Ir para conteúdo

O espressinho do dia-a-dia nunca mais foi o mesmo...


Postagens recomendadas

Provavelmente todos devem ter uma experiência parecida, mas depois que entrei no mundo do espresso (e pro clube do café, rsrs) meu cafezinho do dia-a-dia nunca mais foi o mesmo.

 

Agora sempre que entro em uma cafeteria procuro sentar em uma mesa que tenha visão para as máquinas e pro barista. Peço o café e fico analisando o proceder do estabelecimento. Ao receber o cafezinho examino tudo: quantidade, crema, aroma, sabor, diluição, aftertaste, blablabla.

 

Hoje tomei um espresso após o almoço em uma cafeteria que eu julgo boa, o Press Café. A máquina era uma Astoria de 3 grupos e o moedor um Mahlkonig K30. Pedi um espresso simples. O barista preparou o bolo de qualquer jeito (diferentemente do que se vê do cuidado do Alexandre Velloso em um vídeo aqui do forum) e preparou em filtro duplo dois espressos ao mesmo tempo. Essa parte sem problemas, normal. Ao chegar pra mim, percebi a xícara no mesmo nível de um duplo. A diluição de fato correspondia, pois o café estava bem menos concentrado do que eu faço em casa. Mas estava bem saboroso e perfumado, doce, nada de amargor.

 

O preço, porém, julgo abusivo. R$ 3,90 + 10%, o que dá R$ 4,30...

 

A ignorância é uma benção!! :mellow:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, eh bem assim mesmo...

 

Ontem em curitiba pedi um cafe um lugar q nunca havia tomado, pois a cafeteria que queria estava fechada. Tive o cuidado de ver se a maquina/moedor eram bons. Td ok. Qdo o cafe chegou... Quase transbrdando, ou seja, tinha quase uns 60 ml la... Aguado total. A crema parecia uma espuma, o que me deixou com a pulga atras da orelha. Fui conferir de novo e vi que havia uma maquina da nespresso la no fundo, escondida... Me ferrei. Paguei 4,40 num cafe da nespresso...

 

Cada vez mais tenho a conviccao de que se quer bem feito faca vc mesmo! Rss.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia no Café do Mercado, no Mercado Público de POA, a barista trouxe o meu espresso e disse que ficou "meio cheinho" :D :D :D

 

Pô, que jogasse fora e fizesse um certo então, oras!!! :angry: Pra que serve um moinho profissional e uma La Marzocco então???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk estes dias atrás... no Graal de Uberaba, olhei da mesa por cima do balcão... uma Saeco acho q de 3 grupos, pensei comigo, hj tomo um café decente... fui lá pedi para mocinha um espresso.

ela pegou a xicara... colocou na supermegahiper-automatica e pronto... e vi q Saeco era para secar as louças! pqp Batman.

Aquela foi uma semana terrivel para café...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk estes dias atrás... no Graal de Uberaba, olhei da mesa por cima do balcão... uma Saeco acho q de 3 grupos, pensei comigo, hj tomo um café decente... fui lá pedi para mocinha um espresso.

ela pegou a xicara... colocou na supermegahiper-automatica e pronto... e vi q Saeco era para secar as louças! pqp Batman.

Aquela foi uma semana terrivel para café...

 

Kkkkkkk

 

Sempre que vejo uma maquina boa e uma automatica eu peco: quero um espresso, mas daquela maquina! Hehe.

 

Nessa ultima vez nao fiz isso pq nao tinha visto a nespresso...

 

Carneiro, eh verdade, nespresso geralmente eh mais caro mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk estes dias atrás... no Graal de Uberaba, olhei da mesa por cima do balcão... uma Saeco acho q de 3 grupos, pensei comigo, hj tomo um café decente... fui lá pedi para mocinha um espresso.

ela pegou a xicara... colocou na supermegahiper-automatica e pronto... e vi q Saeco era para secar as louças! pqp Batman.

Aquela foi uma semana terrivel para café...

 

Será que eles não trocam a Saeco de 3 grupos por uma secadora de louças??? :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKK

 

Não me perguntam nada, dá nisso!!

 

Expresso bom aqui em Uberaba só na minha casa Dobelin. Ninguém AQUI faz igual!!!!

 

 

HAHAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase desistindo das cafeterias.

Eles colocam ótimas máquinas e ótimos moinhos,

daí botam a diarista (sem preconceito, é só um

exemplo) para extrair o café.

A partir disso começa o desastre. Não usam tamper e

passam água até quase derramar, para dizer o mínimo...

Se tentar explicar alguma coisa piora tudo porque nem

sabem do que você está falando!

Esses dias pedi um espresso duplo, mas expliquei que

não deveria passar da metade da xícara média.

Acharam que era brincadeira e lotaram de água...

Haja paciência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incluir um profissional seria meio caro...

 

Treinamento os caras até dão, ou então quem vende o café dá. Mas é isso mesmo, ensinam da maneira mais simples, não ensinam regulagem do moinho, bem como ensinam coisas erradas...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que essas empresas de serviços de café querem só faturar. Faturar não é errado, pelo contrário. Mas zelar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos não seria mal.

 

Veja só: aqui em poa tem uma empresa, a Sul****, que fornece insumos de café, aluga máquinas, etc. Eles alugam as máquinas e fornecem os cafés. O que você vê nas cafeterias? Uma prateleira com dezenas de pacotes de quilo de café torrado da marca deles. Pergunto? Há quanto tempo foi torrado? Há quanto tempo estão na prateleira? A cafeteria sabe dizer? É certo que não. Pequenas cafeterias (salvo muito especializadas) não vivem só de café, vendem dezenas de outras coisas. Então o café nem roda tanto assim, e acaba perecendo.

 

Minha mulher foi engambelada em uma loja da Kopenhagen, que oferece espresso e tem um café torrado em pacote de quilo com sua marca. Ela gostou do espresso que tomou porque era suave (isso foi logo que ganhei a Gaggia), e me trouxe de presente um quilo de Kopenhagen torrado. Não tem a data da torra no pacote. Perguntei pra ela se o café era fresco, e ela disse que sim, que a vendedora disse que durava um ano! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que eu digo e que ninguém parece ouvir..."faz um espresso bem curto, por favor". É o mesmo que nada. Vem aquela garrafada de 50ml de espresso.

 

90% do pessoal que opera essas máquinas nem sabe o que é um espresso curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que a Press tem Ristretto e Duplo no cardápio. Vou fazer uns experimentos. O último simples que pedi veio com uns 60ml, e ainda veio com um adesivo no pires identificando o barista, que era o "Felipe"... mea culpa, talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Léo

 

Ter crema em espresso curto não é para qualquer operador de máquina. Ainda mais se não houver robusta na mescla.

 

Minha sugestão:

Antes de comandar o café, observe como é servido o espresso do lugar. Se for "qualquer nota", ou evite ou não invente, porque é certo dar errado. É caso de abstenção ou resignação. A decisão será em função da necessidade momentânea de cafeína.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Acho que é cultural mesmo, coisa do brasileiro. Já vi um barista confessar que quando serve Espresso de 30ml alguns clientes até reclamam porque a xícara tá pela metade. O consumidor médio costuma achar que mais café na xícara é melhor...

 

Questão de gosto, acho eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Léo.

 

Nem me fale isso. Você não tem ideia quanto desaforo já escutei. Há quem pergunte se bebi a outra metade, se não deu tempo para encher a xícara, se é só aquilo mesmo ou se dividi a dose com outro cliente, etc.

 

Confesso que não é sempre ou para todos que me disponho a informar. Dependendo da cortesia (ou falta de) do cliente, simplesmente completo com água quente.

E note que as doses no Expresso Brasil são normalmente de 9 gramas com 35 a 40 ml. Mas a Sofia comporta 80 ml e aí vem a impressão de pouco líquido.

 

Quando prevejo a chance de sucesso, peço ao cliente que experimente antes que eu "complete".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Parece premeditado, mas não é. Tampouco é simples coincidência. Eram 21 horas quando escrevi a mensagem acima. Ainda estava na loja, terminando o dia. Pouco depois saí, já com outros pensamentos povoando a mente e completamente esquecido do assunto deste tópico. Até o final da Avenida Brasil eu assisti na tv do porteiro...

Montei em minha bicicleta para voltar para casa e no caminho lembrei-me da inauguração da loja do Starbucks de Ipanema que aconteceu na última 6ª feira (03/08) e para lá fui para conhecê-la, afinal dista apenas 4 quadras do Expresso Brasil.

 

Linda a loja. Belo projeto. Ainda está vazia de utensílios e materiais de ponto de venda, que enriquecem o visual. Devido ao horário, havia poucos clientes.

Entrei e olhei tudo que pude pois a curiosidade era grande. Terminada a "vistoria" inicial, parei perto das 2 máquinas para aguardar a feitura de um café, mas como era pouco o movimento, nada aconteceu. Fui obrigado a pedir meu café.

- Um espresso por favor, disse eu emendando a pergunta sobre quais grãos estariam disponíveis para servir. A resposta foi rápida (e errada).

- Apenas um. Normal ou descafeinado. Ué? Então são dois, pensei mas não falei.

- Ok, então me dê um expresso normal, apenas meia xícara, por favor, especifiquei.

Neste instante as coisas começaram a desandar. Perguntou-me o gentil "barista" se era um ristretto o que eu queria. Confirmei e acrescentei, novamente, que deveria ser até, no máximo, metade da xícara, que me pareceu estranha pelo formato e por não ser personalizada com a logomarca.

 

Dito e não feito. Deu errado. Como sempre. A metade da xícara na versão Starbucks, vem com 3/4 da mesma. Nada demais, não fora um desvio de 50%.

 

A aparência da crema clara, ainda que com bom volume e de aceitável consistência, não me impressionou bem.

O olfato não induziu a qualquer definição além do ponto de torra apertada e suas consequências.

Na boca,o café estava amargo e com todas as características previsíveis de uma dose feita com grãos antigos e por demais torrados. Na boca, após esfriar, nenhum sabor agradável notei. Apenas aquele típico amargor que sobressai a qualquer outra percepção gustativa.

 

Verifiquei o cupom fiscal e lá está: 01 x espresso doppio. São 2 doses de expresso ristretto, aí está o motivo do volume de líquido.

 

Como muitos sabemos, o Starbucks é um excelente local para beber as bebidas preparadas com leite. Hoje aprendi que o sanduíche, que trouxe para comer em casa, de rosbife com mustarda, queijo e tomate no pão tipo australiano aquecido é delicioso e recomendável.

 

Terminei a visita, retomei minha bicicleta elétrica e já no caminho de casa, mais de 15 minutos após ter bebido o café, aquele gosto ainda me incomodava, grudado no final da língua e do céu da boca.

 

Mas o sanduíche!

 

post-3-0-35134200-1344399640_thumb.jpg post-3-0-89881200-1344399689_thumb.jpg post-3-0-97113900-1344399736_thumb.jpg post-3-0-61593200-1344399758_thumb.jpg post-3-0-91861900-1344399835_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre,

Starbucks realmente nao da mais para tomar cafe la, o amargor é muito pronunciado, basta a gente ver aquela torra dele, tao escura quanto carvao. hehe Uma vez por curiosidade comprei a torra media deles, ate postei no Clube e o resultado foi pessimo. Se aquilo era torra média, imagina a escura.

De qualquer forma o que gosto do Starbucks é o Frapuccino e nisso acho que eles sao imbativeis e só.

É dura a vida de quem Entra para o Clube do Café. :)

Fica difícil achar um lugar para tomar um bom expresso e quando a gente viaja ai vem o desespero. hehe

Abs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Starbucks nem pensar!!!

 

O pior de tudo eh q o povo vai la achando que ta tomando um cafe "de marca", q eh excelente e tal... Propaganda eh fod*... ate eu ja cai e comprei um pacote de um colombiano... Carvao colombiano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem ideia quanto desaforo já escutei. Há quem pergunte se bebi a outra metade, se não deu tempo para encher a xícara, se é só aquilo mesmo ou se dividi a dose com outro cliente, etc.

 

Caraca! :o:blink::wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKk

 

Alex eu até possoimaginar sua cara quando alguém te desafora..... kkkkkkk

 

Mas Brasil é assim mesmo, um dia, quem sabe, isso mude.

 

" Bebeu a outra metade "..... é demais viu!!

 

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma idéia que pode ser legal pra uma cafeteria. No cardápio de cafés, com uma boa arte gráfica, podia se ter um ilustração ao lado de cada nome com o tamanho da xícara e o volume de café que vem dentro. Algo bem simples, como o contorno de uma xícara de perfil e em marrom o volume de café que vem dentro. Inclusive o cliente poderia observar a diferença deproporção entre as diversas xícaras, como de espresso, cappo, latte, longo, coado, além do volume.

 

Eliminaria as surpresas e seria didático. Claro que isso é uma viagem da minha cabeça.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tomei de novo um café no Press depois do almoço. Mal-intencionado, li o cardápio com um pouco mais de atenção. Só há uma opção de grão, que é um blend de Catuai Amarelo e Catuai Vermelho da Fazenda Pessegueiro, da Mogiana Paulista.

 

No espresso simples, eles tiveram o cuidade de dizer o volume, que é de 50ml, o que é praticamente um duplo, portanto. Pelo menos cumprem, pois a xícara deve comportar 70 ml, e vem com 1 ou dois centímetros de café da borda. Eles tem também no cardápio carioca (mesmos 50ml, só que diluido), Ristretto, com 30 ml, pingado, com 50ml, e Duplo, este sem indicação de volume (o que não me animou). Resolvi experimentar o ristretto.

 

Aparentemente veio mesmo com 30ml. Pelo que vi o barista fazendo, bem de longe, ele utilizou uma quantidade muito parecida de café com que executou dois simples (de 50ml cada, rsrs) outro dia. E recebi uma xícara de café um pouco abaixo da metade, contendo aprox. 30ml mesmo. O café estava concentrado, muito parecido com a concentração dos cafés que eu preparo. Gostoso o café, amargor compatível com a concentração. Nada especial, porém.

 

O que me chamou atenção nas duas últimas vezes que tomei café lá foi a ausência quase que total de sedimento no fundo da xícara, coisa que em casa vejo em quantidade considerável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meninos,

 

Eu me solidarizo com vocês nesse sofrimento diário nas cafeterias. Moro numa cidade de médio porte, não temos tantas opções de bons cafés como nas capitais, então vocês imaginam minha luta quando quero tomar café e estou na rua.

 

Quando o equipamento é bom, o grão não presta. Quando o grão é razoável, o(a) balconista não tem a menor noção de como se prepara o café adequadamente. Já encarei cada coisa que vocês nem imaginam!

 

Também tenho essa sensação que consigo cafés bem melhores em casa. Depois de quase dois anos pelejando com a Gaggiazinha, cheguei num ponto em que fico bem satisfeita com meus espressos.

 

Alexandre, tô besta com essa foto do café da Starbucks! Que crema branquela é essa? Parece leite vaporizado, cruzes! :wacko:

 

(...)

 

O que me chamou atenção nas duas últimas vezes que tomei café lá foi a ausência quase que total de sedimento no fundo da xícara, coisa que em casa vejo em quantidade considerável...

 

Rodrigo, você vê sedimento no fundo da sua xícara em casa? Sério? Eu não! Que estranho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...