Ir para conteúdo

Cafeterias em SP


r.lima

Postagens recomendadas

Hoje andando pelo shopping resolvi experimentar o café da Starbucks (por incrível que pareça nunca havia entrado em uma).

Tomei um expresso e um macchiato.  

 

Pelo amor de Deus, não sei qual é pior!  :wacko:

 

Acho que até meus cafés saem melhores que os deles. Tá louco. E olha que meu paladar, como já disse, não é lá essas coisas.

Nunca mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Domingo, 19h, xópicentis Metrópole no centro de São Bernardo do Campo. Passamos no Café do Ponto para um cafezinho. Chegando lá, moinho a todo vapor - ou seria a toda eletricidade -, fazendo aquele baita estoque de pó de café... A uma hora dessas, o movimento já era bem fraco. Já bateu aquela tristeza na hora de pedir o espresso. Mas quem tá na chuva é pra se molhar. Meu sogro pediu um carioca e eu um curto. O caixa/barista/garçom foi lá, extraiu num portafiltro duplo e boa. Eis a surpresa! O MELHOR ESPRESSO QUE JÁ TOMEI EM CAFETERIA DE REDE/SHOPPING/ETC! Caramba!!! Estava uma delícia! Sensacional! Tomei o café e voltei para parabenizar o cara que tirou o café! Acabei me arrependendo por não dar uma bronquinha por deixar o pó pré-moído... :P Hehehe... Mas foi muito legal a surpresa! :D

 

Detalhe: a máquina utilizada lá é uma Reneka, a mesma marca do filtro com tela que a Anita comentou ser usado no Octavio Café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gui, isso acontece em mais de 90% dos lugares.

 

No Octávio eles já extraem curto, usando o duplo. Tiram 2 shots e se não houver um segundo cliente para beber, os baristas ou alguém da equipe bebem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Academia, certa vez o fizeram assim também... Dois shots.. Porém, não são ristrettos. São normais single..  :P

 

E eu acho que prefiro, os duplos ristrettos!  ^_^

 

E aqui em BH a média de lugares que cortam mais cedo é maior.. Fica em torno dos 99,8%... Os outros 0,2% é a Academia.. Que por sinal informa até o tempo de extração...  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótima surpresa hein Santiago, isso é raro de acontecer rss

Achei interessante essa máquina, parece ser boa

Não conhecia o filtro com tela

E não entendo o porque as cafeterias gostam tanto de usar o PF duplo,  a Octavio mesmo poderia fazer um curto com o PF single, acho que não devem gostar de ter que ficar mexendo no moedor em fazer cafés singles, double, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isso mesmo, Roger, a explicação foi exatamente esta: evitar de mexer no moinho. Calibram para duplo, se necessário extraem 2 shots. Sempre curtos. Ristretto extrai diferente.

 

Gui, para que um ristretto duplo? Ristretto extrai em 30-35. Você quer aumentar o pó? Ou superextrair em mais tempo ainda? Não é melhor fazer o curto de uma vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente ficar mexendo em moedor em ambiente comercial deve ser um saco.. A menos que a demanda seja muito pequena.. Na correia não dá para ficar ajustando..

 

Ana.. E o ristretto duplo, extraria nos 30-35 da mesma forma.. Só que a bebida seria na razão por volta dos 100%...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo a desconfiar que o café que o Santiago tomou, foi, na verdade.. um erro de extração... kkkkkkkkkkkkk Nunca mais vão conseguir outro destes!  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente ficar mexendo em moedor em ambiente comercial deve ser um saco.. A menos que a demanda seja muito pequena.. Na correia não dá para ficar ajustando..

 

Ana.. E o ristretto duplo, extraria nos 30-35 da mesma forma.. Só que a bebida seria na razão por volta dos 100%...

Da pra fazer com uma concentração menor com umas 14 gramas de pó e 20 no copo.

Eu gosto assim dependendo do café.

A Holanda arrebentando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótima surpresa hein Santiago, isso é raro de acontecer rss

Achei interessante essa máquina, parece ser boa

Não conhecia o filtro com tela

E não entendo o porque as cafeterias gostam tanto de usar o PF duplo,  a Octavio mesmo poderia fazer um curto com o PF single, acho que não devem gostar de ter que ficar mexendo no moedor em fazer cafés singles, double, etc

 

A razão é bem simples. Dificilmente um filtro single extrai da mesma forma que o duplo, dada uma mesma moagem. E mexer na moagem é inviável comercialmente, o que exige um segundo moedor dedicado para filtros singles, se quiser usá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Também acho um despropósito. Na diferença do segundo café a longo prazo o cara compraria o segundo moinho. E mais para frente um terceiro para coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles consideram o filtro single muito instável. Outro dia apresentei o single LM no Baden. Deram uma olhada, testaram, mas não deram muita bola. O hábito manda.

 

Acho que nos momentos de movimento da cafeteria não perdem muitos cafés, pois tiram dois singles a partir de um filtro duplo. Penso que poucos vão pra pia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o HG-One ajustado para duplo.

O Pharos para ristretto com o single LM, e para normale faço no Pharos com o single da Graef ou da Bezzera.

 

Em principio os filtros duplos e simples teriam que funcionar com exatamente o mesmo ponto do moinho, isso é um principio básico, mas poucos são os filtros fabricados com a precisão suficiente ...

 

Este é um problema maior do que se pensa: por causa de filtros diferentes os diferentes grupos acabam funcionando diferentemente também, precisariam um moído diferente para cada grupo ... e se misturam os filtros não funciona mais.

 

Aí é que aparece a real utilidade dos filtros VST e LM, são realmente uniformes e fica muito mais fácil de regular os grupos para que funcionem todos igualmente bem ... nas maquinas de um grupo esta precisão é bem menos importante, e só questão de ajustar um pouco a dosagem e os resultados que se obterão são bem parecidos, se não equivalentes ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...