu paladar... ;)

 

Veja se acha um ponto legal de moagem, dose e fluxo que te agrade. Se estava tendo problemas antes, pode ser a pressão. Diminua um pouco (soltando a mola) e volte a fazer café. Veja o que mudou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tem uma muito hi-tech e de baixo custo que você têm - seu paladar... ;)

 

Hahaha! De baixo custo é, mas não é muito precisa, não! :)

 

Pergunto se não muda a vazão sem o portafiltro. Não teria como estimar a pressão pela quantidade de água que sai em x tempo? Não sei nada sobre bombas e válvulas, então não sei se seria esse o comportamento esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não muda a vazão sem porta-filtro, com pressão baixa a OPV não abre.

 

Você pode usar a técnica de fechar a saída do grupo com um filtro cego. Aí a pressão subirá e será limitada pela OPV. A princípio, até dá para estimar qual é a pressão de abertura com o fluxo de saída da OPV. Se olhar o gráfico de pressão e fluxo da sua bomba, que deve ser a Ulka mais comum (ou Invensys meio cópia da Ulka) provavelmente o fluxo em 9 bar é aproximadamente 200 ml/min. Pode medir 15 segundos e ver se da 50ml ou 30 s para dar 100ml. Mas sua máquina tem a válvula de retenção no grupo também, não? Tem que ver como isso vai influenciar a pressão na saída.

 

Melhor coisa mesmo é medir com um manômetro no porta-filtro...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Se você chegar em uma pressão ideal, confiavelmente aferida, e achar que não precisa mudar mais, eu sugiro colocar Super Bonder ao redor para evitar vazamentos. A maquina vibra muito e ao longo do tempo pode ocorrer da tampa sair do lugar, alterando a pressão e até mesmo soltando. Se isso ocorrer vc poderá ter problemas sérios, possivelmente até um curto, em razão da pressão com que a água vazará por dentro da maquina.

 

Essas OPVs plásticas da Gaggia são bem ruinzinhas, a minha tinha uma dessas. Não se deve abusar muito dela.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não muda a vazão sem porta-filtro, com pressão baixa a OPV não abre.

 

Você pode usar a técnica de fechar a saída do grupo com um filtro cego. Aí a pressão subirá e será limitada pela OPV. A princípio, até dá para estimar qual é a pressão de abertura com o fluxo de saída da OPV. Se olhar o gráfico de pressão e fluxo da sua bomba, que deve ser a Ulka mais comum (ou Invensys meio cópia da Ulka) provavelmente o fluxo em 9 bar é aproximadamente 200 ml/min. Pode medir 15 segundos e ver se da 50ml ou 30 s para dar 100ml. Mas sua máquina tem a válvula de retenção no grupo também, não? Tem que ver como isso vai influenciar a pressão na saída.

 

Melhor coisa mesmo é medir com um manômetro no porta-filtro...

 

Márcio.

 

Márcio,

 

Lendo seu post lembrei-me daquele medidor que você fez e me vendeu há cerca de um ano atrás. Lembro-me que tentei usar umas duas vezes logo que o recebi, mas como o ponteiro não mexia deduzi que teria se danificado nos Correios.

 

Como hoje eu tirei um tempo para limpar a Gaggia (tive problemas com o ácido, mas postarei em outro tópico) eu aproveitei e resolvi testar de novo aquele troço.

 

Pois descobri que o problema estava do lado errado do cabo do porta-filtro.

 

Eu não tinha conseguido, até então, uma vedação suficiente para que o medidor funcionasse. Dessa vez eu fiz alguns testes antes e fui vedando a borda do porta-filtro com fita isolante (teflon não deu conta) até que consegui uma vedação perfeita. Montei tudo, ajustei a válvula agulha e o manômetro funcionou perfeitamente!

 

O que me deixou mais feliz nem foi o fato do medidor funcionar, mas os exatos 9bar de pressão que atingi estaticamente. Não sei se você lembra mas quando troquei a OPV da Gaggia eu ajustei pelo processo de medir o fluxo com a tubulação aberta usando o gráfico da bomba Ulka, etc. Embora tal método não seja lá muito preciso eu tomei alguns cuidados:

 

1º) Sempre encher a linha com água antes de cada teste, pois cada vez que se abre a OPV para ajuste a linha enche de ar e até a bomba expulsar esse ar e a água cair no recipiente já se passaram pelo menos 5 segundos;

 

2º) Fazia sempre várias medições e tirava a média das últimas três, pois há pequenas variações de uma para outra. Quando consegui a média exata que estava procurando concluí o procedimento.

 

Aparentemente esses macetes funcionaram, pois a pressão estava perfeitamente no alvo.

 

 

 

Rodrigo,

 

Você que está pensando em usar esse método, fica a dica.

 

 

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa peça na frente da máquina é fogo... :lol: Esses dias liguei a Elektra Semiauto, e apesar de acender a luz, o botão da bomba não dava sinal de vida nem a solenóide da válvula de 3-vias fazia o estalo. Pensei ter desconectado algo, olhei, fucei, até que percebi que eu havia ligado em 110V... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Gilberto,

 

No meu caso aproveitei que a OPV original esta vazando para trocar logo pela ajustável. Na época comprei a OPV da Gaggia Classic, se nao me engano na Espressotec.com.

 

A troca é valida, mas nao e algo fundamental. Eu diria que pode ser o ultimo dos upgrades, depois de um PID, braço de vapor novo e filtros novos. Digo isso porque há cerca de dois meses encostei a Gaggia para brincar com a Ascaso que comprei e que está rodando a cerca de 12 bar. A maquina é menos tolerante a erros do que a Gaggia com 9 bar, mas nada que nao seja contornavel com uma boa técnica e distribuição do bolo.

 

Esse mod da Gaggia fiz há mais de um ano e por isso já nem lembro mais como era a maquina antes, mas daqui a umas duas semanas chega a OPV ajustável da Ascaso que comprei e farei a troca também na Ascaso, para ajusta-lá a 9 bar. Dai terei um parâmetro mais recente e assim que testar com o novo ajuste postarei as impressões.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, e pelo que lí você tem o pressostato para adaptar ao PF.

 

O manômetro de grupo? Sim, tenho um. Mas para usar na Ascaso terei que adaptar, pois a rosca é diferente da Gaggia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...