Ir para conteúdo

Box de O-Rings milimétricos e em polegadas


Cabral

Postagens recomendadas

Numa conversa com um colega do CdC, mencionei que usei um O-Ring meio incomum num projeto, e me ocorreu que deve ter gente que não conhece os Kits de O-Ring/anel-de-vedação bastante acessíveis disponíveis no mercado, algo imperdível pra quem dá manutenção em máquinas de café e outros equipamentos...

 

Nessa busca da Amazon dá pra ter uma noção das opções pra quem tem facilidade de trazer dos EUA.

(pra quem não "sacou" que isso aí em cima é um hyperlink pra clicar:

https://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss_2?url=search-alias%3Daps&field-keywords=o-ring+kit )

 

Nessa busca do Mercado Livre encontramos as opções (menos variadas) disponíveis no Brasil, mas os preços não são ruins...

( http://lista.mercadolivre.com.br/kit-oring#D[A:kit-oring])

 

Um dos meus kits atuais é esse aqui, comprado na Amazon, e já usei pra resolver muita coisa (vazamento, conexão de válvula, selar mó inferior de moedor pra não acumular pó, restaurar conexão de reservatório de água etc):

71tbSfgtMsL._SL1000_.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: Apenas se certifique de que as que for comprar sejam de material que resiste a temperaturas acima de 150oC pra poder usar na caldeira e no braço de vapor, e que seja de "grau alimentício", ou seja, que não libere nada tóxico. Esse da foto é de nitrilo, mas há kits com o-rings de silicone "food-safe" também, mas são mais caros e raros no Brasil. Foi desses de silicone que usei no braço de vapor da Breville e num reparo que fiz numa OPV.

 

PS2: usei também pra substituir o-ring de lanternas táticas, em todas medidas e posições (rosca de tampa, lente, refletor etc.), mesmo sendo um pouco "acima do necessário" em termos de material.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tal colega do cdc agradece, a coisa mais próxima que ele conhece é isso aqui

 

image_zpsgfadwrzl.jpeg

 

dependendo da origem, tb padrão alimentício...

 

Rsrsrsrs, vlw Cabral, eu n sabia dessas "arruelas" de borracha, de cara me passou na cabeça algo como "elasticos" para cabelo rs

 

Dei uma pesquisada e encontrei esse aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740250459-anel-oring-vedacoes-o-ring-silicone-viton-nitrilica-_JM

 

Da pra comprar pela medida (aff, passa o tutorial de como se mede isso Cabral kkkkkkkk), e tem de silicone alta temperatura e padrão alimentício (se n me engano 2 reais cada unidade).

(Ia dar uma curtida Cabral mas acabaram meus joinhas..., n tem como aumentar isso?)rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodolfo. Percebi agora com a nova leitura. Vou ver se acho um kit de silicone caso não identifique as medidas corretas da ECM, pois é sempre bom ter de reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo, é isso aí que o Rodolfo respondeu... silicone serve pra quase tudo.

 

E tem avulsas (sai bem mais caro) e kits em diversos materiais. Cuidado pra não comprar os de PU, que não servem pra quase nada fora do circuito de raspadores, acionadores e atenuadores hidráulicos (como amortecedores de carro, por exemplo).

 

Os de Nitrilo são OK pra usar em temperatura ambiente, abaixo de 60oC são considerados atóxicos e estáveis.

 

Pra altas temperaturas só compro os de Silicone com "grau alimentício". Dependendo do caso tem de Teflon com as mesmas características, mas é de uso bem específico...

 

Pra fazer reparo no cilindro das manuais tem de ser de borracha (látex) de alta densidade pra alta temperatura com superfície "polida" e grau alimentício, não tive sucesso com o-ring de silicone nesse caso. Apanhei pra acertar na minha Enrico de alavanca.

 

Nas "casas da borracha" espalhadas pela cidade (pelo menos em Sampa) sai mais barato do que no ML pra comprar de uma em uma, mas os Kits são absurdamente baratos pra quem tem perspectiva de usar mais do que meia-dúzia: 40~60 pratas por 400+ o-rings de nitrilo, dá 10~15 centavos por o-ring.

 

Como exemplo, se olhar as peças da BDB na eReplacementParts, os o-rings custam mais de U$1 cada, sejam de borracha, silicone ou nitrilo.

 

@Rodolfo, sobre as medidas, precisa saber o diâmetro interno, externo e, sendo o-ring tubular, o diâmetro do tubo.

 

Se for outro formato, precisa do desenho do perfil com as medidas necessárias... no caso dos o-rings do cilindro da Enrico, a secção transversal é um trapézio por fora com um sulco retangular por dentro... levei anos pra achar pra comprar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, fiquei um pouco sem entender agora. A ECM possui algumas o-rings no braço de vapor, braço de água quente e alavanca do grupo entre outros locais. Os 0-rings de silicone vendidos no Mercado Livre serviriam para esses locais ou teria que ser as de borracha (látex) de alta densidade para alta temperatura com superfície "polida" e grau alimentício como você citou?

 

As de silicone não teriam essas características ou o tipo que você citou seria apenas para as que possuem alavanca de pressão do grupo manual tipo a Bezerra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, isso mesmo.

 

Como escrevi, e você menciona no segundo parágrafo, observei essa limitação dos o-rings de silicone não funcionarem direito apenas no cilindro da minha máquina manual, "de alavanca".

 

Me "autocitando" :rolleyes: :

 

Pra fazer reparo no cilindro das manuais tem de ser de borracha (látex) de alta densidade pra alta temperatura com superfície "polida" e grau alimentício, não tive sucesso com o-ring de silicone nesse caso.

 

Tive o cuidado de citar as "manuais" porque "de alavanca" podem ser as nossas semi-automáticas, que usam uma alavanca para acionar o grupo E61, invertendo mecanicamente a válvula de 3 vias (dispensando o solenóide) e acionando uma bomba elétrica no processo.

 

De qualquer modo, acho prudente olhar o o-ring a ser substituído e comprar a reposição de mesmos material, densidade e medidas, pra evitar problemas. Num equipamento caro e de boa qualidade, se a original for de látex, melhor continuar usando látex. Se for silicone, teflon ou nitrilo, idem. A gente só brinca de "upgrade" quando a máquina é mais barata e tá na cara que usaram materiais inferiores por conta de economia.

 

Numa ECM, quero acreditar que, se usaram borracha, é porque foi  a melhor solução... não por "pão-durice"... ;)

 

Clareou?

 

PS: sobre minha generalização de termo "das manuais", foi a resposta que obtive do pessoal da Orphan, que me colocou em contato com um fabricante de O-Rings de borracha. O pessoal da Orphan mencionou mais de uma vez que "pra cilindro, apenas borracha boa e polida". Pra mim deu certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...