Ir para conteúdo

TORRADOR DE PROVA - STC 2.0


Postagens recomendadas

Sou outro que prefere a torra manual. O Guilherme concebeu o meu torrador para ser por PID, mas já a algum tempo eu deturpei isso :D

 

O motivo é exatamente este descrito pelos colegas, há bastante variação de um café para outro, porém os marcos sensoriais sempre estão lá. Aprendendo direitinho, a variação no resultado final se torna muito pequena.

 

Pelo estilo de torra que adoto, hoje estou na dúvida se o que me vale mais a pena é partir para o STC ou fazer melhorias no meu torrador atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, voltei o torrador para a bancada para dar uma última revisão, checar o funcionamento do motor e o tambor durante uma torra. Aproveitei para mostrar a parte eletrônica a um amigo e pus 400g no torrador. Essa é a capacidade máxima, dada a inclinação do torrador e o fato de que o café escorre por trás do tambor, ao invés de na frente.





Guilherme
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas curiosidades:

 

- sobre as dimensões reais: seria semelhante ao um gabinete de PC?

- os componentes eletrônicos são embutidos ou tem um caixa de controle separada?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos do tamanho de um gabinete Atx, embora mais baixo (altura menor). Tem 50cm de comprimento e 20 de profundidade, mas apenas 30 e poucos de altura.

 

Tudo embutido. Nada externo. Liga apenas em um cabo USB especial

 

 

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk, dos últimos que comentaram, acho que só um ainda n com está com nome na lista (por já ter um behmor, o Valmor não conta, ele é do time dos profissionais rs...), logo é só uma questão de ordem rsrsrsrs

 

Eu estou com uma pipoqueira, uma airfry, um monte de cacarecos que n entendo (ssr, arduino, fonte, etc)..., a ideia era brincar como fiz com o moedor (desmonta, arruma, monta) mas hj depois de desmontar a airfry, fiquei olhando, olhando..., lendo o forum e olhando mais...

Estou começando a achar que vai ser mais fácil juntar o décimo terceiro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje a Fábrica me informou que remetem a próxima leva do torrador amanhã, no mais tardar na quarta-feira. Então, deve estar aqui no início da semana que vem. Dessa vez, além da unidade do torrador do próximo comprador,  vem também o protótipo do resfriador (espero que seja o protótipo e já a unidade definitiva, rsss).

Rodolfo, espero que seja um pouco mais rápido que o Bravo mini, porque é um produto bem menos complexo do que o Bravo. Aliás, como dito acima, estou torcendo que dê tão certo que não haja outra versão do resfriador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas peças do torrador já foram revistas nessa leva nova. A vantagem de ser modular é essa.

 

Aumentei os furos da peça que fica atrás do tambor. Aliás, essa foi uma peça que mexi mais. Além de alterar o diâmetro dos furos, aumentei o espaço para os grãos escorrerem para dentro do tambor.

Motivos:

1) aumento dos furos - maior fluxo de ar passando para o ciclone; maior número de películas passando para o recolhedor de películas.

2) aumento do espaço para os grãos - o diâmetro do tubo do funil estava bem mais largo que o espaço para os grãos escorrerem para dentro do tambor, o que estava gerando uma retenção dos grãos, que necessitavam de uma ajudinha para rolarem para dentro do tambor, se todos os grãos ficassem no funil antes do carregamento para o tambor.

Além disso, aumentei a peça do ciclone para facilitar a montagem e regulagem.

Também alterei o tamanho para peça que fica na frente abaixo da câmara de torra, para gerar um espaço maior entre as resistências e a parede frontal do torrador.

Outras alterações foram realizadas nas peças externas tão somente para facilitar e tornar mais rápida a montagem.

 

Aumentei tb o cabo do amostrador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao amostrador, ante sugestões do primeiro proprietário, bolei uma trava para que ele fique fixo ao torrador. Além disso aumentei um pouco o curso interno dele, para que fique um pouco mais para dentro do tambor.

 

São revisões pontuais que servem para aprimorar o torrador

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje chegam as peças do torrador serial 02. Vão chegar tb as peças do torrrador serial 01, que veio me visitar para que eu as instale.

 

Ontem fiz umas torras bens agressivas nele. O bichinho tá potente.

34e9e97a813271d75675a017724340c2.jpg

 

78895a75898c9e75ddffb07b3f3b06f3.png

 

91f47fca5d688a08f1d88d832d2a4f01.jpg

Todas do brejetuba catuai

Ser modular é isso aí

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As peças chegaram. Já instalei no serial 01. Logo começo a montar o serial 2.

 

Junto, veio o primeiro protótipo do resfriador.

Montei só a parte mecânica, para ver se a pá ficou boa.

Segue pequeno vídeo introdutório desse novo produto SeTTe.

 

http://www.youtube.com/watch?v=G-tAYv4uGPk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira versão do resfriador ficou rasa. Na próxima vou dobrar a profundidade da peneira. Ficou bonito junto do torrador.

6fb5ea204c093935a3fdaaecb620f316.jpg

 

Devo fazer um teste hoje

O torrador do Igor está um pouco sujo. Estou instalando cabos de madeira nele. Nas alças e no funil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as novas peças instaladas no torrador do Igor. Fiz uma torra hoje do mantissa. Já tomamos um espresso eu e a patroa, rsss. Ficou gostoso. O legal é que ficou com acidez bacana e ao mesmo tempo o caramelo está lá. Esse vai dar um excelente espresso para depois das refeições.

 

Amanhã vou fazer outra torra sem o restritor. Para torras mais rápidas é a indicação. O legal é que mesmo sem ele não rola scorching. Só não pode abusar da potência no fim.

 

 

 

Segue vídeo.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=5Frs7WBoXUI

 

 

Guilherme

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o resfriador não passou da fase de protótipo.

 

Ficou raso o cesto. Já revisei isso. Na próxima leva da fábrica mando fazer outro. Aumentei consideravelmente a profundidade. Aí vai ficar show com a capacidade máxima do torrador. Agora estou usando ele com a peneira que tinha aqui como tampa. Encaixa certinho. Assim ele funciona legal sem derrubar grãos pela borda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Gui, só confirmando, o primeiro protótipo do resfriador n passou, mas terão outros, correto?

Tem previsão?

Vai encarecer muito o torrador (ou vai ser vendido a parte)?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendido a parte. Eu não considero o resfriador um item essencial. Dai ser vendido em módulo.

Cabe esclarecer: resfriar o café é essencial; o equipamento para fazer isso pode variar. Ser o meu, já pronto e pratico (o atual tem até gaveta pra recolher o café pós resfriado) ou qualquer outro. O Burny, por exemplo, fez um bem legal.

 

No combo o resfriador sai mais barato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao ver o primeiro vídeo (comecei do meio) fiquei um tempo tentando descobrir o que era aquele buraco redondo na lateral.

Só depois percebi que era o reflexo de uma máquina de lavar (provavelmente).  :P

 

Captura%20de%20tela%20-%2023-11-2016%20-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...