Ir para conteúdo

Qual máquina de café espresso profissional comprar?


Postagens recomendadas

Olá amigos, me chamo Emanuel, sou residente no Paraná, em Guarapuava.

 

Tenho uma cafeteria e preciso comprar uma máquina de café expresso profissional...

 

Em minhas pesquisas e conversas com amigos, tenho identificado algumas marcas e modelos de máquinas, a título de não errar por inexperiência, peço ajuda aos colegas.

 

Gostaria de comprar uma máquina de 2 grupos, pois atende meu estabelecimento tranquilamente, uma das coisas que percebi também, são diferenças de valores entre uma máquina e outra, ai fiquei em em dúvida.

 

As marcas são as seguintes:

 

La Spaziale 2 Grupos S2 - R$20.000,00

Rancillio Epoca Eletronica 2Grupos - R$15.120,00 

Sofia 2Grupos Profissional - 15.500,00

 

Estou ainda a cotar a marca Astoria..

 

Minha pergunta é, qual na realidade é a diferença entre essas marcas, La Spaziale realmente é melhor, por isso caro?

 

Sou novo no fórum, desculpe se postei essa dúvida no lugar errado.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Grande abraço!

 

 

att

Sou novo no fórum, desculpe se postei essa dúvida no lugar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver até que valor você quer gastar. Dessas que você citou gosto da Rancilio Epoca e não acho que vale 5k a mais na La Spaziale, até porque acho essa última mais feia.

Converse com o Alexandre Veloso que ele já teve na cafeteria esse modelo da Rancilio e acho que o atendia bem.

Agora independente de valor, tem a Spaziale S40 que acho show de bola mas não sei o preço e também já tentou cotar uma La Marzocco? 

Tem um fabricante nacional que também vende maquinas profissionais, só que me fugiu o nome agora, os amigos do forum poderão ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver até que valor você quer gastar. Dessas que você citou gosto da Rancilio Epoca e não acho que vale 5k a mais na La Spaziale, até porque acho essa última mais feia.

Converse com o Alexandre Veloso que ele já teve na cafeteria esse modelo da Rancilio e acho que o atendia bem.

Agora independente de valor, tem a Spaziale S40 que acho show de bola mas não sei o preço e também já tentou cotar uma La Marzocco? 

Tem um fabricante nacional que também vende maquinas profissionais, só que me fugiu o nome agora, os amigos do forum poderão ajudar.

 

Obrigado Rogério,

 

Estou buscando uma maneira de verificar quais são as melhores marcas de máquinas, essa marca Rancillio é boa?

 

Existe algum site que mensura esse tipo de informação? Comparativos das máquinas e tudo mais?

 

Mais uma vez, obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui (interior de SP) as máquinas mais comuns (em 90% dos locais que servem espresso) são as ITALIAN COFFEE, talvez por facilidade de pagamento e assistência. É comum encontrar usadas por preços bons. Peças e técnicos que saibam trabalhar com elas também tem em todo canto. Só não sei dizer se estão no mesmo nível das máquinas que você tem em mente.

 

http://italiancoffee.ind.br/

 

 

Duas marcas que talvez possam te interessar também:

 

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emanuel, vc. já fez uma cotação conforme seu primeiro post. Cabe saber não exatamente "qual a melhor máquina", e sim, qual a assitência técnica que melhor atende a região onde está a cafeteria. Que contratos seriam mais interessantes. Outra questão ligada diretamente a isso, seria o preço e a rápida troca de peças ou se ainda seria possível uma sobressalente em caso de demora na solução de um problema.

 

Outra questão seria o público alvo. Das marcas/modelos citados, todos atendem consumidores pouco exigentes. No caso de um público mais seleto, mesmo com pouco investimento é possível considerar a locação de máquina/moedor de uma La Marzocco: http://www.lamarzocco.net.br/

 

Acrescento a questão do moedor. Uma boa escolha é mais do que meio caminho andado. Neste caso tb. a locação pode ser um bom começo.

Ainda recomendo, pelo modo que vc. colocou as questões, que vc. consulte mais esse fórum e/ou literatura específica e cursos para compreender melhor o ramo de cafeterias e de cafés de modo geral.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emanuel, gostaria de acrescentar um comentário à conversa, reforçando a sugestão de que você leia um pouco mais sobre o mundo do café antes de investir numa máquina. Reforço também a sugestão de que, caso você não tenha tempo para estudar e pesquisar direito, comece alugando uma máquina e faça um contrato de uma ano, não mais do que dois. Nessa faixa de tempo você terá adquirido experiência e também poderá estudar e fazer uma escolha melhor.

 

Um dos colegas mais respeitados do Clube mencionou em outra postagem que demorou dois anos de estudos intensos sobre café (desde o cultivo da planta até o funcionamento das máquinas) para se sentir seguro para abrir uma cafeteria. Tenho máquina de espresso em casa faz 15 anos, mas só comecei a levar a sério em 2009 e a estudar pra valer o assunto em 2010/2011. Não sou profissional, mas levo a sério minha condição de amador - aquele que ama algo - do café.

 

Já vi tantas cafeterias que começaram com equipamento errado nesse meio tempo que comemoro quando alguém como você se dá ao trabalho de entrar no CdC pra perguntar antes de agir.

 

Parabéns pela iniciativa. Agora sugiro que pondere seriamente pela locação caso precise abrir o negócio logo, ou adie o investimento e estude todos aspectos do mesmo, caso possa esperar.

 

Se for alugar equipamento, procure uma opção que não vincule uma marca de café (geralmente ruim) a algum desconto ou benesse: em geral, não vale a pena. Leia mais a respeito dos grãos e da qualidade dos mesmos aqui no Forum. Um bom grão, bem torrado, pode ser a chave do sucesso, bem como um grão ruim e/ou mal-torrado pode fazer fracassar o melhor projeto, com os melhores equipamentos.

Boa sorte.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emanuel, vc. já fez uma cotação conforme seu primeiro post. Cabe saber não exatamente "qual a melhor máquina", e sim, qual a assitência técnica que melhor atende a região onde está a cafeteria. Que contratos seriam mais interessantes. Outra questão ligada diretamente a isso, seria o preço e a rápida troca de peças ou se ainda seria possível uma sobressalente em caso de demora na solução de um problema.

 

Outra questão seria o público alvo. Das marcas/modelos citados, todos atendem consumidores pouco exigentes. No caso de um público mais seleto, mesmo com pouco investimento é possível considerar a locação de máquina/moedor de uma La Marzocco: http://www.lamarzocco.net.br/

 

Acrescento a questão do moedor. Uma boa escolha é mais do que meio caminho andado. Neste caso tb. a locação pode ser um bom começo.

Ainda recomendo, pelo modo que vc. colocou as questões, que vc. consulte mais esse fórum e/ou literatura específica e cursos para compreender melhor o ramo de cafeterias e de cafés de modo geral.

 

Wagner, muito obrigado pelas suas considerações, realmente abriram minha mente...

 

Você comentou literatura e cursos específicos para compreender o ramo, isso é algo que realmente gostaria, teria algum para indicar?

 

Gostaria muito de conhecer melhor também o mercado das máquinas no Brasil, por exemplo, qual é a marca que mais vende e menos vende assim por diante.

 

Uma das coisas que preciso desejo saber também é o seguinte, como estou no interior do Paraná, como faço para identificar qual é a melhor assistência.. Nessas marcas que falamos, eu andei estudando e identifiquei que as que tem maior prestígio são, Rancillio e a La Marzzocco, estou correto? uma é muito diferente da outra (la marzzocco muito melhor)??

 

Obrigado, tenha um bom dia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emanuel, gostaria de acrescentar um comentário à conversa, reforçando a sugestão de que você leia um pouco mais sobre o mundo do café antes de investir numa máquina. Reforço também a sugestão de que, caso você não tenha tempo para estudar e pesquisar direito, comece alugando uma máquina e faça um contrato de uma ano, não mais do que dois. Nessa faixa de tempo você terá adquirido experiência e também poderá estudar e fazer uma escolha melhor.

 

Um dos colegas mais respeitados do Clube mencionou em outra postagem que demorou dois anos de estudos intensos sobre café (desde o cultivo da planta até o funcionamento das máquinas) para se sentir seguro para abrir uma cafeteria. Tenho máquina de espresso em casa faz 15 anos, mas só comecei a levar a sério em 2009 e a estudar pra valer o assunto em 2010/2011. Não sou profissional, mas levo a sério minha condição de amador - aquele que ama algo - do café.

 

Já vi tantas cafeterias que começaram com equipamento errado nesse meio tempo que comemoro quando alguém como você se dá ao trabalho de entrar no CdC pra perguntar antes de agir.

 

Parabéns pela iniciativa. Agora sugiro que pondere seriamente pela locação caso precise abrir o negócio logo, ou adie o investimento e estude todos aspectos do mesmo, caso possa esperar.

 

Se for alugar equipamento, procure uma opção que não vincule uma marca de café (geralmente ruim) a algum desconto ou benesse: em geral, não vale a pena. Leia mais a respeito dos grãos e da qualidade dos mesmos aqui no Forum. Um bom grão, bem torrado, pode ser a chave do sucesso, bem como um grão ruim e/ou mal-torrado pode fazer fracassar o melhor projeto, com os melhores equipamentos.

Boa sorte.

 

Cabral, fico realmente feliz de ler teu comentário, agradeço também pelo carinho com o qual escreveu o post e dedicou seu tempo para me auxiliar.

 

Realmente não tomarei nenhuma decisão antes de ter certeza...

 

Já procurei realmente algumas máquinas para alugar e todas elas vem com o "café incluso", cai fora, eu utilizava antigamente um café chamado Orfeu (http://cafeorfeu.com.br/) eu gostava muito dele, não sei qual é a classificação do mesmo aqui entre os que amam a arte..

 

Como estou no interior fica muito complicado, pois as opções são poucas, inclusive de manutenção..

 

Existe a possibilidade de que eu mesmo faça o treinamento das marcas e realize a manutenção das minhas máquinas? Visto que, para isso, eu deva comprar uma máquina com maior confiabilidade, como mencionei no post acima (resposta ao Wagner) identifiquei que as marcas com melhor "prestígio" são Rancillio e La Marzzocco, me vem a dúvida, como é o relacionamento com eles no tocante de abertura para esse tipo de manutenção? e La Marzzocco é realmente melhor, pois, verifiquei que a maquina nova é um investimento superior..

 

Muito Obrigado

 

Att

 

Por aqui (interior de SP) as máquinas mais comuns (em 90% dos locais que servem espresso) são as ITALIAN COFFEE, talvez por facilidade de pagamento e assistência. É comum encontrar usadas por preços bons. Peças e técnicos que saibam trabalhar com elas também tem em todo canto. Só não sei dizer se estão no mesmo nível das máquinas que você tem em mente.

 

http://italiancoffee.ind.br/

 

 

Duas marcas que talvez possam te interessar também:

 

 

 

 

 

Daniel, muito obrigado por me auxiliar, 

 

Essa marca realmente é muito divulgada, inclusive aqui no PR, porém a assistência dela foi encontrada em lugares com 250-400km de distância, a mesma distância que encontrei as de outras marcas que, em tese, são superiores, porém, os valores de manutenção dessa marca são altos?

 

Obrigado

 

att 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emanuel, é um prazer compartilhar informação.

 

Café Orfeu, quando comprava, me parecia um café bom, já comprei dele muitas vezes no passado. Faz muito tempo que não compro, então não sei a quantas anda. No Sul, sugiro que experimente os cafés da William & Sons. Dê uma olhada no tópico do Café Torrado, principalmente no subtópico das Lojas de Café Online.

 

Se você tem alguma aptidão pra serviços manuais, não há motivo pra você não se habilitar a consertar sua própria máquina. Muitos aqui no CdC (eu incluso) o fazem. Se pesquisar, descobrirá várias restaurações documentadas, verdadeiros tesouros de informação e conhecimento registrados.

 

Contudo, pesquise antes quanto custará o treinamento e tente descobrir quanto custam as peças de reposição mais comuns e frequentes das máquinas e moedores que estiver pesquisando (gaxetas, anéis de vedação, pressostatos, válvulas, mós do moedor etc). Então calcule o que compensa mais em alguns períodos de tempo, 6 meses, 1 e 2 anos. Planejamento de curto e médio prazo, para viabilizar um bom planejamento de longo prazo num futuro próximo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Outra questão seria o público alvo. Das marcas/modelos citados, todos atendem consumidores pouco exigentes. No caso de um público mais seleto, mesmo com pouco investimento é possível considerar a locação de máquina/moedor de uma La Marzocco: http://www.lamarzocco.net.br/

 

É... O dono do Torra Clara disse uma vez que sofreu "bullying" dos clientes mais chegados por ter uma máquina VFA com Italian Coffee estampado nela [emoji13]

 

Acho que depois trocou por uma Nuova Simonelli... [emoji41]

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As máquinas da Italian Coffee tem "fama" de uma ser diferente da outra. Uma quantidade de modelos fora do comum, literalmente.

 

Emanuel, neste site (eles tem o guia em papel que é mais completo vendido em banca ou pela internet): http://guiadecafeterias.com.br/ tem um panorama geral de como funcionam e quais equipamentos e grãos são usados numa boa amostra de cafeterias de todas as regiões do Brasil.

Sobre cursos, existem os ministrados no Sindacafé, eu só conheço esse de São Paulo: http://www.sindicafesp.com.br/

E temos também o Coffee Lab, que falam bem, na verdade é referência: http://coffeelab.com.br/

E Tem cursos do Senac.

Na sua região eu não saberia informar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Marcos Tomsic, da PPD, tem duas GB5 da La Marzocco, de 2 grupos, com K30, com preços bons. Uma mais usada e outra semi nova.

 

A vantagem de comprar com ele seria se estivesse em São Paulo, ele tá dando 1 ano de garantia e instalação. Qualquer coisa me escreva que passo o celular dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Marcos Tomsic, da PPD, tem duas GB5 da La Marzocco, de 2 grupos, com K30, com preços bons. Uma mais usada e outra semi nova.

 

A vantagem de comprar com ele seria se estivesse em São Paulo, ele tá dando 1 ano de garantia e instalação. Qualquer coisa me escreva que passo o celular dele.

 

Carneiro, sabe dizer o preço médio das máquinas? e se essas máquinas são melhores que a Rancillio Classe 9?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tá pedindo 32 mil em um conjunto (GB5 + K30) e 41 mil no outro conjunto menos usado. Novas devem estar quase o dobro. Esse modelo não tem cor, os painéis são aço escovado ou polido (ou imitam), se não me engano.

 

Nem é questão de ser melhor. A caldeira de café juntos com os grupos saturados (a água da caldeira circula pelos grupos) é separada da de vapor. Não tem necessidade de expurgar água etc entre as extrações. De maneira geral, as Marzoccos são bem robustas e se você ainda fizer por conta a manutenção básica, não vai precisar chamar o Marcos ou o Paul quase nunca. O resultado na xícara costuma ser muito bom, e tenho minhas teorias de que o dispersor é um grande diferencial (além de toda a consistência da máquina).

 

As caldeiras são de inox, e os porta-filtros, se comprar novos do Paul, também (provavelmente o Marcos está vendendo com PF de latão). Controle de temperatura das caldeiras é eletrônico (PID), e são 7L no vapor, 3,4L de água do café. A temperatura dos grupos não dá pra controlar separadamente. Não sei se essa é AV (com dosagem volumétrica) ou EV (só liga e desliga a bomba).

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanuel, o Márcio tá tentando ser neutro ao dizer que "nem é questão de ser melhor"...  :D Todas vantagens que ele listou não estão presentes nas Rancílio, fora o uso de PID se estiver falando de uma Rancílio Eletrônica.

 

Pessoalmente acho que as LM são melhores, mas nunca provei do mesmo café, preparado pelo mesmo barista, em ambas... no mercado nacional talvez as LM sejam "as melhores" que temos disponíveis no momento... Daí estarem entre as mais caras. Sabendo usar e adequando o custo ao giro, penso que não tem como "comprar errado" com uma LM.

 

ah!, acho que vc não notou que o uso de citação não é necessário quando a resposta está na sequência, o diálogo já está estabelecido, e mesmo quando há mensagens saltadas dá pra especificar com quem se está falando pelo mero uso da @ antes do nome do usuário/pessoa, principalmente quando tá tudo na mesma página... O pessoal da moderação costuma editar tirando citações desnecessárias e sugerir uma olhada na área de iniciantes/regras de conduta, isso está dito lá.

@TODOS: Isso não é "frescura". Por conta do modo como as citações funcionam, o servidor tem de trabalhar muito mais pra cada citação que aparece, o que deixa a navegação lenta e, quando tem gente demais, o forum simplesmente trava ou cai. Se todos nós não usarmos tantas citações, reservando-as apenas para quando absolutamente necessário, o CdC travará e cairá menos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos foristas.

 

Tenho uma dúvida parecida com a do Emanuel e vou colocar aqui pois pode ser de ajuda para ele também. Me avisem se for melhor eu ir pra outro tôpico, por favor.

 

Estou com algumas opções de máquinas para alugar, mais ou menos na mesma faixa de preço, para utilizar em uma cafeteria pequena e gostaria de saber se vocês conhecem e qual seria a mais indicada, se tem alguma que eu deva fugir (ou fugir de todas, talvez).

 

As opções são:

 

La Spaziale Special EK + moinho eletrônico

-Iberital IB7 compacta + moinho dosador (com o eletrônico fica um pouco mais caro)

http://www.iberital.com/maquina-de-cafe/ib7/electronica/#ficha

 

-Iberital Intenz + moinho dosador (mesmo caso)

http://www.iberital.com/maquina-de-cafe/intenz/electronica/

 

-Iberital New Iberital + moinho dosador (m.c.)

http://www.iberital.com/maquina-de-cafe/new-iberital/semiautomatica/

 

-Nuova Simonelli Premier S + moinho eletrônico

http://www.buanacoffee.com/product_images/e/092/Nuova_Simonelli_Espresso_Machine_-_Premier_2_Group_Semi-Automatic__50357_zoom.jpg

 

E num patamar um tanto mais caro

-Nuova Simonelli Aurelia V 3gr + moinho eletrônico

http://www.espressotechs.com/images/aur3grv.jpg (acho que não é com LCD como a da foto)

 

Agradeço a todos e peço desculpas antecipadamente se meu post estiver em local errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Tadeu! Chegou chegando!! Tratem com cortesia o forista, já foi no nosso encontro CDC Sampa!!

 

Infelizmente não tenho como dar uma ajuda efetiva. Creio que aparecerão opiniões relevantes.

 

Apareça nos próximos encontros e quando tiver tudo certinho, vamos conhecer essa cafeteria, certo?  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cafeteria terá cerca de 20 lugares. Imagino um MÁXIMO de 40 retirados em 1 hora movimentada.

 

Muito bom, Tadeu! Chegou chegando!! Tratem com cortesia o forista, já foi no nosso encontro CDC Sampa!!

Infelizmente não tenho como dar uma ajuda efetiva. Creio que aparecerão opiniões relevantes.

Apareça nos próximos encontros e quando tiver tudo certinho, vamos conhecer essa cafeteria, certo? ;)

 

Obrigado pela introdução Wagner.

Queria ter ido domingo mas não pude por conta de compromissos familiares. Certamente tentarei ir aos próximos.

Assim que saírem os primeiros cafés da cafeteria também sairão os convites.

 

Mericles
Estão por volta dos 500 reais com o moinho que eu marquei ao lado. É uma pesquisa em 3 empresas diferentes. Caso se interesse posso passar mais detalhes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mas Cabral, as vantagens estão apenas na La Marzzocco que é inclusive mais cara, percebi que a Rancilio é bem quotada tratando-se de qualidade, mas que o problema de assistência tem prejudicado um pouco, sem contar que não vejo muitas maquinas Rancilio por ai.. viajei a Sp semana passada e mais algumas cidades e vi muito poucas.. Estou certo na minha percepção?

 

Obrigado por me ajudar...

 

att

 

 

@Emanuel, o Márcio tá tentando ser neutro ao dizer que "nem é questão de ser melhor"...  :D Todas vantagens que ele listou não estão presentes nas Rancílio, fora o uso de PID se estiver falando de uma Rancílio Eletrônica.

 

Pessoalmente acho que as LM são melhores, mas nunca provei do mesmo café, preparado pelo mesmo barista, em ambas... no mercado nacional talvez as LM sejam "as melhores" que temos disponíveis no momento... Daí estarem entre as mais caras. Sabendo usar e adequando o custo ao giro, penso que não tem como "comprar errado" com uma LM.

 

ah!, acho que vc não notou que o uso de citação não é necessário quando a resposta está na sequência, o diálogo já está estabelecido, e mesmo quando há mensagens saltadas dá pra especificar com quem se está falando pelo mero uso da @ antes do nome do usuário/pessoa, principalmente quando tá tudo na mesma página... O pessoal da moderação costuma editar tirando citações desnecessárias e sugerir uma olhada na área de iniciantes/regras de conduta, isso está dito lá.

@TODOS: Isso não é "frescura". Por conta do modo como as citações funcionam, o servidor tem de trabalhar muito mais pra cada citação que aparece, o que deixa a navegação lenta e, quando tem gente demais, o forum simplesmente trava ou cai. Se todos nós não usarmos tantas citações, reservando-as apenas para quando absolutamente necessário, o CdC travará e cairá menos.


Tadeu qtos expressos vc pretente tirar no horario de pico?

 

Tadeu o volume acredito que seja de no máximo 45/h, nos momentos de pico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

@phe_caltran, pelo http://macchine-per-caffe.com.br/ ainda indica o email Espresso@Macchine-Per-Caffe.com.br .... mas recomendo usar espresso@macchine-per-caffe.com.br sem os caracteres em caixa-alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...