Ir para conteúdo

TORRADOR DE PROVA - STC 2.0


Postagens recomendadas

Ainda não Almir. Mal consigo mexer meu braço. Só depois que estiver recuperado.

 

Tudo bem, só queria saber o valor por curiosidade...

Melhoras aí pra você. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

A maquina funcionou o dia todo ontem !

Cada torra , exalava um delicioso aroma e lotava o stand de torra !

Parabéns Torres !!! Parabéns Igor 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui, vc perdeu!!! Iria ter adorado o Jamboree...

 

Mas brincadeiras a parte, o público que perdeu pela sua ausência.

Eu finalmente pude conhecer o STC. Como ele é robusto! Não parou de funcionar no domingo, incrível como ele funciona bem!

 

O Igor fez uma publicidade brava do seu forno, sinceramente não sei se isto é bom ou ruim de um modo geral...

Ótimo para as vendas do seu torrador, não tão bom para a fila de espera kkkkkkkkkkkkkkk

 

Agora que eu conheci, vou dar minhas sugestões rs. Obvio que é complicado, mas seria excepcional se ele pudesse ser controlado via app como o ikawa. Existem apps bacanas tipo o roastlogger (ex o roastmaster), mais simples mas ainda funcionais (creio eu).

 

Eu curti o tamanho, como é compacto.

 

Até o CaE ficou balançado...

 

Gui, quer fazer algo tipo um consórcio? Eu topava kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

O Igor fez uma torra para mim no STC, daqui uns 5 minutos vou experimentar (um Maragogipe de 89 pts do Kento Café).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo Rodolfo, como acabei de postar lá no tópico do jamboree, foi uma pena mesmo eu não ter conseguido ir.

 

Tenho algumas ideias para aprimorar ainda mais o torrador. Um app um dia sai. Tenho que aprender a programar para iOS e Android primeiro, ou terceirizar isso.

 

Aproveitei minha parada forçada para aprimorar algumas funcionalidades do torrador. Provavelmente um controle off line deve sair (ainda com possibilidade de gerar log). Estou testando algumas variáveis tb. Mandei fazer um tambor maciço de cobre (sem furos), o que deve alterar o comportamento do torrador (ainda não sei se para melhor ou pior). E o módulo exaustor tb vai sair agora em julho (na verdade dois módulos, um integrado, mostrado no vídeo do jamboree, e um externo, para dar uma feição e usabilidade melhor a máquina exaustora que viram no torrador).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tava achando que o torrador era muito grande pra um apartamento, mas o que eu vi no Jamboree tem um tamanho aceitável, mesmo pra meu apartamento.

Confesso que, dependendo do preço, talvez eu me interesse por ele. Meu receio é mais se vou conseguir manter o bicho, dada minha incompetência para assuntos do mundo concreto (fico logo pensando se queimar o elemento aquecedor...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As resistências são fabricadas para durar ao menos 3000h. Mas se queimar, assim como outro produto, tem que mandar para a assistência técnica para troca, no caso, jo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma grande honra poder estar ao lado e no mesmo estande em que o genial STC estava presente e pilotado pelo mestre Igor, grande brother. Parabéns pelo belíssimo projeto Guilherme!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Controlado por app seria top mesmo, já que não pretendo comprar um note só para controlar o torrador. O modo off line é bem interessante pra mim.

 

E quanto aquela tela agregada no próprio torrador, tipo a da sua máquina de café?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Está aí a tela de controle Paulo


Hoje terminei a parte do programa do controle touchscreen off line do STC.


A interface ainda está com aparência rudimentar. Até o lançamento da versão premium do STC 4, vai ficar com aparência melhor.

Tem como propósito conferir controle off line para o torrador, para aqueles que pretendem utilizá-lo para torras de prova sem carregar muita tralha. Apenas o torrador na hard case dele. Plugou na tomada, pode torrar, sem necessidade, embora sendo possível, conectar ao computador. Até o fim do ano sai, também, o controle via Bluetooth em smartphones ou tablets Android.




Guilherme
  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje comecei os testes com o tambor maciço de cobre. Ainda tenho muito a aprender sobre o comportamento de duas modificações. A primeira o material, a segunda o comportamento do tambor não perfurado (o fluxo do ar é totalmente diferente e, por conta disso e, também, as temperaturas medidas pelos sensores não são iguais às dos tambores antigos).

Mas que ele é bonito isso é, principalmente o contraste com o aço polido.

e5263fa72a890bf142744f89f569b7ee.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha busca, na verdade, não tem tanto a ver com velocidade ou eficiência energética, embora o cobre, como material, mantenha o food grade e tenha eficiência térmica bem maior que o inox (isso pode ser bom e pode ser ruim também, e exige abordagens bem diferentes na torra).

 

O torrador é bem potente e, depois da adição do exaustor está muito mais versátil. Faço torras de prova com ele (baches de 200g) em 8 min sem queimar o café ou deixá-lo sub.

 

A busca aqui é ver a diferença de perfil de sabor para um mesmo café com tambores diferentes, o perfurado e o maciço.

 

Isso deve repercutir tanto na pressão durante a torra, como na forma de condução do ar que circula lá dentro do torrador e é, além disso, um teste para outro torrador que pretendo lançar.

 

Até agora o que eu consegui foi deixar o café chamuscado em alguns grãos, justamente por conta da diferença de comportamento (carreguei muito quente e não soube prever a forma de comportamento do ganho de temperatura, colocando mais potência do que era necessário e possível para um single drum de outro material).

 

Com a chegada das minhas peças para montagem do exaustor integrado, vou começar, de fato, os testes.

 

Se esse tambor se mostrar bom, minha ideia, já que o torrador é, atualmente, fabricado por encomenda, é disponibilizar escolha ao comprador. Hoje já existem opções: single drum de inox ou de alumínio perfurado; double drum perfurado de ambos os materiais que, inclusive, podem ser conjugados. O comprador, poderá, até mesmo, comprar mais de um tambor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar um detalhe. Essa torra que fiz no tambor maciço, comecei na tela touch (inclusive pré aquecimento) e só acionei o roastlogger depois de 3 minutos, porque, troquei o tablet por outro e ainda estava instalando o driver do adaptador USB.

 

Funcionou conforme esperado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o tambor maciço não há prejuízo do infravermelho das resistências de quartzo, perdendo o efeito dele?

No mais, top demais com o controle agregado no torrador. Faz um bom tempo que não faço up em nada dos meus equipamentos do café, agora fiquei em dúvida se mexo primeiro com o torrador ou se com a Gaggia Classic (esta minha intenção é partir para um ECM Classika II PID).

Pensando bem, na verdade a alguns dias fiz uma revisão no protótipo do Philco que me vendeu a um bom tempo. Troquei o cabo de energia e tomada por modelos de maior bitola, pois o fio era muito fino e aquecia durante as torras, o que era por sobrecarga de corrente. Agora ele fica geladinho. Também dei uma simplificada e substitui outros fios internos finos por modelo de maior bitola, todos fios daquele tipo resistente a calor (esqueci o nome agora). Alguns conectores oxidados também foram substituídos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa Paulo. Bom saber que o philco ainda funciona. De fato o tambor maciço tem o trade off da perda do infravermelho. Em compensação, como as resistências esquentam bastante, isso não chega a ser inconveniente. E, pelo que já observei, os resultados do tambor maciço são bem interessantes.

Uma hora temos que marcar para vc operar o bicho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, estou devendo uma visita aí faz tempo. Torrar no STC é completamente diferente do que no Philco, será um reaprendizado.

Sobre o infravermelho, pensei que ele tivesse um outro tipo de efeito além da eficiência no aquecimento.

Depois dessa revisão que fiz no Philco ele está mais firme e forte do que nunca. Desde a outra vez quando tive que lubrificar o motor a muito tempo atrás ele também nunca mais apresentou qualquer engasgo. O único contratempo que tive foi umas leituras estranhas de temperatura e "perda de controle" pelo arduíno, o qual numa segunda torra em sequência tinha vezes em que não desligava as resistências quando a temperatura alvo era atingida, fazendo ela subir constantemente. Isso me pareceu ser devido ao aquecimento dos fios e, de fato, desde quando foram trocados nunca mais aconteceu esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O infravermelho de fato ajuda a penetrar radiação calorífica no interior dos grãos (a esse respeito veja o seguinte estudo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91372). O que eu quis dizer é que, a despeito da falta da radiação quando o tambor não é perfurado, as resistências geram calor mais que suficiente para qualquer tipo de torra. E os resultados foram muito satisfatórios também com o tambor maciço.

Fazendo uma analogia tosca: os perfis de sabor são diferentes. Mais ou menos como ocorre com moinhos de mós flats e cônicas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...