Ir para conteúdo

Pipoqueira ou soprador térmico(heat gun)?


Luan Oliveira

Postagens recomendadas

Olá, companheiros do fórum.

Recentemente resolvi ingressar no mundo da torrefação de café.

Pesquisando sobre o assunto, descobri duas maneiras que se encaixam no meu perfil: torrando com a pipoqueira e com o soprador térmico.

A vantagem do soprador térmico é que dá para regular a temperatura (50 - 400 ºC) (com a pipoqueira, precisarei de fazer umas modificações para tal) além de maior controle do fluxo de ar (250 a 500 L/min).

A desvantagem é a necessidade de um recipiente que facilite a movimentação do café, seja por meio de pás( vi um vídeo aqui no fórum que foi utilizado um bread maker, achei interessante) ou pelo próprio fluxo de ar( um tubo com uma tela, onde o soprador seria posicionado para rotacionar os grãos, ou um tubo circular de pequeno raio).

Agora fica a dúvida, investir na pipoqueira e um controlador de potência/temperatura ou em um soprador térmico e um recipiente adequado?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o fator mais preponderante aí é volume. Se você acha que torrar pequenos lotes (60-100g) na pipoqueira já é bom, é um método muito barato e simples de começar. Veja as dicas do Rodrigo sobre inclinar a pipoqueira para maior controle antes mesmo de adicionar controlador de potência etc.

 

Se você acha que vale a pena torrar um volume maior, o método do soprador é bom. Dá para iniciar com algum recipiente como a tigela de cachorro e mexer com a mão mesmo, só conte com muita película voando. Aí você ganha o fator fluxo de ar menor e torras um pouco mais longas.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, lá fora é comum usarem o "dog bowl" :lol: . Tem que ser daquelas que parece uma forma de pudim... Aliás, uma forma de pudim deve resolver, mas tem que fixar pois não é pesada.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que esperar uma promoção da pipoqueira, encontrei ela de 90 reais e um bom soprador térmico por 140 reais.

A dúvida fica porque são 50 reais a mais pelo controle de fluxo, controle de temperatura e possibilidade de torrar um maior volume, mas como vou torrar pouco (100g) talvez compense mais a pipoqueira.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forma de pudim!!! :lol: :lol: :lol:

 

A coisa só melhora!!! Forma de pudim, tigela de cachorro, copo de ovomaltine, adoro essas gambiarras. Eu mesmo criei um sofisticado dispositivo de controle de inclinação da pipoqueira, que é uma panela de inox, hahaha!

 

Isso está até parecendo o http://thereifixedit.failblog.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, falando em forma de pudim, talvez uma forma de pudim ou de bolo que tenha aquele cone no meio pudesse fazer os grãos girarem de forma ordenada. Se fosse tapada a forma por cima (com algo que permitisse e visualização) e aberto um furo em uma lateral, colocando ali o soprador no sentido da tangente, e fazendo uma saída de ar na parte superior, próxima a entrada de ar, que provavelmente coletaria os pergaminhos, é possível que os grãos se movimentassem em forma de redemoinho.

 

Sei lá, é uma idéia. Não faço a mínima se funciona, mas parece interessante. O fluxo de ar talvezs tivesse que ser forte, não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Luan,

Tem este aqui no ML, mais barato que pipoqueira http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426844353-soprador-termico-pistola-de-ar-quente-2-velocidades-1800w-_JM

Sinceramente, vejo que esta tecnica vai dar muito trabalho e talvez pouco resultado, fora a sujeirada.

Tente a pipoqueira mesmo. Eu hoje vou fazer uma torra com a técnica do fã boy do Clube do Café, o Rodrigo hehe

Gostei do seu resultado homogeneo.

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Ruston.

Eu era um usuário do antigo clube do café do HTfórum, inclusive comprei meu rocky lá, fico feliz em ver que a ideia do fórum não acabou.

Bem, o melhor soprador térmico que encontrei foi o Dewalt D26411, apesar de custar 140 reais, ele tem o controle de fluxo de ar e temperatura, além de garantia.

Acho que vou com a pipoqueira, mas devo ter muito cuidado pois moro no interior e será difícil o reparo/troca da pipoqueira.

Outro aspecto que devo levar em conta é a voltagem, pois minha tensão é 110 e a potência da pipoqueira provavelmente será menor do que uma de 220.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu hoje vou fazer uma torra com a técnica do fã boy do Clube do Café, o Rodrigo hehe

 

Pior que virei fã mesmo, kkkkk! Espero não aborrecer muito os veteranos com minhas participações, rsrs. Daqui a pouco meus posts vão diminuir, pois vou ter que dividir as pesquisas sobre café com um TCC... :(

 

E que honra um dos fundadores do clube testar um método sugerido por mim (não inventado, que a idéia original é de um tal Edward Spiegel: http://www.edwardspiegel.org/coffee/roastingwithpoppers.htm). Fico lisonjeado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há essa relação, isso é um mito que se propaga. A minha mesmo é 110V.

Eu disse provavelmente pois alguns aparelhos tem o modelo 110 com a potência menor do o modelo de 220, não que em 220 a potência aumente para o mesmo modelo. O que muda é a construção do aparelho. Infelizmente, o manual da pipoqueira Mondial não discrimina as características dos dois modelos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a Mondial só "assina" a pipoqueira. A "marvada" é fabricada na China.

 

E se tiver um pouco menos de potência na verdade é um bônus, pode acreditar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, depende do produto...

 

Se ele foi projetado para ter a mesma potência em 127V e 220V, quando a rede for mais próxima de 110V (aqui em casa é 113-115, pois acho que não recebemos trifásico no prédio), aí a potência é menor...

 

Se só dividem a resistência por 4, aí em 110V a potência é a mesma em 220V, mas em 127V é maior... Exemplo, Gaggias com a caldeira em alumínio, pois só mudam a configuração da resistência de série (220V) para paralelo (110V).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu apartamento, 110V, a corrente oscila horrores. Prédio antigo, fiação idem. Qualquer coisa que se ligue em casa interfere na potência dos demais aparelhos ligados.

 

Mas, Luan, não esquenta com isso (com o perdão do trocadilho). A quantidade de café que colocar dentro da pipoqueira vai interferir muito mais no comportamento da temperatura na câmara da pipoqueira que pequenas diferenças de potência. Nesse caso, menos é mais, pois em condições normais a Mondial Pop Fun torra o café muiiito rápido, até dificultando o controle do ponto de torra. Mas há diversos métodos pra atenuar essa rampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, menos é mais, pois em condições normais a Mondial Pop Fun torra o café muiiito rápido, até dificultando o controle do ponto de torra.

Essa é outra questão que tenho dúvida. Tenho que procurar algum relato de alguém que instalou algum controlador tipo therma banho e deu certo, porque tem a possibilidade de diminuir o fluxo de ar e não tanto a temperatura, danificando a pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, mas escrevi mais de uma vez... Eu usei o controlador direto na resistência mais potente, e deixei a resistência menor em série com o motor intactos.

E deu certo?

Tenho que analisar ou esperar uma promoção :), pois se eu abrir a pipoqueira eu perco a garantia( que já está em risco pelo utilização "indevida") e tenho que gastar mais com peças e com o soprador térmico o controle de temperatura já vem pronto. Tenho pensar.

Obrigado.

Esses sopradores térmicos conseguem propelir o ar da mesma maneira que um secador de cabelo?

O qual estou de olho tem o controle de fluxo que varia de 250 a 500 L/Min.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu certo. Mas não dá para esticar a torra demais, pois o fluxo de ar é alto. Lembro de tentar algo com mais de 6 minutos e ficou ruim, "assado". Teria que controlar o fluxo de ar depois do 2° minuto pois os grãos estão mais leves.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou um pouco perdido.

Essas técnicas, que a principio são comuns e simples quando comparadas a outros métodos, se tornam complexas com uma analise mais apurada.

A pipoqueira necessitará de modificações para oferecer um maior controle da torra.

O soprador térmico depende de vários fatores: recipiente, quantidade de grãos, fluxo de ar, etc.

Bem, nada é perfeito :) . Não irei desistir desses métodos, mas irei pesquisar sobre outros também.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não é essencial modificar a pipoqueira. Comece pelo básico, experimente volumes diferentes, inclinar etc.

 

Já o soprador requer mais traquitanas para funcionar. Mas já te dá mais flexibilidade (e complexidade no processo).

 

Se pular para soluções prontas, como Behmor, Gene, Hottop, Quest M3 etc gastará mais, mas não deverá se preocupar com melhorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que quando aparecer uma promoção, irei comprar a pipoqueira.

Irei torrar pequenas quantidades (até 100g), o que torna o soprador mais inviável.

Estava lendo que com quantidades pequenas, a torra com soprador demora cerca de 4-5 min, então sem muita vantagem em relação a pipoqueira.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai torrar pequenas quantidades, é difícil superar o custo/benefício da pipoqueira. Jogando com as quantidades e inclinação poderá fazer pequenos ajustes no tempo de torra e ter sempre café fresquinho disponível, fora que o café verde costuma ser a metade do preço do torrado. E a pipoqueira será um grande aprendizado: como ela faz quase tudo sozinha, você pode prestar atenção nos sinais de evolução da torra: sons, visão, aromas...

 

Há quem diga que uma solução barata e fácil pra diminuir a potência é usar alguma extensão longa que tu já tenhas em casa. Claro que essa técnica conta que a extensão seja relativamente subdimensionada pra haver uma perda de corrente por dissipação de calor, então se resolver fazer isso tome cuidado pra não incendiar sua casa! :o

 

Agora se com o tempo surgir a necessidade de torrar lotes maiores de café de uma só vez, a solução terá de ser algum dos torradores especializados que o Márcio citou. Eu gosto muito do Gene! O dia que tiver dinheiro sobrando (e espaço) vou comprar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o soprador para outros fins DIY ( marcenaria e no carro ) mas vi que alguns adquiriram esse secador de cabelos turbinado só pra torrar café.... hahahaha e pagaram caro.... tenho um desse e com a ajuda desse tópico e depois de ter lido o forum todo ( achei esse forum hoje ) o soprador vai me servir para mais um fim.....

 

http://www.instrutherm.com.br/instrutherm/findresults.asp?template_id=60&old_template_id=60&partner_id=&mscssid=JUUP068CSWW59P7F9BD5VML2RB3RB5A4&spec=soprador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o soprador para outros fins DIY ( marcenaria e no carro ) mas vi que alguns adquiriram esse secador de cabelos turbinado só pra torrar café.... hahahaha e pagaram caro.... tenho um desse e com a ajuda desse tópico e depois de ter lido o forum todo ( achei esse forum hoje ) o soprador vai me servir para mais um fim.....

 

http://www.instruthe...4&spec=soprador

Espero que dê certo, e que ,se possível, você poste os resultados aqui.

Existem vários tutoriais em inglês sobre esse tipo de torra.

É só procurar por "coffee roast heat gun".

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal essa ideia??hehe

http://www.sivetzcof...%20roasters.jpg

Esse era o tipo de projeto que eu ia fazer :).

E estou pensando em dar continuidade a ele pois vejo vários relatos que em que a pipoqueira mondial queima com certa facilidade.

Inclusive, se alguém do fórum possuir uma pipoqueira queimada no processo de torra, a sua experiência pode ser de grande ajuda :D .

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste em casa com um secador de cabelo e uma forma de bolo com um furo no meio. Coloquei uns 150g de milho de pipoca dentro e coloquei a forma com pipoca embaixo do tampo da mesa de vidro, como uma tampa. Deixei uma frestinha pra fora e apontei um secador de cabelo no jato frio só pra observar a circulação. E não é que funcionou???

 

Eu testaria algo assim: pegaria uma forma de bolo dessas, tamparia (de preferência com algo que pudesse ser removido, pode ser metal com uma dobradiça. Seria interessante ter uma janelinha pra observar a cor dos grãos. Abriria um buraco na tangente e colocaria ali o soprador de calor. Mas essa forma ficaria de pé, como um pneu de carro, na vertical, ou com alguma inclinação (pra evitar a formação de "remansos", o que pode acontecer com a forma na horizontal), posicionando o soprador na parte mais baixa. Assim os grãos circulariam de forma uniforme, gerando também uma torra uniforme. Apenas teria que se pensar em um sistema de remoção de pergaminho, mas como esse sistema teria que ter uma saída de ar também, basta posicioná-la em um lugar que o fluxo de ar sugue o shaft, mas não os grãos. Isso não deve ser difícil , pela diferença de massa.

 

Deu pra entender??? Ou ficou confuso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...